Mais uma semana, minha gente! E então acaba a agonia: todos nós poderemos nivelar novamente, descobrir novos mapas, conhecer novas masmorras e campos de batalha e finalmente voltar a ganhar dinheiro ingame. Que desespero ver tudo tão baratinho na casa de leilões /cry.
Com a chegada da nova expansão, teremos muitas coisas novas em termos de profissão. Não precisaremos mais farmar reputação com facções diversas para encantar nossas ombreiras pois os queridos escribas o farão; ferreiros poderão ter sua própria bigorna e forja graças aos nossos amigos engenheiros; graças aos alfaiates, todos poderão ter acesso a bolsas maiores e mais espaço para carregar seus itens. As novidades são muitas, e vou ressaltar um pouquinho de cada profissão para destacar os itens que provavelmente serão bastante rentávei$ na próxima expansão 🙂
Antes de mais nada…
Tenha todas as suas profissões no nível máximo permitido no Cataclysm (525 de nível, exceto para bônus raciais). Isso facilitará muito na hora de começar a nivelar as profissões no Pandaria;
Guarde todos os materiais que tem que sirvam para craftar itens e que ainda estejam ‘amarelos’ na sua profissão. Um exemplo bom disso é a joalheria. Se tem alguma gema épica de Alma Dragônica sobrando e não consegue vender, corte-as assim que a nova expansão sair. Elas ainda podem dar alguns pontos de skill no começo do Pandaria;
Os itens sugeridos nos resumos estão listados apenas a título de conhecimento. Não citarei neste guia informações de como obter receitas dos itens sugeridos, até mesmo porque as informações ainda não estão completamente disponíveis para consulta.
Alfaiataria (Tailoring)
Os alfaiates farão todo nosso novo equipamento de JvJ e alguns épicos bastante úteis na hora do campo de batalha ou raide. Além disso, os novos encantamentos para perneiras são excelentes, tanto as versões raras quanto épicas. Mas todos querem mesmo a nova bolsa de 28, Algibeira Real. Ainda que seja um pouco cara de se criar a princípio, o custo de venda de um item deste é muito bom. Então meu amigo alfaiate, sempre que possível, crie sua Seda Imperial para atender à algum cliente excêntrico procurando por esta bolsa 😉
Fique de olho: Algibeira Real (sacola de para 28 itens), Defesa do Combatente (set de JvJ para magos, sacerdotes e bruxos).
Alquimia (Alchemy)
Além de frascos e poções, alquimistas no Pandaria voltarão a fazer Elixires, pois assim como na expansão Wrath of the Lich King, os Frascos terão um reagente ‘exclusivo’ (mais explicações na parte de Herborismo). Além disso, uma nova poção para encontrar itens extras será adicionada, a Poção da Sorte. Essa poção deverá ser aprendida no final da skill permitida no Pandaria, e provavelmente será muito procurada durante toda a expansão. Além disso, foram adicionados outras poções de efeito estético e dano extra, como o Óleo Eletrificado.
Fique de olho: Poção da Sorte e Elixires.
Couraria (Leatherworking)
De todas as profissões que disponibilizam itens de equipamento, couraria certamente terá um grande acréscimo na nova expansão. Com a introdução dos monges, certamente haverá MUITA procura de equipamento tanto para JvJ quanto JvA, tanto para esta classe quanto para as demais (druidas, caçadores, ladinos e xamãs). Além disso, os coureiros continuarão a ser procurados pelos encantamentos de calças para as classes citadas antes.
Fique de olho: Defesa do Combatente (set de JvJ para druidas, xamãs, ladinos, caçadores e monges), encantamentos para perneiras.
Encantamento (Enchanting)
Não há nenhuma novidade em relação a esta profissão, exceto pelas novas fórmulas adicionadas. A maioria dos novos encantamentos poderão ser usados em itens com nível maior que 372, ou seja, será possível encantar os itens verdinhos que pegar enquanto nivela, ou até mesmo poderão encantar os itens heróicos que tem de Alma Dragônica, pois eles podem servir por um bom tempo ainda ^^
Diferente também do Cataclysm, existirão várias opções de ‘conversão de material’ no Pandaria. Encantadores só tiveram a opção de Estilhaçar Voragem quase no final da expansão, e mesmo assim só servem para quebrar um Cristal de Voragem em 2 Pedaços do Paraíso. No Pandaria isso será diferente. De acordo com o nível da profissão, será possível aprender várias ‘quebras’ diferentes para todos os materiais disponíveis, o que facilitará muito na hora de juntar materiais para um novo encantamento. E atenção, isso será uma habilidade apenas de encantadores mesmo, o que ajudará na hora de ganhar uma gorjeta no canal de comércio. 🙂
Fique de olho: Encantamentos em geral, Estilhaço do Sha, Estilhaçamento Etéreo e Difusão Misteriosa.
Engenharia (Engineering)
Engenheiros finalmente terão várias opções para ganhar gold na próxima expansão! Acredito que o item mais desejado de todos os tempos da última semana é sem dúvida é a Bigorna Termal. Ferreiros ficarão extremamente felizes em não precisar ir à alguma cidade ou treinador em algum canto do mapa para criar itens, pois os engenheiros desenvolveram esta ferramenta que funcionará como Bigorna e Forja! Além disso, ambas as especializações de engenharia criarão novas mounts: os engenheiros gnômicos farão o Giramundo Geossíncrono, enquanto os engenheiros goblin farão o Foguete de Kypário Esgotado. Até agora não há nenhuma informação dizendo se as mounts são exclusivas para engenheiros, vinculadas ao apanhar ou dependente de facções, o que leva a acreditar que poderão ser vendidas, assim como as motos do Wrath of the Lich King. Além disso, engenheiros criarão também um novo mascote, o Dragonete Mecânico Pandarênico.
Fique de olho: Montarias gnômica e goblínica, Dragonete Mecânico Pandarênico e Bigorna Termal.
Escrivania (Inscription)
Escribas terão muitas coisas interessantes de uso próprio e mais interessantes ainda para vender! Teremos mais alguns novos Origamis semelhantes aos de Cataclysm e alguns mascotes, como a Pipa de Chi-ji e a Pipa de Yu’lon. Além disso, não será mais necessário reputação com facções para comprar encantamentos de ombreiras. Tal como os alfaiates e coureiros fazem os encantamentos para pernas, os escribas farão os de ombreiras, o que facilita bastante na hora de comprar algum encantamento. Escribas farão também várias opções de cajados e itens empunhados em mão secundária (alguns em formato de leques, lindíssimos!), inclusive épicos, para casters em geral. Além disso tudo, escribas poderão contar com a mesma fonte de renda de antes: glifos! Tanto os antigos quanto os novos glifos terão grande procura, provavelmente durante toda a expansão.
Fique de olho: Mascotes (Pipa de Chi-ji e a Pipa de Yu’lon), Glifos diversos, armas para casters.
Ferraria (Blacksmithing)
Assim como os alfaiates e coureiros, os ferreiros criarão novos equipamentos, e estes serão bastante procurados pelos itens de JvJ, mas também serão bastante úteis pelo equipamento para tanks e classes que usam placas. Além disso, uma nova fivela será adicionada ao jogo para acrescentar uma gema adicional nos novos cintos disponibilizados na espansão. Ferreiros farão também armas para classes ‘melee’ em geral, que não serão feitas por escribas. Uma nova corrente também foi adicionada, e será constantemente procurada por jogadores JvJ. Existe uma variedade enorme de itens que os ferreiros vão fazer, e certamente estes serão muito procurados durante toda a expansão por causa destas armas e equipamentos, tanto para novos personagens como antigos.
Fique de Olho: Corrente de Arma de Aço Vivo, Defesa do Combatente (set de JvJ para paladinos, guerreiros e cavaleiros da morte), armas para classes em geral.
Joalheria (Jewelcrafting)
Além das gemas que são sempre procuradas devido a troca constante de equipamento, os joalheiros poderão fazer algumas montarias que serão disponibilizada para todos os jogadores. Para conseguir a receita de cada uma delas, os joalheiros precisaram conseguir reputação com diversas facções, no entanto com certeza será um esforço que vale a pena. Além destas montarias em particular, o joalheiro fará a Pantera de Ônix Ornamentada, uma montaria com base na junção das outras 4 quatro, o que provavelmente venderá a um excelente preço para os que tem mais gold. Existe também um novo mascote, a Panterinha Safira, que certamente terá muita procura entre os colecionadores.
Fique de olho: Montarias, Panterinha Safira e gemas em geral.
Outras Profissões (Coleta – Gathering)
Nas profissões de Coleta não há nada de tão novo, mas vou destacar aqui alguns novos reagentes para cada uma:
Mineração (Mining): mineiros terão acesso à dois novos minérios em Pandaria, o Minério de Ferro Fantasma (equivalente ao minério de elemêntio), e o Minério de Trílio Branco ou Negro. Para criar uma barra de trílio, mineiros precisarão tanto de Minérios de Trílio Branco quanto Minérios deTrílio Negro.
Herborismo (Herbalism): estarão disponíveis novas ervas no continente de Pandaria, mas a adição mais importante para esta expansão sem dúvida é o Lótus-Dourado, item que será usado para criar frascos e transmutar itens, da mesma forma que era feito na época da expansão Wrath of the Lich King com o Lótus-Gélido. Certamente este reagente será bem mais incomum que a Vida Volátil, dificultando assim a criação de frascos e aumentando a venda de elixires, por usarem reagentes mais comuns.
Esfolamento (Skinning): os reagentes criados a partir do esfolamento seguem o mesmo padrão do Cataclysm, sem muitas novidades.
Além dos itens que listei aqui cada profissão tem mais itens, tanto para uso próprio quanto bons para vender. Espero que entrem na nova expansão já acumulando bastante gold para todas as maravilhas de lá 🙂
Boa semana!