E aí galera, mais um post da minha coluna de quinta atrasada pela enxurrada de notícias de ontem (que não tem nome, podiam me ajudar a escolher um, não acham?), e hoje vou falar sobre PvP e PvE. Não vou falar qual é melhor, qual é pior, o que um tem de legal, o que o outro tem de ruim… vou falar das críticas que cada modalidade recebe por serem o que são.
Primeiro, vou criticar meu título. Eu coloquei esse “OU” aí de propósito, e vou fazer uma pequena descrição do porque esse “OU” ser totalmente inapropriado. Se você é de server PvP, PvE ou server indefinido, as suas preferências quanto à modalidade de jogo (entenda modalidade como fazer só PvE, só PvP, só matar upar profissão, só upar char, só organizar invasão, só matar as vacas da frente de Vento Bravo… ou seja, qualquer coisa que você faze dentro do WoW que apetece mais) não importam pra mim. De verdade, só quero que você seja muito feliz no jogo 🙂
Mas por favor! Não venha dizer que PvE é melhor que PvP, ou vice-versa! Isso aí é papo pra quem não tem dedo pra fazer a outra modalidade de jogo, ou pra quem tem muita preguiça de ir se informar sobre o outro tipo, ou pra quem teve suas más experiências e guardou rancor pra sempre.
Eu vejo em fóruns, sites, vídeos, sempre o mesmo argumento infeliz de que “PvP não dá gold”, ou “PvE só mata dragão e é repetitivo”. Esses dias, lendo algumas coisas no fórum oficial, me deparei com um tópico chamado “Porque alguns jogadores de PvP são tão arrogantes e equivocados?” e eu pensei meu deus como assim?? o que leva uma pessoa a pensar tamanho equívoco? Quer dizer que se você opta por jogar PvP, qualquer nerd rage que você tenha você vai sair pedindo x1, xingando o Raid Lider da raid onde você estava porque ele te kicou por não fazer DPS ou por morrer muito fácil?
Me desculpe se o dono do tópico estiver lendo aqui, de verdade, só farei críticas construtivas.
Essa generalização é um pouco desconexa. Quer dizer que se uma pessoa optou por fazer PvP ela é mais suscetível a ser ignorante quando tentar fazer PvE? E o contrário, também seria verdade? São mundos tão diferentes, será mesmo que dá pra comparar o PvP com o PvE? E quem faz os dois, acaba sendo arrogante em um e calmo no outro? Está na hora de enxergarmos a arrogância de alguns jogadores não na opção de jogabilidade que eles fizeram, mas sim no caráter delas.
Pra começar, os equipamentos que você tem que ter em um, no outro são totalmente diferentes. Item com Resiliência pode até te proteger de morrer fácil, mas seu dano não fará nem cócegas em um boss de alguma raid por aí. O melhor equipamento heróico que você possa conseguir em alguma raid é inútil perto de algum jogador PvP, porque mesmo que seu dano seja bom, os itens não ajudarão em nada na sua sobrevivência. Uma build de talentos pra PvP tem que ser estrategicamente montada para, dentro de uma arena ou campo de batalha, você tenha habilidades facilmente usáveis para se proteger e para matar o oponente, ou curar seu(s) parceiro(s). Numa raid, sua build tem que ser montada de acordo com uma rotação que lhe dê maior possibilidade de dano no caso de um DPS, pois sua sobrevivência depende de um tanque que segure o boss com habilidades certas pra isso, e um curador que (com a colaboração do DPS) consiga curar todo o grupo sem muita dificuldade.
Além disso, como eu já mencionei anteriormente, é o caráter da pessoa sentada na frente do computador que faz o jogador. Nem todo raid lider é ninja de item, e nem todo jogador de PvP sai pedindo x1 por qualquer motivo de nerd rage. Eu conheci jogadores com os dois aspectos, e em ambas as vezes eu procurei me afastar da pessoa, ou se era da minha guilda, tive que tomar medidas “educativas” e, se não sutisse efeito, medidas drásticas. Não me orgulho disso, mas é um tipo de caráter que ninguém merece conviver. Já vi muito jogador PvE que ganha no DPS/Cura e já linka o Recount pra esfregar na cara dos outros, e já vi também muito jogador PvP que ganha no x1 e fica xingando o oponente, chamando de “trouxa, noob, imbecil” e outros adjetivos nada memoráveis.
Quem escolheu uma modalidade ou outra não é melhor que ninguém. Cada um é bom no que tem mais amor e mais experiência no que faz. PvE não é melhor que PvP e o contrário também é verdadeiro. O mesmo se aplica aos jogadores, nenhum é melhor que o outro. Então antes de criar um estereótipo do jogador PvP ou PvE, lembre-se que há uma pessoa de carne e osso comandando todas as ações daquele jogador. Lembre-se que quem opta por PvP pode ser um jogador educado, que está ali pra se divertir e está disposto a ajudar quem precisa de ajuda na área. Lembre-se que quem opta por PvE pode sim ser alguém focado, mas que leva tudo na esportiva s wipes e está ali pra ajudar quem precisa com as experiências que teve. Lembre-se que há quem faça os dois, e o faz muito bem. Isso tudo além de outras características que jogadores de ambas modalidades têm em diferença. A maioria dos jogadores PvE e PvP são ótimas pessoas, mas infelizmente a minoria dos jogadores que estão lá para serem verdadeiras pedras no sapato é quem ditam os estereótipos. Então tome muito cuidado antes de criticar os tipos de jogabilidade das pessoas.
Espero que esse post tenha esclarecido algumas má formulações, semana que vem estou de volta. Muito obrigada e até mais! :*