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Cerca de seis meses atrás a blizzard anunciou que as raids no Cataclysm seriam projetadas para que ambos os tamanhos (10 e 25) tenham a mesma dificuldade e dropem loots de mesma qualidade. Essa evolução na filosofia das raids foi construída por que a blizzard acredita que o tamanho da raid que o player participa deveria ser uma escolha pessoal baseada no que é mais divertido para ele e que ninguém deveria ser obrigado a fazer a fazer a mesma raid duas vezes por semana para acelerar sua progressão de loot ou ser obrigado a raidar 25 man por essa ter loots de ilvl maior.

Eles resolveram aplicar essas mudanças no patch 4.0.1 em ICC e Ruby Sanctum para que os players se acostumem ao sistema novo antes das raids do Cataclysm. Então, sem mais delongas, o novo sistema de raid lockout:

No Flexible Raid Lock system ao invés do jogador ficar locado na raid ID como é atualmente, ele vai ter a oportunidade de matar cada boss uma vez por semana (seja 10 ou 25). Exemplo: você pode matar o Lord Marrowgar e a Lady Deathwhisper com um pug 10 man na terça feira, entrar numa raid 25 man na quarta e matar o Festergut e o Rotface e depois matar o LK no final de semana com um grupo totalmente novo de 10 players (ou 25, não tem diferença).
Você vai ter na info de lockout (na raid info atualmente) uma lista de bosses de cada raid e nela vai estar marcado quais você já matou ou não. Se ali estiver marcado que você matou o Marrowgar por exemplo você não pode mais matar ele naquela semana de maneira alguma.

Outra questão importante é que você não se locka numa raid imediatamente depois de entrar na instance. Atualmente se você entra numa raid em andamento, digamos que eles já mataram a primeira wing e tu vai começar no Plagueworks, você se locka imediatamente após entrar. No sistema novo o lock só entra em vigor DEPOIS que você matar um boss. Um exemplo no sistema novo: você matou a primeira wing num PUG 25 man e depois acha no trade alguém convidando pra ICC começando no Professor Putricide, caso você entre no raid group e mate o professor você vai ter “matado” o Rotface e o Festergut por tabela e não pode mais mata-los na semana. Mas digamos que você entra no grupo, vocês wipam 10 vezes e a raid acaba, você não se lockou em nada além do que já estava lockado e pode entrar num outro grupo para enfrentar o mesmo encontro. Mas atenção, caso você mate o Professor você vai “matar” o Rotface e o Putricide também e não poderá enfrentá-los novamente na semana.

Por que isso é bom e não merece a resposta “blizzard sucks” de costume?

Hoje em dia muitos players (eu incluso) se lockam por quase nada, a maioria dos PUGs acaba na primeira wing ou com sorte matam 1 ou 2 depois dela. Depois você vê no trade alguém chamando pra começar uma ICC no mesmo boss que você parou mas você não pode entrar no grupo porque já está lockado para a raid inteira, o único jeito de entrar num grupo em andamento atualmente é sacrificando um lockout fresquinho.

O problema no caso de ICC e RS é o seguinte, o loot e os achieves NÃO VÃO SER ATUALIZADOS. No Cataclysm as raids 10 man vão dropar o mesmo loot das 25 man, o que não é o caso em ICC ou RS, então cuidado se você quer o escudo do Gunship por exemplo não faça o barco 25 man porque você não vai poder fazer 10 man depois.

Um ponto mais complexo são as raid heroics, digamos que você matou o Marrowgar heroic, o grupo deu disband e você entra num grupo novo para continuar a partir da Lady, você só vai ter a opção de seguir raidando no normal e não no heroic. Pra mim essa é a parte mais complicada de todas porque eu não entendi o motivo desse lockout diferenciado pra heroic, mas isso ainda está em desenvolvimento e pode mudar antes do patch sair no live (daqui uma ou duas semanas provavelmente).

O assunto é bastante complexo e está gerando enormes discussões nos fórums e pelo jogo afora. Eu espero que essa tradução ajude a comunidade brasileira a entender um pouco melhor o sistema e qualquer dúvida estou a disposição in-game ou por e-mail.


Essa é uma tradução livre das informações disponibilizadas pela Blizzard através do blue poster Bashiok realizada por Kunzler @Warsong (Kunzler @Lost Isles – Cataclysm Beta) [email protected]