Post convidado, escrito pelo Beto.
Antecipando algumas novidades, com o que foi possível ver até agora, algumas infos sobre a nova área PvP do Cataclysm, Tol Barad Peninsula. Uma Wintergrasp remodelada, com alguns toques de Isle of Quel’danas (lembram da BC?) e uma forma de combate que lembra Eye of Storm. O cenário tem um que de Howling Fjord misturado com Duskwood, muito bonito, porém sem exageros. Alguns mobs passeiam pela área, mesmo durante a batalha, ao contrário de Wintergrasp, onde os elementais somem quando o evento inicia.
A disputa tem como objetivo adquirir o controle de um território (ou defendê-lo), onde pode-se fazer várias daily quests, tal qual era em Sunwell. Atualmente as fly mounts não funcionam por lá, o que estimula bastante o world pvp, mesmo fora de batalha.
Tol Barad é dividido em duas áreas, sendo:
– Tol Barad, que é onde vai acontecer a batalha em si.
– Tol Barad Peninsula, onde estarão as daily quests para os players.
Uma vez que a luta pelo controle do território comece, a coisa toda flui de forma bem similar a um battleground, e menos parecida com o controle de um castelo. Há vários pontos de interesse a serem disputados, o que elimina o problema do lag gerado em razão de vários players estarem no mesmo lugar, como é em Wintergrasp. Diversos locais a serem dominados ou destruídos, fato que força essa descentralização, e distribui bem os players pelo mapa.
Em Tol Barad, não adianta focar em uma base/torre e abandonar as demais. A batalha é bem parecida com Eye of Storm, a derrota é iminente caso se descuide de um ponto. É preciso uma certa organização do time para se chegar à vitória.
O evento dura cerca de 30 minutos. Foi anunciado que o tempo entre uma batalha e outra é de uma hora, mas no beta já vi batalhas acontecerem com um intervalo menor, talvez para possibilitar que todos conheçam o lugar.
Se a facção que ataca conseguir controlar as 3 bases ao mesmo tempo, ela vence a batalha. Mas, claro, não é assim tão simples controlar todas ao mesmo tempo. E, se no período de 30 minutos, a facção que ataca não conseguir o domínio das 3 bases de forma simultânea, a facção adversária vence por ter conseguido defender.
A conquista das bases se dá pela simples presença de players, da mesma forma que as torres de Eye of Storm. Não existe bandeira para clicar nem nada parecido.
Existem torres que podem ser destruídas, com objetivo de prolongar a batalha. Atualmente, cada torre dá mais 3 minutos de batalha, num total de 3 torres que podem ser derrubadas.
Como já anunciado anteriormente, a forma de equilíbrio entre facções não será mais por tenacity. O controle será puramente numérico. Se houverem 40 players da Alliance para entrar em Tol Barad, então 40 players da Horde serão chamados para o combate. Não importa que haja 1000 players na fila, apenas uma parte será chamada.
Há um máximo de jogadores que poderão entrar. Por hora não tenho informações sobre o número exato, mas não será a baderna que era em Wintergrasp, quando do começo da atual expansão, onde entravam 1000 players no castelo de Wintegrasp, e Northrend inteira ficava com um lag absurdo.
No entanto, se faltam informações sobre o número máximo de players, o número mínimo para que a batalha aconteça já parece ser consenso: Tol Barad permitirá a entrada de ao menos 25 players de cada facção. Conforme um blue post, se 10 players Alliance e 200 players horde entrarem na fila, então a batalha será de 10 allys VS 25 hordes.
Ainda não descobri qual o critério de seleção, se por gear, por ter participado da batalha anterior, por rank pvp, ou se é somente um /roll do jogo. Mas até aqui tudo bem, não sei até hoje como exatamente o jogo escolhe quem pode ficar em Wintergrasp e quem deve ser teleportado pra Icecrow com a mensagenzinha bacana de “Wintergrasp is full”..
Em servers PvE, andar por Tol Barad vai ativar o PvP, como é hoje em Wintergrasp. Então não adianta ir jogar num server PvE imaginando que, durante suas dailys, você não será atacado. O local é feito pra ter PvP em toda e qualquer situação!
Atualmente não é permitido voar por lá, em batalha ou fora dela. Vi algumas pessoas usando fly mount, mas elas não podiam voar. Então você vai poder passear por lá com seu proto drake, mas sempre preso ao chão.
Há uma imagem que apresenta alguns dos itens que podem ser conseguidos como rewards de Tol Barad. Estranhamente, os itens não parecem ser voltados ao PvP, já que entre eles existe um trinket para tank, que aumenta o dodge rating. Como não encontrei nenhum NPC onde pudesse checar se esses itens realmente existem, e se são mesmo rewards de Tol Barad, então a dúvida se mantém.
Como primeira impressão, me chamaram a atenção esses dois fatores: um ponto de interesse comum, em razão das várias dailys que deverão render um bom gold, e sua fly mount não podendo voar nesse território. O resultado pode ser a volta do world PvP, ou ao menos como era em Quel’danas, ahn, ahn? Será?
Mais curiosidades? Bem, Tol Barad Peninsula não é uma península. Óóóhh!