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Entre as novidades da próxima expansão do último mês, um detalhe chamou a atenção: Raids 10 e 25 man vão dividir o mesmo ID. O que isso significa?

Bom, as duas opções, 10 e 25, serão balanceadas e como já foi dito antes, terão o mesmo loot, apenas a quantidade de itens será aumentada para a versão 25. E a versão heroic, escolhida em uma mecânica similar à de Icecrown Citadel – por boss, terá itens com ilevel maior. A ideia é que a dificuldade entre elas seja a mais próxima possível, apenas adaptada ao número de players presentes.

Raiders vão poder matar cada boss da instância uma única vez por personagem. Em outras palavras, se você quiser fazer ambas versões – 10 e 25 man – terá que fazer em personagens diferentes.

Lembram de Trial of the Crusader? Tinhamos ToC10N, ToC10H, ToC25N, ToC25H… ufa! Blizzard chegou à conclusão de que “quando players se sentem obrigados a matar o mesmo boss várias vezes na semana eles acabam enjoando do conteúdo muito mais rápido”. Além disso, eles não querem que “raidar seja uma questão de quanto tempo livre o player tem, e sim de saber usar esse tempo para melhor progressão”.

E ainda segundo a Blizzard, o termo ‘obrigado’ é explicado pelo fato de que existem muitos players que somente gostariam de fazer a instância na versão 25-man, mas acabam fazendo também a versão 10, para pegar emblemas e não ficarem atrás dos companheiros de guilda. Segundo o blue post, antes de tomar essa decisão de lockout único, outras hipóteses foram consideradas, e essa acabou sendo a melhor opção até agora.

E uma grande novidade é a flexibilidade do Raid ID. Imagina que a raid 25-man está pela metade e no dia seguinte, depois de wipar 150 vezes só logam 20 players. No outro dia também. Para não perder o lockout, Raid leaders poderão dividir uma raid 25-man já existente em até três versões 10-man. Essas raids 10-man vão continuar do ponto em que as 25 pararam, com os bosses anteriores mortos.

Logicamente não será possível transformar raids 10 em 25-man, por motivos óbvios.

E o mais legal é que você não se prende a um Raid Id específico para todo o sempre. Você poderá se juntar a qualquer raid desde que ela não tenha nenhum boss vivo que você já não tenha matado. Basicamente, contanto que você não mate o mesmo boss duas vezes na semana, a liberdade é total.

Para as raids iniciais, Blizzard não quer raids extensas. A primeira – Bastion of Twilight – serão 5 bosses. Mais duas vem para o conteúdo inicial PvE do Cataclysm e com mais encontros no estilo do Algalon, opcionais e mega-difíceis.

O que acham das resoluções? Vão sentir falta de raidar duas vezes por semana? Bem mais divertido quando o jogo não depende exclusivamente de muito tempo livre para farm e o melhor é que não impacta na progressão 25 para os hardcore. E apesar das reações negativas, creio que de certa forma vai ficar mais dificil pros hardcores. Quem raida hardcore não vai ter a vantagem da gear 10-man para facilitar no 25-man.
Eu, que só raido 25-man na maioria das semanas, adorei : ).


Fonte: WoWHead, MMO-Champion e Fórum oficial.