X

Quem está cansado de ouvir que o “WoW não leva a nada” pode ter um motivo – ou pelo menos uma desculpa – pra comemorar: O professor da Stanford University, Byron Reeves, conversou com o The Washington Post sobre como jogos no estilo do World of Warcraft podem mudar positivamente e ainda impulsionar sua carreira.

Reeves é o author do livro Total Engagement: Using Games and Virtual Worlds to Change the Way People Work and Businesses Compete (Engajamento Total: Usando jogos e mundos virtuais para alterar a forma como as pessoas trabalham e competem nos negócios), ou seja, ele sabe o que diz ao defender a ideia que mundos virtuais podem sim ajudar a construir líderes de sucesso.

Então, vamos viajar um pouco: Nós passamos bastante tempo no WoW, seguindo instruções em busca do sucesso de um time. Um objetivo em comum do grupo. E nesse grupo, sempre aparecem players mostrando habilidades de liderança ao sugerir mudanças, estratégias, e qualquer outro evento que acabe por influenciar na progressão ( = sucesso ) da guilda.

E é realmente surpreendente que no WoW, várias pessoas se juntem e sejam capazes de atuarem como time, seguindo instruções específicas do que fazer, de posicionamento, em um ambiente de colaboração, obedecendo os líderes e ainda conseguirem completar o objetivo. E enquanto isso – exagerando um pouco na comparação – em algumas empresas, repletas de profissionais talentosos, até as pequenas decisões são difíceis de sair do lugar.

Ser líder de uma raid, ‘gerenciando’ 24 pessoas, pode ensinar alguns conceitos de liderança que podem ser levados para a vida real:

  • Pensamento estratégico (o boss vai ser tankado ali),
  • Tomada rápida de decisões (omg healer do tank down, fulano assume o lugar dele!),
  • Trabalhar sobre pressão (healers que não devem deixar o tank morrer),
  • Gerenciar recursos (preciso de 5 healers, 3 tanks…),
  • Alocar recursos (x fica de main tank, y de off tank… ),
  • Comprometimento (véspera de feriado, todos online as 20h pro invite…)
  • Capacidade de aceitar sugestões (ouvir estratégias sugeridas por players)
  • e, talvez o mais importante de todos: Fazer aqueles 24 players confiarem e acreditarem em você, mesmo quando eles chegam estressados do trabalho ‘real’.

Um exemplo?

No mês passado, depois de wipar várias vezes no Rotface Heroic 25-man, um dos officers da raid sugeriu que voltassemos para a sala do Lord Marrowgar para repassar a estratégia, desta forma, seria mais fácil de demonstrar. O boss caiu na try seguinte.

E aí? Concordam com o mestre? Segue o vídeo abaixo, infelizmente sem legendas =/