Sobre Etraeus
Etraeus, o astromante filho da noite, devotou longos anos a esquadrinhar os céus de Azeroth, buscando respostas para os grandes mistérios do universo. Seus estudos revelaram mundos além do nosso alcance, e o poder da Nascente da Noite lhe permite utilizar a essência deles para amplificar os próprios poderes.
Visão Geral da Luta
Essa é uma luta que é visualmente incrível, e se passa no observatório. Conforme ele muda de fase, o observatório vai desabando e revelando pedaços do céu, então prepare-se para morrer enquanto você contempla os seus arredores (um wipe honesto) A luta é complexa e longa, possuindo 4 diferentes fases, que são alternadas quando Etraeus chega em 90%, 60% e 30% de vida. Essa é uma luta primariamente de alvo único, com inimigos adicionais aparecendo apenas na última fase.
Fase 1 – O Domo de Observação
A primeira fase na verdade é uma fase inicial, porque não tem nenhuma mecânica específica e dura apenas até Etraeus chegar em 90% de vida — o que provavelmente não levará mais do que 30 segundos. Nessa fase ele usará algumas mecânicas-base que serão tematizadas nas próximas fases.
- Ejeção de Coroa: Etraeus cria duas esferas de energia, que lançam setas de luz nos 4 jogadores mais próximos, causando dano moderado imediatamente, e mais 450k de dano a cada 2 segundos, durante 8 segundos. Nas fases subsequentes, versões diferentes desse debuff serão aplicadas.
- Estouro Estelar: Habilidade usada no Tank, que causa 2,3 milhões de dano arcano ao alvo. Ele lança essa habilidade com bastante frequência (a cada 1,5 segundo)
Estratégia – Fase 1
Essa é uma fase extremamente curta, sendo bem fácil de se lidar. O Tank com maior resistência a dano mágico deve tankar o Estouro Estelar de Etraeus até o fim da fase, coordenando bem os seus cooldowns defensivos. O resto do grupo deve se manter stackado, e os healers devem usar seus cooldowns para curar o dano da Ejeção de Coroa.
Fase 2 – Zero Absoluto
Logo que Etraeus chegar em 90% de vida, ele passa para a segunda fase, e usará versões de Gelo das habilidades anteriores, além de ganhar novas habilidades.
- Puxão Gravitacional: A cada 30 segundos, o Tank será marcado com um debuff de 10 segundos que cria um círculo roxo de 5 metros em torno dele. Quando expira, um Impacto do Cometa atinge o alvo. 10 segundos após o primeiro Impacto do Cometa, outro Impacto seguirá, num total de 3 vezes, até o Puxão Gravitacional ser totalmente removido.
- Impacto do Cometa: Causando muitíssimo dano ao alvo do Puxão Gravitacional e em todos na área do círculo. Os jogadores atingidos recebem o debuff Zero Absoluto.
- Zero Absoluto: O alvo de Zero Absoluto fica com um círculo de neve com raio de 5 metros em torno de si, e receberá 180k de dano a cada 2 segundos, acumulando. O debuff só é removido se outros 3 jogadores entrarem na área do círculo. Os jogadores que ajudarem a remover o Zero Absoluto recebem o debuff Gelado.
- Gelado: Esse debuff dura 12 segundos. Se um jogador com o debuff entrar no alcance do Zero Absoluto novamente, ele será congelado e atordoado por 10 segundos.
- Explosão de Gelo: Etraeus usará essa habilidade constantemente em seu Tank atual, causando uma quantidade bem alta de dano de gelo nele e em todos num raio de 6 metros.
- Nova Frígida: Etraeus causa 4,2 milhões de dano em todos no grupo. O dano recebido é reduzido para cada jogador que estiver em um raio de 5 metros de você, até um máximo de 4 outros jogadores. Essa habilidade não é usada no modo normal da luta.
- Ejeção Gélida: Periodicamente, Etraeus vai evocar uma orbe gélida próxima de um jogador aleatório. Ela aplicará o debuff Ejeção Gélida nos 3 jogadores mais próximos, que causa 300k de dano de gelo a cada 2 segundos, durante 10 segundos, além de reduzir progressivamente a velocidade de movimento em 20%. Quando o debuff expira, os jogadores afetados irão Estilhaçar, recebendo muito dano, que também atinge alvos num raio de 8 metros.
Estratégia – Fase 2
Nessa fase, você deve dividir sua raide em 2 grupos, localizados ao redor de Etraeus. É importante que os Tanks nunca fiquem stackados, devido à Explosão de Gelo. Quando o Tank for afetado por Puxão Gravitacional, o off-tank deve tauntar imediatamente, e o alvo deve correr para longe para receber o primeiro Impacto do Cometa, de preferência já um pouco próximo ao Grupo A. Logo que receber o debuff Zero Absoluto, o Tank deve correr para cima do Grupo A, e o debuff será removido instantaneamente. Saia imediatamente de perto do grupo quando isso ocorrer. Após receber o segundo Impacto do Cometa, corra para cima do Grupo B para remover o Zero Absoluto, saia de perto, receba o terceiro impacto, e volte para cima do Grupo A para remover a terceira aplicação do Zero Absoluto. Pouco após esse ciclo acabar, o Tank que estava com o boss deverá ser afetado pelo Puxão, e deve repetir o procedimento, mas fazendo a ordem Grupo B > Grupo A > Grupo B, para que haja tempo do debuff Gelado expirar. É necessário que esse processo todo seja feito muito rápido, senão haverá um resquício do debuff nos jogadores do primeiro grupo que fez esse soak.
Tank prestes a receber o Cometa
Após receber o cometa e o círculo ficar azul, o Tank entra no Grupo A para tirar o Zero Absoluto
A Ejeção Gélida irá, na maior parte das vezes, afetar os jogadores do mesmo grupo, uma vez que ele prioriza os alvos mais próximos. Os jogadores atingidos devem correr rapidamente para longe de todos no grupo, e usar um cooldown defensivo para Estilhaçar.
Quando Etraeus usar a Nova Frígida (uma vez a cada 60 segundos) os DPS e Healers já estarão stackados em seus respectivos grupos para receber o dano reduzido. Durante o lançamento, e por mais alguns segundos após a canalização, Etraeus não usará Explosão de Gelo, então o Tank pode (e deve) stackar junto. É possível que a Nova Frígida ocorra ao mesmo tempo de um Impacto do Cometa. Se for o caso, esse Tank deve usar um cooldown fortíssimo para sobreviver à Nova sozinho.
Fase 3: Mundo Despedaçado
Quando Etraeus chegar em 60% de vida, ele passa para a terceira fase da luta e passa a usar versões vis de suas habilidades.
- Estouro Vil: Etraeus usará essa habilidade com bastante frequência no Tank atual, causando dano alto de fogo e aplicando um debuff que causa 32k de dano de fogo a cada 1,5 segundo ao longo de 7,5 segundo. Esse debuff stacka.
- Ejeção Vil: Etraeus cria uma esfera vil no local de um jogador aleatório, que aplica um debuff nos 3 jogadores mais próximos. O debuff causa 300k de dano de fogo a cada 2 segundos durante 8 segundos, e cada tick deixará no local do jogador uma poça de Flamavil. Essa poça causa dano alto a quem estiver em cima, e stacka.
- Puxão Gravitacional: Nessa fase, esse debuff dura apenas 5 segundos, e também cria um círculo roxo de 5 metros em torno do Tank. Quando expira, um Impacto Vil atinge o alvo e todos no raio do círculo, causando muitíssimo dano e removendo todas as poças de Flamavil da área atingida. Assim como na fase anterior, o Puxão Gravitacional é reaplicado mais 2 vezes, com um total de 3 Impactos Vis por ciclo.
- Nova Vil: Etraeus causará 8 milhões de dano em todos no grupo. O dano é reduzido quanto mais distantes os jogadores estiverem do boss. Essa habilidade não é usada no modo normal da luta.
Estratégia – Fase 3
Essa fase é muito mais simples do que a anterior. O grupo deverá se espalhar na área central da sala, deixando as laterais livres. Quando algum jogador for afetado pela Ejeção Vil, ele deverá correr rapidamente para o fundo ou laterais da sala, deixando as poças de Flamavil longe do grupo. Quando o tank for afetado por Puxão Gravitacional, ele deve se posicionar nas poças que estão mais próximas do grupo para que o Impacto Vil possa limpar essas áreas. Ainda haverá um resquício do debuff do Estouro Vil, então devem ser usados cooldowns defensivos para cada impacto.
Na hora do lançamento da Nova Vil, todos os membros do grupo (inclusive o Tank) devem ir para o fundo da sala, bem longe de Etraeus, e stackar para facilitar o uso de cooldowns dos healers (Palavra de Poder: Barreira, Totem do Vínculo do Espírito, etc.).
Fase 4: Destino Inevitável
Ao chegar em 30% de vida, Etraeus entra na última fase da luta e usará versões de sombra de suas habilidades anteriores.
- Puxão Gravitacional: Nessa fase, a habilidade é usada a cada 1 minuto, e o debuff dura 10 segundos. Assim como nas outras fases, cria um círculo roxo de 5 metros em torno do Tank. Quando o debuff expira, ele é atingido por um Impacto do Vazio, causando dano alto de sombra a todos num raio de 5 metros. Um add chamado Coisa que Não Deveria Existir surge no local. Ao contrário das outras fases, o Puxão não é reaplicado múltiplas vezes, atingindo com apenas um Impacto por Puxão.
- Coisa que Não Deveria Existir: Quando esse add estiver perto de Etraeus, ele aplicará a aura Deslocamento Caótico, reduzindo o dano recebido em 99%. Ele também usará o Testemunho do Caos, que causa 600k de dano de sombra em todos no grupo e amedronta por 8 segundos aqueles que estiverem olhando para ele. Para evitar, só virando de costas para o add.
- Estouro do Caos: Aplica um debuff que causa 50k de dano de sombra ao Tank a cada 2 segundos, por 6 segundos. Quando expira, o debuff pula para 2 alvos, e cada um receberá metade dos stacks que o debuff original tinha.
- Excreção do Caos: Etraeus evoca uma orbe sombria no local de um jogador aleatório, que afeta 2 alvos próximos com o debuff Excreção do Caos, que dura 8 segundos e causa 700k de dano imediatamente, e mais 700k ao expirar. Quando expira, os jogadores criarão Filhos do Caos no local. Eles aplicam stacks de Estouro do Caos com seus ataques corpo-a-corpo.
- Nova do Caos: Etraeus causa 718k de dano de sombra e aplica um stack de Estouro do Caos em todos no grupo.
Estratégia – Fase 4
Essa é uma fase extremamente pesada, então a Sede de Sangue/Heroísmo/Distorção Temporal devem ser usados. A raide deve se posicionar stackada perto do boss para facilitar a cura. Quando um Tank for marcado por Puxão Gravitacional, ele deve correr para longe de Etraeus, de forma que o Coisa que Não Deveria Existir já surja longe o suficiente para não aplicar a aura Deslocamento Caótico. Ele é a prioridade absoluta de alvo de todos os DPS, e todos devem ficar atentos para virar de costas quando o lançamento de Testemunho do Caos estiver acabando, para não receberem o Fear.
Os alvos de Excreção do Caos deverão usar um cooldown próprio quando o debuff estiver acabando, para evitar o dano final total. Logo que os Filhos do Caos surgirem, vocês devem coordenar atordoamentos, e matá-los rapidamente. Tudo isso é feito para que eles deem o mínimo de ataques corpo-a-corpo possível, aplicando assim menos stacks de Estouro do Caos.
O dano dessa fase vai ficar cada vez mais pesado com os stacks crescentes do Estouro do Caos, tanto pelo debuff em si aplicado no tank quanto pela Nova do Caos. A troca de taunts deve ser feita com no máximo 6 stacks quando não houver adds ativos, para não acumular stacks em excesso.
Estratégia em Vídeo
Guia por Natalia