Sobre a Anomalia
A caverna na base da Nascente da Noite é uma voragem de energia bruta, com o poder que sustém toda uma civilização fluindo das entranhas da terra. Nascida em meio a esse fluxo caótico, a Anomalia Cronomática encarna o poder do Olho de Aman’Thul. Seus ataques energéticos geram estouros de energia capazes de distorcer o próprio fluxo do tempo
Visão Geral da Luta
Essa luta tem uma mecânica simplesmente incrível. A taxa com que o tempo flui varia ao longo da luta. Essas mudanças afetam a velocidade de movimento e aceleração dos jogadores, e também as da Anomalia. Isso significa que ela pode usar as habilidades muito devagar, ou muito rápido; e que em algumas horas você vai lançar habilidades muito devagar, e em outras muito rápido.
Habilidades
Essa é uma luta de fase única (apesar de ter 3 diferentes Fluxos Temporais), e a Anomalia usará as seguintes habilidades:
- Partículas Cronométricas: Habilidade utilizada no Tank a cada 6 segundos. Cada aplicação causa 83k de dano Arcano ao alvo periodicamente. A duração do debuff muda de acordo com o Fluxo Temporal. Se o alvo chegar a 10 stacks de Partículas Cronométricas, será lançada a Sobrecarga Cronométrica.
- Sobrecarga Cronométrica: O jogador explode, causando 1,2 milhão de dano em todos no grupo, morrendo no processo.
- Estouro Temporal: A Anomalia marca locais aleatórios na sala com runas e lança algumas orbes nos locais, que causam 925k de dano arcano em todos num raio de 6 metros do impacto. A velocidade com que o projétil atinge o lugar varia de acordo com o Fluxo Temporal.
- Liberação do Tempo: É aplicada nos jogadores uma absorção de cura. Quando o efeito acaba, dano arcano é causado em todos os jogadores com base na quantidade de absorção de cura restante. A duração desse escudo de absorção muda de acordo com o Fluxo Temporal.
- O ícone desse debuff irá mudar de acordo com a quantidade de absorção restante. Vermelho significa que há muita absorção restante, Amarelo significa uma quantidade moderada, e Verde significa que quase não há mais cura a ser absorvida.
- Bomba-relógio: Aplica em um jogador aleatório uma bomba-relógio com duração variável (de acordo com o Fluxo Temporal). Quando o efeito expira, todos os jogadores recebem 960k de dano arcano, que diminui conforme a distância entre o alvo e a explosão.
- Orbes Temporais: Cria vários orbes azuis que percorrem a sala a partir do centro, causando 493k de dano arcano a todos os jogadores no caminho. A velocidade de deslocamento dos orbes muda de acordo com o Fluxo Temporal.
- Poder Esmagador: A anomalia concentra o poder na Nascente da Noite, e começa a causar 616k de dano arcano a todos os jogadores periodicamente. Ele continua fazendo isso até ser interrompido pelo Golpe Temporal.
Fluxo Temporal
O Fluxo de tempo durante a luta possui 3 variações:
- Velocidade Normal: Como o próprio nome diz, não tem nenhuma mudança.
- Velocidade Lenta: Desacelera o fluxo temporal em 30%, fazendo com que os jogadores se movam e ataquem 30% mais devagar, afetando também o cooldown das habilidades.
- Velocidade Rápida: Aumenta o fluxo temporal em 30%, fazendo com que os jogadores se movam e ataquem 30% mais rápido, afetando também o cooldown das habilidades.
Habilidades x Fluxo
Cada habilidade fica ligeiramente mais rápida ou mais devagar de acordo com o Fluxo Temporal. Elas também serão usadas com uma frequência maior quanto maior a velocidade.
- Velocidade Normal
- Partículas Cronométricas dura 20 segundos, e causa dano a cada 2 segundos.
- Estouro Temporal demora 4 segundos para atingir o chão.
- Liberação do Tempo dura 20 segundos, e absorve uma quantidade moderada de cura. 4 alvos são atingidos.
- Bomba-relógio demora 20 segundos para explodir.
- Orbes Temporais percorrem a sala na velocidade “normal”.
- Velocidade Lenta
- Partículas Cronométricas dura 60 segundos, e causa dano a cada 6 segundos.
- Estouro Temporal demora 7 segundos para atingir o chão.
- Liberação do Tempo dura 25 segundos, e absorve uma quantidade baixa de cura. Todos os jogadores são atingidos, com exceção de um dos Tanks.
- Bomba-relógio demora 70 segundos para explodir.
- Orbes Temporais percorrem a sala bem devagar.
- Velocidade Rápida
- Partículas Cronométricas dura 10 segundos, e causa dano a cada 1 segundo.
- Estouro Temporal demora 2 segundos para atingir o chão.
- Liberação do Tempo dura 15 segundos, e absorve uma quantidade alta de cura. 2 alvos são atingidos.
- Bomba-relógio demora 5 segundos para explodir.
- Orbes Temporais percorrem a sala extremamente rápido.
Partículas de Tempo
Periodicamente, a Anomalia criará um add chamado Partícula de Tempo Enfraquecida. Ela usará Cronomatizar no seu alvo, causando dano arcano moderado. Ela tentará lançar várias vezes o Distorcer Nascente da Noite, causando 185k de dano arcano a todos os jogadores. Cada lançamento aumenta o dano do lançamento subsequente em 20%. Quando o elemental morre, 4 Partículas de Tempo Fragmentadas surgem, que usam as mesmas habilidades. O dano de Distorcer Nascente da Noite das Partículas menores escala 5% por lançamento bem-sucedido, ao invés de 20%, e eles não podem ser interrompidos se estiverem com 30% ou menos de vida.
Ao morrer, a Partícula de Tempo Enfraquecida também deixará um Abismo Temporal no lugar, que é um orbe brilhante. O Tank poderá interagir com ele para ganhar a Investida Arcana. Enquanto estiver com a investida, o Tank receberá dano arcano crescente, e habilitará o Golpe Temporal quando se aproximar da Anomalia. O Golpe Temporal é ativado automaticamente quando o Tank chegar perto do boss, e interrompe o lançamento de Poder Esmagador, fazendo com que a Anomalia receba 30% a mais de dano pelos próximos 15 segundos.
Estratégia
Primeiramente, é necessário saber que o Fluxo Temporal mudará em uma ordem já pré-estabelecida:
-
Velocidade: Normal
-
Velocidade: Normal
-
Velocidade: Normal
Tendo isso em mente e sabendo como cada habilidade se comporta (vide seção Habilidades x Fluxo), você já tem uma base para lidar com cada uma delas.
A Partícula de Tempo Enfraquecida é a prioridade absoluta de DPS, e os Tanks devem levar o boss até ela para facilitar o cleave. Isso pode demorar um pouco na Velocidade Lenta, uma vez que a velocidade de movimento é reduzida. O Distorcer Nascente da Noite deve ser interrompido sempre, ou o dano poderá destruir seu grupo. Quando ela morrer, um dos Tanks deverá pegar o Abismo Temporal para interromper o Poder Esmagador. Finalizem as Partículas do Tempo Fragmentadas rapidamente, abusando de atordoamentos para interromper suas habilidades.
Uma fumaça indicará o lugar onde a Partícula de Tempo Enfraquecida vai se formar. Ao ver essa fumaça, já aproximem-se do local.
Em algumas vezes, você terá um bom tempo entre a morte da Partícula e o lançamento de Poder Esmagador. Eventualmente, chegará uma hora em que seu intervalo de tempo para matar a Partícula antes do lançamento de Poder Esmagador será extremamente curto. Não há como dizer com precisão quando isso ocorre, porque os timers da Anomalia mudam constantemente. Se quando a Partícula de Tempo Enfraquecida surgir o lançamento do Poder Esmagador já estiver muito próximo (observem seu DBM/BigWigs), recomendo usar a Sede de Sangue / Heroísmo / Distorção Temporal para matar rapidamente a Partícula e aproveitar a vulnerabilidade do boss após ser interrompido.
A troca de taunts de Partículas Cronométricas muda a cada Fluxo Temporal, uma vez que a duração do debuff será diferente.
- Fluxo Normal: A cada 5 stacks
- Fluxo Rápido: A cada 3 stacks
- Fluxo Lento: A cada 9 stacks
No Fluxo Lento é necessário prestar muita atenção, pois o 10º stack significará um wipe. Como será necessário acumular muitos stacks, o dano também será extremamente pesado, exigindo uma atenção extra dos healers.
Quando Bomba-relógio for lançada, o alvo deverá correr para longe do grupo quando faltar 7 segundos para a explosão. Se estiver no Fluxo Rápido, o alvo deve sair imediatamente.
Um ícone aparecerá em cima do seu personagem quando for alvejado pela bomba
O Estouro Temporal é uma mecânica simples de se lidar, mas vai requerer que você tenha reação rápida (principalmente no Fluxo Rápido). Basta sair de cima da área marcada pela runa.
Orbes Temporais também é algo simples de se lidar, mas não necessariamente fácil. No Fluxo Normal e Lento, é extremamente fácil de escapar das orbes, mas no Fluxo Rápido você merece um prêmio se não for atingido pelo menos uma vez. Os Healers devem ficar preparados com cooldowns nessa hora. Se você for DPS, pare de bater e foque em escapar da mecânica.
Milhares de Orbes Azuis sairão da Nascente ao mesmo tempo!
Liberação do Tempo é nossa última mecânica, e que toca diretamente os healers. No Fluxo Normal, os 4 alvos atingidos devem ser curados até que o debuff deles fique verde. Quando isso ocorrer, deixe curas periódicas para tirar o escudo de absorção aos poucos. No Fluxo Lento, como todos estarão atingidos, os healers podem usar cooldowns como Tranquilidade para ir removendo todos os escudos de absorção aos poucos. Já no Fluxo Rápido, os dois alvos atingidos devem ser curados bem rápido para que a absorção seja removida totalmente antes de expirar.
Estratégia em Vídeo
Guia por Natalia