Bem-vindos ao Guia Geral de Curandeiro: do Básico ao Avançado! Por ser um guia geral, servirá para todas as classes que podem desempenhar o papel de curandeiro. Este guia tem o propósito de ser abrangente, portanto os detalhes de cada classe podem ser encontrados nos Guias de Classe específicos. O guia está atualizado para o patch (7.0), mas contém informações que servem para todo o conteúdo do jogo.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
O que é um Curandeiro?
Os curandeiros são responsáveis por manter seu grupo vivo, resultando em um dos papéis mais estressantes do jogo. Além de conhecer muito bem a luta e as habilidades de sua especialização, é preciso estar sempre atento ao que está acontecendo para não deixar que as coisas saiam dos trilhos. Um bom curandeiro sabe usar muito bem suas habilidades e sabe como reagir a certas mecânicas antes ou depois que elas aconteçam, dependendo da luta.
Embora pareça um papel difícil, com paciência e determinação, é possível ser um bom curandeiro. Contanto que você estude sobre a classe, converse com seu grupo de raide e não tenha medo de errar, você com certeza se tornará um curandeiro excelente.
Portanto, se você é um jogador experiente e quer começar a jogar de curandeiro ou se começou a jogar agora e se interessa pelo papel, continue lendo este guia para entender melhor como os curandeiros devem agir.
Quem Pode ser Curandeiro?
No momento há cinco classes que podem realizar o papel de curandeiro:
Explicaremos melhor como cada classe funciona no capítulo Visão Geral das Classes.
Características Necessárias
Saber usar suas habilidades e conhecer bem a luta são requisitos básicos para qualquer curandeiro. Além disso, abaixo há alguns pontos que devem ser levados em consideração ao decidir jogar com este papel.
- Conheça muito bem a classe e a especialização. É importantíssimo que você saiba como usar se personagem e saiba como se adaptar em momentos de apuros. Isso também inclui possíveis modificações na interface e uso de macros para facilitar a jogabilidade.
- Saiba antecipar o dano e como reagir a ele. Ou seja, conheça bem a luta e as mecânicas para saber o que esperar e quais habilidades usar.
- Saiba o que seu curandeiro representa dentro do grupo e conheça seu papel. Quem geralmente especifica as funções de cada um é o tanque, portanto fique atento.
Uma dica muito importante e que serve para todos os papéis: DIVIRTA-SE! Não deixe que um grupo do Localizador de Raides ou da Guilda estrague seu dia. Lembre-se que por trás da tela há outros seres humanos, sejam eles desconhecidos ou amigos, que também merecem se divertir.
O que Preciso Saber?
Neste capítulo apresentaremos informações mais específicas sobre os curandeiros, como a administração do Mana, como reagir e antecipar o dano, cura em excesso, etc.
Vocabulário Básico
Quanto mais você se especializar como curandeiro, mais termos diferentes irá encontrar. Para obter bons resultados é preciso saber o que eles significam e como são usados, portanto apresentaremos uma lista destes termos abaixo. Caso você tenha dúvidas sobre termos mais gerais, acesse nosso Glossário.
- Efficiency (Eficiência): quanta cura uma habilidade causa dividido pelo custo de Mana. Exemplo: lançamento demorado e custo baixo de mana resulta em mais lançamentos e menos gasto com Mana.
- Throughput: a rapidez da cura de uma habilidade. São habilidades que curam bastante em pouco tempo, mas geralmente custam mais Mana, portanto o jogador sacrifica a eficiência em troca da velocidade.
- Regen (Regeneração): é sua regeneração de Mana. Com a retirada do Espírito em Legion, a maior parte da sua regeneração vem das habilidades.
- Overhealing (Cura em Excesso): cura desperdiçada ao curar um alvo. É quase impossível de evitar que isto aconteça, mas caso você esteja curando muito em excesso significa que você está gastando mais Mana do que deveria, portanto deve rever seu modo de jogo.
- Triage Healing (Triagem): é o ato de priorizar a cura em um jogador em vez do outro. Às vezes é preciso escolher quem curar, podendo resultar na morte de outro jogador.
- Spike Healing: dano que geralmente é imprevisto. Requer habilidades rápidas (throughput) para deixar o alvo com vida antes que ele receba mais dano.
- Burst Damage (Explosão de Dano): quando muito dano é causado a vários membros do grupo ao mesmo tempo. É um dano geralmente previsível e pode ser revertido com habilidades que atinjam vários jogadores.
- HoTs (Cura por Tempo): são habilidades que curam o alvo por um determinado período de tempo. São geralmente bem eficientes e devem ser mantidos nos tanques e em jogadores que estão tomando muito dano.
- Absorbs (Absorções): em Legion, as absorções não são tão poderosas como eram antes. Os escudos absorvem os próximos X de dano que acertarão o alvo. Eles devem ser aplicados antes que o dano alcance o jogador, e eles não curam em excesso, mas podem expirar sem que o alvo tenha tomado dano suficiente para gastá-lo.
- AoE (Habilidades em Área): são habilidades que possuem uma área de efeito e curam os jogadores dentro dela. Algumas classes usam essas habilidades para potencializar suas curas. O ponto negativo é que requer que os jogadores estejam juntos.
- Utility Spells (Habilidades de Utilidade): são habilidades que nem sempre curam ou causam dano, mas que ajudam o grupo de alguma forma. Podem ser habilidades de aumento de velocidade de movimento, interrupções, controle coletivo, etc.
- Proactive Healing (Cura Proativa): é quando o curandeiro antecipa o dano. É preciso conhecer bem a luta para saber quando e qual tipo de dano está por vir.
- Reactive Healing (Cura de Reação): é quando o curandeiro responde ao dano causado.
Conhecimento Sobre a Luta
É essencial que o curandeiro conheça bem a luta e as mecânicas envolvidas para desempenhar bem o seu papel e evitar que todos os jogadores morram.
O conhecimento da luta permite que o curandeiro reaja ao dano ou aja proativamente para que todos estejam preparados para quando ele vier. A maior parte das habilidades dos chefes possuem timers, portanto podem ser monitoradas. Também é importante que o curandeiro conheça suas próprias habilidades e saiba avaliar quais são mais eficientes de acordo com as mecânicas.
Para estudar melhor as mecânicas, você pode conferir nossos guias de raides detalhados:
Como Curar?
Seu objetivo é manter os jogadores vivos, e para que isso aconteça é preciso levar em conta alguns fatores:
- Há habilidades específicas para cada situação; habilidades com alto custo de mana e tempo de lançamento demorado e habilidades com alto custo de mana e rápido lançamento, por exemplo, deverão ser escolhidas de acordo.
- Nem sempre é possível prever o dano que seu grupo recebe, por isso você deve sempre estar preparado caso alguém erre e desencadeie mais dano.
- Há mecânicas que podem dar alvo no curandeiro, portanto é preciso estar atento e se preparar para improvisar ou reagir.
- Algumas curas devem ser aplicadas no alvo antes que o dano comece (Cura por Tempo).
Para conseguir lidar bem com as mecânicas, é preciso, principalmente, saber administrar o Mana, como será explicado no tópico seguinte.
Usando o Mana
A regeneração do Mana é feita a partir de habilidades, e é muito importante saber administrá-lo durante a luta, já que qualquer erro pode resultar em morte coletiva.
Curandeiros precisam saber como usar a cura correta para cada situação. Você deve usar uma cura rápida e cara quando o alvo precisar ser curado imediatamente, mas deve usar uma cura longa e barata quando tiver tempo suficiente de curá-lo antes que ele morra ou receba mais dano.
É preciso encontrar o balanceamento entre esses dois tipos de cura, mas sem gastar muito Mana. Para conseguir fazer isso é necessário conhecer a luta e sua especialização. No capítulo Visão Geral das Classes falaremos brevemente sobre as habilidades de cada especialização, mas você também pode conferir nossos Guias de Classe detalhados.
Outro aspecto importante para a administração do Mana, é ter certeza de que você não está curando em excesso. Fique atento ao gasto de Mana e reveja sua rotação caso note que está curando sem necessidade.
Decidindo Quem Vive
Por mais que o objetivo do curandeiro seja manter todos os jogadores vivos, às vezes é preciso decidir quem fica e quem morre. Este processo é chamado de Triagem, e consiste em saber escolher qual jogador deve sobreviver e qual deve morrer.
Embora você possa tentar salvar a maior quantidade de jogadores, é melhor não gastar seu Mana e falhar em tentar salvá-los, e apenas focar em quem precisa estar presente para terminar a luta. Você deve tentar manter os tanques vivos e os DPSs. Geralmente é preferível escolher o DPS que mais está causando dano, pois, às vezes, um DPS a mais faz toda a diferença para matar o chefe rapidamente.
Curando o Tanque e a Raide
É comum que os curandeiros tenham papéis específicos dentro do grupo, como por exemplo, curar o tanque primário ou o secundário, enquanto outros curandeiros cuidarão do grupo. Há algumas diferenças entre curar somente o tanque e curar a raide. Estas diferenças serão apresentadas abaixo.
Curando o Tanque
Os tanques são um dos únicos jogadores que recebem dano contínuo, portanto sempre haverá pelo menos um curandeiro cuidando deles.
Algumas lutas requerem dois tanques e você deverá curar com base no dano que eles estiverem tomando e nos seus equipamentos. Para saber exatamente quanto de cura que você irá usar, é preciso entender como seu tanque funciona. Paladinos e Guerreiros, por exemplo, conseguem diminuir o dano que recebem, já Cavaleiros da Morte possuem habilidades de autocura.
Acima de tudo, é importante que você converse com seu tanque para que vocês possam fazer bom uso das habilidades.
Curando a Raide
Você deverá adaptar sua cura com base nas mecânicas da luta e no tipo de dano que será causado. Geralmente há vários curandeiros dividindo a tarefa de curar a raide. A comunicação também é importante nesse caso e você pode até mesmo determinar o que cada um irá fazer, por exemplo:
- O primeiro curandeiro fica com os membros da raide no grupo 1, e o secundo curandeiro cura os membros do grupo 2.
- O primeiro curandeiro irá curar da esquerda para a direita e o segundo irá curar da direita para a esquerda, para evitar que o mesmo alvo seja curado várias vezes.
- O primeiro curandeiro cura os jogadores que foram afetados pela habilidade X, enquanto que o segundo irá curar a próxima habilidade.
Há diversas combinações que podem ser feitas no grupo, mas isso dependerá da comunicação entre o líder da raide e os curandeiros. E lembre-se: se estiver com dúvidas, pergunte! Certifique-se de que está tudo certo antes da luta começar para evitar problemas.
Cura em Excesso
A cura em excesso é um problema que deve ser resolvido assim que for notado. Às vezes não é possível evitar que a cura chegue a este ponto, mas nas demais situações, o curandeiro deve ficar atento que para que isso não aconteça.
É preciso conhecer bem a quantidade de cura que suas habilidades irão causar, além de conhecer as mecânicas da luta para saber se uma habilidade de dano irá atingir o jogador ou não.
De modo geral, você não deve curar jogadores que estejam com a vida cheia e deve usar uma cura apropriada em jogadores que estiverem precisando. Quando o jogador estiver prestes a receber muito dano, a cura em excesso não é um problema, pois é uma certificação de que o alvo ficará vivo, portanto não se assuste se 10%-30% de sua cura for em excesso, embora reduzir o excesso ajuda na administração do Mana.
Visão Geral das Classes
Neste capítulo apresentaremos uma visão geral das classes elegíveis para o papel de Curandeiro. Lembre-se que são só informações gerais e que se você quiser se especializar, recomendamos ler os guias completos na página de Guias de Classe.
Druida Restauração
Ao canalizar os poderes da natureza, os druidas são capazes de restaurar a vida de seus aliados feridos.
- Especialização: uso de cura por tempo (HoT).
- Mobilidade: alta mobilidade.
- Habilidade Mais Importante: Rejuvenescer.
- Cura em Alvo Único: Brotar da Vida, Recrescimento, Toque de Cura e Recomposição Rápida.
- Cura em Área: Eflorescência e Crescimento Silvestre.
- Habilidade de Raide Principal: Tranquilidade.
- Arma Artefato: G’Hanir, a Árvore Mãe aumenta os efeitos dos seus outros feitiços de cura.
- Guia Detalhado: Guia de Druida Restauração.
Monge Tecelão da Névoa
Monges podem canalizar poderes místicos para curar e restaurar aliados feridos.
- Especialização: mistura de cura por tempo (HoT) em alvo único ou grupo.
- Mobilidade: alta mobilidade.
- Cura em Alvo Único: Efusão, Bruma Envolvente, Brumas da Renovação e Bruma Calmante.
- Cura em Área: Vivificar e Fonte de Essência.
- Habilidade de Raide Principal: Reviver.
- Arma Artefato: Sheilun, Cajado das Brumas cura significativamente um aliado.
- Guia Detalhado: Guia de Monge Tecelão da Névoa.
Paladino Sagrado
As potentes habilidades de cura do paladino certificam que tanto eles como seus aliados permaneçam aptos para a batalha.
- Especialização: cura em alvo único por meio do Foco de Luz.
- Mobilidade: baixa mobilidade.
- Habilidades Mais Importantes: Luz Sagrada, Clarão de Luz e Choque Sagrado.
- Cura em Área: Luz da Aurora.
- Habilidade de Raide Principal: Proficiência em Auras e Ira Vingativa.
- Arma Artefato: O Punho de Prata libera uma torrente de cura aos aliados próximos.
- Guia Detalhado: Guia de Paladino Sagrado.
Sacerdote Disciplina
Sacerdotes Disciplina usam a magia para proteger seus aliados contra danos e curar seus ferimentos.
- Especialização: causam dano para curar por meio de Expiação.
- Mobilidade: mobilidade média.
- Cura: aplicar auras de Expiação nos alvos com as diferentes habilidades e usar Penitência, Punição e outras habilidades que causam dano, para curar os alvos marcados.
- Habilidades Mais Importantes: Palavra de Poder: Escudo, Penitência, Súplica e Punição.
- Cura em Área: Palavra de Poder: Resplendor.
- Habilidade de Raide Principal: Palavra de Poder: Barreira e Enlevo.
- Arma Artefato: Ira da Luz libera uma torrente de Fogo Sagrado em um inimigo.
- Guia Detalhado: Guia de Sacerdote Disciplina.
Sacerdote Sagrado
Um curador muito versátil, capaz de reverter dano de grupos e jogadores individuais e até mesmo curar após morrer.
- Especialização: cura em alvo único e cura por tempo (HoT).
- Mobilidade: mobilidade média.
- Cura em Alvo Único: Palavra Sagrada: Serenidade, Cura Célere, Cura e Renovar.
- Cura em Área: Palavra Sagrada: Santificar, Prece da Recomposição e Prece de Cura.
- Habilidade de Raide Principal: Hino Divino.
- Arma Artefato: Tuure, a Luz dos Naarus faz com que, ao usar o feitiço Palavra Sagrada, você tenha a chance de evocar uma imagem de T’uure para combater ao seu lado.
- Guia Detalhado: Guia de Sacerdote Sagrado
Xamã Restauração
Através do chamado de poderes espirituais, os xamãs podem restaurar a vida de aliados feridos.
- Especialização: cura em grupo e em alvo único por meio de habilidades e totens.
- Mobilidade: mobilidade média.
- Habilidades Mais Importantes: Contracorrente e Cura Encadeada.
- Cura em Alvo Único: Onda Curativa e Maré Curativa.
- Cura em Área: Chuva Curativa, Cura Encadeada e Totem de Torrente Curativa.
- Habilidade de Raide Principal: Totem de Maré Curativa e Totem do Vínculo do Espírito.
- Arma Artefato: Sharas’dal, o Cetro das Marés concede a habilidade Dádiva da Raina, que cura grandes quantidades de pontos de vida e aumenta o número máximo de pontos de vida dos aliados.
- Guia Detalhado: Guia de Xamã Restauração.
Addons Específicos
Todo jogador que deseja melhorar seus reflexos e habilidades acaba recorrendo aos addons. Há alguns addons específicos recomendados para Curandeiros que ajudam a desempenhar o papel com maestria.
- Grid, HealBot ou VuhDo são addons que customizam os frames da raide no jogo. São ideais para ajustar o tamanho das unidades e as informações mostradas justamente para facilitar o trabalho dos curandeiros. É importante que as auras dos jogadores fiquem visíveis, pois você irá precisar dissipá-las com frequência.
- WeakAuras é um addon que ajuda a monitorar sua cura e desencadeamentos. Embora a interface da Blizzard também ajude nesse quesito, pode ser que você sinta a necessidade de ter mais informações.
- Raeli’s Spell Announcer é um ótimo addon que anuncia automaticamente para o grupo quando você usa habilidades importantes, permitindo que todos acompanhem seu tempo de recarga. É muito bom para facilitar a comunicação entre curandeiros e tanques, por exemplo.
Conclusão
Chegamos ao final do Guia Geral de Curandeiro! Espero que tenha sido útil tanto para quem começou agora, quanto para quem é experiente e quer começar a jogar de Curandeiro. Vale lembrar que este guia e os guias específicos de classe serão atualizados com o tempo para que se mantenham sempre coerentes. Caso tenham dúvidas ou queiram compartilhar suas dicas para os Curandeiros, deixem um comentário abaixo.
Guia adaptado e organizado por Amanda.