E aí pessoal, tudo de boa?
Continuando a série de entrevistas na Gamescom, dessa vez temos mais uma do Watcher, batendo papo com o Slootbag! Nessa entrevista, foi falado um pouco mais sobre raides em geral, como balanceamento, addons, e itens lendários.
Durante a stream (em inglês), o Slootbag também limpou uma das novas masmorras de Legion, o Covil de Neltharian, então mesmo que você não entenda inglês, dá pra ter uma prévia pequena do que tá pra vir daqui a menos de uma semana. Aproveitem! A entrevista começa por volta de 1h55m.
[twitchtv url=”https://www.twitch.tv/slootbag/v/84678318″]
Utilidade de addons de raide e mudanças
- Addons que faziam coisas como mostrar os tempos de habilidades de chefões, e dar melhor visibilidade de quem está sendo mirado por tal habilidade são puramente informacionais.
- Algumas coisas que addons fazem, como interagir com o mundo em 3D, como radares, ou que mandem pessoas para lugares específicos como no Kormrok Mítico não são boas.
- Você poderia ter muito mais movimento seguindo um script, com os addons do jeito que funcionam atualmente, monitorando o movimento da sua raide e dizendo aos jogadores exatamente onde irem no mundo em 3D.
- No Patch 7.1, addons não terão como acessar a posição de unidades nas raides, masmorras, ou outras instâncias competitivas.
- O time queria que essa mudança fosse implementada já no patch 7.0.3, mas eles não queriam quebrar alguns addons que são inofensivos no mundo aberto, como os que ajudam com profissões de coleta ou os de colecionar tesouros.
- Qualquer coisa que projetar uma flecha na sua tela, que interaja com o mundo 3D, ou mostrando sua posição relativa a outros jogadores será quebrada.
- O time não queria anunciar isso até eles terem certeza que seria possível, mas esse trabalho foi feito internamente.
Masmorras e Raides
- Haverá alguns lugares nas masmorras de Legion em que Caçadores de Demônios poderão pegar alguns atalhos, mas seu healer não pode ser um Caçador de Demônios.
- Parte do motivo de nós nunca termos consertado parte do terreno em Floretérnia foram os ranques de Modo Desafio. Consertar esse terreno faria com os que melhores tempos fossem impossíveis de bater.
- Com Pedras-Chave Míticas, cada semana terá seus próprios ranques, então teremos mais flexibilidade para consertar qualquer problema com as masmorras.
- Temos um pouco de balanceamento para fazer ainda, para que não seja possível desviar muito da masmorra.
- Você deverá lutar com a maior parte dos monstros em seu caminho, desviando de patrulhas e talvez alguns outros grupos.
- Furtividade ou Poções de Invisibilidade devem permitir ao seu grupo “mudar” quais monstros serão enfrentados, talvez desviando de alguns mais difíceis para que seu grupo possa lutar contra monstros mais fáceis.
- Novas e diferentes mecânicas em dificuldades de raide mais avançadas dão ao nosso time mais fontes de balanceamento, e aos jogadores, algo extra para ficar ansiosos, além de números maiores.
- Monstros Raros em masmorras, que serão parte do sistema de Missões Mundiais, deverão ser recompensadores até mesmo se você for um jogador que ainda estiver upando, e não tem acesso às Missões de Mundo ainda. Desse jeito, matar tal monstro ainda é bom para o grupo inteiro.
Zoom de Câmera
- O time quer que o jogo ainda tenha uma sensação épica, mesmo com zoom mais distante, então aumentamos o tamanho das coisas. Coisas tem sido gigantes durante o curso da história do WoW.
- Ameaças que se encontram foram do seu campo de visão, e que você precisa prestar atenção, acabam se tornando triviais quando você pode simplesmente botar a câmera lá longe pra poder vê-las.
- Se poder botar a câmera mais longe ao modificar a variável cvar te dá uma vantagem, isso quer dizer que ela é necessária?
- Em um mundo no qual você pode aumentar o zoom da câmera e a mecânica é balanceada ao redor de pessoas se utilizando disso, o pessoal que não usa disso acaba sendo penalizado significantemente.
- Enjôo de movimento e outros problemas que causaram desconforto durante o jogo fizeram nosso time tentar um ajuste que permitiria a todos jogarem confortavelmente.
- O time realmente acha que o jogo tem um visual e uma sensação melhor no zoom máximo da câmera permitido pela UI padrão.
- O novo zoom máximo não foi adicionado às opções padrão porque ele aumentaria o número de pessoas que estão experimentando o jogo de uma forma não eficiente.
Regras de Saque
- Com as novas regras de saque pessoal, você pode trocar o item com alguma outra pessoa da raide se você tiver um item com nível equivalente ou maior ao do item. Isso não pode ser feito com saque vindo de moedas.
- A natureza cooperativa de jogo com grupos e guildas acaba te incentivando a querer passar um item que você não precisa para um amigo. Saque Pessoal negou essa oportunidade até essa mudança.
Masmorras Mítico+
- O melhor saque de masmorras Mítico+ vêm do baú semanal.
- O saque que você recebe de masmorras Mítico+ cada vez que limpá-las é dependente de um bocado de sorte para que seja competitivo com o melhor saque do jogo.
- A maioria dos jogadores não vão farmar com alts e conseguir Pedras-Chave regularmente, para que possam fazer muitas Mítico+.
- A masmorra Mítico+ não deve ser pior para o jogador médio, para que possamos proteger contra exploits e abuso do sistema no nível mais alto para uma minoria de jogadores.
- O time não queria que o novo sistema fosse algo engessado, mas sim, que desse liberdade aos jogadores enquanto os permitisse encontrar casos de abusos e os solucionar com fixes mais simples.
- Um lockout semanal é uma solução fácil, mas todo mundo completaria suas masmorras míticas no começo da semana e aí o resto do pessoal teria problemas para encontrar um grupo.
- Tem uma possibilidade de baús no final das masmorras Mítico+ serem um pouquinho bons demais no momento, em termos de saque garantido para todos do grupo. Esse saque deve ser um complemento para raides, mas não a melhor maneira de se equipar no começo da expansão.
- O número de itens que vêm desse baú pode mudar antes de lançarmos a expansão. Talvez colocaremos alguns itens no baú, para o grupo inteiro, ao invés de uma peça para cada um.
- Masmorras Mítico+ são inter-reinos. A Proeza Memorável relacionadas às Mítico+ (Primeirão!) vai ser concedida para cada jogador em um grupo de 5 jogadores, que fazem parte de reinos diferentes. Mas isso pode mudar caso 3/5 do grupo sejam do mesmo reino.
- Caso um jogador não tiver destrancado a Escadaria ou o Pátio das Estrelas, eles não obterão uma Pedra-Chave para essas masmorras.
Design de Masmorras
- A maioria das masmorras deverão ter entre 3 a 5 chefões e as menores devem tomar de 15-20 minutos para serem completadas, e 35-40 minutos para as masmorras maiores e mais épicas. Qualquer tempo além disso não é muito bom para um matchmaking aleatório, pois a probabilidade de alguém sair do grupo durante a masmorra aumenta.
- Nas raides os chefões são o conteúdo principal, com o trash ali sendo usado para regular o andamento da raide e dar uma sensação maior de ser um lugar real.
- Com masmorras, o time valoriza não-chefões tanto quanto os chefões.
- Em masmorras, você gastará apenas 7-8 minutos de uma masmorra de 30 minutos lutando com os chefões, e o resto desse tempo é usado para lutar contra o trash. Temos que pensar muito mais em como fazer a composição do trash, suas habilidades e mecânicas.
- No passado, você fazia missões por toda uma zona, e era mandado para uma masmorra para fechar a história da zona.
- O time se desviou dessa premissa por um tempo, já que ficou cada vez pior quando você estava fazendo uma missão solo, e aí tinha que parar a missão para terminá-la com uma missão de masmorra.
- Com o localizador e matchmaking aleatório é quase uma experiência solo, se assim você quiser. Você pode ir direto para a masmorra e terminar a história no final da zona.
- O time tem uma checklist interna a seguir quando criam os encontros. É parecida com as dicas de papéis no Almanaque de Masmorras.
- Algumas vezes eles chegam na parte de criar conteúdo para o Almanaque, pensam em criar dicas para os DPS, e descobrem que não conseguem pensar em nada para adicionar ali.
Se esse é o caso, eles provavelmente precisam criar uma mecânica nova. - A masmorra é considerada um encontro, e deve ter coisas que são interessantes e atraentes para todos os papéis diferentes como um todo.
Tokens de tier
- Não teremos mudanças na forma como os tokens de tier funcionam, eles funcionarão como em Warlords.
- Saque Pessoal te dará a peça diretamente, enquanto Saque de Grupo e Mestre Saqueador te darão os tokens.
- É um sentimento melhor conseguir um equipamento por si só, ao invés de um token, mas em uma situação de grupo os tokens funcionam melhor.
Recompensas de Conteúdo
- Ao invés de itens serem um ponto de poder fixo, eles funcionam como um espectro. Temos uma base nos stats, e aí seguimos uma pirâmide de níveis de itens, com uma chance cada vez menor de conseguir certo item, quanto maior for o nível dele. Isso nos permite fazer com que o conteúdo seja relevante por mais tempo.
- Antes, masmorras tinham um lugar fixo no processo de equipar um personagem. Assim que você começa a raidar, você tem pouco motivo para voltar a fazer masmorras. O time tentava arrumar desculpas para te manda de volta para as masmorras para que o grupo como um todo as aproveitasse, como Insígnias on Pontos de Bravura, mas o equipamento delas continuava irrelevante.
- Mesmo que você tenha progredido nas raides da Legion as masmorras ainda tem uma chance de que algode útil para seu persoangem possa aparecer.
- Sempre será melhor fazer o conteúdo mais difícil disponível, em termos de recompensa por tempo gasto.
- Você ainda pode conseguir algo muito bom de uma missão de mundo ou de uma masmorra mítica, o que é bom, pois essa possibilidade não existia antes.
- A pessoa que faz localizador de raides durante o curso de um patch pode até conseguir uma peça de nível alto, mas muito provavelmente será apenas aquela peça. Não tem com confundir essa pessoa com um raider mítico. Para o cara que conseguiu aquele saque ótimo, ele provavelmente ficou muito feliz.
- O time queria voltar para uma posição na qual qualquer coisa pode acontecer, ao invés de ter certeza de que nada poderia acontecer.
Runas de Aprimoramento
- Runas de Aprimoramento e comidas com maior stats estão aí para os jogadores mais hardcore, que querem aumentar o máximo possível do potencial do sistema e de seu personagem.
- Também existe um lado de economia nisso, com raiders vendendo itens Vinculados quando Equipados e usando desse dinheiro para financiar consumíveis e reparos.
- Runas de Aprimoramento permitem o time a ter uma recompensa base no Localizador de Raides, quando você não ganha um item.
- Expansões passadas te davam 28 de ouro, que não fazia ninguém se sentir bem.
- As Runas de Aprimoramento podem ser vendidas por uma quantidade decente no começo da expansão, o que é uma solução melhor do que meramente dar centenas de gold e causar inflação.
- A intenção das Runas de Aprimoramento é que elas sejam um bônus legal para os que fazem Localizador de Raides, não para raiders míticos se sentirem como se fossem forçados a fazer o LdR.
- Guildas que usam Runas de Aprimoramento geralmente usam o banco da guilda para financiá-las, ou se usam dos jogadores mais ricos da guilda.
Escalonamento de Masmorras
- Assim que o time começou a trabalhar na tecnologia usada para escalonar as zonas ao nível do jogador, eles sabiam que queriam essa tecnologia nas masmorras também.
- Se você pode fazer qualquer zona enquanto está upando, seria estranho não ter como fazer certas masmorras, especialmente quando elas são integradas à história daquela zona.
- Isso também ajudará com os tempos de fila, já que todos os jogadores upando podem se encontrar, não importa o nível.
Tiers de Raide
- Quando o time lançou Warlords, eles pensaram em Malho Imponente e Fundição da Rocha Negra como o mesmo tier.
- Eles queriam que Fundição começasse logo após o fim de Malho Imponente, com chefões iniciais de Fundição balanceados de forma a necessitarem de algum equipamento de Malho Imponente.
- Mesmo com o tempo entre as duas raides, guildas começando a Fundição não se sentiam recompensadas com o aumento de 10 níveis de item entre Malho e Fundição.
- Era comum para uma guilda limpar Malho Imponente normal, fazer os primeiros chefões de Malho heróico, e aí ir para Fundição normal, que era tão difícil quanto o começo de Malho heróico.
- O time acabou implementando um hotfix, para que os itens de Fundição tivessem uma diferença de um tier inteiro em relação a Malho.
- Em Legion teremos uma escala no nível de itens, para que o time pudesse garantir que caso você esteja fazendo Pesadelo normal por um tempo, quando você for para Baluarte normal, os equipamentos de lá parecerão upgrades.
- Começar uma raide nova, matar os primeiros bosses e desencantar tudo que cair não é legal.
Itens Lendários
- Nós chegamos a pensar sobre implementar um token lendário para que você possa escolher seu item, mas seria prematuro nesse estágio do sistema.
- Não temos muitos lendários ainda, então você não sentirá que é completamente impossível conseguir aquele lendário que você realmente quer.
- Se tivéssemos 20 lendários por especialização, você teria a chance de jogar a expansão inteira e nunca ver o um item que você realmente quer. Isso seria uma droga.
- Se você der um token para os jogadores, eles terão aquele lendário específico que eles gastariam esse token, e o sistema pareceria muito limitado e determinista.
- O time está pesquisando maneiras de fazer com que itens sejam mais interessantes e excitantes em um mundo no qual itens são muito estereotipados. Itens lendários podem mudar sua especialização, prioridade de stats, ou até mesmo como você joga com a classe.
- Achamos que alguma coisa seria perdida caso déssemos aos jogadores um token, permitir que eles escolhessem qual lendário seria melhor para sua especialização, e fazer min-max assim.
- Inicialmente o time pensou em desabilitar os lendários durante a corrida para o World First, mas você pode ter apenas um lendário equipado, o que os deixam poderosos, mas não demais.
- Temos algum balanceamento para fazer nos lendários de tanks e healers ainda, já que eles podem ter um impacto maior do que um lendário de DPS.
- Sempre terá um elemento de aleatoriedade ao se equipar para progressão. Se você conseguisse um Capacitor de Almas Mítico Forjado para a Guerra na sua primeira kill do Socrethar, isso era algo muito impactante, mais do que um lendário.
- Nunca ocorreu uma situação na qual o resultado de uma corrida de World First foi decidido porque alguém teve sorte com equipamentos.
- Itens lendários são difíceis de balancear, por isso permitimos aos jogadores comprarem eles de um PNJ durante o beta.
Wrathion
- Wrathion continua por aí.
- No alpha, ele chegou a aparecer na masmorra Covil de Neltharion, já que esse é a casa de seu pai, mas a forma como isso aconteceu foi um tanto confusa.
- Um dos membros dos taurens da Tribo Alta Montanha que têm te ajudado nas missões seria revelado como o Wrathion disfarçado, mas isso não fez sentido no lore.
- Mas definitivamente não vimos o Wrathion pela última vez.
História dos Salões de Classe
- Temos planos de prosseguir com as campanhas dos Salões de Classe. A Aliança e a Horda vieram para a Costa Partida, tentaram parar a Legião, e falharam miseravelmente.
- Uma boa parte da história é você trabalhando com a sua Ordem, construindo seu artefato, recrutando campeões, e essas Ordens de Classe seriam a esperança de sucesso contra a Legião no futuro.
- Com o avanço da história, as Ordens serão importantes.
Mudanças de Classe e Bugfixes
- O nerf de Dessangrar não foi feito muito bem.
- Desde então, o time tem tentado postar sobre mudanças de classe por vir alguns dias antes delas serem implementadas, chegando ao ponto de segurar o hotfix, caso a mensagem não tenha sido mandada ainda.
- Jogadores não deveriam precisar se preocupar com suas habilidades mudando silenciosamente no meio de uma raide.
- O time consertou algumas centenas de bugs na semana depois do lançamento da 7.0, e alguns milhares durante a parte final do beta.
Balanceamento de Classe e Artefatos
- O time define um limite para mudar a ordem relativa de especializações em curto prazo, via hotfixes.
- Se Mago Fogo estiver bom demais, ao invés de nerfarmos para um ponto na qual a especialização está empatada ou pior que Gélido e Arcano, nós a ajustaremos para que continue um pouco melhor que as outras, mas bem menos que antes.
- Você não deveria se arrepender em onde você gastou seu Poder de Artefato.
- Nós planejamos adicionar mais flexibilidade em relação a como o Poder de Artefato funciona, a partir do 7.1 e mais adiante.
- Eles não manterão o jogo desbalanceado por um longo período de tempo, mas a curto prazo teremos muitas reclamações vindas de jogadores que acham que o tempo que eles gastaram melhorando seu artefato foi jogado fora.
Goblins de Tesouro
- Goblins de Tesouro foram removidos, talvez eles voltem mais tarde.
Karazhan
- A nova Karazhan definitivamente será mais do que dar um upgrade nos chefões. Vamos adicionar muitas coisas legais que vão deixar vocês loucos. Genuinamente, fiquem hypados!