Bem-vindos ao guia de Caçador de Demônios Devastação! Ele está atualizado para o patch 7.0 (Legion) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Caçador de Demônios em um ambiente PvE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
Devastação é a especialização de dano dos Caçadores de Demônio. Seu combate é corpo-a-corpo e seu foco é em acumular recursos para depois usá-los. Você precisa tirar proveito da Fúria e saber lidar com imprevistos durante a luta, além disso há diversas ferramentas de mobilidade, deixando a especialização bem versátil.
Como Funciona?
- Fúria é o recurso principal que poderá ser gasto com Golpe do Caos e Dança de Lâminas, e é gerado por meio da Mordida do Demônio.
- Os Acertos Críticos com Golpe do Caos retornam metade do custo de Fúria, tornando seus gastos mais dinâmicos.
- Raio Ocular é uma ferramenta de explosão de dano em área que custa Fúria e causa alto dano de Caos aos inimigos à sua frente.
- Tanto Impulso Vil quanto Retirada Vingativa proporcionam bastante mobilidade, permitindo que você percorra uma longa distância instantaneamente.
- Metamorfose é uma habilidade forte de dano que potencializa as habilidades que custam Fúria e proporciona Aceleração adicional.
Pontos Fortes
- Dano em alvo único consistente e contínuo.
- Flexibilidade de movimentação, permitindo bom posicionamento e locomoção.
- Podem trocar de alvos sem problemas e guardar recursos para uma explosão de dano.
- Habilidades poderosas e versáteis para diversas situações.
Pontos Fracos
- Podem depender de Acertos Críticos para causar mais dano, o que traz inconsistência.
- O dano em área está preso às habilidades, o que enfraquece o dano constante.
- Os talentos requerem usar a mobilidade como habilidade ofensiva, o que prejudica sua sobrevivência.
Viabilidade Atual
Como a classe e a especialização são novas, é difícil avaliar os pontos fortes. As ferramentas da Devastação são ótimas para as lutas atuais, mas pela falta do Anel Lendário e de talentos, não serão muito valiosos nas raides até que Legion seja lançado.
Resumo das Habilidades
Com a chegada dos Caçadores de Demônios e suas especialidades, é preciso entender quais são as habilidades disponíveis e como elas funcionam. Se você já jogou com os Caçadores de Demônios no Beta e está familiarizado com a classe, não se preocupe em ler este capítulo, pois ele serve para jogadores novos que estão conhecendo a classe pela primeira vez.
Recurso Principal
O recurso principal para a especialização Devastação é a Fúria. Ela é gerada, em sua maior parte, pela habilidade ativa Mordida do Demônio ou pelas Lâminas do Demônio (talento), e é por isso que você fica limitado a usar suas ferramentas de regeneração do que ter uma fonte passiva. Você gastará a maior parte da Fúria com o Golpe do Caos, e para dano em área (AoE), Dança de Lâminas e Raio Ocular para DPS. Saber administrar sua Fúria para manter o fluxo da rotação é muito importante.
Habilidades Básicas
Estas são as habilidades principais que você ganhará durante sua passagem por Mardum e que são a espinha dorsal da Devastação.
- Mordida do Demônio é sua principal habilidade para gerar Fúria (entre 20 e 30), não possui tempo de recarga e causa pouco dano Físico. Ela serve para gerar Fúria e é usada com frequência para potencializar sua rotação.
- Golpe do Caos é a habilidade que gastará a maior parte do seu recurso. Ela causa bastante dano e custa 40 Fúria, mas seus Acertos Críticos retornam 20 Fúria. É o método principal para transformar Fúria em dano, e tem a vantagem de ser eficiente por sua chance alta de Acerto Crítico. Saber administrar sua Fúria para diminuir o desperdício do retorno de Fúria é vital.
- Sua habilidade de dano em área é a Dança de Lâminas. Ela custa 35 Fúria e causa dano Físico moderado por meio de 3 acertos rápidos. Seu tempo de recarga é de 10 segundos, mas pode ser reduzido com Aceleração, além de proporcionar 100% de esquiva por 1 segundo. Só será usada contra vários inimigos, mas também é forte quando você precisar de uma explosão de dano com baixo tempo de recarga.
- Raio Ocular é uma habilidade de dano em área frontal que causa bastante dano de Caos a todos os inimigos à sua frente. Seus acertos são sempre críticos, é uma habilidade canalizada por 2 segundos e custa 50 Fúria. Como demora mais de um tempo de recarga global para ser canalizada e por ter um custo alto, ela não se compara ao Golpe do Caos contra alvo único, mas assim que um segundo alvo aparece, ela se torna bastante poderosa, aumentando seu poder a cada alvo adicional.
- Arremessar Glaive causa dano Físico moderado ao seu alvo primário e também pula para dois outros alvos. No pré-patch é uma habilidade fraca pela falta de talentos que a potencializam, mas pode ser útil para chamar a atenção dos inimigos ou causar dano em alvos distantes.
Movimentação
- A primeira das habilidades de mobilidade importantes é o Impulso Vil, que faz com que você corra para frente, causando dano de Caos moderado aos alvos no seu caminho. Possui duas cargas e 10 segundos de tempo de recarga. Serve como uma ferramente flexível e instantânea para se reposicionar em lutas que dependem de mecânicas, também proporciona flexibilidade no controle do campo. Como os talentos têm foco na movimentação, essa habilidade será melhorada para causar mais dano, portanto se acostumar com a distância e o tempo de recarga é muito importante.
- Retirada Vingativa funciona como uma ferramente de movimentação alternativa que causa pouco dano Físico, diminui a velocidade de movimento dos alvos em 70% por 3 segundos, e faz com que você salte para longe. Seu tempo de recarga é de 25 segundos. É uma ótima ferramente instantânea para escapar de situações perigosas e, quando combinado com Impulso Vil, pode distanciá-lo ainda mais do alvo, mas ainda sim fazendo com que você possa voltar, se necessário.
- Planar e Salto Duplo são situacionais e podem ser usadas em situações nas quais dano de queda ou lidar com a altura seja necessário. Lembre-se que Retirada Vingativa não permite que Planar seja ativado por 1 segundo após o lançamento, portanto você não pode combiná-los.
Limitações na Movimentação
Tanto Impulso Vil quanto Retirada Vingativa desencadeiam um tempo de recarga interno de 1 segundo (que também inclui Planar). Este tempo de recarga existe para prevenir interações que cancelem a animação, o que significa que você terá de saber usar as habilidades se estiver pensando em combiná-las. Com Retirada Vingativa significa que, quando você aterrissar, Impulso Vil estará ativo. Saber disso e se acostumar é importante ao escolher Maestria Vil ou Preparado.
Desencadeamentos e Passivas
- A Maestria: Presença Demoníaca aumenta o dano de Caos de suas habilidades e a sua velocidade de movimento. Ou seja, o bônus é duplo, já que aumenta seu dano e proporciona mais mobilidade.
- Almas Estilhaçadas tem dois usos diferentes graças a sua cura gratuita quando você mata um alvo e os 20% de dano adicionais quando você consome o Fragmento de Alma. Ela proporciona mais dano quando você consegue matar um Demônio (lembre-se que não inclui Fragmentos de Alma Inferior gerados pelo Apetite Demoníaco). Os Fragmentos serão gerados se você tiver acertado o alvo dentro do seu último segundo de vida.
Habilidades Ofensivas
Metamorfose é sua habilidade ofensiva principal. Dura 30 segundos e tem 5 minutos de tempo de recarga, proporcionando alguns benefícios enquanto está ativa. Primeiro, um aumento de 25% na Aceleração, depois, a potencialização das suas duas habilidades que usam Fúria:
- Golpe do Caos é transformado em Aniquilação, causando mais dano de Caos, seguindo as mesmas regras. É um aumento no dano da habilidade e encoraja o jogador a gastar bastante Fúria, sendo ideal terminar Metamorfose com a menor quantidade de Fúria possível, sendo usada com Aniquilação.
- Dança de Lâminas se transforma em Varredura Mortal, que causa alto dano Físico e diminui seu tempo de recarga para 8 segundos. Contra vários alvos, deve ser usada quando possível.
Utilidade Adicional
- A redução de dano da especialização Devastação vem do Borrão, que proporciona 35% de redução de dano e 50% de esquiva por 10 segundos, e seu tempo de recarga é de 1 minuto. Por causa do curto tempo de recarga, é uma habilidade defensiva poderosa que deve ser usada frequentemente e de modo agressivo nas mecânicas das raides para reduzir o dano que está por vir, já que Caçadores de Demônios Devastação têm poucas habilidades de cura e sobrevivência.
- Nova do Caos atordoa os inimigos por 5 segundos, custa 30 Fúria e tem 1 minuto de tempo de recarga, causando baixo dano de Caos. É uma ferramenta simples de controle coletivo (crowd control) nos alvos ao seu redor.
- Consumir Magia é uma habilidade de interrupção que, ao contrário das outras classes corpo-a-corpo, tem alcance de 20 metros, 15 segundos de tempo de recarga e trava a escola de magia por 3 segundos. Além disso, interrupções bem sucedidas proporcionam 50 Fúria.
- Trevas é uma habilidade única dos Caçadores de Demônios com 3 minutos de tempo de recarga. Ela permite que todos os alidos em um raio de 8 metros tenham 15% de chance de evitar todo o dano de um ataque, durando 8 segundos. Tem uma utilidade fantástica nas raides.
Talentos
Neste capítulo apresentaremos detalhes sobre os talentos e como escolhê-los.
Uso Geral
Os talentos abaixo são boas escolhas e não requerem muito para serem usados, portanto são bons para fazer missões e conteúdos gerais.
- Nível 99: Maestria Vil
- Nível 100: Apetite Demoníaco
Raides
A composição abaixo é excelente para raides.
- Nível 99: Maestria Vil
- Nível 100: Lâminas do Demônio
Uso Detalhado
Tier 1 • Nível 99
Os talentos deste tier aumentam seu dano em vários alvos.
- Maestria Vil aumenta o dano do Impulso Vil em 50% e proporciona 25 Fúria quando Impulso Vil causa dano em pelo menos um alvo.
- Cutilada do Caos faz com que Golpe do Caos acerte um alvo adicional causando 50% do dano.
- Fúria Cega aumenta em 50% a duração do Raio Ocular.
Maestria Vil é o único talento que impacta no dano em alvo único e no dano em área, por causa disso se torna a melhor escolha.
Cutilada do Caos pode ser considerado em lutas que sempre tem 2 alvos, mas não mais do que isso, já que Maestria Vil se encaixa muito melhor. Fúria Cega atualmente só é viável em situações com dano em área em massa e bem específicos que tem sinergia com o tempo de recarga.
Tier 2 • Nível 100
Os talentos deste tier proporcionam meios adicionais para gerar Fúria
- Preparado reduz o tempo de recarga da Retirada Vingativa em 10 segundos, e se você causar dano a pelo menos um alvo, gera 40 Fúria em 5 segundos.
- Lâmina do Demônio substitui Mordida do Demônio. Faz com que seus ataques automáticos tenham 75% de chance de causar dano de Sombra adicional e gerar Fúria.
- Apetite Demoníaco faz com que Golpe do Caos tenha a chance de evocar um Fragmento de Alma Inferior, e consumir qualquer um deles gera 30 Fúria.
No patch atual, Lâmina do Demônio é extremamente poderosa e proporciona uma boa explosão para gerar Fúria, além do dano adicional dos ataques automáticos que perfuram armadura.
Preparado é mais fraco, mas pode ser uma alternativa, embora não haja talentos mais para frente que potencializem essa habilidade.
Apetite Demoníaco não é viável em nenhuma luta atual, já que depende de golpes finais para funcionar, e os Fragmentos de Alma Inferiores não contam para o dano aumentado das Almas Estilhaçadas. Apesar disso, é um bom talento para usar no mundo, já que proporciona sustentação mais frequente e Fúria adicional.
Entendimento Aprofundado
Rotação para Alvo Único
A rotação para alvo único dos Caçadores de Demônios Devastação se baseia em gerar e acumular Fúria e gastá-la com Golpe do Caos. Além disso, dependendo dos talentos, outros feitiços farão parte da rotação, o que prioriza saber administrar sua Fúria e as outras habilidades que utilizam este recurso.
- Use Retirada Vingativa com 85 ou menos Fúria se você escolheu o talento Preparado.
- Use Impulso Vil com Maestria Vil com 70 ou menos Fúria, ou se você estiver prestes a acertar 2 alvos.
- Golpe do Caos/Aniquilação com 70 Fúria ou mais.
- Use Mordida do Demônio para gerar Fúria se você não tem o talento Lâminas do Demônio.
- Use Arremessar Glaive se os inimigos estiverem fora de alcance.
Rotação de Abertura
- Use a poção de Agilidade antes da luta começar.
- Use Impulso Vil no alvo para começar a bater.
- Use Impulso Vil de novo se você tiver o talento Maestria Vil.
- Gere Fúria até 80 com Mordida do Demônio/Lâminas do Demônio.
- Use Metamorfose.
- Use Aniquilação.
- Continue com a rotação para alvo único.
Rotação para Vários Alvos
Caçadores de Demônios Devastação dependem do número de alvos e dos talentos escolhidos para renderem bons resultados com dano em área. Dança de Lâminas e Raio Ocular são colocados na rotação, mas a administração de Fúria é a mesma.
- Use Impulso Vil com Maestria Vil com 70 ou menos Fúria, ou se você estiver prestes a acertar 2 cargas em >3 alvos.
- Use Retirada Vingativa com 85 ou menos Fúria se você escolheu o talento Preparado.
- Use Impulso Vil se você estiver prestes a acertar 2 cargas em >3 alvos.
- Use Raio Ocular.
- Use Golpe do Caos em 3 ou menos alvos se Cutilada do Caos for o seu talento de escolha.
- Use Dança de Lâminas em 4 alvos ou mais.
- Use Golpe do Caos com 70 Fúria ou mais.
- Use Mordida do Demônio para gerar Fúria se você não tem o talento Lâminas do Demônio.
- Use Arremessar Glaive se os inimigos estiverem fora de alcance.
Lembre-se que Cutilada do Caos valoriza o Golpe do Caos, mais do que Dança de Lâminas até que você alcance 4 alvos. Impulso Vil ainda é usado contra vários alvos, independentemente da Maestria Vil, embora seja mais importante com o talento.
Informações Importantes
Talentos de Tier 2
Embora a maior parte dos talentos ainda não esteja disponível no pré-patch, sua escolha neste tier irá impactar seu modo de jogo.
- Preparado adiciona Retirada Vingativa na rotação assim que estiver disponível, o que afeta seu posicionamento na raide, por isso é preciso tomar cuidado para não morrer com as mecânicas da luta. Este talento também pode gerar Fúria, o que é útil, já que você gera passivamente enquanto gasta o recurso.
- Lâminas do Demônio, por outro lado, é um modo de jogo menos dinâmico, pois substitui a Mordida do Demônio por um desencadeamento com 75% de chance de fazer com que seus ataques automáticos causem dano de Sombra adicional e proporcionem de 10 a 15 Fúria. Este talento faz com que você lide com reações, aguardando o desencadeamento para causar dano, deixando-o um pouco mais caótico do que os outros dois modos.
- Apetite Demoníaco é a última opção. É semelhante ao Preparado enquanto os outros talentos ainda não estão disponíveis e é a que menos impacta na sua rotação. Por ter 50% de chance de desencadeamento e 15 segundos de tempo de recarga interno, é a mais imprevisível e não pode ser potencializada como os outros dois talentos, portanto é a escolha mais fraca.
Mobilidade vs. Dano
É recomendável escolher o talento Maestria Vil por causa do seu poder em todas as situações, mas ainda é bom saber que Impulso Vil é bem versátil. Saber a hora de se mover e guardar as cargas irá render mais DPS ao ficar perto do alvo do que se mover pelo dano adicional e pela Fúria ao usá-lo quando disponível. Funciona de modo similar à Retirada Vingativa com Preparado, mas requer mais planejamento já que não tem cargas que permitem ser acumuladas.
Raio Ocular
Raio Ocular deve ser usado em lutas com vários grupos de inimigos, proporcionando uma explosão de dano em área. Se não for possível usá-lo nessa situação, também é válido usá-lo em lutas com dano em área, mesmo sem o grupo de inimigos. Como por exemplo na luta do Xhul’Horac, na qual você esperaria para usar nos Diabretes, embora dois alvos estejam presentes.
Habilidades
Metamorfose
Metamorfose é uma aura poderosa de 30 segundos e com 5 minutos de tempo de recarga, que aumenta sua Aceleração em 25%, o que permite usar mais habilidades nesse período. Acumular 80 Fúria ou mais antes de entrar na Metamorfose é extremamente benéfico para conseguir usar Aniquilação várias vezes. Drenar a Fúria em excesso nos últimos 5 segundos da aura é conseguir tirar o maior proveito do bônus de dano.
Conceitos-chave
Movimentação e Talentos
Uma das características únicas do Caçador de Demônios Devastação é usar as ferramentas de movimentação, como Impulso Vil e Retirada Vingativa, para aumentar o dano e a Fúria gerada. É importante saber administrar o dano e a Fúria, principalmente usando estes talentos, além de saber usá-los com base nos tipos de lutas.
É possível usar Retirada Vingativa de dois modos diferentes. No primeiro, o talento funciona como uma parede, permitindo que você pule, ms continue ao alcance do alvo. No segundo, você rotaciona o personagem para que ele se mova para trás do alvo e continue ao seu alcance quando aterrissar. Lembre-se que seu personagem será lançado para trás quando você usar esta habilidade, portanto o posicionamento é importante.
Impulso Vil também requer conhecer o ambiente para conseguir se beneficiar. Em vez de focar na movimentação para trás, você precisa estar vendo a direção para a qual deseja ser lançado.
Não se esqueça que as duas habilidades desencadeiam um tempo de recarga de 1 segundo na movimentação para prevenir que você as use e uma cancele a outra, portanto você terá de usar cada uma delas individualmente e estar preparado para isso.
Administrando a Fúria
Caçadores de Demônios Devastação dependem muito deste recurso, portanto é preciso saber equilibrar entre gerar e gastar. Dependendo dos talentos, manter o equilíbrio poderá ser mais ou menos ativo, portanto você deverá se planejar de acordo com eles.
A regra geral é que você não deve chegar perto de desperdiçar Fúria porque está chegando no máximo. Significa que o ponto máximo deve ser 70 Fúria, graças a Mordida de Demônio poder gerar 30 a cada uso. Com as Lâminas do Demônio é possível ser mais flexível, mas como os desencadeamentos podem ser rápidos após o tempo de recarga global, é melhor seguir a mesma regra.
Também lembre-se de ajustar sua rotação baseada nos acertos críticos do Golpe do Caos que retornam 20 Fúria, já que você terá recursos adicionais na sua barra. Do mesmo modo que as interrupções bem sucedidas com Consumir Magia proporcionam 50 Fúria e também podem desencadear a possibilidade de gastar com as habilidades de dano.
Fúria com as Lâminas do Demônio
Quando estiver usando Lâminas do Demônio, o modo como você deverá administrar sua Fúria muda. Contra alvo único, rotação mais apropriada ficaria assim:
- Use Impulso Vil com Maestria Vil com 70 ou menos Fúria, ou quando você estiver prestes a chegar nas 2 cargas.
- Use Golpe do Caos/Aniquilação com 70 Fúria ou mais e use até consumir toda a Fúria.
- Espere e deixe que as Lâminas do Demônio gerem Fúria novamente para continuar com o ciclo.
- Use Arremessar Glaive se estiver fora do alcance do alvo ou para preencher a rotação durante o tempo de recarga global.
Atributos
Atributos Básicos
- Agilidade é seu atributo principal. Você deve priorizá-lo em todos os equipamentos e upgrades. Ela proporciona Poder de Ataque, que determina o dano que suas habilidades causam.
- Acerto Crítico proporcionam dano adicional aos seus ataques e habilidades, e também faz com que Golpe do Caos tenha 50% de chance de retornar seu custo.
- Maestria aumenta o dano de Caos que você causa, via Maestria: Presença Demoníaca, e também aumenta sua velocidade de movimento passiva na mesma proporção.
- Aceleração aumenta a velocidade dos ataques automáticos, reduz o tempo de recarga global e o tempo de recarga base da Dança de Lâminas/Varredura Mortal.
- Versatilidade aumenta o dano causado e reduz o dano recebido.
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre suas auras e habilidades. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre as habilidades dos bosses e aconselham sobre como lidar com elas;
- GTFO: avisa quando você está em cima de algum efeito nocivo. Muito útil para todas as classes;
- Skada: é um addon leve que mostra seu DPS de forma bem precisa.
Macros
Lembre-se que o nome do feitiço na macro precisa estar na mesma língua do seu jogo, então fique atento na hora de copiar ou criar suas linhas de comando. Caso queira entender melhor como eles funcionam, confiram nosso guia definitivo aqui.
Interrupção
Este macro irá lançar Consumir Magia no alvo do seu foco.
- #showtooltip Consume Magic
- /cast [@focus,harm,nodead][] Consume Magic
Conclusão
Chegamos ao final do guia de Caçadores de Demônios Devastação! Espero que tenha sido útil para ensinar o básico desta nova classe. Deixem suas sugestões e dúvidas no campo de comentários abaixo! 😉
Guia por Amanda