A última quarta feira foi dia de mais live de perguntas e respostas com os desenvolvedores de WoW sobre Legion! O tema da semana foi PvP, e Brian Holinka foi o responsável pelas respostas. Abaixo traduzimos o resumo do MMO-Champion do que foi dito, e você pode conferir o VoD completo da live clicando aqui (em inglês).
Vem comigo ver o que foi dito sobre o PvP em Legion:
Balanceamento
- A equipe não está feliz com o balanceamento atual das classes no beta.
- O ajuste para os personagens com os artefatos no nível máximo não é uma prioridade agora, a prioridade é o ajuste para o lançamento da expansão.
- Os artefatos não estão ajustados para o PvP, mas eles irão ser ajustados eventualmente.
- Existe um multiplicador PvP para várias habilidades em Legion, para que a equipe de desenvolvimento possa ajustar as habilidades especificamente no PvP sem afetar o PvE.
- Os benefícios dos artefatos também podem ser ajustados para o PvP independente do PvE.
- Cauterizing Blink teve sua eficiência reduzida pela metade no PvP.
- Doom Winds é outra habilidade de artefato que teve seu poder reduzido no PvP.
- Os curadores não estavam tendo todos os status de suas armas aplicadas ao template PvP, então eles estavam com desempenho abaixo do normal em quase 30% até muito recentemente no beta.
- No início do beta, o dano no PvP era muito alto. Todo mundo entrava, usava seus cooldowns, e todo mundo morria.
- Conforme o dano foi diminuido e os curadores ‘consertados’, as habilidades de controle e utilidade devem ser usáveis novamente.
Conseguindo Equipamento
- Em Legion, se você ganhar um campo de batalha, escaramuça ou arena, você recebe uma peça de equipamento.
- As caixas-forte de Legion contem itens como poções ou Mark of Honor.
- O equipamento que você ganha usa o mesmo sistema randômico de upgrade que os equipamentos PvE usam, com um upgrade randômico de +5, +10, +15, ou mais níveis de item.
- Farmar muita moeda e depois visitar um vendedor para comprar uma peça de equipamento não era muito empolgante a longo prazo.
- Quando as coisas são menos previsíveis, é mais empolgante quando você consegue uma peça de equipamento, e um pouco desapontador quando você não consegue o equipamento que você quer.
- O time de desenvolvimento quer um toque de imprevisibilidade, mas sabe que a comunidade tem comprado seus equipamentos de vendedores há muito tempo, e está acostumada com isso.
- Eles estão incluindo uma ‘proteção contra má-sorte’. Quando você consegue uma peça de equipamento, a chance de receber essa mesma peça de equipamento de novo é diminuida significativamente.
- Você vai conseguir equipamento na mesma velocidade que antes, mas a ordem será menos previsível.
- A parte PvE do jogo também tem um sistema imprevisível de equipamentos.
Base de status PvP
- No lançamento de Legion, a base de status PvP vai te dar status como se você estivesse usando equipamentos de nível 850.
- Cada item com nível acima de uma base (800, no lançamento), vai aumentar seus status em 0.1%.
- Se você tiver um nível de item de 900, você deve ter um aumento de status de 10%.
- Se equipar para o PvE com equipamentos PvP ainda será possível. Mas equipamento não vai ser tão bom para o PvE quanto o equipamento de PvP de Warlords é hoje.
- Honra e Dominação vão deixar de existir em Legion e serão convertidos em ouro.
- As caixas fortes vão recompensar com Marcas de Honra, que poderão ser usadas para comprar todos os equipamentos antigos de PvP – galera do transmog, pode ficar tranquila!
Recompensas e conteúdo ranqueado
- O jogador médio será motivado a fazer PvP ranqueado e aumentar seu nível de honra.
- Sempre que você fizer algo ranqueado você consegue o dobro de honra em sua primeira vitória do dia.
- Conteúdo ranqueado vai oferecer o dobro de honra do conteúdo não-ranqueado.
- Conteúdo ranqueado vai oferecer uma chance maior de upgrade para o equipamento PvP que você receber em uma vitória. Quanto mais alto seu ranque, maior sua chance de conseguir um upgrade.
- A equipe não quer forçar todo mundo a fazer PvP ranqueado. É melhor quando mais gente está participando do PvP ranqueado, dando aos jogadores algo a se fazer quando eles querem mais recompensas.
- É ok se alguém só quiser fazer campos de batalha random e escaramuças. Quase tudo que está sendo feito agora em Legion vai beneficiar essas pessoas também.
Temporadas PvP
- As temporadas serão ligadas aos tiers de raides, devido à forma como o novo conteúdo é produzido e lançado.
- As temporadas de PvP se beneficiariam se fossem um pouco menor que os tiers de raid. Os jogadores gostam do início da temporada e do processo se equipar, assim como lutar para conseguir seu título no final delas.
- Legion dobra o número de temporadas, então na metade de um tier de raide uma temporada vai acabar, e um novo tier vai começar.
- As temporadas terão uma duração aproximada de 10 a 15 semanas.
World PvP
- Talentos de Honra serão ativados em todas as situações PvP. Se você atingir um outro jogador, ou for atingido por um outro jogador, eles serão ativados.
- Os status base de PvP não serão ativados no mundo aberto.
- Os talentos de Honra poderão ser ajustados para que eles não deem uma grande vantagem no PvE, para que você não precise que um outro jogador te bata sempre para ativar seus talentos em situações em que eles não deveriam ser usados.
- A equipe vai verificar a possibilidade de ativar os status base de PvP para duelos.
- As zonas de World PvP (como Invéria e Tol Barad) foram criadas para existir durante sua expansão específica, talvez durar um pouco mais, mas é isso.
- A equipe entende a nostalgia pelo antigo World PvP e está pensando no que pode ser feito para ter algo disso de volta.
- Talvez possa existir algum evento ocasional em Invéria ou algo do tipo, para usar as zonas antigas.
- Existem algumas zonas livres para PvP em Legion. Você pode se transformar num murloc, domar e montar animais para PvP em montarias, assim como a arena Black Rook Hold é aberta no mundo, onde todos lutam com todos para conseguir pontos.
- Também existem missões de mundo PvP.
Customização
- Haverá customização dos personagens através dos talentos de Honra.
- Os status secundários são problemáticos para algumas specs, com coisas como a Maestria criando um burst excessivo às vezes.
- A equipe não quer colocar no sistema a complexidade de permitir que os jogadores ajustem seus status.
- Eles poderiam criar talentos de Honra que influenciam sua base de status PvP se isso for muito pedido pelos jogadores.
Balanceamento e Talentos PvP
- A equipe espera conseguir fazer mudanças no balanceamento com uma frequência maior para que uma spec não fique buffada ou nerfada por muito tempo.
- A equipe queria recompensas chamativas para o sistema de honra. Que uma recompensa deixe o jogador se sentindo bem quando a recebe, ou fazer falta quando você não tem. Geralmente esse tipo de recompensa é poder para o jogador.
- A equipe incluiu um talento de honra em cada linha para os 10 primeiros níveis de honra, e você pode chegar no nível 10 com muita rapidez. Isso deve ajudar os jogadores a atingirem seu poder máximo com rapidez, enqianto os outros talentos oferecerão uma customização maior conforme se ganha mais honra.
- Os talentos PvP serão revisados constantemente para corrigir os que estiverem com pouco poder, ou mudar os que não estiverem sendo usados.
- O nível de Honra/Talentos PvP não serão resetados toda temporada. Toda temporada trará novos níveis de Prestígio.
- A primeira temporada terá 4 níveis de Prestígio, e as próximas trarão mais níveis.
- O sistema implantado nessa expansão se preocupa com a fantasia das classes, mas existem níveis de mobilidade que são poderosos além da conta. Se uma classe é muito móvel e tem muito dano sempre, eles podem precisar de uma redução desse dano.
- Existem alguns feitiços com teleporte que oferecem muito mais força no PvP do que no PvE. O dano desses feitiços vai ser muito reduzido, já que seu maior benefício é o teleporte.
- Alta mobilidade requer baixo dano para manter o balanceamento.
- Fazer feitiços impossiveis de ‘dispelar’ é uma ferramenta que a equipe já usou no passado para balancear classes.
- A equipe não quer que o jogo importe apenas a cada alguns minutos quando o burst estiver up. A mana do healer deve importar.
Arenas e Campos de Batalha
- Em Warlords, muito do foco do PvP foi em Ashran. Jogadores de arena hardcore podem não ter gostado, mas muitas pessoas se divertiram em Ashran.
- Em Legion, muito do tempo de desenvolvimento do PvP foi gasto no novo sistema de honra e em mudanças gerais.
- Duas novas arenas chegarão em Legion, e uma arena antiga deve receber uma revitalização.
- A equipe não tem feito um bom trabalho em campos de batalha. Já existem muitos campos de batalha, então se novos forem adicionados, talvez seja necessário implementar uma rotação com os antigos.
- A equipe tem conversado sobre como fazer novos campos de batalha e lança-los mais regularmente.
- Deve se ter muito cuidado ao mudar qualquer um dos campos de batalha antigos. Pedras e árvores que não bloqueam a linha de visão em Ravina Brado Guerreiro (Warsong Gulch) é algo que se pode mencionar nesse ponto.
- Remover os brinquedos de Engenharia de campos de batalha não ranqueados foi um erro. A equipe vai dar atenção a isso, e se possível, traze-los de volta.
- Os campos de batalha antigos podem receber um update visual, mas não vão receber mudanças nos layouts. Pegar o estilo de gameplay e criar um novo mapa seria uma solução melhor.
- The Arena Master vai se tornar uma conquista Legado em Legion. Seria errado apenas remover o requerimento da arena 5×5, pois seria injusto com os jogadores que conseguiram o título no passado. Uma conquista e título para substituir ele é uma possibilidade.
- 5v5 foi removido por ser extremamente impopular. Tem menos pessoas fazendo 5v5 do que raides míticas.
- Grupos Cross-Faction para campos de batalha randômicos provavelmente nunca existirão. A divisão entre as facções é muito importante para ser ignorada.
Trapaças
- Existe um grupo de pessoas cujo trabalho em tempo integral é revisar ações de jogadores e punir trapaceadores.
- A equipe está revendo suas políticas sobre reincidentes agora, se nós queremos ou não que eles fiquem no jogo.
- O kick bot é um desafio. Os interrupts não estão no tempo de recarga global, então você pode lança-los a qualquer momento. A equipe considerou colocar eles de volta no tempo de recarga global, mas não pareceu funcionar bem.
- A equipe se importa com o problema dos bots/trapaças, e estão trabalhando para resolver isso.
Tanques no PvP
- A equipe quer que jogadores que sejam tanques possam se divertir no PvP, mas não às custas de todos os outros jogadores.
- Em Legion, você tem que selecionar seu papel antes de entrar na fila. Você não poderá mais trazer 2 healers ou 2 tanques nas arenas 3×3.
- Se você é um tanque e quer fazer arenas com seus amigos, você pode ser muito bom e se divertir. A equipe não quer que tanques sejam a spec preferida no PvP top level.
- Faz muito sentido trazer um tanque a campos de batalha ranqueados, seja como carregador de bandeira ou alvo principal em linha de frente.
Sistema de Prestígio e Níveis de Honra
- O nível de Prestigio começa em 0.
- O nível de Honra vai do 1 ao 50, quando você chega ao 50 você ganha um nível de Prestígio.
- O primeiro nível de Prestígio recompensa com um mascote de batalha que te segue e diz pra todo mundo como você é incrível.
- O segundo nível de Prestígio recompensa com uma cadeia de missões que desbloqueia outra aparência para seu artefato.
- O terceiro nível de Prestígio recompensa com uma montaria Corsair e um título.
- O quarto nível de Prestígio recompensa com uma bandeira como a de arenas, mas com uma aparência de sua facção.
- O Nível de Honra está sendo usado como uma medida de experiência. Algumas semanas depois do lançamento, se você estiver abaixo do nível 10 de Horna e com o nível de Prestígio em zero, você vai ser colocado em uma chave diferente do restante dos jogadores para campos de batalha randômicos.
Jogadores PvP, estão otimistas com as mudanças, querem esperar pra ver ou acham que ainda está tudo errado? Conta pra gente nos comentários!