X

Olá a todos! Tudo bem?

Hoje à tarde tivemos um bate-papo sobre a expansão Legion em geral com o nosso querido diretor assistente de jogos Ion “Watcher” Hazzikostas e a celebridade gamer Jesse Cox no twitch oficial do Warcraft.

O VOD do bate papo (em inglês) pode ser visto aqui!

[twitchtv url=”https://www.twitch.tv/warcraft/v/65650441″]

Logo abaixo está todo o resumo da ópera do que foi discutido hoje.

Informações sobre o Beta

  • Na Blizzcon, muitas pessoas lembram do comentário sobre “o beta será lançado daqui a algumas semanas”. Mas, quando pensamos mais sobre o assunto, notamos que para a indústria de jogos, o beta hoje em dia é mais uma demo em fase de polimento. O beta daquela época seria bem inacabado (pelo menos 2/3 das specs não implementadas, por exemplo). Então, decidimos por simplesmente abrir um alpha mandando convites esporadicamente por alguns meses.
  • Estamos finalmente em um ponto na qual todas as specs, artefatos, masmorras, etc etc. estão implementados. Agora, Legion está na reta final de seu desenvolvimento, ainda precisando de algum polimento.
  • Estamos planejando wipar todos os personagens apenas uma vez, no começo do beta, para que consigamos um feedback sólido para a experiência de upar em Legion.
  • No beta, você começará completando o cenario da Costa Partida, e aí partir para a nova Dalaran para fazer conteúdo de Legion mesmo.
  • Na 7.0, os jogadores farão o cenário da Costa Partida, e eventos específicos de facções. No lançamento de Legion, iremos para nova Dalaran para começarmos com o artefato.
  • Não teremos cópia de personagens para o Beta, inicialmente.

Salões de Classe

  • Guarnição 2.0? Não muito. A Guarnição era um espaço pessoal, privado. A fantasia da guarnição era erguer um exército sob o seu comando. Os Salões de Classe são espaços sociais, tipo clubinhos para a sua classe. Tem tipos diferentes de customizações e interações. Você é um paragão, um representante de sua classe, e determinará o crescimento de seu salão. Eles servirão mais para conteúdo no mundo aberto, enquanto a guarnição era mais fechada em si só. Os Salões de Classe terão conteúdos que te forçarão a sair dele e explorar o mundo.
  • Tem missões personalizadas para cada classe, assim como campeões para recrutar. Existem missões, mas mais espalhadas – não dúzias de missões, como em Warlords. As missões terão um impacto muito maior, e serão menos frequentes. Nós sabemos que alguns de vocês são traumatizados pela mesinha da guarnição!
  • Um grande problema da guarnição durante Warlords é que ela competia com outros conteúdos da expansão. Com ela, ficou muito fácil conseguir qualquer coisa, sejam itens criados, recursos, ou ouro. Quando você dá de cara com a decisão de entre sair da guarnição ou fazer uma missão com o mesmo prêmio… bem, apertar um botão é muito mais fácil, né?
  • Existirão missões de masmorras e raides em Legion, mas o prêmio será um item de missão que te mandará para dentro de uma masmorra para conseguir seu item, não uma caixinha com o item dentro.
  • Recursos do Salão de Classe – você os conseguirá explorando o mundo. No começo, você provavelmente os usará na árvore de talentos do seu salão de classe.
  • Customização – você podia customizar sua guarnição por meio de coisas como guardas, música de fundo, ou construções. Os Salões de Classe terão menos customização visual, mas mais customização de gameplay.
  • Os Salões de Classe são localizações icônicas que foram construídas muito antes dos jogadores chegarem neles – seria uma blasfêmia redecorá-los totalmente. Para compensar, os artefatos terão várias customizações visuais.
  • Fantasia dos Salões de Classe – você é um paragão de sua classe, mas também é parte de um grupo de personagens famosos. Pense no Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Missões em Legion

  • Existem vários sistemas de missões novos em Legion. Tem uma missão especial que vai se desbloqueando conforme você upa, que você pode progredir no seu próprio ritmo. Elas incluem investigar uma conspiração para os Magos, reformar os Quatro Cavaleiros como Cavaleiro da Morte, entre outros.
  • Complementando as missões, existe agora um sistema de World Quests – missões espalhadas pelas zonas de Legion que todos podem fazer. O que gerou essa idéia foram as missões da Guarnição para os jogadores. É só abrir seu mapa e ver um monte de coisas novas para você fazer, com objetivos e prêmios diversos.
  • E para nós que temos pouco tempo para jogar? As missões com prêmios melhores, como itens épicos, chance de montaria, etc. estarão ativas por alguns dias. Você não vai perder essas missões porque teve que ir trabalhar.
  • As missões com tempo curto para realizá-las (4 horas) terão prêmios mais genéricos, como ouro.
  • Todos os dias, quando você logar no jogo, terá um emissário que te dirá para fazer missões específicas para ajudar uma facção (os Dreamweavers, por exemplo, em Val’sharah). Faça quatro missões para o emissário e ganhe uma caixinha com saque fantástico. Esses emissários funcionam como as missões diárias em Hearthstone – eles acumulam, então você pode fazer os outros que você perdeu.

Legacy/Pristine Servers

  • Tópico bem controverso com muito feedback dos fãs.
  • Os desenvolvedores de Warcraft não estão diretamente envolvidos na reunião – eles estão focados na Legion.
  • Resposta dos jogadores aos Pristine Servers – os pontos fortes e fracos. Um ponto fraco bem grande, e válido, é que vai ser a mesma experiência de upar até você chegar no 100 e voltar para uma Guarnição em poucos dias.

Experiência de Upar

  • Upar em zonas do vanilla é uma experiência bem ruim no momento, e não muito bem adaptada. É extremamente fácil, e foi mesmo negligenciada por um tempo. Por conta da evolução das habilidades dos jogadores com o passar dos anos, você basicamente se sente imortal, mesmo sem as heranças. Você acaba correndo demais, e lutando de menos. O andamento do jogo não está no nível que deveria estar. Estamos procurnado maneiras de consertar isso, nem que sejam por meio de hotfixes.
  • Barreiras para os novos jogadores – notamos lá pelo Cataclysm que upar era uma experiência intimidadora para novos jogadores, que queriam jogar com seus amigos que estavam no nível máximo. Para ajudar com isso, nós fizemos o processo de upar em zonas mais antigas cada vez mais rápido… mas agora está simplesmente rápido demais. Com a adição de boosts para o nível máximo, não se tem tanta necessidade de querer upar tão rápido, e isso pode se tornar uma experiência satisfatória de novo. Não é aceitável que você esteja em nível maior que o da zona antes de ver o final da história dela.
  • Potencialmente possível adicionar a tecnologia de zonas flexíveis para as zonas antigas. Assim, elas abrangeriam mais níveis, sendo assim possível ficar na zona sem pular a história dela.

Caçadores de Demônios e Classes em geral

  • Pulo Duplo dos Caçadores de Demônios é muito legal – você provavelmente consegue fazer um pulo duplo e planar do topo de Alta Montanha até Aszuna.
  • Existirão 3 cinematics para os Caçadores de Demônios, mas elas não estarão disponíveis no Beta. Terá que jogar com eles na expansão mesmo para vê-las!
  • Caçadores de Demônios: bem chamativos, alta mobilidade, e muito divertidos de se jogar.
  • Possibilidade de outras raças para os Caçadores de Demônios: Tudo é possível. O lore do jogo ditou que apenas elfos poderiam ser Caçadores de Demônios e isso chegou a ser repensado por um tempo. Mas qualquer um que tente pensar em um Caçador de Demônios, imediatamente pensaria no Illidan, então foi determinado que essa seria a fantasia inicial deles. Mas para o futuro… eles podiam ensinar seus rituais para as outras raças… mas isso realmente seria algo para o futuro.
  • Outros combos de raça e classe? Gnomos serão Caçadores na Legion, com a incrível nova família de bichos mecânicos. Mas, alguns não funcionariam bem, como Taurens Ladinos (se bem que a gente adora o Dagg, o Ogro Ladino de Subterfúgio).

Ion Hazzikostas por si só

  • O Ion começou a jogar com um Xamã porque ele queria tankar!
  • Vendo as habilidades que Xamãs tinham no vanilla, como escudos, Arma Trinca-Pedra, Choque da Terra, fazia sentido para um jogador novo na época! Ele até conseguiu tankar masmorras até o 40, aí os Guerreiros começavam a equipar Placas.
  • Suramar e as novas Masmorras Míticas são o que o deixa mais ansioso em Legion.

Artefatos

  • O conceito dos artefatos: armas de incrível poder e história. Você pode upar e customizar uma arma para a sua especialização. Eles foram trabalhados bem de perto com a equipe de arte do jogo. A Crematória foi o primeiro artefato criado, já que já se tinha uma idéia bem sólida sobre a fantasia por trás dela. Mas os desenvolvedores não queriam todo mundo com exatamente a mesma arma superpoderosa, e daí surgiram as customizações visuais. O desafio maior das customizações foi manter as armas distintas, mas ainda possível de se dizer que aquela arma é, de fato, aquela arma.
  • Algumas aparências serão fáceis de descobrir, mas algumas precisam de um objetivo significativamente grande, como matar um chefe Mítico, ou PvP. Tem até visuais secretos que vocês terão que descobrir como conseguir!

Masmorras e Raides

  • Foi feito um desserviço com o gameplay das masmorras. No momento, masmorras são divertidas durante o primeiro mês da expansão – faça algumas toda noite com os amigos da guilda. Aí… as raides se abrem e o saque das masmorras se tornam obsoletos. Essa foi a história por muitos anos.
  • Masmorras Míticas, lançadas na 6.2., foram um teste de como manter as masmorras relevantes para Legion.
  • Em Legion, ao terminar uma masmorra mítica, você ganha Pedras Angulares que te permitem fazer a masmorra novamente, com uma dificuldade maior.
  • Definitivamente tivemos inspiração das Fendas Maiores do Diablo III, mas com algumas diferenças fundamentais. Se a ideia é que os jogadores façam as mesmas masmorras por meses a fio, um pouco de variação é necessária. Masmorras Míticas terão afixos que modificarão os monstros, dependendo da dificuldade. Alguns afixos farão coisas como diminuir muito a ameaça do tank, ou buffar outros monstros ao matar um. Os afixos serão os mesmos para o mundo inteiro, então não terá um RNG grande aonde um grupo terá uma masmorra muito mais fácil que outro.
  • Os afixos mudarão como você fará a masmorra toda semana. Eles também criarão variações no grupo – não terá um grupo fixo que será o melhor para todos os afixos.
  • Masmorras estão sendo desenvolvidas como uma alternativa, ou um complemento, para as raides.
  • Você poderá melhorar sua Pedra Angular ao completar a masmorra em um certo período de tempo. Esses tempos são menos caóticos que o modo de desafio em Warlords. Se você conseguir fazer a dificuldade confortavelmente, poderá prosseguir para a próxima. Para a maior dificuldade que você conseguir completar em uma semana, na próxima semana terá um baú muito bom no seu Salão de Classe com saques, assim como uma Pedra Angular que deverá ser 70% da sua maior dificuldade completa, assim você não precisará fazer as masmorras míticas começando na dificuldade 1 novamente.

Transmogrificação

  • Você colecionará e permanentemente aprenderá novos visuais na Legion. Vai ser muito mais fácil customizar seu personagem!
  • Artefatos: visualmente, você poderá escolher entre dezenas de aparências. Mas, você também pode transmogrificar seu artefato para outro visual!

Missões do Mundo

  • As Missões do Mundo são uma evolução no sistema de missões. Em Mists of Pandaria tinha um monte de missões diárias. Pontos negativos disso incluíam o sistema de prêmios (itens e pontos de Bravura trancados por reputações) e limitações no sistema de diárias (se você perdesse um dia somente, já ficaria atrás de todo mundo). Também tinha muita repetição envolvida. Se você fez as missões religiosamente todos os dias, você deve ter salvo o mesmo panda muitas e muitas vezes.
  • A variedade nas Missões de Mundo é muito maior, com centenas de missões e uma variedade igualmente grande de prêmios. Você dificilmente verá as mesmas missões seguidamente.
  • Tem facções novas em Legion com prêmios legais, mas o sistema não será igual ao de Mists que você precisava conseguir reputação para pegar itens de Bravura.
  • Ion admitiu que sentia fadiga ao fazer as missões diárias em Mists of Pandaria. O momento que o jogo te faz sentir que está trabalhando, é o momento que o design do jogo falhou.
  • E sobre o pessoal que gostava da repetição e fazer as diárias rapidamente? O mapa é bem amigável para os jogadores, sendo fácil ver tanto quais são os prêmios de cada missão, quanto ver onde que elas são.
  • Em Legion, missões de mundo aberto terão relações com a história. Ter variedade (tem 6 maneiras diferente de conseguir objetivos!) é bom, mas você também precisa de contexto, não apenas mecânicas pra matar e saquear monstros. A história também é essencial, e perdemos um pouco disso no Warlords.
  • Gameplay primeiro não significa focar apenas no gameplay.


E é isso, meus amigos. A entrevista resolveu algumas dúvidas de Legion? Deixou vocês mais ansiosos? Comentem aí 🙂

Até mais! <3