Nem só de revisão de conteúdo vive um jogador. Está bem claro para a própria Blizzard que expansões são mais que necessárias para o bom andamento de seus jogos, afinal, os jogos precisam de uma reciclagem, ou caem na rotina e na mesmisse e os jogadores acabam se cansando. Cada vez mais vemos que desenvolvedores das mais diversas plataformas têm se revirado para manter a atenção dos seus usuários, já que o mundo está cada vez mais automatizado e as pessoas têm perdido cada vez mais rápido a atenção em coisas que antes costumavam passar bastante tempo. É normal, já que estamos extremamente digitalizados.
O Facebook há pouco tempo já anunciou mais uma nova atualização, o YouTube implementou há algum tempo a opção de acelerar vídeos (já que alguns já ficam inquietos ou desanimam em ter que assistir um vídeo de mais de cinco minutos), aplicativos de fotos como Instagram e Snapchat se tornam cada vez mais populares pela rapidez da informação que querem passar: uma imagem, algumas hashtags, e não há muito mais o que se dizer. Mas e os jogos? E os RPGs? É inegável a quantidade de jogos indie surgindo no mercado, o que é ótimo, dada a qualidade e a busca por inovação das empresas que procuram captar a atenção dos jogadores. Mas e a Blizzard por exemplo, com três franquias com mais de 20 anos de estrada? Não se larga um osso assim, não é mesmo? É preciso acompanhar as novas tendências, mas como fazer isso se jogos não se fazem do dia pra noite?
Hearthstone tem se dado muito bem com a recorrente injeção de novidades. Há menos de seis meses pós-BlizzCon, tivemos o modo aventura Liga dos Exploradores e há menos de uma semana tivemos a notícia que em breve teremos a expansão Sussurros dos Deuses Antigos. Heroes of the Storm possui campeonatos recorrentes, heróis novos a serem testados praticamente todo mês, e pelo menos uma vez ao ano ganha mapas e novos modos de jogo, então por si só é um jogo movimentado. Starcraft II ainda está com a expansão fresca, e mesmo assim tem tido atualizações recorrentes com pacotes de missões da Nova a serem adquiridos para aqueles que quiserem desvendar um pouco mais da lore.
Ficou claro em Warlords of Draenor que os jogadores não estão aturando mais expansões com muito mais de um ano, ou pelo menos expansões sem conteúdo nenhum. Legion está cada vez mais perto de ser lançado, mas também pressentimos que nada acontecerá antes do filme lançar, e por isso o jogo continua na mesma. Nada é dito sobre um futuro patch, sobre um evento pré-expansão ou alguma novidade a caminho. Fico imaginando se no Legion, mesmo se isso tudo for consertado, ainda será suficiente? A promessa da Blizzard em fazer expansões com um ano no máximo será mantida em algum momento? Ficou claro que manter os jogadores ociosos no jogo não os mantém jogando, mas será que empurrar várias expansões uma atrás da outra o fará?
Além disso, Diablo III é um jogo que eu estou esperando novidades há algum tempo também. Não sei se uma expansão, ou mesmo um Diablo IV, mas eu gostaria de ouvir mais sobre o jogo. Fico feliz que a empresa tenha se preocupado em manter o jogo rodando em temporadas, adicionando conteúdo, mapas e novas missões, mas ainda há partes da história que eu gostaria de ouvir. Concordando com o artigo do Matthew Rossi na coluna The Queue do Blizzard Watch, eu também quero ver o que houve com a alma de Leah e se podemos salvá-la. Quero passar mais tempo em Santuário explorando o que ainda pode ser feito nessa guerra de anjos e demônios.
Por fim, Overwatch é claro! Não podemos deixar de falar dele. Overwatch não está muito claro em que categoria pertencerá, mas tudo indica que será como Heroes e Herthstone: tendo conteúdo constantemente, heróis novos quase todo mês e novos conteúdos em formato DLC esporadicamente. O jogo ainda contará com uma história contada através de curtas animados e contos, o que deixará um background interessante pra quem quiser conhecer a história dos personagens fora do jogo em si. Mas no jogo mesmo, não teremos um modo história ao que tudo indica, apenas partidas competitivas e novos modos de jogo ainda não divulgados, o que não deixa de ser super legal também. 🙂
Eu sinceramente, apesar de adorar conteúdo novo e poder explorar cada canto, sou bem lenta nesse processo e gosto de tempo pra isso. A ideia de ter muitas expansões seguidas não me atrai a princípio, porque me vejo tendo que correr atrás de conteúdo e, por não ter muito tempo pra jogar, perdendo a grande maioria dele. Mas sei que pra jogadores recorrentes, é sempre bom ter o que fazer e é bem chato ficar meses sem conteúdo novo. Acho que temos na verdade que achar um equilíbrio que dê certo, tanto de conteúdo que a Blizzard com seus funcionários consiga fazer, quanto nós jogadores consigamos jogar e nos divertir. Será possível?
E vocês, o que acham da constante atualização dos jogos? Bom, ruim, ou depende do seu tipo de jogabilidade? O que você espera dos jogos citados daqui pra frente?
Muito obrigada, e até mais! o/