Bem-vindos ao guia de Bruxo Destruição! Ele está atualizado para o patch 6.2.2 (WoD) e aqui você ficará por dentro de todas as mudanças e do que você precisa saber para jogar com seu Bruxo em um ambiente PVE.
Este guia foi baseado nas seguintes fontes:
Para facilitar a navegação, este guia possui os seguintes tópicos:
Introdução
Bruxos Destruição são bons contra alvos únicos e vários alvos. Eles também possuem uma ótima capacidade de explosão (burst) de dano. Assim como os outros Bruxos, possuem demônios que trazem várias habilidades úteis para as raides, assim como o Portal Demoníaco, que é útil em muitos momentos.
Talentos e Glifos
Os talentos e glifos podem ser facilmente mudados, mas para poder escolher o melhor deles é preciso entender a funcionalidade de cada um.
Talentos
Os talentos de tier 1 oferecem talentos de autocura.
- Regeneração Sombria restaura 20% da sua vida máxima e a do seu demônio durante 12 segundos. Nesse tempo, ela também aumenta a cura que você e seu ajudante recebem em 25%. O tempo de recarga é de 2 minutos.
- Sorvo de Alma é uma habilidade passiva que faz com que seu Incinerar, Sombra Ardente e Seta do Caos concedam a você e ao seu demônio um escudo que absorve 15% do dano causado por 15 segundos. Ao causar dano com essas habilidades enquanto o escudo estiver ativado, simplesmente recarregará seu escudo e adicionar 15% do dano causado no que sobrou do escudo anterior. O máximo de absorção do escudo equivale a 15% da sua vida.
- Chamas Calcinantes faz com que Transfusão de Brasas cause 50% a mais de cura e devolva 50% do custo de Brasas Ardentes.
Sorvo de Alma pode ser considerado o talento padrão por ser passivo. Se o encontro pedir que você se cure em momentos específicos, Regeneração Sombria ou Chamas Calcinantes podem ser as melhores escolhas. Chamas Calcinantes empodera Transfusão de Brasas e reduz seu custo, mas ainda sim custa meia Brasa Ardente, que significa perda no DPS.
Os talentos deste tier proporcionam habilidades de controle coletivo (crowd control).
- Uivo do Terror faz com que 5 inimigos dentro de 10 metros fujam amedrontados por 20 segundos. Esse feito pode ser cancelado com dano.
- Espiral da Morte é uma habilidade de controle coletivo e sobrevivência. Faz com que o alvo fuja incapacitado por 3 segundos e restaura 11% de sua vida máxima. A cura do feitiço não funciona em alvos que são imunes a efeitos de incapacitação. Seu tempo de recarga é de 45 segundos.
- Fúria Sombria atordoa todos os inimigos em um raio de 8 metros por 3 segundos.
Fúria Sombria é geralmente a escolha padrão por ajudar a controlar os adds. Os outros talentos quase nunca são úteis.
Os talentos de tier 3 oferecem mecânicas de redução de dano.
- Vínculo Anímico faz com que 20% do dano que você toma seja transferido para seu demônio e 3% do dano que você causa cure você e o seu demônio. Esta habilidade só fica ativa quando você tiver um ajudante ativo. Se você escolher Grimório de Sacrificar como talento de tier 5, Vínculo Anímico passivamente aumenta sua vida máxima em 20% quando você sacrifica seu demônio.
- Pacto Sacrificial faz com que seu demônio sacrifique 20% da vida dele para te dar um escudo de 20 segundos que absorve até 400% da vida sacrificada. Se você não tem um demônio ativo, 20% da sua vida é sacrificada. O tempo de recarga é de 1 minuto.
- Barganha Sombria previne todo o dano (exceto dano de queda) por 8 segundos. Depois dos 8 segundos, 50% do dano prevenido é causado durante 8 segundos. O tempo de recarga é de 3 minutos.
Vínculo Anímico e Pacto Sacrificial são os melhores talentos. A escolha entre os dois dependerá da luta; se você for tomar pouco dano, escolha Vínculo Anímico. Se o dano for alto, escolha Pacto Sacrificial. Se você escolher Grimório de Sacrificar como talento de tier 5, o escudo de Pacto Sacrificial é bem mais benéfico do que os 20% a mais de vida de Vínculo Anímico.
Barganha Sombria também é um bom talento, mas é situacional. Ele permite que você ignore mecânicas ou reduza significantemente o dano que você toma. É melhor em lutas com picos de dano, quando você quer amenizar o dano que será causado para que os curandeiros possam se concentrar em outros jogadores.
Os talentos de tier 4 oferecem habilidades de controle coletivo e utilidade com custo de vida.
- Terror de Sangue faz com que o inimigo corra horrorizado por até 4 segundos, se eles o acertarem com dano corpo-a-corpo quando essa habilidade estiver ativa. Para ativá-la você usa 4% de sua vida máxima. Uma vez ativa, ela dura 1 minuto.
- Impulso Ardente é uma habilidade que pode ser ativada e desativada sem restrição. Quando estiver ativa, sua velocidade de movimento é aumentada em 50%, mas você perde 4% de sua vida máxima por segundo. Durante Impulso Ardente, efeitos que dificultam o movimento não podem fazer com que você se locomova a menos de 100% da velocidade de movimento normal.
- Livre Vontade remove todos os efeitos mágicos, efeitos que dificultam o movimento e efeitos que causam perda de controle em você e em seu demônio. O tempo de recarga é de 2 minutos e custa 20% de sua vida máxima.
Impulso Ardente é extremamente útil em lutas nas quais você precisa se mover rapidamente. O dano que essa habilidade causa a você pode ser absorvido com escudos. Você pode cancelar enquanto lança um feitiço, portanto não tenha medo de começar a lançar um feitiço para depois cancelar Impulso Ardente.
Livre Vontade pode ser útil para remover efeitos prejudiciais. Lembre-se que se você for um Bruxo Humano, você já tem Cada Um por Si, que faz quase a mesma coisa.
Terror de Sangue geralmente não é aconselhado para raides, embora possa ser útil em lutas nas quais os adds possam te atacar. É um talento bem forte para conteúdo solo.
Os talentos de tier 5 proporcionam várias modificações para seus demônios.
- Grimório da Supremacia substitui seus demônios por demônios mais poderosos que causam 20% a mais de dano.
- Grimório do Serviço permite que você evoque um segundo demônio que luta com você por 25 segundos. Quando evocado, cada um deles executa uma ação específica antes de começar a lançar as magias normais:
- O Diabrete cancela todos os efeitos mágicos danosos;
- O Emissário do Caos provoca o alvo;
- O Súcubo seduz o alvo;
- O Caçador Vil interrompe o alvo.
- Grimório de Sacrificar sacrifica seu demônio para aumentar o dano de Incinerar, Seta do Caos e Sombra Ardente em 25%. O aumento do dano é desabilitado quando Fogo e Enxofre estiver ativo. Você também regenera 2% de sua vida máxima a cada 8 segundos. Você também recebe uma das habilidades do demônio sacrificado que fica no lugar da sua habilidade Comandar Demônio.
- Diabrete: Chamuscar Magia (útil para remover debuffs);
- Emissário do Caos: Baluarte Sombrio (+30% de vida máxima por 20 segundos, acumula com Vínculo Anímico);
- Caçador Vil: Bloquear Feitiço (útil em lutas que precisem de interrupções);
- Súcubo: Chicotada (pode ser útil em lutas com adds).
Sua escolha de talento de tier 5 depende exclusivamente na sua escolha de talento de tier 7.
- Se o seu talento de tier 7 for Cataclismo ou Restos Calcinados, você deve escolher Grimório de Sacrificar;
- Se o seu talento de tier 7 for Servidão Demoníaca, você deve escolher Grimório do Serviço.
Seus talentos de tier 6 oferecem um aumento situacional de DPS.
- Trevas de Arquimonde te dá duas cargas de Alma Negra. Significa que você pode usar uma carga a mais de Alma Negra e que você terá mais liberdade para usá-la.
- Astúcia de Kil’jaeden permite que você lance suas magias enquanto se move por 8 segundos. Seu tempo de recarga é de 35 segundos.
- Fúria de Mannoroth aumenta a área de efeito em 500% e o dano em 100% de Fogo do Inferno, Aura de Imolação, Chuva de Fogo e Semente da Corrupção.
Trevas de Arquimonde é o talento a ser escolhido para todas as situações com pouca movimentação. Para lutas com muita movimentação, escolha Astúcia de Kil’jaeden.
Os talentos deste tier melhoram sua performance.
- Restos Calcinados faz com que Incinerar e Conflagrar causem 50% a menos de dano e gerem 200% mais de Brasas Ardentes. Além disso, Fogo e Enxofre pode ser usado na Seta do Caos.
- Cataclismo causa uma grande quantidade de dano e aplica Imolação em todos os inimigos em um raio de 8 metros da localização do alvo.
- Servidão Demoníaca faz com seu Demonarca e Infernal se comportem como demônios permanentes.
Restos Calcinados (combinado com Grimório de Sacrificar) é o melhor talento do tier 7 para momentos de dano em alvo único. Servidão Demoníaca (combinado com Grimório do Serviço) é preferível para lutas de dano em alvo único com muita movimentação.
Cataclismo é a melhor opção para situações com 2 ou 3 alvos, mas somente se você poder usá-la em pelo menos dois alvos quando estiver disponível. Também é a melhor opção para explosão de dano em área.
Para dano contínuo em 4 ou mais alvos, Restos Calcinados ainda é o melhor talento.
Glifos
Glifos Elevados
Os Glifos Elevados mais interessantes estão listados abaixo:
- Glifo de Devastação faz com que Devastação tenha 6 cargas (que você poderá consumir com 6 Incinerar, 2 Seta do Caos, ou 3 Incinerar e 1 Seta do Caos), mas seu tempo de recarga é de 50 segundos. Este glifo é extremamente útil quando você precisar causar muito dano em um alvo secundário.
- Glifo de Conflagração permite que você prenda o alvo com Conflagrar mesmo quando o alvo não for afetado por Imolação.
- Glifo de Alma Negra reduz a duração e o tempo de recarga de Alma Negra: Instabilidade em 50%. É um ganho de DPS em lutas nas quais você consegue alinhar a habilidade com picos de dano em um alvo.
- Glifo de Círculo Demoníaco reduz o tempo de recarga de Círculo Demoníaco: Teleporte, que pode ser útil se você precisar usar o Círculo com frequência.
- Glifo de Transfusão de Brasas é útil se você tomar dano contínuo durante um encontro.
- Glifo de Determinação Eterna transforma Determinação Interminável em uma habilidade passiva que reduz o dano tomado em 10%. É extremamente potente quando usado em lutas que você pode constantemente tomar dano. É mutuamente exclusivo com Glifo de Determinação Interminável e Glifo de Resolução Fortalecida.
- Glifo de Resolução Fortalecida reduz o dano tomado quando Determinação Interminável estiver ativa em 20%, mas o tempo de recarga de Determinação Interminável é aumentado em 60 segundos. Este glifo é muito útil se você precisa de uma Determinação Interminável mais poderosa, mas com menos frequência. É mutuamente exclusivo com Glifo de Determinação Eterna e Glifo de Determinação Interminável.
- Glifo de Determinação Interminável reduz a redução de dano de Determinação Interminável em 20%, mas seu tempo de recarga é aumentado em 1 minuto. Este glifo é bem útil se você precisa de uma Determinação Interminável menos poderosa, mas mais frequente. É mutuamente exclusivo com Glifo de Determinação Eterna e Glifo de Resolução Fortalecida.
- Glifo de Pedra de Vida faz com que sua Pedra de Vida restaure duas vezes mais vida, mas o faz durante 10 segundos (em vez de ser instantâneo). É um glifo muito forte, pois te dá uma habilidade essencialmente defensiva.
- Glifo de Sifão de Vida faz com que toda vez que Imolação cause dano, você seja curado em 0.35% do seu total de pontos de vida.
- Glifo de Pedra da Alma faz com que sua Pedra da Alma retorne com a vida cheia.
Glifos Menores
Glifos Menores são cosméticos e não alteram sua performance. Entretanto, há dois glifos que podem ajudar enquanto você estiver upando um personagem ou fazendo algumas masmorras e raides.
- Glifo de Pesadelos te dá a habilidade de andar sobre a água enquanto estiver no seu Corcel Vil ou no seu Corcel Medonho.
- Glifo de Fôlego Interminável aumenta em 20% a velocidade de nado dos alvos afetados pelo seu feitiço Fôlego Interminável.
Conceitos Básicos
Neste capítulo apresentaremos as principais habilidades do Bruxo Destruição e como utilizá-las (rotação).
Rotação para Alvo Único
Sua rotação para alvo único é baseada nas seguintes prioridades:
- Use Sombra Ardente quando seu alvo tiver menos de 20% de vida e as condições abaixo para Seta do Caos forem alcançadas.
- Aplique Imolação e reaplique quando estiver prestes a acabar ou se Cataclismo não tiver sua recarga completa antes disso acontecer (se você tiver esse talento de tier 7).
- Use Conflagrar se você tiver duas cargas.
- Use Cataclismo se você tiver esse talento.
- Use Seta do Caos:
- Se você tiver mais de 3.5 Brasas Ardentes (2.5 com o talento Restos Calcinados), ou
- Se você tiver uma habilidade desencadeada que não aumentar sua Aceleração, ou
- Se Alma Negra: Instabilidade estiver disponível, ou
- Se o alvo for morrer em breve.
- Reaplique Imolação se tiver menos de 4.5 segundos faltando para acabar e se Cataclismo não tiver seu tempo de recarga completo antes de Imolação expirar.
- Use Conflagrar se você tiver uma carga.
- Use Incinerar para preencher os espaços na rotação.
A ideia é manter uma quantidade relativamente alta de Brasas Ardentes para que você sempre possa lançar Seta do Caos quando ela for causar mais dano (proc de um berloque, Alma Negra etc.).
O bônus de Tier 18 muda sua rotação: você não usará Sombra Ardente com menos de 20% de vida, em vez disso usará Seta do Caos. Para saber mais sobre essas mudanças, vá até o capítulo Entendimento Aprofundado.
Rotação para Vários Alvos (Servidão Demoníaca e Cataclismo)
Quando você estiver lutando contra 2 ou 4 inimigos, mantenha sua rotação de alvo único em um inimigo com as seguintes mudanças:
- Aplique e reaplique Imolação no maior número de inimigos.
- Use Devastação com Seta do Caos (se nenhum alvo estiver com menos de 20% de vida) ou Sombra Ardente (se houver um alvo com menos de 20% de vida).
- Cataclismo será sua prioridade.
A partir de 5 inimigos você deve aplicar Imolação com Fogo e Enxofre. Você também deverá usar Chuva de Fogo se os inimigos sobreviverem pela duração do feitiço.
A partir de 6 ou mais inimigos, você também deve usar Fogo e Enxofre com Conflagrar e Incinerar. Usar Devastação com Seta do Caos ou Sombra Ardente é sua prioridade.
Se Fúria de Mannoroth é seu talento de tier 6, você deve começar a usar Fúria de Mannoroth + Chuva de Fogo quando houver 3 ou mais alvos.
Rotação para Vários Alvos (Restos Calcinados)
Quando estiver contra 2 ou 3 inimigos, matenha sua rotação de alvo único com as seguintes mudanças:
- Aplique e reaplique Imolação em ambos os inimigos.
- Use Devastação com Seta do Caos (se o alvo estiver com menos de 20% da vida) ou Sombra Ardente (se houver um alvo com menos de 20% da vida).
Quando estiver contra 4 ou mais inimigos você deve começar a usar Fogo e Enxofre com Imolação, Conflagrar e Incinerar. Antes de usar Fogo e Enxofre + Incinerar você deve esperar até ter 2 ou mais Brasas Ardentes, para evitar ficar com menos de 1 Brasa Ardente. A prioridade entre esses feitiços é a mesma da rotação de alvo único. O objetivo primário de usar Fogo e Enxofre com Conflagrar e Incinerar é gerar mais Brasas Ardentes, que você poderá gastar com Fogo e Enxofre + Seta do Caos. Use Devastação quando terminar Fogo e Enxofre. Use com Incinerar, Conflagrar ou Sombra Ardente para gerar mais Brasas Ardentes e voltar rapidamente a usar Fogo e Enxofre.
Demônio
Se seu talento de tier 7 é Servidão Demoníaca, use o Demonarca quando lutar contra 9 ou menos inimigos, e o Infernal quando lutar contra mais inimigos. Se você também escolheu Grimório do Serviço como talento, use-o para evocar um segundo Demonarca ou Infernal, dependendo do número de inimigos.
Se você usar outro talento de tier 7, os demônios ficam bem próximos no dano que causam, portanto você pode usar qualquer um deles. Em algumas situações pode ser que você queira usar um demônio específico. O mesmo serve para Grimório do Serviço e Servidão Demoníaca.
- O Diabrete funciona bem em lutas nas quais o boss se movimenta muito, mas você fica parado.
- O Caçador Vil é crucial se você precisa interromper alguma coisa.
- O Súcubo é ótimo para movimentação.
Se você usa Grimório de Sacrificar, o demônio que você sacrificar não afetará seu DPS. Entretanto, lembre-se que você ganha a habilidade Comandar Demônio.
Habilidades
Alma Negra: Instabilidade é sua habilidade principal de DPS. Ela aumenta sua chance de acerto crítico em 30%. A abordagem é bem simples: use Alma Negra assim que possível e tente maximizar suas Brasas Ardentes antes de usá-la para que você use Seta do Caos o quanto puder enquanto estiver com a chance de acerto crítico aumentada.
Evocar Demonarca e Evocar Infernal compartilham tempo de recarga. Por causa disso você terá que decidir qual dos dois usar. Essas duas habilidades têm 10 minutos de tempo de recarga, portanto você só usará elas uma vez na luta. Evocar Demonarca é melhor contra 7 ou menos inimigos e Evocar Infernal é melhor contra 8 ou mais inimigos. Se você escolheu Grimório da Supremacia como talento de tier 5, Evocar Demonarca se torna Evocar Deimoguarda e Evocar Infernal se torna Evocar Abissal.
Você ainda tem várias habilidades defensivas e ofensivas que serão mais exploradas no capítulo Entendimento Aprofundado.
Entendimento Aprofundado
Jogar com um Bruxo Destruição não é difícil e dará bons resultados seguindo as rotações acima. Entretanto, neste capítulo explicamos detalhadamente como as habilidades principais funcionam.
Brasas Ardentes
Brasas Ardentes são parte importante do seu jogo já que você precisará usar Seta do Caos e Sombra Ardente. A maioria das suas habilidades que causam dano geram Brasas Ardentes. Você possui 4 Brasas Ardentes, que é um receptáculo com 10 graduações. Quando o receptáculo está cheio, a Brasa Ardente pode ser usada e você conseguirá preencher a próxima Brasa Ardente (contanto que não esteja no máximo).
Fora de combate você sempre terá exatamente 1 Brasa Ardente. As outras 3 desaparecerão com o tempo se estiverem cheias. A primeira Brasa Ardente será regenerada se não estiver cheia. Durante o combate, as Brasas Ardentes são geradas por meio de suas habilidades principais:
- Incinerar é sua principal habilidade para gerar Brasas Ardentes. Seu tempo de lançamento é de 2 segundos e cada acerto preenche 10% de uma Brasa Ardente. Acertos críticos preenchem 20%.
- Conflagrar é sua segunda fonte de Brasas Ardentes. Cada acerto preenche 10% de uma Brasa Ardente e acertos críticos preenchem 20%.
- Imolação é um Dano por Tempo (DoT) que causa dano de Fogo. Cada vez que ele acerta criticamente você tem uma pequena chance de preencher 10% de uma Brasa Ardente.
Brasas Ardentes serão consumidas com:
- Seta do Caos consome 1 Brasa Ardente, tem um longo tempo de lançamento e causa muito dano. Essa habilidade sempre acertará criticamente e seu dano é aumentado pela sua chance de acerto crítico.
- Sombra Ardente consome 1 Brasa Ardente e é uma habilidade instantânea que causa muito dano, mas só pode ser usada em alvos com menos de 20% de vida.
Lembre-se que Conversão de Vida é substituída por Transfusão de Brasas, que cura o Bruxo e custa 1 Brasa Ardente.
Reaplicando seus DoTs
Uma pequena parte do DPS de um Bruxo Destruição vem de um DoT (Dano por Tempo, em inglês): Imolação. Embora DoTs sejam bem menos importantes para Bruxos Destruição do que para Suplício e Demonologia, você ainda precisa saber como reaplicá-los.
Quando você reaplica Imolação, a duração restante é adicionada à nova duração em até 30% da duração base. Então se você reaplicar a habilidade com 3 segundos restantes, a nova duração será de 18 segundos.
Demônios
Por padrão, você pode evocar um dos quatro demônios para ajudá-lo. Exceto pelo Emissário do Caos, todos são viáveis para raides.
- O Caçador Vil usará as seguintes habilidades automaticamente: Devorar Magia e Mordida Sombria. Você pode mandá-lo usar Bloquear Feitiço.
- O Diabrete usará as seguintes habilidades automaticamente: Seta de Fogo e Chamuscar Magia. Você pode mandá-lo usar Fugir e Cauterizar Mestre.
- O Súcubo usará as seguintes habilidades automaticamente: Açoite da Dor, Sedução e Invisibilidade Inferior. Você pode mandá-lo usar Chicotada.
- O Emissário do Caos, que é o melhor demônio para ajudá-lo a subir de nível, usará as seguintes habilidades automaticamente: Baluarte Sombrio, Sofrimento e Tormento.
Você também tem dois demônios que podem ser usados como habilidades de DPS: um Demonarca (Evocar Demonarca) e um Infernal (Evocar Infernal).
O Bruxo também tem uma habilidade chamada Comandar Demônio que, se colocada na sua barra, mudará de acordo com o demônio que você está usando:
- Diabrete: Cauterizar Mestre.
- Emissário do Caos: Sofrimento.
- Súcubo: Chicotada.
- Caçador Vil: Bloquear Feitiço.
Grimório de Supremacia
Grimório da Supremacia é um talento de tier 5 que melhora seus demônios e suas habilidades.
- O Diabrete se torna um Diabrete Vil. Seta de Fogo é substituída por Seta Vil e Chamuscar Magia é substituída por Calcinar Magia, que pode ser muito útil em lutas que requerem dissipação em massa (ainda mais por ser uma habilidade de ajudante que pode ser lançada enquanto você lança seus feitiços).
- O Emissário do Caos se torna o Senhor do Caos.
- O Caçador Vil se torna o Observador. Devorar Magia é substituído por Magia do Clone. Mordida Sombria é substituída por Descompostura e Bloquear Feitiço por Impacto Óptico.
- O Súcubo se torna Shivarra. Açoite da Dor é substituído por Dança da Lâmina, Sedução é substituída por Mesmerizar e Chicotada por Açoite Vil.
O Diabrete Vil, o Observador e o Shivarra causam danos similares, portanto escolha pela habilidade que eles proporcionam. Suas habilidades de evocar demônios também são substituídas por versões melhoradas: Deimoguarda (Evocar Deimoguarda) para dano em alvo único ou Abissal (Evocar Abissal) para dano em área. Ao usar o Deimoguarda é aconselhável desativar Aleijar para não diminuir o DPS.
Por fim, Comandar Demônio te dá as seguintes habilidades:
- Diabrete Vil: Cauterizar Mestre.
- Senhor do Caos: Sofrimento.
- Shivarra: Chicotada.
- Observador: Impacto Óptico.
Servidão Demoníaca
Se você escolheu Servidão Demoníaca como talento de tier 7, o Demonarca e o Infernal (Deimoguarda e Abissal com Grimório da Supremacia) se torna demônios comuns que podem ser evocados quando quiser. Eles também ganham novas habilidades que você pode controlar.
- Demonarca tem Seta Arruinadora, Prisão das Sombras (interrupção de 6 segundos) e Aleijar (redução de velocidade de movimento canalizada). Deimoguarda substitui Aleijar por Debilitar (enraizamento canalizado). Ambas as versões dos demônios lançam Prisão das Sombras com Comandar Demônio, que também é a habilidade que você ganha quando os sacrifica com Grimório de Sacrificar.
- Infernal tem Impacto do Meteoro (dano em área), Presença Flamejante (buff passivo para tanque), Ebulição (provocar) e Tocha Mágica (remove 1 bônus mágico do inimigo ou remove uma penalidade mágica de um aliado). Abissal substitui Tocha Mágica por Labareda Mágica, que faz a mesma coisa, mas em mais alvos. O Comandar Demônio para Infernal e Abissal é Impacto do Meteoro, que é a mesma habilidade que você ganha quando os sacrifica com Grimório de Sacrificar.
O Infernal/Abissal é uma ótima escolha para conteúdo solo, pois eles fazem o papel de tanque graças as habilidades recebidas pela Servidão Demoníaca.
Sombra Ardente
Sombra Ardente é um feitiço importante para Bruxos Destruição nas situações com vários alvos. Os Bruxos são favorecidos em lutas com muitos adds, inclusive se eles tiverem com menos com 20% de vida.
O truque é usar Devastação com Sombra Ardente sempre que possível. Devastação permite que você use Sombra Ardente 3 vezes antes que seu efeito acabe (e 1 vez com Seta do Caos). Portanto você deve sempre focar em alvos com menos de 20% de vida. Não é incomum ficar sem Brasas Ardentes para usar Sombra Ardente uma ou duas vezes durante Devastação. Ainda sim, é sempre melhor usar Devastação com Sombra Ardente do que com Seta do Caos. Também é aceitável esperar para usar Devastação se um add estiver prestes a ficar com pouca vida.
Além disso, se um alvo morrer em menos de 5 segundos depois que você o atacar com Sombra Ardente, você ganha 2 Brasas Ardentes, outro motivo pelo qual essa habilidade é crucial. Seria ideal usar Sombra Ardente em cada add que estiver prestes a morrer, fazendo com que sua habilidade seja “paga” com as Brasas Ardentes que são geradas de novo.
Ignição Explosiva, Incinerar e Seta do Caos
Ignição Explosiva faz com que ao lançar Conflagrar diminua o custo de Mana e o tempo de lançamento dos próximos 3 Incinerar ou da sua próxima Seta do Caos em 30%.
Seta do Caos causa muito mais dano do que Incinerar, portanto você não deve hesitar em consumir cargas de Ignição Explosiva com Seta do Caos, quando quiser usar várias Setas em um curto período de tempo. Em outros momentos, simplesmente consuma as cargas de Ignição com Incinerar.
Uso Avançado de Alma Negra
O uso geral de Alma Negra: Instabilidade, mencionado no capítulo anterior, funciona bem (guardar Brasas Ardentes antes de Alma Negra para que a maior quantidade de Seta do Caos possa se beneficiar da chance aumentada de acerto crítico). Entretanto há alguns detalhes que explicaremos abaixo.
Restos Calcinados + Grimório de Sacrificar
Com Restos Calcinados + Grimório de Sacrificar, o melhor combo para dano em alvo único é sempre tentar alinhá-los com Alma Negra: Instabilidade e um proc de um berloque. Também é muito importante esperar para usar Alma Negra com mecânicas da luta. Por exemplo: considerando que Alma Negra está disponível, um berloque é ativado, mas um add importante irá aparecer em 30 segundos. Neste caso, você deve esperar pelo add para usar Alma Negra: Instabilidade.
Servidão Demoníaca + Grimório do Serviço
Com Servidão Demoníaca + Grimório do Serviço, a combinação para dano em alvo único deve ser usar Alma Negra: Instabilidade com Grimório: Demonarca. Ambos têm tempo de recarga de 2 minutos, então é fácil de usar. Porque você está usando as duas habilidades combinadas, sobrará uma carga se você tiver Trevas de Arquimonde. Essa carga deve ser usada com procs do berloque.
Lutas com Vários Alvos
Em lutas com vários alvos, você deve tentar alinhar Alma Negra: Instabilidade de modo que corresponda com a aparição de adds importantes para que você possa maximizar seu DPS.
Sequência de Abertura
Há duas sequências de abertura: uma para Restos Calcinados e outra para Servidão Demoníaca + Grimório do Serviço.
Restos Calcinados
- Use uma poção e lance Incinerar (antes de entrar em combate);
- Use Evocar Demonarca;
- Use Imolação;
- Use Conflagrar;
- Use Incinerar;
- Use sua racial e seu berloque, então use Alma Negra: Instabilidade;
- Use Seta do Caos;
- Continue com sua rotação normal.
Servidão Demoníaca + Grimório do Serviço
- Use uma poção e lance Incinerar (antes de entrar em combate);
- Use Grimório: Demonarca;
- Use Imolação;
- Use Conflagrar;
- Use Incinerar;
- Use sua racial e seu berloque, então use Alma Negra: Instabilidade;
- Use Seta do Caos;
- Continue com sua rotação normal.
Habilidades Explicadas
Além de Alma Negra: Instabilidade, Evocar Demonarca e Evocar Infernal, você possui outras habilidades defensivas e ofensivas, a maioria depende da sua escolha de talentos. Apresentaremos essas habilidades aqui, mas antes precisamos discutir um pouco mais sobre o Demonarca e o Infernal.
Demonarca e Infernal
Em muitas situações, o Demonarca é sua melhor escolha. Caso você esteja enfrentando um grande número de inimigos e deseje causar mais dano, você deve usar o Infernal.
Evocar Demonarca/Evocar Infernal é uma habilidade de 10 minutos de tempo de recarga, o que significa que só será usada uma vez durante a luta (geralmente). O dano causado por eles escala dinamicamente com seu Poder Mágico e Acerto Crítico, portanto qualquer mudança nos seus atributos depois de tê-los evocado, os afetará.
Seria ideal usar seu Demonarca/Infernal assim que o tanque puxar o boss ou quando sua raide usar Sede de Sangue/Heroísmo/Distorção Temporal. Também vale para Evocar Deimoguarda e Evocar Abissal, caso você use Grimório de Supremacia como talento de tier 5.
Habilidades Defensivas
Você tem um total de 6 habilidades defensivas, sendo que 3 delas dependem da sua escolha de talentos.
- Abalo Anímico reduz em 90% sua ameaça a todos os inimigos em um raio de 50 metros. Seu tempo de recarga é de 2 minutos.
- Determinação Interminável reduz todo o dano tomado em 40% e previne que seus feitiços sejam interrompidos ou silenciados por 8 segundos. Seu tempo de recarga é de 3 minutos.
- Regeneração Sombria é um talento de tier 1 que restaura 30% de sua vida e da vida do seu ajudante, e aumenta a cura recebida em 25% por 12 segundos.
- Pacto Sacrificial é um talento de tier 3 que sacrifica 25% da vida do seu demônio (ou 25% de sua vida se você não tiver um demônio) para criar um escudo de absorção de 400% da vida sacrificada).
- Barganha Sombria é um talento de tier 3 que previne todo dano por 8 segundos. Quando o efeito acaba, 50% do dano prevenido é causado durante 8 segundos. Geralmente usa-se essa habilidade para sobreviver em um momento de muito dano, e nesse caso há sinergia com Determinação Interminável. Para conseguir a melhor redução de dano, você precisa usar Barganha Sombria 6 ou 7 segundos antes da habilidade que causa dano e Determinação Interminável 1 segundo antes dela. Desse modo, Determinação Interminável estará ativa quando a habilidade te acertar (reduzindo o dano que Barganha Sombria irá causar quando expirar), e também estará ativa por um tempo durante os 8 segundos do dano de Barganha Sombria, reduzindo o dano geral que você tomará das habilidades.
- A Pedra de Vida pode ser muito mais benéfica para Bruxos do que para as outras classes por causa do Glifo de Pedra de Vida. Não hesite em usá-la!
- Transfusão de Brasas consome Brasas Ardentes e restaura um pouco da sua vida.
Habilidades Ofensivas (Talentos)
- Grimório do Serviço é um talento de tier 5 que permite que você evoque um demônio adicional para lutar com você por 20 segundos. O demônio que será evocado não faz tanta diferença no seu DPS, portanto faça sua escolha pensando na habilidade que o demônio usará. Grimório do Serviço deve ser usado assim que possível e preferencialmente quando você tiver um proc de berloque/arma ou quando você causar dano aumentado no boss, já que seu demônio se beneficia de vários atributos.
- Fúria de Mannoroth é um talento de tier 6 que permite que você aumente bastante o dano e a área de suas habilidades em área. Use sempre que precisar de muito dano em área. Seu tempo de recarga é de 1 minuto.
Fragmento da Estrela Negra
Fragmento da Estrela Negra faz com que Incinerar aplique um debuff no seu alvo que aumenta a chance dos seus acertos críticos contra o alvo em 3% (4% para as versões Heroica e Mítica) por 10 segundos. Esse debuff pode ser acumulado até 5 vezes.
Em situações de alvo único, é muito fácil manter esse debuff 100% do tempo. Se o debuff chegar perto de acabar, simplesmente use Incinerar para reaplicá-lo.
Em situações de vários alvos, você deve tentar manter o debuff na maioria dos alvos.
Anel Lendário
Como Trevas do Arquimonde é o talento mais usado nas lutas deste tier, as considerações abaixo serão feitas com ele em mente.
Você deve sempre ter 1 carga de Alma Negra disponível quando sua raide usar o anel lendário. Se sua raide não usar o anel logo no começo da luta, é bom esperar pelo momento certo para usá-lo com Alma Negra.
Bônus de Tier 18
O Item – Warlock T18 Destruction 2P Bonus reduz o tempo de lançamento de Seta do Caos, enquanto que o Item – Warlock T18 Desctruction 4P Bonus dá uma chance de 12% para que Seta do Caos não consuma uma Brasa Ardente.
Ambos os itens melhoram Seta do Caos de modo que não é preciso usar Sombra Ardente em situações com alvo único, mesmo que o alvo esteja com menos de 20% de vida. Você ainda a usará normalmente em situações com vários alvos.
Bônus de Tier 17
O Item – Bruxo T17 Destruição 2P Bônus adiciona uma condição para lançar Seta do Caos. Com esse bônus você pode começar a lançar Seta do Caos assim que tiver 2.5 Brasas Ardentes (3.5 anteriormente). Esse set te dá uma chance de gerar uma Brasa Ardente cheia a qualquer momento, portanto lançar Seta do Caos com 2.5 Brasas Ardentes garante que nenhum desses procs será desperdiçado.
O Item – Bruxo T17 Destruição 4P Bônus te dá uma pequena chance de desencadear Infusão Caótica. Esse buff dura por 30 segundos e faz com que sua próxima Seta do Caos desfira 3 golpes múltiplos a mais. Esse buff não pode ser acumulado, portanto você precisa usá-lo rapidamente para prevenir que ele seja desperdiçado. Neste caso, lançar Seta do Caos durante Infusão Caótica se torna sua prioridade.
Atributos
Atributos Básicos
- Intelecto é seu atributo principal. Você deve priorizá-lo nos equipamentos e upgrades. Ele te dá Poder Mágico, que aumenta o dano causado pelos seus feitiços;
- Maestria aumenta o dano de suas habilidades que consome Brasas Ardentes por meio de Maestria: Tempestade Incandescente;
- Acerto Crítico aumenta sua chance de acertar criticamente com seus feitiços e habilidades. Este atributo é particularmente importante para Bruxos Destruição porque Seta do Caos sempre acerta criticamente e seu dano é aumentado pelo seu Acerto Crítico. Além disso, acertos críticos geram mais Brasas Ardentes. Você tem +15% de Acerto Crítico graças a Arruinar;
- Aceleração influencia o tempo de lançamento de seus feitiços e aumenta o número de ticks dos seus DoTs. Ou seja, aumenta a velocidade com a qual você gera Brasas Ardentes, que é bom para lutas com alvo único;
- Golpes Múltiplos faz com que suas habilidades tenham a chance de acertar um segundo e um terceiro alvos, cada vez causando 30% do dano inicial;
- Versatilidade aumenta o dano causado e diminui o dano recebido.
Prioridade dos Atributos
Addons e Macros
Addons e Macros são parte importante da vida de qualquer jogador que queira melhorar sua experiência de jogo e facilitar algumas tarefas em raides ou masmorras.
Addons
- Weak Auras: esse addon possibilita que você tenha controle sobre seus buffs, debuffs e cooldowns. É bastante customizável e ajuda muito a ficar atento no que está acontecendo no jogo;
- Deadly Boss Mods ou Bigwigs: são addons que avisam sobre como lidar com as mecênicas dos bosses;
- GTFO: é um addon que notifica quando você está em cima de um efeito prejudicial (a.k.a. lava);
- Recount/Skada: são addons que mostram o nível de dano causado, dano tomado e cura realizada. Muito bom para rastrear seu desempenho;
- Omen Threat Meter: mostra os níveis de agressividade. É bem útil para saber se você ou seus demônios não estão puxando mais agressividade do que o tanque.
Macros
Pedra da Alma
Este macro permite que você use Pedra da Alma em um membro do grupo que estiver sob seu cursor do mouse. Caso você não esteja com ninguém no mouse, será usada no seu alvo.
- #showtooltip Soulstone
- /cast [target=mouseover,exists] [] Soulstone
Interrupção
Este macro faz com que seu Caçador Vil lance Bloquear Feitiço no seu foco, se você tiver um. Caso contrário, será lançado no seu alvo atual. Lembre-se que, como essa habilidade é de um demônio, você não precisa parar de usar suas habilidades para usá-la.
- #showtooltip
- /cast [@focus,exists][@target] Spell Lock
Também há um macro para Impacto Óptico do Observador:
- #showtooltip
- /cast [@focus,exists][@target] Optical Blast
Dissipar
Os quatro macros seguintes podem ser usados para lançar: Devorar Magia (Caçador Vil), Magia do Clone (Observador), Chamuscar Magia (Diabrete) e Calcinar Magia (Diabrete Vil):
- #showtooltip
- /cast [@focus,exists][@target] Devour Magic
- #showtooltip
- /cast [@focus,exists][@target] Clone Magic
- #showtooltip
- /cast [@focus,exists][@target] Singe Magic
- #showtooltip
- /cast [@focus,exists][@target] Sear Magic
Banir
Este macro lança Banir no seu foco ou alvo atual. Na primeira vez que você usar esse macro, o foco estará no seu alvo atual (se for um inimigo). Usos subsequentes desse macro continuarão lançando Banir no seu foco a menos que você pressione Alt (ou outra tecla que você especificou) para mudar de alvo.
Você pode adaptar esse macro para usar Sedução (Súcubo) ou Mesmerizar (Shivarra) em vez de Banir.
- #showtooltip Banish
- /clearfocus [modifier:alt]
- /focus [@focus,noexists]
- /cast [@focus,exists][@target,exists] Banish
- /y Casting Banish on %F
Círculo Demoníaco
Este macro irá cancelar seu lançamento atual e fazer com que você use seu Círculo Demoníaco. Economiza o tempo de interrupção do feitiço atual.
- #showtooltip
- /stopcasting
- /cast Demonic Circle: Teleport
Abalo Anímico
Este macro interrompe seu lançamento atual e usa instantaneamente Abalo Anímico. Ele prevenirá a morte certa se você puxar muita agressividade do boss.
- #showtooltip
- /stopcasting
- /cast Soulshatter
Devastação
Este macro usará Devastação no alvo que estiver sob seu mouse, caso você tenha um. Caso contrário, usará no seu alvo (contanto que seja um inimigo).
- #showtooltip Havoc
- /cast [@mouseover,harm] Havoc; [harm] Havoc
Sombra Ardente
Este macro para seu lançamento atual e usa imediatamente Sombra Ardente, que pode ser útil caso você precise usar a habilidade em um add prestes a morrer.
- #showtooltip Shadowburn
- /stopcasting
- /cast Shadowburn
Conclusão
Chegamos ao fim do guia de Bruxo Destruição! Espero que tenha sido útil e que vocês possam aproveitar as dicas. Deixem suas dúvidas e sugestões no campo de comentários 🙂
Guia por Amanda