X

Conversando com alguns amigos essa semana, percebi que houveram muitas situações no jogo que não consegui fazer por causa de uma máquina ruim. E ter um computador ou notebook ruim para jogar jogos da Blizzard, principalmente World of Warcraft, pode ter sido a realidade da maioria dos nossos leitores em algum momento de suas vidas. Felizmente em WoW  (até antes de Warlords of Draenor) os requerimentos para jogar não eram muito exigentes, então computadores com sistemas e placas mais simples conseguiam rodar o jogo em qualidades baixas. Já hoje as máquinas precisaram de melhorias, mas o jogo ainda pode ser jogado em máquinas não muito avançadas. Mas quem já jogou o jogo em qualidade “Baixa” pode saber o que essa decisão trouxe de experiências, principalmente dentro de raides.

 Jogar em qualidade baixa exige, mais do que tudo, paciência. As experiências incluem: um vôo pouco animado por uma vastidão cinzenta sem montanhas ou árvores e sem o céu tradicionalmente conhecido em Azeroth e mundos adicionais. Provavelmente invasão de cidades para você era um problema, porque seu computador não carregava o mapa devido a imensa quantidade de pessoas juntas e o lag gráfico impossível de reverter (e o macete de virar a câmera para baixo, quem nunca?). Provavelmente você já foi a barata tonta que não enxergava alguma habilidade de boss em raide porque seus gráficos transformavam ela num borrão (ou simplesmente não mostravam ela mesmo) e dependia de alguém para seguir e não morrer. Detalhes como runas, desenhos nas paredes e no chão, traçados e texturas mais detalhadas não existem pra você. Seu mundo é um borrão de cor, sofrimento e lag gráfico.

Essa é uma SS velha de 5 anos atrás. Repare na distância de visão que a qualidade gráfica permitia.

Essa é uma SS velha de 5 anos atrás. Repare na distância de visão que a qualidade gráfica permitia e a imensidão cinzenta atrás.

Se identificou? Pois bem. Quando eu jogava na minha antiga máquina, essas experiências foram bastante reais. Eu nunca matei o Rei Varian (jogo na Horda) porque meu computador travava totalmente a luta, e por isso ainda não tenho meu Urso de Guerra Preto. Vários bosses em raide foram N vezes mais difíceis porque eu não conseguia ver várias habilidades fáceis de esquivar, e felizmente meu core foi a peça chave nesse processo, já que eles me ajudaram horrores com isso. Trocar de máquina foi ser apresentada a um jogo totalmente diferente, e foram meses até passar a euforia de redescobrir toda a maravilhosidade de jogar WoW (isso que eu nem jogo no Ultra, vejam só).

Tem gente que me diz que se for pra jogar assim é melhor que nem jogue, já que isso faz com que o jogo fique feio, fique lagado, que você se estresse com coisas que não deveria se estressar. E é verdade, já que WoW é um jogo muito bem feito e gráficos bons auxiliariam a jogabilidade, não deixando você perder nenhum detalhe. A questão é: e quem não pode jogar de nenhuma outra maneira, será que não vale a pena? Eu joguei com qualidade ruim por quatro anos, e passei raiva em muitos momentos sim, mas ou era isso ou não jogar nada. E eu não trocaria os momentos de diversão que tive nesse tempo todo pela mesquinharia de querer um jogo rodando perfeitamente com todos os fios de cabelo do Elfo Sangrento esvoaçando na tela, como se isso fizesse grande diferença. Ter gráficos ruins também proporcionaram momentos engraçados, como por exemplo no primeiro boss de Coração do Medo, Vizir Imperial Zor’lok, eu não conseguia enxergar os anéis da habilidade Atenuação, e tiveram que fazer uma série de macros pra não me deixarem morrer (thx guys). A zoeira, obviamente, era infinita nesse caso.

Mesmo passando por tudo isso, não me arrependo e teria continuado jogando no “Baixo” se fosse necessário (e se minha antiga máquina não tivesse morrido pra sempre algum tempo depois). Fico feliz de World of Warcraft ser um dos poucos jogos atualmente que possui uma jogabilidade boa, uma história ótima, um conteúdo imenso e diverso, e ser acessível a jogadores com diferentes tipos de máquinas. Computadores e notebooks bons não são baratos, mas hoje um i3 com uma placa não muito boa ainda consegue rodar o jogo, e isso permite que muitos jogadores apaixonados por WoW continuem jogando. Há muitos jogos hoje em dia que máquinas de um ou dois anos atrás já não rodam bem, e nem todo mundo consegue ficar investindo em PC atualmente. Por isso, fico feliz que a Blizzard ainda se preocupe em manter World of Warcraft acessível à maioria dos jogadores. 🙂

E você, tem ou já teve a experiência de jogar numa qualidade mais baixa? Como é ou foi essa experiência? Conte pra gente!

Muito obrigada e até mais! o/