X

the-arena-is-magical Eu confesso! Não gosto de PvP, mas não dá pra deixar este espaço alheio às mudanças que se aproximam na nova season a ser lançada no patch 3.2.2 – com provável lançamento na semana que vem. Visando isso, tive que solicitar, pedir, implorar, ameaçar, suplicar ajuda a quem entende mais do que eu sobre esse assunto, o que não é difícil.

Daí, por livre e espontânea pressão – do tipo “eu vou te hackear e roubar até seus itens cinzas” – Beto resolveu fazer a boa ação do dia, mês, ano e contribuir com este post. Vai que ele toma gosto pela coisa e finalmente consigo exibir conteúdo PvP por aqui?



E eis que chega ao final mais uma – polêmica – season de arena. Vem aí títulos, mounts, mudanças, nerfs, alguns testes, e a eterna busca do equilíbrio perfeito.

Alguns problemas da season anterior continuaram, alguns foram resolvidos, outros foram criados. Vimos a mudança em Will of the Forsaken que foi anunciada junto com o Race Change, o que acabou gerando certas suspeitas. Vimos a Blizzard dizendo que colocar arenas no jogo foi um grande erro e vimos a mesma Blizzard dizendo que o burst damage está ok.

Mas nem tudo é drama, tivemos coisas boas. Ganhar XP em BG’s, que veio com o patch 3.2, pouco antes da Season 7 – que começou em setembro – foi uma mudança importante. Ok, não muda nada para arenas, mas foi bem legal e valeu como incentivo para os BG’s em level abaixo do 80, que antes mal existiam. Tivemos também a promessa da possibilidade de fazer pvp independente de classe, spec ou facção. O que, de certa forma, gerou um novo “problema” a resolver: prot spec.

Na season 6, Paladins protection colocavam gear holy, e iam curar. Stamina dava spellpower, e essa era a grande sacada: muita stamina = mais sobrevivência = maiores heals. Pronto, estava feito um healer imortal. Plate, com a sobrevivência de um tank, e com a eficiência de um holy. O que mais alguém poderia querer?

Bem, quem jogava de Paladin não podia querer mais nada, mas os outros queriam. Queriam nerf! E a blizzard concordou, era preciso mudar, e assim se fez. Paladins protection agora recebiam spellpower pela strengh, não mais pela stamina. Um pequeno nerf no pve, um grande nerf no pvp. A festa acabou, e teve início a season 7.

Então, na season 7, surgiram os Warriors protection. Muita sobrevivência e infinitos stuns já eram velhos conhecidos dos Warriors prot. A novidade é que, com a gear atual, eles ficaram com um damage digno de um DPS. Pessoas com 1k de resilience tomavam 10k damage do Shield Slam seguido de uma sequência de stuns típica de um rogue. Mas um ‘rogue’ com plate, shield, reflect e charge.

Bem, a blizzard havia prometido pvp viável para muito mais specs e classes, e acabou criando um monstro. Se na BC você via um warrior ou paladin com shield e não dava a mínima, hoje você tem respeito.
É algo bom? É ruim? Depende de sua opinião. Mas, agora que tanks tem dano suficiente até mesmo pra pvp, bem que poderia aumentar o número de pessoas com dual spec de tank, pra diminuir as filas do LFG, né?

:mrgreen:

A season 8 também traz algumas mudanças visando diminuir o burst damage. A resilience será buffada. O dano recebido será reduzido em 20% – hoje é de 10%. Exemplo: Com 1000 de resi, A redução de dano é de 10%). Não haverá mudanças na diminuição de chance de receber crits.

Durante a season, a Blizzard irá estudar a possibilidade de diminuição no heal, caso algumas classes se tornem imortais, em razão do buff em resilience (druids, cof cof). Existem outros planos para modificar o pvp, mas aparentemente eles vão ficar para a Cataclysm!