- Prévia das Classes em Legion: Visão Geral
- Prévia das Classes em Legion: Caçador
- Prévia das Classes em Legion: Sacerdote
- Prévia das Classes em Legion: Mago
- Prévia das Classes em Legion: Paladino
- Prévia das Classes em Legion: Bruxo
- Prévia das Classes em Legion: Cavaleiro da Morte
- Prévia das classes em Legion: Xamã
- Prévia das classes em Legion: Guerreiro
- Prévia das classes em Legion: Ladino
- Prévia das classes em Legion: Druida
- Prévia das classes em Legion: Monge
Seguindo o modelo de posts específicos e detalhados de cada classe anunciados ontem, a Blizzard publicou hoje o post relacionado aos Sacerdotes! Confira conosco:
Bem vindo à prévia das classes em Wolrd of Warcraft: Legion. Neste artigo, vamos explorar os Sacerdotes – para saber mais sobre as outras classes, confira a Visão Geral.
Seguimos com as apresentações de design de classe e especialização com uma resenha do Sacerdote. Nestes artigos vamos nos concentrar no que define a identidade da classe, discutindo os novos designs e apresentando as habilidades de combate principais de cada especialização. Conforme mencionamos na análise geral, estas informações são apenas a fundação sobre a qual se erguem os talentos e Artefatos. Sem perder isto de vista, vejamos o que significa ser um Sacerdote em World of Warcraft.
O sacerdote tem uma identidade forte espiritual que usa o poder divino para inspirar e proteger seus aliados, curar os feridos e os desvalidos. Embora seja o caso do Sacerdote Sagrado, tais características não são tão fundamentais para o Disciplinado e, inclusive, são antagônicas ao Sombrio.
Apesar das diferenças, todos os sacerdotes possuem algo em comum: uma fé inabalável, de onde extraem grandes poderes. O que delimita as especializações é a fonte desse poder. Na expansão Legion, vamos tornar essa dicotomia mais clara na jogabilidade de cada especialização.
Sagrado
Após passar grande parte da vida em templos, estudando a antiga doutrina e jurando devoção total à aos poderes divinos em que acreditam, os sacerdotes mais dotados abandonam as casas de adoração para levar seus princípios dogmáticos ao campo de batalha, a serviço do povo, como os pastores servem aos cordeiros. Eles usam o poder sagrado para abençoar seus aliados e curar suas feridas. E embora costumem permanecer na retaguarda, auxiliando os companheiros que lutam, os sacerdotes sagrados também são capazes de esmagar seus oponentes em atos de justiça sagrada. No entanto, não resta dúvida de que se opõem moralmente à manipulação da magia das sombras e do caos. Sacerdotes sagrados são um exemplo do incrível poder e graça da Luz, e nem mesmo a morte é capaz de refrear seus poderes de cura.
Jogabilidade
Dada a pureza inata à especialização, buscamos garantir que o Sacerdote Sagrado domine um repertório instigante de feitiços de cura. O sistema de Chacra era desajeitado, exigia um aparato complicado para otimizar a conjuração dos feitiços e restringia a alternância fluida entre um método de cura e outro. Nós o removemos, visando uma jogabilidade mais dinâmica, focada em Palavras Sagradas. As novas Palavras Sagradas surtem efeitos milagrosos, equilibrados por recargas demoradas. Serendipidade possui um efeito passivo novo que reduz essas recargas, possibilitando um uso mais frequente dos feitiços. Por fim, mantendo suas firmes crenças, o Sacerdote Sagrado continua não conjurando feitiços sombrios. Punição, Fogo Sagrado e Palavra Sagrada: Castigar são os instrumentos da Luz usados pelo Sacerdote Sagrado para causar dano aos seus inimigos.
Vamos dar uma olhada nas habilidades de cura principais do Sacerdote Sagrado:
- Cura
- 2% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
- Feitiço lento, porém eficiente, que realiza cura moderada em um alvo aliado.
- Cura Célere
- 3,5% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
- Feitiço rápido, porém dispendioso, que realiza cura moderada em um alvo aliado.
- Palavra Sagrada: Serenidade
- 4% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 1 min de recarga
- Realiza um milagre, curando em muito um aliado.
- Prece de Cura
- 8% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
- Uma prece poderosa que realiza cura expressiva em até 5 aliados feridos em um raio de 15 m do alvo.
- Prece da Recomposição
- 2% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento, 10 s de recarga
- Lança um feitiço que realiza cura moderada em um membro do grupo ou raide da próxima vez que ele receber dano. Quando ocorre a cura, a Prece da Recomposição se propaga para outro integrante do grupo ou raide em um raio de 20 m. Ela se propaga até 5 vezes e dura 30 s após cada transferência.
- Palavra Sagrada: Santificar
- 5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 1 min de recarga
- Projeta uma luz milagrosa no local alvejado, realizando cura expressiva em até 6 aliados em um raio de 10 m.
- Renovar
- 2,5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
- Inspira o alvo a ter fé na Luz, realizando cura leve imediatamente e cura adicional pesada ao longo de 15 s.
- Serendipidade
- Passiva
- Ao lançar Cura Célere ou Cura, a recarga de Palavra Sagrada: Serenidade é reduzida em 6 s.
- Ao lançar Prece de Cura ou Prece da Recomposição, a recarga de Palavra Sagrada: Santificar é reduzida em 6 s.
- Ao lançar Punição ou Fogo Sagrado, a recarga de Palavra Sagrada: Castigar é reduzida em 6 s.
- Maestria: Eco de Luz
- Aumenta em 25% a cura dos seus feitiços diretos (além da Maestria dos equipamentos) por 6 s.
Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização Sagrada:
- Apoteose
- Instantâneo, 3 min de recarga
- Assume uma forma Sagrada e pura por 30 s, aumentando em 200% o efeito de Serendipidade.
Sombra
A Luz na qual a maioria dos sacerdotes sagrados se banha é radiante e efervescente. Ela lhe dá grandes poderes divinos. Mas a mais brilhante das luzes lança a mais escura das sombras sobre tudo que é vivo e, sob as trevas, reside um poder rival. Os sacerdotes sombrios se entregam por completo ao polo oposto. Sua fé é tão firme quanto a dos iluminados, porém devotada à magia das sombras e à manipulação mental. Como todo sacerdote, ele dedica grande parte da vida ao culto, mas extrai seus poderes do Caos, aproximando-se perigosamente do domínio dos Deuses Antigos. A compreensão plena dessa influência antiga e corrupta leva à loucura. É assim que o sacerdote sombrio se fortalece, abraçando a insânia e alimentando-se da mente dos seus adversários para superar novos e terríveis limites.
Jogabilidade
Há muito sugerimos a influência dos Deuses Antigos nos feitiços e habilidades do Sacerdote Sombrio, e resolvemos deixar isso mais claro na nova expansão. Criamos um recurso que se adéqua melhor ao sombrio, a Insanidade, cujo funcionamento enfatiza o poder imenso porém fugaz que o Caos oferece. Impacto Mental, Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico gerarão Insanidade. Ao alcançar o máximo de Insanidade, a Forma de Sombra se transformará em Forma do Caos, que dará acesso a magias caóticas mais poderosas, porém é instável demais para ser mantida indefinidamente. A ideia é que os Sombrios estejam sempre à caça de mentes para consumir e assim manter o nível de Insanidade alto o máximo de tempo possível, tornando a jogabilidade mais interessante. Quando não estiver sob efeito da Insanidade, ele continuará apostando em habilidades que causam dano ao longo do tempo. Por fim, ao renegar a Luz, o sombrio abriu mão de feitiços como Cura, Cura Célere e Prece da Recomposição. Palavra de Poder: Escudo e Recomposição Sombria são seus principais métodos de cura.
- Forma do Caos
- Passiva
- Ao acumular 100 de Insanidade, você assume a Forma do Caos, transformando os feitiços psíquicos em caóticos e aumentando em 30% o dano de Sombra.
- Quando na Forma do Caos, você ganha 2% de Aceleração por segundo. A Aceleração perdura por 20 segundos após o fim da Forma do Caos.
- Forma do Caos drena Insanidade constantemente, cada vez mais rápido, até se esgotar e a Forma do Caos se desfazer.
- Açoite Mental
- 40 m de alcance, canalizada
- Ataca a mente do alvo com energia sombria, causando dano de Sombra leve ao longo de 3 s e reduzindo em 50% a velocidade de movimento do alvo.
- Quando na Forma do Caos, transforma-se em Açoite Caótico, o que também se estende para Palavra Sombria: Dor por 3 s.
- Impacto Mental
- 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento, 9 s de recarga
- Atinge a mente do alvo, causando dano de Sombra pesado.
- Gera 15 de Insanidade.
- Quando na Forma do Caos, transforma-se em Impacto do Caos, cuja recarga é de 4,5 s, e também se estende ao Toque Vampírico por 3 s.
- Toque Vampírico
- 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
- Um toque de escuridão que causa dano de Sombra pesado ao longo de 24 s e converte o dano causado em pontos de vida para o Sacerdote.
- Se o Toque Vampírico for dissipado, o dissipador fugirá de medo por 3 s.
- Sempre que Toque Vampírico causa dano, geram-se 3 pontos de Insanidade.
- Palavra Sombria: Dor
- 40 m de alcance, instantânea
- Uma palavra das trevas que causa dano de Sombra leve instantaneamente e dano adicional pesado ao longo de 18 s.
- Sempre que Palavra Sombria: Dor causa dano, geram-se 3 pontos de Insanidade e existe uma chance de 10% da recarga de Impacto Mental ser concluída.
- Maestria: Loucura
- Aumenta o dano e a geração de Insanidade de Impacto Mental, Palavra Sombria: Dor, Toque Vampírico e Palavra Sombria: Morte em 20% (mais a Maestria dos equipamentos).
Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização Sombria:
- Oblívio
- Instantâneo, 2 min de recarga
- Faz com o que poder do caos flua no seu corpo, gerando 100 de Insanidade instantaneamente.
Disciplina
Alguns sacerdotes optam pelo pragmatismo. Eles acreditam que a Luz lança uma sombra, que a escuridão é definida pela luz, e que a verdadeira disciplina reside na capacidade de balancear o uso desses poderes antagônicos por uma causa maior. Ao mesmo tempo que possuem muitas virtudes sagradas para auxiliar seus aliados, também exercem a magia negra para debilitar seus inimigos, conquanto que cautelosos para não caírem na loucura. Muitos diriam que para eles os fins justificam os meios. As escrituras virtuosas e vis devem ser ambas estudadas e compreendidas para proteger a congregação.
Jogabilidade
O impacto das mecânicas de absorção criou entraves na jogabilidade dos curadores, e queremos resolver isso em Legion. O Sacerdote de Disciplina se mostrou tão eficiente no papel de prevenção de dano que quase não deixa oportunidade aos outros curadores de salvar a pátria. Para aliviar o problema, vamos acentuar a ênfase da especialização nas barreiras, em vez de reimaginar a mecânica da Reconciliação.
O Sacerdote de Disciplina está mais claramente definido por usar tanto magia Sagrada quanto de Sombra, e isso se estende ao seu funcionamento em combate. Sacrificando uma porção de habilidades de cura e feitiços de absorção, ele ganha muito em capacidade ofensiva. No conteúdo de grupo, segue preenchendo o papel de curador, alternando-se entre curar aliados e atacar inimigos num estilo único de jogabilidade. O disciplinado possui recargas expressivas, como Palavra de Poder: Barreira e Supressão de Dor, além de Enlevo, uma habilidade nova que remove temporariamente a recarga de Palavra de Poder: Escudo.
Vamos dar uma olhada nas habilidades de combate defensivas e ofensivas principais do Sacerdote de Disciplina:
- Expiação
- Passiva
- Súplica, Palavra de Poder: Escudo e Recomposição Sombria também aplicam Reconciliação ao alvo por 15 s.
- Ao causar dano mágico, você cura todos os alvos afetados por Reconciliação em 50% do dano causado instantaneamente.
- Comentário do desenvolvedor:
- A cura não é dividida entre Reconciliações. Quanto mais aliados estiverem sob efeito dessa habilidade, maior a cura realizada pelo feitiço ofensivo.
- Maestria: Absolvição
- Aumenta a cura transferida via Reconciliação em 28% (além da Maestria dos equipamentos).
- Defesa
- Súplica
- 1,2% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
- Uma súplica rápida, porém eficiente, que realiza cura leve em um aliado.
- Recomposição Sombria
- 3% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
- Envolve um aliado em sombras que o curam em muito, mas que cobram seu preço.
- O aliado recebe dano leve por segundo até receber metade da quantidade total de dano vindo de todas as fontes ou sair do combate.
- Palavra de Poder: Escudo
- 3,5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 6 s de recarga
- Escuda um aliado, absorvendo grande quantidade de dano. Dura 15 s.
- Enquanto o escudo aguentar, o lançamento de feitiços não sofrerá retardo por dano.
- Palavra de Poder: Resplendor
- 7% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
- Clarão que realiza cura moderada no alvo e nos 5 aliados mais próximos, e também aplica Reconciliação com 50% do tempo de duração.
- Súplica
- Ataque
- Punição
- 0,75% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
- Pune um inimigo, causando dano Sagrado moderado.
- Impacto Mental
- 3% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
- Atinge a mente do alvo, causando dano de Sombra pesado.
- Penitência
- 2,5% de Mana, 40 m de alcance, canalizada, 9 s de recarga
- Lança uma saraivada de luz sagrada no alvo, causando dano Sagrado pesado a um inimigo ao longo de 2 s.
- Canalizável em movimento.
- Revelação
- Passiva
- Punição e Impacto Mental têm 30% de chance de completar a recarga de Penitência.
- Palavra Sombria: Dor
- 2,0% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
- Uma palavra das trevas que causa dano de Sombra leve instantaneamente e dano de Sombra adicional pesado ao longo de 18 s.
- Punição
Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização de Disciplina:
- Graça
- Passivo
- Aumenta suas absorções e curas não relacionadas à Reconciliação em 30% nos alvos sob efeito de Reconciliação.
Esperamos que tenham gostado da forma como projetamos o sacerdote e suas especializações em World of Warcraft: Legion. Continuaremos as resenhas mais tarde, analisando o Mago.
Como bem disseram em um comentário no post oficial, “o sacerdote sombra vai deixar de ser o primo pobre do bruxo suplício pra ser o primo pobre do bruxo demonologia” :P. Brincadeiras a parte, acho que as mudanças para Sombra ficaram o máximo, e pessoalmente não achei muito legal a remoção dos Chacras, mas mais pela questão visual.
E vocês, o que acharam das mudanças?
Boa semana!