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Esse é um blog post e contém a opinião pessoal da autora sobre o assunto. Não encare como uma verdade absoluta.

Me lembro até hoje do anúncio das mudanças PvE que aconteceriam em Warlords of Draenor, no que dizia respeito a raides. O conteúdo high-end, antigamente chamado de Heroico, agora se tornaria Mítico. E como se não bastasse a mudança de nome, o formato agora seria fechado para 20 jogadores, enquanto que seus predecessores, normal e heroico, poderiam ser realizados com 10 a 30 jogadores.

Milhares vibraram com a notícia. “Estamos voltando à era de ouro da Burning Crusade, yeah!”. Hoje, com quase um ano de Warlords of Draenor, eu vi a maior parte desses saudosistas pagando a língua. A maior parte deles não joga mais.

O painel da discórdia

Eu não gosto de ser a pessoa que fala “eu avisei”, mas… desde o começo eu sabia que seria um desafio. Primeiramente achei que seria pela socialização, porque juntar 20 pessoas que se dêem bem todos os dias é um grande feito, apesar de não parecer. Mas o buraco era muito mais embaixo.

Vamos ao cenário brasileiro: no momento em que escrevo esse post, o WoWProgress registra um total de 27 Guildas Brasileiras com pelo menos um chefe mítico na progressão da Cidadela Fogo do Inferno. Se formos afunilar para pelo menos 5 chefes míticos (que é onde as maiores dificuldades começam), ficamos com apenas 11 Guildas.

Agora, vamos voltar no tempo. Lembram-se do Trono do Trovão, no Patch 5.3? Temos 38 Guildas Brasileiras que mataram pelo menos um chefe heróico (o mítico de hoje) antes do lançamento do patch 5.4. Isso apenas no modo de 10 jogadores. No modo de 25 jogadores temos mais 6 Guildas.

O que aconteceu com essas 44 Guildas? Nossa comunidade PvE Brasileira já não é das maiores, convenhamos. Se você fizer as contas, temos 17 Guildas a menos, e considerando que cada uma possua um mínimo de 10 jogadores, são 170 jogadores high-end a menos em nossa já pequena comunidade. Isso sem contar os reservas, que sempre estavam presentes nas guildas da época e hoje em dia só existem nas guildas mais hardcore.

Pode parecer pouco, mas é muita, muita gente. O que aterrorizou essas quase 200 pessoas? O que fez uma guilda como a Blood Fury, por exemplo, que tinha um histórico de sucesso impecável, simplesmente parar de jogar?

Quando eu pergunto, a maior parte me diz que “Está desanimado com o jogo” e que “Não gostou do formato Mítico 20M”. E isso faz total sentido. Como eu disse antes, das 44 Guildas Brasileiras fazendo progressão heroica em Trono do Trovão, apenas 6 delas usavam o modo de 25 jogadores. De uma hora pra outra, se você quisesse fazer conteúdo high-end, ou você se adaptava a ter o dobro de pessoas em seu grupo, ou você ia embora. Ao invés de recrutar mais pessoas, você praticamente tinha que juntar dois grupos 10M, e obviamente isso gerava um core dividido.

Na minha opinião, é exatamente isso que está quebrando o PvE. “Ah, mas tivemos uma enorme queda de Assinantes e zzzz”. Sim, eu sei disso. Mas qual deles foi a causa, e qual foi a consequência? É tudo, na verdade, uma enorme bola de neve. Vamos imaginar a seguinte situação hipotética: o Fulano, líder de raide da guilda Raiders Unidos, resolve que quer parar de jogar por motivos X, Y e Z. O resto do grupo se encontra sem líder, e o Sicrano se oferece pra liderar. No entanto, o Sicrano começa a ver que é difícil pra caramba gerenciar um grupo de 20 jogadores que possuem suas próprias vidas, seus próprios problemas, e seus próprios planos de internet e computadores lagados. O Sicrano desanima, porque é difícil progredir com o grupo assim. A guilda quebra, e cada um vai pra um lado. Os que conseguem arrumar outra guilda, ficam sujeitos à mesma situação. Os que não conseguem, param de jogar ou se contentam com o normal/heroico (que, diga-se de passagem, hoje tem um formato muito mais amigável que antigamente).

Sim, gente, a internet brasileira é o pior chefe de raide de todos os tempos, e ninguém conseguiu derrotá-lo ainda. Conseguimos nos virar com um ping normalmente alto (entre 180-200 ms), mas não podemos controlar eventuais disconnects, lag spikes, entre outras coisas, no meio de uma mecânica hit-kill. Lutas como o Sanguinávido Mítico, por exemplo, são extremamente punitivas e qualquer errinho besta causa um wipe, mesmo que o boss esteja com 0,4% de vida.

Mas, ok, o problema é a internet no Brasil então?

Não. Mesmo porque, esse problema não é de hoje. O problema é que antigamente você só tinha que arranjar 10 jogadores sem problemas de conexão. Com mais 5 no banco de reservas, você podia fazer trocas rápidas caso alguém passasse por apuros.

Com 20 jogadores, no entanto, você tem que ter o dobro de pessoas sem problemas. E não falo só de internet! Problemas de saúde, pessoais, de horários, computadores com fontes que teimam em queimar, e a lista continua. Arrumar 20 pessoas compromissadas, dedicadas, sem lag, pontuais e com um nível alto de playerskill é muito difícil hoje em dia. E não é só no Brasil não. Blood Legion e Method, que eram guildas de grande renome, também acabaram. Os jogadores se dispersaram para outros grupos ou pararam de jogar, e os fóruns estão cheios de reclamações.

Eu mesma mudei de guilda recentemente porque a guilda na qual eu estava raidando desde o final de Mists of Pandaria quebrou. E os motivos foram os mesmos: brigas internas por não conseguir organizar um ambiente de 20 jogadores. Na minha guilda atual, nos preocupamos muito em zelar por um ambiente sereno mesmo em meio a vários problemas, porque sabemos que esse é o principal fator que mantém o grupo unido.

Mas, mesmo assim, sinto falta da 10M. Sinto falta de reconhecer todas as vozes no Teamspeak. Sinto falta do quanto a comunicação fica limpa tendo poucas pessoas falando durante a luta. Sinto falta de poder ir para o banco quando preciso resolver algum problema, pois sei que terá alguém para me substituir naquela luta. Em chefes com habilidades do tipo “causa dano a todos num raio de 5 metros do jogador”, sinto falta de poder correr para um lugar seguro sem esbarrar em mais 7 pessoas no caminho.

A 10M era menos tolerante a erros? Com certeza; hoje em dia, você até consegue matar alguns chefes com um ou dois membros do grupo mortos (até mais, se bobear), enquanto que na 10M, se um morria, o problema era enorme. Mas, ao mesmo tempo, o entrosamento e a sinergia que você adquiria com seu grupo, até mesmo por ele ser menor e mais consistente, era infinitamente melhor; e é dessa sinergia que eu sinto falta.

Em Legion, o que eu mais espero ouvir é a retirada dessa restrição de 20 jogadores. 15 seria suficiente! Um modo flexível, de 10 a 30 jogadores como é o normal ou heroico, me faria chorar de emoção, embora no fundo eu ache menos apropriado.

E você? O que achou do Mítico 20M em Warlords of Draenor, e o que espera dos formatos PvE em Legion?