- [Cidadela Fogo do Inferno] Ataque ao Fogo do Inferno
- [Cidadela Fogo do Inferno] Aniquilador de Ferro
- [Cidadela Fogo do Inferno] Kormrok
- [Cidadela Fogo do Inferno] Alto Conselho do Fogo do Inferno
- [Cidadela Fogo do Inferno] Kilrogg Olho Morto
- [Cidadela Fogo do Inferno] Sanguinávido
- [Cidadela Fogo do Inferno] Umbramestre Iskar
- [Cidadela Fogo do Inferno] Lorde Vil Zakuun
- [Cidadela Fogo do Inferno] Xhul’horac
- [Cidadela Fogo do Inferno] Socrethar, o Eterno
- [Cidadela Fogo do Inferno] Tirana Velhari
- [Cidadela Fogo do Inferno] Mannoroth
- [Cidadela Fogo do Inferno] Arquimonde
Olá aventureiros! O guia da vez é do Umbramestre Iskar, na Cidadela Fogo do Inferno! Esse pardal super-desenvolvido veio jogar todo seu recalque em nós em forma de habilidades por termos nos tornados amigos do Anzu. O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.
Sobre Iskar
Depois que os esforços do Umbramestre Iskar para ressuscitar Terokk e retomar o poder foram frustrados, Gul’dan aproximou-se com uma oferta e a promessa de quebrar a maldição ancestral de Sethe. Não mais preso ao chão, elevado das sombras e ainda um mestre da ilusão e do engano, a hora da vingança de Iskar se aproxima…
Visão Geral
Essa é uma luta de duas fases que é extremamente caótica, e não é nem um pouco fácil. É o tipo de luta que eu tenho quase certeza que vai dar um bom trabalho no LFR. Você não só tem que lidar com várias mecânicas importantes ao mesmo tempo, como você tem que constantemente passar um artefato chamado Olho de Anzu para outros jogadores. O Olho é pré-requisito para se lidar com uma série de mecânicas do boss. Por causa disso, comunicação e coordenação entre os membros do grupo são essenciais para vencer Iskar.
O Olho de Anzu
Logo que o boss é puxado, um jogador deverá clicar no olho para pegá-lo, ou todos no grupo começarão a receber bastante dano. O Olho permite que você sobreviva e dissipe uma série de habilidades que o boss usa no grupo, passando-o de um jogador para o outro. Então não discutam, e façam uma macro como essa:
/target [@mouseover]
/click ExtraActionButton1
/targetlasttarget
Essa macro vai permitir que você clique no botão extra que transfere o Olho para outros jogadores apenas colocando o mouse em cima do quadro de unidade do seu alvo, sem precisar clicar e mudar de alvo de fato. Vocês também podem baixar addons específicos, como Iskar Assist ou Exorsus Raid Tools, que possui um módulo para essa luta.
O jogador que estiver carregando o Olho de Anzu receberá stacks dano periódico, e a única forma de reduzir esses stacks é passando para outra pessoa. Portanto, será necessário quicar o artefato entre os jogadores conforme o dano ficar mais pesado.
(É uma pena que eu consigo pegar o Olho de Anzu o quanto eu quiser, mas a montaria que é bom…)
Print retirado do vídeo do canal DimaSim
Fase 1
Na fase 1 você enfrentará apenas o boss, e terá que lidar com uma série de habilidades:
- Ventos Fantasmagóricos: Seleciona alguns jogadores aleatórios e os empurra com vento gradualmente até o fim da sala. Ao chegar lá, haverá a ilusão de um abismo, e os jogadores afetados pelos ventos morrem (de verdade) ao cair dele. Se segurarem o Olho de Anzu, a ilusão é desfeita e o vento cessa.
- Chakram Vil: Iskar marca três jogadores aleatórios e lança um Chakram que ricocheteia entre eles antes de voltar para o boss. No momento que atinge cada um de seus alvos, ele causa 130k de dano de fogo em todos no grupo, tendo como base o quão longe estão desses jogadores marcados. O Chakram também causa um adicional de 130k de dano aos jogadores pegos no caminho.
- Feridas Fantasmagóricas: Aplica um debuff em alvos aleatórios que causa dano mágico constante até ser removido. O debuff é removido se o alvo for curado em 90% ou mais de sua vida total, ou se o Olho de Anzu for transferido para ele.
- Incineração Vil: Marca um jogador aleatório com uma linha que se fixa nele, perseguindo-o durante 5 segundos e deixando um rastro de fogo no trajeto. O fogo causa 88k de dano a cada 1,5 segundos.
Estratégia – Fase 1
Os ranged devem permanecer stackados, a alguns metros de Iskar, mais para o lado esquerdo da sala. Cada um dos três jogadores marcados pelo Chakram Vil deverá ir para a parede do lado direito, se separar ao longo dela, e depois retornar quando a habilidade acabar. Dessa forma, ele ricocheteará sem atingir nenhum alvo adicional. Os jogadores marcados pela Incineração Vil deverão kitear para o lado esquerdo da sala, e o grupo deve se reposicionar um pouco se for necessário para escapar do fogo.
No geral, não há muito dano rolando nessa fase (se as pessoas fizerem a mecânica certa), então as Feridas Fantasmagóricas não deverão ser um problema tão emergencial a ponto de você realmente ter que jogar o Olho de Anzu para o jogador. Simplesmente curem a pessoa até ela ter 90% ou mais de vida.
A habilidade Ventos Fantasmagóricos é a que você mais tem que prestar atenção. Quem não estiver afetado pelo debuff verá uma espécie de tornado em torno dos alvos, o que facilita a identificação. Joguem o Olho de Anzu para um desses jogadores imediatamente, e ele deverá repassar para seus outros companheiros afetados. Ah, e é claro, corram contra o vento.
Print retirado do vídeo do canal DimaSim
Fase 2
Na Fase 2, Iskar levanta voo e fica imune a dano. A única habilidade de antes que continua sendo usada é Incineração Vil. Fora isso, Iskar usa apenas uma habilidade:
- Impacto Concentrado: O boss passa 12 segundos carregando essa habilidade. Após esse tempo, ele dispara um enorme feixe de laser verde na direção do jogador que está carregando o Olho de Anzu, causando 800k de dano, dividido entre os jogadores na trajetória do feixe.
Adds também surgirão quando Iskar levantar voo, e a cada Fase 2 que ocorrer um novo add surgirá também, aumentando a dificuldade.
Proscrito Ilusório
É o add “bucha de canhão”. Ele não faz nada além de usar ataques corpo-a-corpo no tank. Está presente em todas as Fases 2.
Sacerdote Corrompido de Terokk
Esse é um dos adds mais chatos que surgem, e estará presente desde a primeira vez que você entrar na Fase 2. Ele usa uma habilidade: a Obliteração Fantasmagórica. Ele aplica Bomba Vil Fantasmagórica em vários membros do seu grupo, e uma Bomba Vil em apenas um jogador. Essas bombas explodem após 5 segundos, causando uma quantidade bem alta de dano de fogo nos alvos e todos ao redor. Se a Bomba Vil for dispellada, todas as outras bombas também serão dispelladas. Porém, o jogador só poderá dispellar se ele estiver segurando o Olho de Anzu.
Guardião de Sombra Vil
Esse add surge a partir da segunda vez que você entrar na Fase 2. Ele possui a aura Condutor Vil, que fará com que ele lance Cadeia de Raios Vis. Ela causa 100k de dano de natureza a um jogador aleatório, e se propaga para outros jogadores próximos, com um limite de 5 alvos. Essa habilidade pode ser interrompida, mas somente por quem estiver segurando o Olho de Anzu.
Corvo Vil
Esse add surge a partir da terceira vez que você entrar na Fase 2. Ele lança a Corrupção Fantasmagórica no tank, fazendo com que ele exploda, causando 180k de dano de fogo aos jogadores próximos e aumentando o dano de fogo recebido em 100% por 10 segundos. Se o jogador segurar o Olho de Anzu, ele fica imune.
Estratégia – Fase 2
Nessa fase, o grupo continua stackado como antes, e os jogadores afetados pela Incineração Vil deverão levar o fogo para o mesmo lugar de antes. Se o grupo não estiver stackado, o Impacto Concentrado (vulgo super laser from hell) causará muito mais dano do que deveria. De qualquer forma, usem cooldowns defensivos. O Sacerdote Corrompido de Terokk é prioridade máxima. Nessa primeira vez que entrarem na Fase 2, os Healers devem ir revezando o Olho de Anzu entre si, para que reajam rapidamente quando a Obliteração Fantasmagórica for lançada. Localizem o jogador que está com a Bomba Vil verdadeira (ele fica com uma espécie de aura em torno de si, visível apenas pelo jogador que está segurando o Olho), e dispelle rapidamente. Falhar nesse dispell pode significar um wipe. Matem o Sacerdote rapidamente, e os Proscritos deverão morrer no cleave.
Print retirado do vídeo do canal Corey Madore
Quando você entrar na fase 2 pela segunda vez, a coisa começa a complicar mais. Felizmente, a maior parte das classes healers possuem habilidades de interrupção. Portanto, continuem revezando o Olho de Anzu entre os healers, dispellando a Bomba Vil rapidamente (prioridade!) e também interrompendo a Cadeia de Raios Vis assim que possível. O Sacerdote continua sendo prioridade, e o Guardião vem logo em seguida. Se os healers não estiverem dando conta da interrupção, revezem com o tank que estiver cuidando desse add.
Print retirado do vídeo do canal Corey Madore
Quando você entrar na fase 2 pela terceira vez, o bicho pega de vez. O Tank que estiver com o Corvo Vil deverá ficar mais afastado do resto do grupo. Os healers continuam seu revezamento, mas dessa vez será necessário passar o Olho para o tank devido à Corrupção Fantasmagórica. Após dispellar o debuff, o tank rapidamente passa o Olho de volta para os healers, que continuam seu ciclo. Dessa vez, a prioridade será o Sacerdote, depois o Guardião, depois o Corvo Vil.
Continuem esse ciclo, sempre se certificando que o sacerdote morra antes do início da próxima Fase 1.
Estratégia em Vídeo