A Legião já atacou Azeroth algumas vezes. Na lógica de alguém que vive em guerra com outros planetas, eu imagino que a cada batalha perdida e a cada retirada, você revise todo o seu plano de dominação mundial visando resultados melhores numa próxima tentativa. E claro, numa futura invasão, você fará o possível para chegar mais preparado para uma nova guerra, já conhecerá muito bem o inimigo, e elaborará estratégias melhores – cada vez mais próximo da vitória. Não me parece que a chance de um dia conseguir efetivar essa vitória seja algo indigno de esperança.
Estamos lidando com a Legião há algumas expansões – sendo com a real força da Legião, ou com resquícios e pequenos ataques dela – e temos ganhado, mesmo que algumas tenham sido bem no sufoco. Talvez por ser um jogo, ou por conhecermos o inimigo, sabemos que a possibilidade de perdermos Azeroth é bem pequena. Mas, e se um dia a Legião conseguir forças suficientes para destruir nosso mundo, assim como fez com Terralém e outros mundos anteriores, e todos morrermos? E se aqueles que sobrarem tiverem que buscar outros planetas para sobreviverem? horda e Aliança tendo que se refugiar em novos lugares, dessa vez como invasores?
Eu sempre penso na Legião como algo que hora mais, hora menos, perderá força e voltará para o buraco de que veio. A invasão que estamos vendo na atual expansão mostra que os demônios estão cada vez mais próximos de alcançarem esse objetivo, mas não consigo sentir a urgência de salvar Azeroth de um destino que, para mim, é inimaginável. Pensar sobre isso me fez refletir que talvez a Blizzard um dia possa pensar nessa opção e construir uma expansão que se altere de acordo com o resultado que os jogadores obtiverem – e a derrota passar a ser uma realidade.
Conhecemos World of Warcraft e sabemos que a derrota é, normalmente, algo que nos motiva. Ela é refletida comumente na morte de um personagem ou herói, na perda de uma cidade ou de mais brigas entre as facções. WoW é um jogo muito mais feito de desafios, e da certeza que nossos esforços nos levam ao resultado que queremos e esperamos: a vitória, e a manutenção da ordem natural das coisas. As cicatrizes que ficam, normalmente de forma saudosista, são as raides antigas, masmorras, mapas destruídos e histórias dos jogadores. Seria muito triste perder Azeroth e ter que começar um mundo todo do zero porque a Legião conseguiu a vitória que há anos tem se esforçado para obter. Será que podemos pensar nisso como um medo real? Será que podemos continuar jogando com a certeza de que nunca isso irá acontecer?
Voltar a jogar WoW me fez pensar muito no quanto valorizo cada mapa daquele mundo, e que seria realmente uma pena ver tudo virar cinzas. Jogar Warlord of Draenor, por mais traumático que tenha sido para muitos, nos fez ter contato com um mundo pré-destruição, principalmente depois de conhecer os lugares maravilhosos de Draenor e compará-los com Terralém. Ainda há mapas em Azeroth que passamos e sentimos uma dorzinha funda no coração de pensar que aquele lugar já foi diferente, e que a devastação que ele sofreu é fruto de uma “pequena” derrota. O que seria de nós sem poder voltar à Azeroth?
Devagar e sempre vou voltando. E enquanto isso, fica a pergunta: você imagina o que seria se a Legião conseguisse vencer?
Muito obrigada, e até mais! o/