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E aí gente, tudo beleza?

Neste último fim de semana, um post no reddit do WoW mencionou um fato que pode não parecer muito, mas para jogadores mais antigos, pode parecer chocante: o mundo pós-Cataclysm está no jogo a mais tempo, que o mundo antes da destruição pelo Asa da Morte.

Isso mesmo! Azeroth permaneceu por 2205 dias intacta, antes do patch 4.0.3a, lançado no dia 23 de Novembro de 2010. Esse patch, conhecido como The Shattering (na época, o WoW não havia sido lançado no Brasil ainda, então os nomes estavam em inglês), foi marcado pelo término do evento de pré-lançamento do Cataclysm, que dava a Proeza Memorável Fim das Fendas, e marcou o começo da expansão como um todo, com o Asa da Morte passando por várias áreas de Azeroth, mudando-as para sempre.

Vamos passear um pouco por Azeroth e ver como eram essas zonas?

Como esse post foi feito mais para relembrar, apenas as zonas que passaram por mudanças grandes serão mostradas aqui. Além disso, tentei o máximo do possível deixar as screenshots atuais o mais perto possível do mesmo ângulo das originais.

Bom post!

Kalimdor

Kalimdor sofreu quase todas suas modificações por conta da passagem do Asa da Morte. A exceção se encontra em Azshara, modificada pelos Goblins.

Costa Negra

Costa Negra foi afetada de uma maneira negativa: a antiga cidade principal, Auberdine, foi devastada com a passagem do Asa da Morte. Com isso, os Elfos Noturnos sobreviventes do desastre criaram uma nova cidade mais ao norte da zona, e chamaram-na de Lor’danel. Outras mudança na zona aconteceu por conta de um tornado gigante no meio dela, perto daonde ficava Auberdine.

Outra mudança interessante foi a abertura do Acampamento de Guerra dos Lança-Negra, que antes do Cataclysm só podia ser acessado com walljumps extremos, e geralmente só era visto quando os jogadores passavam por ali ao pegar táxi em algumas zonas.

Vale Gris

Antes do Cataclysm, Vale Gris era uma zona que passava por um conflito entre a Aliança e a Horda. Com a destruição ocorrida em Costa Negra, a Horda conseguiu uma vantagem importantíssima nesse conflito, avançando a ponto de dominar a maior parte da zona. Astranaar, a cidade principal da Aliança na zona, continua sob posse da Aliança, mas está sob constante luta com os Orcs que conseguiram criar o Posto de Vigia Grito Infernal, com vista para Astranaar. Outra conquista da Horda foi a ampliação do Assentamento Zoram’gar, no oeste de Vale Gris, agora uma fortaleza propriamente dita.

A Horda não foi a única responsável pela ruína da Aliança – um vulcão também apareceu bem no meio de Vale Gris, este sendo obra da passagem do Asa da Morte.

Azshara

Vamos falar de mudanças gritantes? Os goblins, para provar sua recente aliança com a Horda, transformou Azshara em uma zona só deles, adicionando coisas como uma capital bem no meio do oceano, uma trilha de foguete que atravessa a zona inteira, e inclusive terraformando a zona por inteiro, para que ela pareça um símbolo da Horda!

Com isso, Azshara, que antes era uma zona contestada, se transformou em um território da Horda.

Os Sertões

Os Sertões foram literalmente cortados pela metade pelo Asa da Morte! A passagem do dragão pelos Sertões criou um rio de lava que literalmente cortou a zona em duas: Sertões SetentrionaisSertões Meridionais.

Nos Sertões Setentrionais, o druida Naralex, que os jogadores encontraram dormindo na masmorra Caverna Ululante, finalmente acordou de seu sono profundo, e seus esforços foram recompensados: vários oásis apareceram na parte norte dos Sertões, deixando-os com um pouco mais de vida.

Já nos Sertões Meridionais, a mudança foi além do Asa da Morte/Naralex: com a divisão dos Sertões, a parte sul ficou enfraquecida do comando da Horda, e com isso a Aliança conseguiu firmar território na zona, com a criação do Forte Triunfo e a destruição do Campo Taurajo, antiga cidade dos Taurens. No entanto, a dominação da Aliança não foi completa, já que a Horda ainda segura pontos como Ponta Vendeta.

Desolação

Desolação está aí para provar que nem tudo que o Asa da Morte fez foi ruim! A passagem dele pela zona criou abismos que permitiram a passagem de água para partes mais áridas da zona, o que culminou em plantas e florestas crescendo pela zona, que talvez precise de uma mudança de nome. O Círculo Cenariano criou uma base, uma literal floresta no meio de Desolação, e a área mais icônica da zona, o Cemitério dos Kodos, foi metade destruído pelo Asa da Morte, metade tomado pelas plantas.

As ilhas no oeste da zona, antes desertas, foram totalmente tomadas pelas Nagas.

Feralas

Feralas sofreu poucas mudanças, mas importantes: a passagem do Asa da Morte afundou as duas ilhas na costa de Feralas, destruíndo o antigo Domínio de Plumaluna, agora dominado por Nagas. Desde então, os Elfos Noturnos construíram uma nova fortaleza, na costa de Feralas.

Além disso, a Ilha do Medo foi afundada. Essa ilha era a casa de uma raça de quimeras chamadas Chimaerok, e fazia parte da antiga missão de abrir os portões de Ahn’Qiraj. Um fato curioso é que, apesar da ilha ter sido aniquilada, ela ainda pode ser vista no mapa, e ao chegar perto dela, a zona continua sendo trocada para Ilha do Medo, embora seja impossível explorar por muito tempo por conta da fadiga.

Mil Agulhas

Provavelmente a zona que sofreu o maior número de mudanças. Uma abertura na parte leste da zona permitiu a entrada do mar, o que ocasionou no antigo deserto ser totalmente tomado pela água! Lugares como a Pista de Corrida Cintilante estão totalmente embaixo d’água, e por conta da enchente causada, a Aldeia Vento Livre foi conquistada pela Tribo Temível Totem, inimiga da Horda. Além disso, dá para ver espaços ainda secos, antes inacessíveis, tomados pelo Martelo do Crepúsculo.

Tanaris

Outra zona afetada negativamente por enchentes, o Porto Bondebico foi totalmente destruído, e a água pecorre boa parte do deserto de Tanaris, o que permitiu o avanço dos Piratas dos Mares do Mar até Geringontzan, que agora ganhou seu próprio porto. Outra mudança importante foi a abertura dos Portões de Uldum!

Reinos do Leste

Embora tenha sofrido mudanças por conta do Asa da Morte, algumas delas foram ou a ver com a luta da Horda contra a Aliança, ou os eventos do final da Wrath of the Lich King.

Terras Pestilentas Ocidentais

Com a derrota do Lich Rei no final do Wrath of the Lich King, as forças do Flagelo foram enfraquecidas, não conseguindo mais segurar as Terras Pestilentas contra as forças combinadas da Horda e da Aliança. A maior parte da zona, antes um testamento do poder destrutivo do Flagelo, agora está tomada por plantas, e os animais corrompidos estão aos poucos se recuperando. As fazendas agora estão populadas e geram frutos novamente, com o Flagelo apenas em grande número ao redor de Scolomântia. Andorhal, antes em ruínas, virou uma área contestada, com as forças da Aliança e da Horda lideradas pelos Cavaleiros da Morte, Thassarian e Koltirus Tecemorte, lutando pela dominação do ponto.

Terras Pestilentas Orientais

Embora nas Terras Ocidentais o Flagelo foi quase que inteiramente erradicado, na parte Oriental, embora a mudança seja perceptível, houveram mais causalidades. A Cruzada Argêntea tomou a maior parte das bases do Flagelo na zona e as transformou em bases, com destaque para a Fenda Infectis, que foi enchida de água e agora é um lago. A Capela Esperança da Luz foi ampliada, se tornando uma cidade de verdade. Manopla de Tyr, antes controlada pela Cruzada Escarlate e posteriormente destruída pelos Cavaleiros da Morte, também se encontra atualmente no controle da Cruzada Argêntea.

Contraforte de Eira dos Montes

A primeira mudança é a absorção da antiga zona Montanhas Alterac, para o Contraforte. Essa zona era um dos marcos da luta Aliança vs. Horda, e a luta finalmente terminou, ao menos ali – com a Horda vencedora. A zona passou de contestada para sob domínio da Horda, com Costa Sul sendo totalmente destruída pelos Renegados. Serraria Tarren também foi ampliada, para demonstrar a vitória dos Renegados.

Loch Modan

Outra zona que talvez precise de uma mudança de nome – o dique que permitia a existência do Lago foi destruído pelos Anões Ferro Negro, e a água do lago foi quase que inteiramente drenada para o Pantanal. Além dos Ferro Negro espalhados pela zona, a proximidade com o Bastião do Crepúsculo, na zona vizinha Planalto do Crepúsculo, trouxe o pessoal do Martelo do Crepúsculo para a zona. Também sofreu bastante com a passagem do Asa da Morte, com um abismo dividindo Loch Modan com Ermos.

Ermos

Uma das zonas mais afetadas pela passagem do Asa da Morte, que literalmente ergueu montanhas de lava! Karrath foi totalmente destruída com os movimentos sismícos causados pelo Asa da Morte. Embora a zona também tenha sido dividida ao meio, ela não foi cortada em 2 zonas diferentes, como aconteceu nos Sertões. Outra novidade foram os Goblins de Geringontzan criando duas novas cidades, Fazfagulha e sua extensão no oceano, Fazfagulha Litorânea.

Cerro Oeste

Nem mesmo o Cerro Oeste foi deixado de lado: A passagem do Asa da Morte levantou fontes de energia pela zona, que conta com uma cratera na zona perto da Fazenda dos Aleixo. Apesar disso, vegetações começaram a aparecer pela zona, e o Morro da Sentinela foi fortificado. A Irmandade dos Défias também foi quase que erradicada do Cerro Oeste, com a única base ainda visível sendo dentro da masmorra Minas Mortas. Arroio da Lua, a cidade perto das Minas Mortas, também foi tomada pela Aliança.

Selva do Espinhaço

A Selva do Espinhaço foi outra zona que foi cortada na metade, por conta de um redemoinho criado pela passagem do Asa da Morte. As zonas agora são Selva do Espinhaço SetentrionalCabo do Espinhaço.

Na Selva Setentrional, a parte norte da zona, a Expedição do Rosarães foi ampliada. Além disso, a Ilha Yojamba, cara dos antigos Trolls de Zandalar, está totalmente deserta, presumidamente por conta do desastre do Asa da Morte varrendo as construções do mapa.

Já no Cabo do Espinhaço, a Arena Gurubashi também foi ampliada, agora com uma Missão Diária. Os Goblins tomaram conta da zona, com várias máquinas para a coleta de óleo. Angra do Butin foi bastante afetada pelo Asa da Morte, com inundações deixando a cidade uma bagunça, e a estátua de Goblin na frente da cidade, Ponto de Janeiro, foi quebrada… Revelando tesouros dentro!

Barreira do Inferno

Outra zona que sofreu mudanças drásticas. A Horda conquistou o Domínio de Malhorrendo, além de ter tomado as Minas de Étergarde da Aliança. O Rasgo Infecto, a área no sudoeste da zona antigamente dominada por demônios, foi reflorestada e agora se chama Floresta Maculada, e ali perto os Worgenins criaram um posto novo, com Mecassur.

Essa área sofreu mais mudanças entre Mists of Pandaria e Warlords of Draenor, com a Horda de Ferro destruíndo a Bastilha de Étergarde.


Espero que tenha sido uma boa viagem no tempo para aqueles que jogaram antes do Cataclysm, e uma boa descoberta para quem começou após o desastre!

Caso eu não apareça de novo, Feliz Natal!