“… O segredo para a cozinha Azerothiana é aprender a construir uma boa fogueira. Comece com alguns gravetos e então… Oi?!?”
Os que me seguem nas mídias sociais sabem que tenho uma paixão por cozinhar, então não é muito surpresa saber que quando anunciaram um livro de receitas de World of Warcraft, meu jogo favorito, minha reação foi MEU DEUS EU PRECISO DISSO NA MINHA VIDA. Qual foi a minha surpresa ao receber do meu noivo uma caixa com o livro dentro nesse fim de tarde?
Choque da surpresa passado, bora fazer resenha!
O livro oficial de receitas do World of Warcraft é autorado por Chelsea Monroe-Cassel, também conhecida por ter autorado o livro de receitas oficial de Game of Thrones, A Feast of Ice and Fire (que eu também tenho!)
Para os já familiares com o A Feast of Ice and Fire, o livro segue os mesmos moldes: substitui ingredientes mais obscuros (porque ninguém tem Lombo de Chimaerok ou Perna Crocante de Aranha sobrando por aí, né?) por ingredientes mais fáceis de se encontrar na vida real, mas ao mesmo tempo incentiva o pessoal a ir atrás de coisas exóticas para dar àquele toque especial!
O livro é dividido em sete capítulos:
- Spices and Basics (Temperos e Básicos), que te ensina uma variedade de temperos e massas que são usadas por receitas no livro todo (como Tempero do Norte e Ervas Outonais);
- The Way of the Nibble (Caminho da Mordiscada), que trata de aperitivos e pratos de entrada (como Líquen Condimentado com Mel e Asa de Morcego Crocante);
- The Way of the Loaf (Caminho do Pão), que fala de vários tipos de pães, tanto doces quanto salgados (como Pão Condimentado de Mulgore e Pão de Banana Macio);
- The Way of the Broth (Caminho do Caldo), que ensina várias sopas e caldos (como Chili Bafo de Dragão e Ensopado de Cerro Oeste);
- The Way of the Entree (Caminho da Entrada), que ensina pratos principais (como Costelas Sinistronas de Quiméroco do Funesto e Delícia de Peixe Anormal);
- The Way of the Sweet (Caminho do Doce), todo dedicado para sobremesas (como Bolo Comemorativo de Chocolate e Pães de Mana Conjurados);
- The Way of the Tankard (Caminho do Jarro), que cobre bebidas em geral (como Kentaum e Batida de Ovo do Véu de Inverno).
Cada receita tem uma breve descrição que combina com o lore da mesma no jogo, lista de ingredientes, e modo de fazer, além de uma bela foto do resultado final. No cantinho de cada página, você vê o ícone da comida no jogo, o nível de dificuldade (Apprentice, Expert e Master), tempo de preparo incluindo tempos de espera como deixar massar crescer, marinadas, etc, porções que cada receita faz, e acompanhamentos!
O livro também é recheado de artes e rascunhos em todas as receitas, o que acaba sendo um deleite não só para aqueles que amam cozinhar.
Uma das partes do livro aponta uma conquista para os jogadores que ganharem acesso ao livro: criar 5 receitas de cada categoria, recomendando começar do nível mais fácil (Apprentice). A recompensa é a sensação de um trabalho bem feito e o título de Mestre-Cuca na vida real.
Outra recomendação interesante é que o jogo fala um pouco dos vários feriados do jogo, como o Véu de Inverno, Nortunália, Feira de Negraluna e Festa da Fartura, além de sugestões de ceias para fazer em cada um dos feriados na vida real!
Para os que são vegetarianos, veganos, ou até mesmo celíacos (pessoas que não podem consumir glúten), no final do livro, têm uma tabela que aponta quais receitas seguem esses padrões, o que acaba sendo muito útil para aqueles que seguem restrições dietárias! Além disso, têm recomendações de substituições para a maioria das receitas que não seguem estes padrões.
A única crítica que eu tenho com esse livro é o fato de que as medidas são feitas com medidas usadas nos Estados Unidos: onças, libras, etc. Embora faça sentido, pois o livro é de origem americana, ainda é um contraponto, porque tem que caçar as conversões para litros, gramas, e tal. Talvez isso seja resolvido na versão portuguesa, é esperar para ver.
Tá, chegou a cozinhar alguma coisa?
Hahhaha, o livro chegou hoje! Ainda não tive a oportunidade para tal. Mas eu pretendo cozinhar uma receita de cada categoria para o WoWGirl, com medidas passadas para o português, e fotos de todo o processo!
Se tiverem sugestões (o índice de receitas será postado na galeria de imagens abaixo), comentem tanto aqui quanto no Facebook, e vamos ver no que vai dar. Torcer para não dar errado e ser um Nomi da vida, né? ^^’
Cheque mais imagens do livro abaixo (só clicar para ver em tamanho maior)
Então eu acho que é isso, né gente? Para os amantes de cozinha, é uma compra praticamente obrigatória!
O livro está à venda em capa dura na loja da Blizzard, e em formato de eBook (além de também ter capa dura) na Amazon.
Espero que tenham curtido, e até mais!