X

O quadro de Q&A (perguntas e respostas) é um dos eventos mais esperados da BlizzCon, pois é a oportunidade perfeita para os jogadores fazerem importantes perguntas para devs dos jogos sobre diversos assuntos, muitas vezes levando a muitas novidades! O Q&A de World of Warcraft contou com a presença de J. Allen Brack (Executive Producer), Ion Hazzikostas (Game Director), Matt Goss (Lead Game Director), Alex Afrasiabi (Criative Director) e Chris Robinson (Senior Art Designer), e a apresentadora dessa vez foi a Panser do TradeChat! Vamos ver um pouco do que foi explorado nessas perguntas?

Tradução livre.

Os equipamentos craftados irão ter uma melhora de nível de item conforme os novos patches aparecerem? 

A resposta curta é sim. Estamos pensando em como fazer isso da maneira certa. Talvez usemos Obliterium, ou um novo material. Mas sim, nós queremos que as profissões façam equipamentos relevantes mesmo no patch 7.2.

Algum plano para resolver problemas com baixa população nos reinos?

Falamos disso, e não é bom limitar o número de pessoas em um reuno. Queremos conectar reinos para combiná-los em reinos maiores.

Agora que os gnomos estão brincando com a Luz… gnomos poderiam experimentar algo como magia natural, virando druidas ou xamãs? Ou Paladinos?

Isso deixaria muito fácil para os jogadores criarem guildas só de gnomos (risos).

De verdade, nós costuramos as combinações de classes e raças durante esses anos. Quando pensamos em gnomos, eles são convenientes – sempre têm o lado arcano e mágico ao seu lado. Não diremos que isso não possa mudar no futuro, mas nós estabelecemos limites para isso.

Balanceamento JxJ e JxA… como funciona?

Balancear JxJ é muito mais difícil que balancear JxA, pois usa toda a classe. Usamos muitos dados para ajustar isso. O time JxJ, especialmente em Legion, tem sido bem responsivo ao meta com correções rápidas.

Adicionalmente, Legion nos dá novas opções de balanceamento para JxJ porque o seu sistema deixou isso mais fácil. Mas realmente pensamos na representação e compensação geral. Também olhamos para o lado da diversão do jogo, mesmo quando está “balanceado”.

O que aconteceu com Medan nas comics?

Se você ama alguma coisa nesse mundo, deixe isso pra lá.

Consideraram agrupar o Poder de Artefato para que ele possa ser utilizado em diferentes especializações?

No patch 7.1.5 e além, se você estiver muito para trás, você poderá pegar alguns tomos em troca de recursos de ordem. Então há modos de alcançar.

Mas do modo que as off-specs tem ido, conhecimento pode nos ajudar aqui. Quando você troca de spec, você rapidamente pegará seus bônus de ouro e algumas dúzias de pontos. Obviamente que trocar main specs é diferente e não pagará de volta imediatamente, mas a ideia é que você pode alcançar rápido.

Para onde a conquista de Pescaria na Selva do Espinhaço foi parar e quando ela vai voltar?

Vamos trazê-lo de volta no futuro. Estamos projetando para o 7.1.5, mas não farei promessa sobre isso. A nova tecnologia quebrou a conquista, deixando-a impossível de obter. Vamos transformá-la em mais ampla, em toda a América do Norte, e talvez os 50 primeiros jogadores que a obterem conseguirão as recompensas.

Onde está Wrathion em Legion?

Ele está por aí. O veremos de novo.

É bem difícil continuar aumentando o level de alts. Queremos jogar com os alts, mas não ter tarefas com eles. Teremos mais coisas disponíveis para toda a conta?

Estamos tentando trazer um equilíbrio entre o jogo com o main e com os outros personagens, de modo que também haja uma significativa progressão. Tentar tirar tarefas ou diminuir situações divertidas – tudo isso está em jogo. Falamos sobre o conhecimento de artefato que pode ajudar. Nós queremos olhar mais em reputações, mesmo em personagens com o máximo de reputação.

No 7.1 fizemos missões mundiais para toda a conta, Suramar também. Como eu disse, estamos tentando balancear.

Vocês irão atualizar as outras montarias raciais?

Em Legion, nós sabíamos que viríamos muitos Kodos e decidimos fazer uma atualização deles. Estamos querendo fazer atualização de antigas montarias também, assim que novos conteúdos apareçam e sejam relacionados.

Qual é o alcance efetivo de Sunwell? Como os paladinos elfos sangrentos funcionam longe dele?

Magias sagradas se movem pelo cosmos, então a mágica acaba viajando para qualquer lugar no universo.

Algum dia teremos como comprar com gold outras coisas como troca de raça, troca de servidor e mais, além do token de tempo de jogo?

Sim. Quando pensamos nesse sistema, o pensamos para todos os serviços. Estamos disponibilizando a medida em que as pessoas usam os serviços, mas vamos expandi-los.

Algum dia vocês vão atualizar os antigos sets de armadura do Vanilla? E porque não aumentar o tamanho da mochila inicial?

Tentamos voltar no tempo, pegar inspiração em coisas antigas, mas não refazemos coisas velhas. Sabemos que tem muita nostalgia, então não queremos mudar isso e polarizar jogadores ao tirar algo nostálgico para alguns.

Já a mochila tem um mito de que modifica-la trará um monte de problemas. Não é tão ruim assim. Faremos isso futuramente. Entretanto, ao mesmo tempo, estamos aumentando espaços das mochilas colocando coleções de brinquedos e transmogs, etc.

O equipamento no patch 7.2 será inspirado no tier 6, então isso também está relacionado.

Poderemos ter mais profissões de coleta e de ofício?

Gostamos da ideia de ter que escolher as profissões, ajudando a definir seu personagem. Mas pode ser que sim um dia, quem sabe.

O que está sendo pensado sobre armas para futuras expansões, se elas não continuarão em frente, o que vai substitui-las?

As armas artefatos ficarão em Legion. Isso nos livra de ter que atualiza-las, e nós não queremos que vocês pensem que não terão mais melhorias de armas.

As pessoas são ligadas a essas armas. Não podemos simplesmente que vocês se livrem delas e as troquem por equipamentos comuns porque são melhores em uma nova expansão. Queremos que, no fim de Legion, que ao menos vocês possam usar as armas artefato como transmogs. Então elas estarão ali em espírito.

Podemos colocar opções de loot por spec em itens lendários, para que você equipe sua off-spec sem se preocupar?

É complicado manter um loot dividido por spec, porque achamos que as pessoas podem esquecer de colocar dois diferentes. Os jogadores realmente se preocupam que não podem jogar com uma certa spec caso queiram pegar determinado lendário. Estamos pensando em achar uma solução. Estamos planejando adicionar mais lendárias, tem aproximadamente 8 por spec.

O quão antes vocês planejam o destino dos personagens? Vocês sabiam do destino de Garrosh?

Garrosh foi único, ele possuia um destino que precisava ser preenchido. Não sabíamos exatamente onde iria chegar, inicialmente queríamos que fosse um destino heroico e que não acabasse muito como acabou sendo. Mas em outros tempos nós tivemos alguém como Wrathion: ficamos cegos, sem ter ideia de onde ele nos levaria.

Alguns itens cosméticos foram mencionados (aljavas, etc). Eles foram rascunhados?

Isso não foi pensado para os artefatos, e acabamos falando sobre isso e aconteceu logo, então pausamos essa ideia. Por enquanto, a aljava só vai ser adicionada se julgarmos que o artefato fica bem com ela.

Iremos voltar a olhar isso com calma e ver o que alcançamos. Se acharmos que ainda há coisa a ser feita, faremos.

Os nagas em Azsuna são esquisitos. No 7.2, eles estão na Tumba de Sargeras. Qual o lado desses nagas e qual é o papel delas?

Nagas, como humanos, nem sempre possuem as mesmas fidelidades. Algumas delas podem trabalhar com a legião, outras não. Elas possuem diferentes matriarcados. Diferente de Azsuna Azshara certamente se interessará em pedra-mar. É uma história que queremos expandir.

Teremos mais conteúdo como treinamento de armas dos fenecidos? Perceberão o quão ruim é fazer essa missão de healer?

…Você quer mais?

Esse cenário foi feito para ser progressivo, como se estivesse te carregando para a vitória. O cenário solo é muito legal em conceito, mas não fruiu como imaginávamos. Esperamos ter mais versões, como desbloquear aparências de artefatos. Jogo solo é legal, mas o exército dos fenecidos não ajudam tanto assim, percebemos isso.

Há algum segredo no jogo que ainda não foi descoberto?

Há alguns, mas nada muito grande.

Se você tivesse perguntado isso há alguns meses, teríamos outra resposta. Coisas assim fazem o mundo parecer maior. Não queremos exagerar, mas sentimos que isso constrói a comunidade quando feito da maneira certa.

Vocês pensam em fazer essa expansão um pouco mais amigável para os alts?

Falamos disso antes, nós olhamos todos os patches que pretendem sair. Jogo de alt é bem poderoso, faz com que os jogadores tentem diferentes coisas.

Porque fizeram uma morte tipo “Game of Thrones” na Ysera? Isso não contradiz a lore?

Hm, spoilers. Sim, ela morre.

Então… heróis se sacrificam no jogo. Isso tem acontecido bastante em Legion. Ysera, que era uma nova mortal depois do Crepúsculo dos Aspectos, está morta, mas sua alma continua viva. Não se segure tanto a ela porque por ela ter ido embora pra sempre.

Temos tudo, menos brincar de casinha com as guildas [guild housing]!

Amo a ideia de salões de guildas e coisas assim. Estamos analisando a ideia para grupos diferentes, como se você gosta de raidar com seus colegas de trabalho entre servidores diferentes.

Quando pensamos em casinha de guilda, se for um lugar que você nunca visita, então qual é o ponto? Se você visitar o tempo todo, você estará jogando? Esses são os nossos maiores desafios.

Agora que Vol’jin morreu e os Lançanegra estão sem personagens proeminentes, quem vai sucedê-lo?

Bem, temos alguns planos. Há mais na história de Vol’jin. Em tempo, iremos pensar em algo.

Iremos ver as armas de longo alcance com novas animações?

Sim, estamos trabalhando nisso.

Quais os planos para batalha de mascotes?

É um campo que adoramos e é cheio de detalhes. O novo patch de Legion tem uma novidade interessante sobre isso: batalhas de mascote em masmorras.

Porque temos que dar mais passos só para mudar nossos talentos?

Queremos talentos que dêem a impressão de escolhas significativas, e não que os jogadores mudem essas escolhas a todo tempo só por querer. Então colocamos um pouco de dificuldade no sistema.

Há planos para adicionar itens depois dos forjados pela guerra e forjados pelos titãs?

Atualmente não vemos necessidade nisso.

Poderemos jogar com nossos amigos que pertencem a outra facção?

Essa é uma pergunta que sempre aparece. Sou da Aliança e quero jogar com meu amigo da Horda. Temos que ter o cuidado de manter as facções significativas para quem tem sentimentos sobre a sua própria facção. Se a Aliança e Horda pudessem viver em harmonia, porque haveria qualquer rivalidade?

Sabemos o quanto isso pode ser frustrante.

Qual o sobrenome do Hadggar?

Hadggar pode ser seu sobrenome… então você não sabe seu primeiro nome. Vamos dar uma olhada e deixar a história rolar.

Os engenheiros poderão um dia faze rum submarino?

Ótima ideia. Não temos planos pra isso, mas é uma ideia muito boa. Também teríamos que talvez criar necessidade de um submarino, como mapas debaixo d’água e tal. Mas seria bem bacana.

Porque mortos-vivos não podem ser paladinos?

O modo que a Luz é usada por paladinos e sacerdotes é diferente. Sacerdotes usam para preservação. Paladinos usam ofensivamente. Mortos-vivos e demônios… estou fazendo um argumento horrível. Brincadeira. Isso deixa um sabor azedo.


E aí, o que acharam? Pessoalmente achei que as perguntas foram redundantes e as respostas foram mais vagas que o normal… mas tivemos algumas coisas bacanas, não?

Até mais! o/