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A Q&A desta semana foi com o game director Ion Hazzikostas, sobre o patch 7.1: Retorno a Karazhan! Para acompanhar o VoD, é só assistir abaixo:
Assista ao vídeo ao vivo de em www.twitch.tv
Também traduzimos os tópicos da live:

Patch 7.1

  • O patch será lançado dia 25 de Outubro!
  • Provação de Bravura não estará disponível no primeiro dia, duas semanas depois do patch. Só depois da Blizzcon.

Balanceamento de Classes

  • O time está mais feliz agora com o balanceamento, mas ainda há muito trabalho a ser feito.
  • É provável que ainda haverá mais balanceamento nas classes antes do patch 7.1 e depois do patch 7.1.
  • Os números que estão sendo analisados para o balanceamento são de pessoas que realmente estão jogando, não de simuladores.
  • Há uma boa parte da comunidade que quer jogar com a classe mais forte. São essas pessoas que estão subindo e descendo os níveis, por isso suas especializações irão aparecer como as mais fortes nos resultados.
  • Mago Gélido está muito melhor do que os números sugerem, porque muitos dos melhores Magos estão jogando na especialização Fogo.
  • Se os Magos Gélidos forem melhorados gradativamente até tornar-se a melhor especialização, muitos jogadores de Fogo ficariam chateados por causa do esforço deles ao jogar com essa especialização, com o Artefato e os equipamentos. Estes jogadores também mudariam para Gélido, fazendo com que a especialização subisse nos resultados e parecesse mais forte.
  • O time está tentando evitar mudanças drásticas no balanceamento.

Barragem

  • O time que deixar Barragem mais consistente, mas eles precisam se certificar de que você ainda pode ficam em cima de uma pedra e acertar os mobs abaixo de você.
  • Barragem também aparenta ser a melhor escolha até agora, dificultando escolher outro talento em vez dele.

Itens Lendários

  • Há momentos de  felicidade quando você saca um item lendário aleatoriamente, que você não teria se obtê-los fosse previsível.
  • Estamos trabalhando em sistemas para prevenir excesso de má sorte.
  • Deveria haver itens interessantes, animadores e poderosos no jogo? Todos os itens deveriam ter atributos primários e secundários e nada mais além disso?
  • A Blizzard sentiu que a progressão dos personagens é uma parte importante do jogo. Itens que influenciam o modo de jogo são parte disso.
  • Os itens lendários poderiam ser vendidos por um PNJ por algum tipo de moeda, mas seria apenas um enorme grind. Você sentiria alívio ao terminar, não felicidade.
  • Outros sistemas no passado também faziam com que você coletasse saques mais ou menos aleatórios.
  • Itens Lendários são complementos diretos do Poder de Artefato. Você está sempre progredindo ao deixar seu personagem mais forte quando faz a maior parte das atividades ao receber Poder de Artefato.
  • Há frustração quando os jogadores não conseguem um item lendário e o time está ciente  disso. Muitos ainda não tem um item lendário!
  • Há jogadores esperando por um item lendário específico e que ficam chateados quando conseguem um item diferente. Vocês irão ganhar mais itens lendários com o tempo.
  • Os itens lendários que proporcionam utilidade são muito valiosos em certas situações.
  • Há itens lendários que não são tão bons quanto o time gostaria que fossem. Estes itens serão empoderados ou redesenhados em um futuro não tão distante.
  • Se você é um Caçador de Demônios tanque ou um Monge e pegou Cinidária, a Simbionte, deve estar se perguntando o porquê. Em vez de aumentar somente o dano, pode ser que ele mude para dar o dano extra, mas também roubo de vida.
  • Prydaz, Obra Magna de Xavaric (Pescoço que absorve dano) também não parece bom para tanques, mas há mudanças que podem ser feitas para melhorá-lo.

Pesadelo Esmeralda Mítico

  • Xavius no modo Mítico não foi ajustado do modo como o time gostaria. Seria ideal que matá-lo demorasse alguns dias, cerca de 80 a 100 tentativas, para as melhores guildas.
  • O restante da zona teve um bom ajuste na dificuldade.
  • O objetivo com Xavius não era transformá-lo em um encontro difícil como Mannoroth ou Arquimonde. É o primeiro tier de raide da expansão e ainda há muito mais pela frente.
  • Há muitas pessoas fazendo progressão na raide de modo estável e elas estão curtindo.
  • As melhores guildas estão fazendo coisas que não representam a maior parte dos jogadores do WoW. O time não quer projetar as raides de acordo com guildas que estão constantemente fazendo split clears e masmorras Mítico+.
  • As melhores guildas que fizeram split clears conseguiram limpar a raide com mais item de equipamento do que muitas outras guildas.
  • Seria difícil projetar uma luta que seja difícil para as melhores guildas sem torná-la frustrante para todo mundo.
  • A longo prazo, o time gostaria de encontrar meios para desincentivar split clears, que os jogadores não gostam, mas sentem que precisam fazer para conseguirem competir. Isso precisa ser feito sem impor restrições ao jogador normal que quer fazer a raide com alguns personagens diferentes ou compartilhar o saque.

Guerreiros Proteção

  • Guerreiros Proteção devem ser uma combinação de tanque e mobilidade, fazendo com que Salto Heroico e Interceptar permitam sua movimentação.
  • Um pouco da raiva do dano recebido foi um retorno aos Guerreiros old school. Levar um soco te deixa com raiva e você usa essa raiva para potencializar suas habilidades de tanque.
  • De certo modo foi uma substituição para VengeanceResolve. É importante que sua capacidade de tanque escale com o conteúdo que você estiver fazendo.

Sacerdote Sombra

  • A reformulação do  talento de tier 100 não estará no patch 7.1, mas não demorará muito tempo para sair.
  • Há alguns problemas com Submissão à Loucura no momento. Ela foi projetada para ter um alto risco, mas uma grande recompensa, mas passou a dominar a viabilidade da classe.
  • Os times querem oferecer outras alternativas robustas à essa habilidade, mas levará algum tempo.

Atributos Secundários

  • O modo como os atributos primários e secundários tem funcionado é um dos arrependimentos de Legion.
  • Há várias disparidades entre o valor dos atributos secundários para algumas especializações.
  • Tudo bem ter um atributo melhor e um pior, mas itens que não têm o seu melhor atributo não deveriam ser inúteis.
  • É algo que o time quer consertar, mas será feito vagarosamente e será avisado aos jogadores.
  • Os jogadores não devem sentir que suas escolhas de itens sejam inúteis de uma hora para outra.
  • Por causa de outras mudanças feitas no jogo, nunca na história de WoW os atributos primários foram menos valiosos que os atributos secundários.
  • Consertar coisas como ser muito fraco com baixos níveis de crítico e alcançar um bom nível no crítico no final de uma expansão ajudaram a causar esse problema.
  • Um pouco disso será arrumado enquanto o nível de equipamento sobe, já que os atributos secundários pesam muito agora.
  • O nível de equipamento deveria ser um ótimo indicador de upgrades, mas não são no momento. É especialmente ruim com o sistema de troca de saque pessoal baseado no nível de item.
  • O time irá continuar trabalhando para melhorar as coisas durante a expansão.

Custo das Profissões

  • O time quer ver como o comerciante do Sangue de Sargeras irá funcionar no patch 7.1, bem como algumas receitas do Sangue de Sargeras.
  • Quando o patch 7.1 for lançado, haverá uma inundação de recursos no mercado, já que os jogadores que estão acumulando Sangue poderão transformá-los em ouro.
  • Ainda será mais caro produzir itens em Legion do que parecia ser em WoD.
  • Em WoD, frascos e poções eram muito baratos e abundantes, mais do que em qualquer outro momento da história do jogo.
  • Houve um grande aumento na demanda de materiais nas últimas semanas, já que os jogadores perceberam quanta demanda por itens existe. É parte de uma economia saudável.
  • Precisa haver um ajuste na psicologia de como usar os itens consumíveis.
  • Em WoD, muitas guildas usavam suas poções em todas as lutas durante progressão e farm, assim como sempre usaram frascos. Isso deve ser repensado agora, já que as coisas não são mais como antes.
  • Quando você estiver puxando o chefe pela primeira vez, aquela poção de DPS vai mesmo fazer a diferença?
  • Alguns desses itens consumíveis foram projetados para serem usados quando forem realmente úteis, em vez de usados sem pensar.
  • O preço desses itens irá cair conforme a expansão. O time está de olho e se os custos não caírem, haverá ajuste.
  • É ótimo ver a utilidade das profissões de coleta novamente!

Masmorras Míticas e Balanceamento de Classe

  • Todas as especializações não podem ter dano em área forte e consistente. O time quer pontos fortes e pontos fracos.
  • Dano em área é enfatizado em lutas curtas e de farm, especialmente enquanto as pessoas estão fazendo as masmorras esperando pela abertura das raides.
  • Sacerdote Sombra não é a especialização que vem à mente quando pensamos em forte dano em área, mas um Sacerdote Sombra estava indo muito bem em um grupo de Mítico +15.
  • Não importa se você e se sua especialização são bons se a comunidade acha que sua especialização é ruim, dificultando encontrar um grupo.

Recompensas das Missões Mundiais

  • As Missões Mundiais não ajustam as recompensas de acordo com o saque da especialização.
  • Se o mapa mudasse toda vez que você mudasse de especialização, seria irritante.
  • Ter que mudar de especialização para ver recompensas diferentes não é legal.
  • Isso também permite conseguir itens para suas off-specs sem ter de mudar o saque.

Prevenção Contra Azar nos Itens Lendários

  • O tempo não influencia em como isso funciona.
  • Se você conseguiu um lendário, você teve sorte.
  • Uma porcentagem pequena de jogadores que conseguiram o primeiro lendário, conseguiram o segundo, mas não teve um grande impacto.
  • O time deveria ter implementado uma “proteção de boa sorte” nos itens lendários para lidar com a percepção de que o sistema não está funcionando. Os jogadores podem conseguir aleatoriamente três itens lendários sem que o sistema esteja quebrado, já que aleatório é aleatório.

Câmera de Ação

  • A Câmera de Ação retornará no patch 7.1!
  • Ela será desabilitada toda vez que você entrar no jogo.

Masmorra Mítica+

  • Quando um jogador sai da sua run de Pedra-chave Mítica é muito frustrante.
  • O time ainda não conseguiu pensar em alternativas que não tragam mais abuso do sistema.
  • Se você puder substituir as pessoas, o que impedirá o líder de chutá-las e trazes os próprios amigos?
  • Se sua pedra-chave for restaurada caso alguém saia, todo mundo sairia quando as coisas começassem a dar errado.

Poder de Artefato e Conhecimento

  • Não há planos para permitir que você mova o Poder de Artefato de uma arma para outra.
  • Conhecimento do Artefato facilita manter outra arma com a progressão próxima à sua arma atual.
  • Conhecimento do Artefato e progressão estão funcionando bem.
  • O time não queria que os jogadores tivessem um cap semanal, pois faria com que seu trabalho fosse atingir esse cap toda semana e depois de alcançá-lo não haveria motivos para continuar jogando.
  • Pessoas que jogam bem mais, tem mais vantagem, mas não muita.
  • As taxas de pesquisa para alts ou jogadores chegando agora são um pouco mais curtas para ajudá-los a alcançar todos os outros jogadores.
  • Daqui alguns meses, algumas medidas drásticas serão necessárias para certificar que seja mais fácil de se manter no mesmo nível que outros jogadores.

Aparências Ocultas dos Artefatos

  • O time tentou evitar uma única forma de abordagem.
  • A aparência do Caçador está em um vendedor, mas somente para dar uma opção de usar algo que não seja uma arma. Não há prestígio em ter essa aparência.
  • A aparência do Guerreiro Fúria está em um chefe de mundo, e isso é uma preocupação válida, estamos de olho.
  • Se uma aparência é difícil de conseguir, mais prestígio ela tem e mais impressionante ela é.
  • Foi divertido ver a comunidade encontrar coisas escondidas, felizmente faremos isso de novo no futuro.

Karazhan

  • A harmonização será desbloqueada em toda a conta.

Rolagem Bônus

  • No momento o sistema de rolagem bônus não pode dar nada além de ouro quando você não ganha item.
  • O sistema precisa de mudanças para conseguir proporcionar recompensas como Poder de Artefato ou outros.
  • Receber ouro parece um insulto em vez de um prêmio de consolação.

Variedade de Missões Mundiais

  • Sobrepor as Missões Mundiais não está dando muito certo.
  • O sistema tenta evitar a sobreposição e priorizar as missões que não foram feitas recentemente. Se outra missão ainda estiver ativa nessa área, o sistema não pode colocar a missão nova.
  • Missões que você vê com frequência, são as únicas que podem ser colocadas naquela área.
  • Uma vez que tenhamos arrumado a UI e algumas coisas do jogo, várias Missões Mundiais poderão aparecer em uma área, reduzindo as missões que aparecem com frequência.

Balanceamento de Classe

  • Druidas Equilíbrio tem uma ótima utilidade em masmorras Mítico+.
  • Parece que o jogo não pede mais classes específicas.
  • Em Burning Crusade você precisava de um grupo corpo-a-corpo. O Ladino precisava de um Guerreiro, o Guerreiro precisava de um Xamã, e então sobravam 2 vagas no grupo corpo-a-corpo. Isso era um problema. Fazer com que as auras atinjam a raide inteira e se afastar dessas interações mandatórias entre classes resolveu isso.
  • Deve haver um motivo para querer alguém de cada classe ou especialização. Se você não tem um Bruxo no grupo, deve haver uma razão para procurar por um Bruxo em vez de qualquer DPS à distância.
  • Introduzir ou reintroduzir habilidades que permitem  desempenhar papéis especiais ou que proporcionam utilidade é o nosso plano.

Nível de Item Mítico+

  • Não há planos de aumentar o nível de item Mítico+ quando Provação da Bravura  sair.
  • Será aumentado quando a próxima raide sair.

Berloques do Pesadelo Esmeralda

  • O time está verificando os berloques que não são tão poderosos quanto deveriam ao serem comparados com outros berloques.

Guerreiros Fúria

  • Há melhoras para os Guerreiros Fúria vindo no patch 7.1.
  • A penalidade de dano será reduzida de 30% para 20%.
  • O time ouviu o feedback e deveria ter ouvido durante o beta. Antes tarde do que nunca?
  • O dano extra recebido é frustrante porque você não o controla.
  • As mudanças do patch 7.1 são um band-aid, no futuro será preciso reformulação.
  • Abrir mão da defesa para causar dano é a fantasia, mas poder controlar isso irá ajudar.

Relíquias

  • Ao contrário de outros itens, nível de item é mais importante quando falamos de Relíquias.
  • De modo geral, você deve confiar no nível de item quando pensa em upgrades.
  • Se as  Relíquias não fossem destruídas, sua bolsa ficaria cheia de itens que poderiam ser trocados, como os talentos.

Confesso que fiquei feliz com algumas preocupações, como a dos itens lendários e a dos balanceamentos. Também me parece que o Ion irá fazer um ótimo trabalho como game director, já que Tom Chilton se aposentou do cargo. O que vocês acharam? Deixem seus comentários 😉


Compilação dos tópicos: MMO-Champion