Hoje vai ao ar uma série de hotfixes de balanceamento de classes, que tiveram as notas divulgadas no ultimo dia 23 e revisadas durante o final de semana. É consenso geral que os casters tem tido desvantagens, e se mostrado menos poderosos que as classes melee, especialmente no PvP. As notas estão separadas por classe, e por PvE/PvP. Confiram:
26 de Setembro
Hotfixes
Classes
Nota dos Desenvolvedores: Depois de considerar cuidadosamente o feedback construtivo que recebemos no final de semana, nós fizemos algumas revisões nos ajustes dessa semana. As mudanças nas classes listadas nessa atualização de hotfix, assim como as da atualização anterior serão aplicadas durante a manutenção semanal em cada região. Note que várias mudanças da atualização anterior foram alteradas ou removidas, e elas estão indicadas por um tachado nas notas abaixo.
Caçador de Demônios
- Devastação
- Sangria (Talento) agora dá 150% do dano inicial de Arremessar Glaive.
Mago
- Arcano
- O máximo de stacks do talento Impaciente agora é de 50, e ele não vai mais recarregar sua duração ao chegar em 50 stacks.
Sacerdote
- Sombra
- O dano de Calcinação Mental foi aumentado em 80%, e a geração de Insanidade foi aumentada em 50%
- O dano de Açoite Mental aumentou em 20%.
- O dano de Aguilhão Mental foi aumentado em 28%
- O acúmulo máximo de Raio do Caos foi reduzidos para 4.
- Notas do desenvolvedor: Dado o aumento de dano de Calcinação Mental, Açoite Mental e Aguilhão Mental, o valor do talento será aumentado no geral.
- O acúmulo de Forma do Caos não aumenta mais enquanto Dispersão estiver ativa.
- Notas do desenvolvedor: Nós preferimos que Submissão à Loucura não seja tão dominante quanto é agora, e que ele não pudesse ser estendido por tanto tempo. No entanto, fazer mais mudanças agora requeririam modificações profundas na especialização, além do que queremos fazer em um ajuste rápido nesse momento. Estamos aguardando por uma oportunidade para olhar com mais cuidado para essa questão em um patch futuro.
Xamã
- Ascendente da Rainha (traço de artefato) não é mais consumido quando um feitiço de cura lançado é liberado imediatamente.
Bruxo
- Corrigido um bug que impedia Chuva de Fogo de sempre fazer os 8 ticks de dano em alvos PvE e PvP.
Guerreiro
- Armas
- A taxa de proc de Estrategista aumentou em 15%
- Cortar Tendão não causa mais o proc de Estrategista.
- O bônus de Explorar a Fraqueza (traço de artefato) foi reduzido a 4% por ponto.
PvP
Ladino
- Ataque das Sombras agora é uma armadilha, e não um atordoamento. (Influencia no DR)
23 de Setembro
Hotfixes
Classes
Notas dos Desenvolvedores: Como discutimos na semana passada, temos juntado uma quantidade enorme de dados baseados em como cada especialização tem se comportado na primeira semana das raides e masmorras Míticas com pedra chave, para que nós façamos as mudanças de balanceamento na manutenção da próxima semana. O objetivo geral dessas mudanças é buffar algumas classes que tem desempenho abaixo do esperado, mas ainda mantendo algumas com performance acima da média, sem mudar dramaticamente o estilo de jogo de nenhuma classe, ou fazendo com que jogadores sintam que a especialização escolhida por eles foi a “escolha errada”.
Todas as mudanças abaixo serão aplicadas na próxima manutenção programada (dia 27 de setembro) em cada região. Note que também existem várias mudanças específicas para PvP, que foram descritas separadamente abaixo.
Cavaleiro da Morte
- Gélido
- O dano de Inverno Impiedoso foi aumentado em 50%.
- O dano de Obliterar foi aumentado em 19%.
- O dano de Golpe Gélido foi aumentado em 12%.
- O dano de Impacto Uivante foi aumentado em 10%.
- O dano de Foice Gélida (Talento) foi aumentado em 13%.
- O dano de Pulso Gélido (Talento) foi aumentado em 11%.
- O dano de Sopro de Sindragosa (Talento) foi aumentado em 17%.
Caçador de Demônios
- Devastação
- Dano de Arremessar Glaive foi reduzido em 30%.
- O bônus do talento Maestria Vil para o Impulso Vil foi reduzido para 30%.
- Sangria (Talento) agora dá 100% do dano inicial de Arremessar Glaive.
- O dano de Fúria dos Illidari (habilidade de artefato) foi reduzido em 20%.
- Nota: Veja as mudanças adicionais de ajuste em PvP para Fúria dos Illidari.
- O bônus de Lâminas Balanceadas (traço de artefato) para a Dança de Lâminas foi reduzido a 3% por alvo.
- Vingança
- Maestria agora dá uma redução de dano por ponto 50% menor.
- O dano de Espinhos Demoníacos foi aumentado em 20%.
- Nota: Se equipar com foco em Maestria estava permitindo que os Caçadores de Demônios Vingança alcançassem níveis excessivamente altos de redução de dano físico. Enquanto estamos reduzindo o efeito máximo potencial desse stat, e aumentando sua base. Isso também deve fazer com que o valor da Maestria se ajuste melhor em relação aos outros stats.
Druida
- O dano de Fogo Lunar (não-feral) foi aumentado em 10%.
- Equilíbrio
- O dano de Fogo Solar foi aumentado em 10%.
- O dano de Chuva Estelar foi aumentado em 10%.
- O dano de Golpe Lunar foi aumentado em 5%.
- O dano de Ira Solar foi aumentado em 5%.
Mago
- Arcano
- Os efeitos da Maestria foram aumentados em 20%.
- O dano de Mísseis Arcanos foi aumentado em 9%.
- O dano de Impacto Arcano foi aumentado em 10%.
- Gelo
- O dano de Seta de Gelo foi aumentado em 8%.
- O dano de Lança de Gelo foi aumentado em 13%.
- O dano de Ímpeto foi aumentado em 38%.
- O dano de Nevasca foi aumentado em 36%, e seu custo de mana reduzido em 50%.
- O talento Gelo Partido agora dá 80% do dano normal (ao invés de 50%).
- O dano do talento Nova de Gelo foi aumentado em 13%.
- O dano do talento Raio de Gelo foi aumentado em 28%.
- O dano do talento Punhal Glacial foi aumentado em 15%.
Caçador
- O dano de Barragem (para não-Sobrevivência) foi reduzido em 20%.
- Domínio das Feras
- O bônus de dano de Ira Bestial foi aumentado para 25%.
- Sobrevivência
- O dano de Ataque Flanqueante foi aumentado em 62%.
Monge
- Tecelão das Névoas
- O dano de Chute Giratório da Garça foi reduzido em 25%.
Paladino
- Retribuição
- O dano de Veredito do Templário foi aumentado em 10%.
- O dano de Tempestade Divina foi aumentado em 20%.
- O dano de Golpe do Cruzado foi aumentado em 13%.
- O dano de Lâmina da Justiça foi aumentado em 13%.
- O dano de Julgamento foi aumentado em 13%.
- O dano do talento Zelo foi aumentado em 13%.
- O dano do talento Lâmina da Ira foi aumentado em 13%.
Sacerdote
- Sagrado
- O dano de Nova Sagrada foi reduzido em 16%.
- Sombra
- O dano de e geração de Insanidade de Calcinação Mental foi aumentado em 50%.
- Os acúmulos de Forma do Caos não aumentam mais enquanto Dispersão e Torrente do Caos estão ativos.
- Nota: Essas habilidades impedem o dreno de Insanidade de aumentar enquanto estão ativas, enquanto efetivamente reduzem o dreno de insanidade por toda a duração da Forma do Caos. Isso se mostrou muito poderoso, então estamos garantindo que o bônus de dano e dreno de Insanidade da Forma do Caos fiquem sincronizados.
- O benefício de Histeria Coletiva (traço de artefato) agora tem um máximo de 100%.
- Nota: Nós queremos que seja recompensador quando você conseguir manter
Submissão à Loucura por um tempo muito longo, mas a quantidade de dano desse traço estava fazendo com que essas situações fossem excessivas.
- Nota: Nós queremos que seja recompensador quando você conseguir manter
Ladino
- Dano em área do talento A Morte vem de Cima foi aumentado em100%.
- Assassinato
- O dano de Veneno Mortal foi aumentado em 30%.
- O dano de Leque de Facas foi aumentado em 30%.
- A duração de Bolsa de Truques (traço de artefato) foi reduzida para 3 segundos (o dano geral permanece o mesmo), seu raio foi aumentado para 6 metros (ao invés de 3), e a habilidade agora se beneficia da Maestria
- O traço de artefato Facas Envenenadas (traço de artefato) não se beneficia mais da Maestria. Seu dano por ponto foi aumentado em 4%.
- Fora-daLei
- A redução do custo de energia de Arauto do Destino (traço de artefato) agora é de 3 por rank
- O bônus de dano de Sede do Destino (traço de artefato) para o Transpassar foi reduzido a 6% por rank.
- O bônus de dano de Pólvora Negra (traço de artefato) para o No Meio da Testa foi reduzido a 6% por rank.
- Subterfúgio
- O dano de Eviscerar foi aumentado em 15%.
- O dano de Lâmina Soturna foi aumentado em by 15%.
- Nota: Veja abaixo os ajustes para PvP de Eviscerar e Lâmina Soturna.
- O dano de Tempestade de Shurikens foi aumentado em 30%.
- A chance de Segunda Shuriken (traço de artefato)ser ativada foi aumentada para 30% (era 10%), seu dano foi aumentado em 30%, e agora ela dá 200% de dano adicional enquanto Furtividade ou Dança das Sombras estiverem ativas.
Xamã
- Elemental
- Os efeitos da Maestria foram aumentados em 12.5%.
- A geração de Voragem de Cadeia de Raios aumentou para 6.
- O dano de Raio (Elemental) aumentou em 23%.
- O dano de Cadeia de Raios (Elemental) aumentou em 23%.
- O dano de Estouro de Lava aumentou em 5%.
- O dano de Chamar Raio e Rajada de Vento do talento Elemental da Tempestade aumentou em 20%.
- Aperfeiçoamento
- Consertado um bug que dava aos ataques especiais da mão secudária uma chance de 100% de ativar Fúria dos Ventos enquanto Ventos da Perdição estivesse ativo.
- A chance de ativação de Fúria dos Ventos foi aumentada para 20%.
- Nota: Estamos consertando um bug que adicionou vários procs extras de Fúria dos Ventos a cada ativação de Ventos da Perdição, mas adicionamos alguns procs de volta ao aumentar a chance base de ativação. Isso também deve aumentar a geração de Voragem fora de Ventos da Perdição.
- Restauração
- O dano de Cadeia de Raios foi aumentado em 23%.
Bruxo
- Suplício
- O dano de Drenar Vida foi aumentado em 10%
- O dano de Drenar Alma foi aumentado em 10%
- O dano de Corrupção foi aumentado em 10%
- O dano de Agonia foi aumentado em 5%
- O dano de Agonia Instável foi aumentado em 15%
- O dano de Semente da Corrupção foi aumentado em 15%
- O dano de Sifão de Vida foi aumentado em 10%
- O dano de Possessão foi aumentado em 15%
- O dano do talento Singularidade Fantasmática foi aumentado em 15%
- Demonologia
- O dano de impacto de Mão de Gul’dan foi aumentado em 20%
- O dano de Ira Demoníaca foi aumentado em 15%
- O dano de Seta Sombria foi aumentado em 10%
- O dano de Ruína foi aumentado em 10%
- O dano de Diabretes Selvagens foi aumentado em 10%
- O poder de ataque de Evocar Espreitadores do Medo foi aumentado em 10%
- O poder de ataque do Guarda Vil foi aumentado em 10%
- O dano da Seta Arruinadora do Evocar Demonarca foi aumentado em 18%
- O dano do talento Seta Demoníaca foi aumentado em 10%
- O dano do talento Implosão foi aumentado em 15%
- O dano do talento Chama Sombria foi aumentado em 10%
- O dano do talento Clarão Sombrio foi aumentado em 10%
- Destruição
- O dano de Seta do Caos foi aumentado em 11%
- O dano de Incinerar foi aumentado em 11%
- O dano de Imolação foi aumentado em 11%
- O dano de Conflagrar foi aumentado em 11%
- O dano de Chuva de Fogo foi aumentado em 11%, e o tempo de lançamento removido
- O dano do talento Cataclismo foi aumentado em 11%
- O dano do talento Canalizar Fogo Demoníaco foi aumentado em 11%
Guerreiro
- Armas
- O bônus do traço de artefato Explorar a Fraqueza foi reduzido a 3% por ponto.
- O bônus de dano do talento Raiva Concentrada foi reduzido para 30%.
- Fúria
- O dano de Rampage foi aumentado em 12%.
- O dano de Bloodthirst foi aumentado em 12%.
- O dano de Raging Blow foi aumentado em 5%.
- O dano de Furious Slash foi aumentado em 5%.
- O dano de Execute (Fury) foi aumentado em 5%.
- Proteção
- Custo de raiva do talento Vingança Rage reduzido para 35%.
- Geração de raiva de Interceptar reduzida para 10.
- Geração de raiva de Escudada reduzida para 10.
PvP
Nota dos desenvolvedores: Enquanto muitas das mudanças acima são benéficas para o PvP, algumas especializações precisam de mais ajustes para situações de PvP. Algumas das mudanças específicas de PvP que estamos fazendo tem a intenção de balancear as mudanças acima, enquanto outras simplesmente tem como objetivo ajudar no balanceamento geral do PvP.
- Campo de Batalha
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Personagens com a especialização de Tanque não recebem dano adicional enquanto estiverem carregando uma bandeira.
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- Cavaleiro da Morte
- Sangue
- A cura de Consumption (Habilidade do Artefato) não será mais reduzida no JxJ.
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Death Strike agora usa como base 50% do dano recente recebido de outros jogadores ao determinar sua quantidade de cura (anteriormente ele ignorava o dano recebido de jogadores)
- Sangue
- Caçador de Demônio
- Devastação
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O dano de Fury of the Illidari (Habilidade do Artefato) foi reduzido em 10% no JxJ.
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Vingança
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A cura de Soul Cleave não será mais reduzida no JxJ.
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- Devastação
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Druida
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Restauração
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Efeito de Brotar da Vida aumentado em 50% no JxJ.
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Stat de Acerto Crítico reduzido em 50%.
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Stat de Aceleração aumentado em 50%.
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Guardião
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Frenzied Regeneration agora usa como base 50% do dano recente recebido de outros jogadores ao determinar sua quantidade de cura (anteriormente ele ignorava o dano recebido de jogadores)
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- Caçador
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Sobrevivência
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Mongoose Fury agora aumenta o dano de Mongoose Bite em 35% por stack no JxJ.
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- Domínio das Feras
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Stat de Agilidade reduzido em 10%.
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- Mago
- Gelo
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Fogo
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A redução ao tempo de lançamento de Flamestrike causada por World in Flames (Talento de Honra) foi reduzida para 2 segundos.
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- Mongue
- Tecelão das Névoas
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O bônus de Counteract Magic (Talento de Horna) para Renewing Mist foi reduzido em 150% .
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- Andarilho do Vento
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O dano de Strike of the Windlord (Habilidade do Artefato) foi reduzido em 30% no JxJ.
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Stat de Agilidade aumentado em 12%.
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- Tecelão das Névoas
- Paladino
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Retribuição
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Stat de Força reduzido em 5%
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Proteção
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A cura de Light of the Protector e Hand of the Protector foi reduzida em 15% no JxJ.
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- Sacerdote
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Disciplina
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Cura de Atonement aumentada em 15% no JxJ.
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- Sagrado
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Apotheosis não pode mais ser dispellado.
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- Ladino
- Fora da Lei
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Duração de Control is King (Talento de Honra) reduzida para 3 segundos.
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Dano bônus de Between the Eyes em Critical Strikes reduzido em 100% no JxJ.
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Subterfúgio
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Eviscerate agora dá 15% a menos de dano no JxJ.
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Nightblade agora dá 15% a menos de dano no JxJ.
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- Fora da Lei
- Guerreiro
- Armas
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Dano de Echo Slam (Talento de Honra) reduzido para 5% da vida total do alvo.
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Fúria
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A cura de Bloodthirst não será mais reduzida no JxJ.
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Proteção
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Absorção máxima de Ignore Pain não será mais reduzida no JxJ. (Nota: o efeito de cada Ignore Pain ainda está reduzido em 20% no JxJ).
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- Armas
- Sistema de Honra
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A recompensa do Sistema de Honra Glory of the Melee agora dá 500 de Poder de Artefato (era 150).
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- World PvP
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As Missões de Ataque à Torre agora fornecem 150 de honra (era 300).
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As Missões de Ataque à Torre agora aparecem 3 vezes ao dia e cada missão ficará disponível por 24 horas.
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Outros pequenos ajustes foram feitos em masmorras, missões, profissões e itens, mas sem dúvida as mudanças mais impactantes são mesmo nas classes. A Blizzard tem ouvido o feedback da comunidade em relação ao balanceamento e feito mudanças rápidas, inclusive com avisos do tipo ‘estamos ouvindo, continuem mandando feedback’ no twitter Warcraft Devs. É uma evolução em relação à postura anterior deles, e esperamos que siga assim (e só melhore!) tanto na comunicação quanto no balanceamento.
E aí, como ficou sua classe? O que achou das mudanças?
Obrigada à Blunie pela ajuda na tradução das notas!