Olá a todos, tudo de boa?
Ontem à tarde, durante a Gamescom, tivemos mais uma entrevista falando do Legion e seu desenvolvimento! Ion Hazzikostas, o nosso Watcher, teve um bate-papo com o Fatboss, e respondeu bastante dúvidas! Foi falado um pouco de Karazhan, raides, e balanceamento de conteúdos.
O VOD da entrevista (em inglês) está aí embaixo, mas também traduzi tudo o que foi falado nela!
[twitchtv url=”https://www.twitch.tv/fatbosstv/v/84480726″]
Fatboss: Vocês podem nos dar uma prévia do patch 7.1?
Ion: Temos 3 pontos. O primeiro, e mais importante, é o retorno de Karazhan como uma mega masmorra de 5 jogadores – será quase uma raide de 5 pessoas! Além disso, teremos uma pequena raide que se juntará à história de Trommheim, além de capítulos adicionais de Suramar – Noctívoros, etc. Veremos mais informações após o lançamento da Legion. O conteúdo que estamos vendo agora é meio que a ponta do iceberg, estamos trabalhando em muito mais. Com a introdução da dificuldade Mítico+, masmorras continuarão relevantes por toda a expansão.
Fatboss: De quem foi a idéia da mega masmorra? E quanto tempo deve demorar para fechá-la?
Ion (meio spoiler): Karazhan vai ter um lockout semanal, uma masmorra mítica com lockout semanal.
Fatboss: Então é pra ser uma masmorra Mítica+?
Ion: Uhm… ahh… Não posso dizer agora. Não vai ser logo que for lançada. Ela será uma masmorra que talvez não seja possível limpar em uma noite, então é pra ser considerada uma mini-raide, para 5 jogadores.
Fatboss: Karazhan será mais desafiadora que o conteúdo típico para 5 jogadores?
Ion: Potencialmente. É mais fácil esperar algumas semanas, para que eu tenha permissão para falar mais sobre, haha.
Fatboss: Outra novidade da 7.1 é essa tal de mini raide. Mini não quer dizer necessariamente o número de pessoas que tem como colocar no grupo, certo?
Ion: Não. Citadela do Fogo do Inferno é uma raide grande. Covil da Onyxia é uma raide pequena. Essa raide deverá ter um número pequeno de chefões.
Fatboss: Essa mini raide terá algum tipo de dificuldade mítica+, ou teremos as clássicas dificuldades normal/heróica/mítica?
Ion: Falaremos mais sobre daqui a algumas semanas!
Fatboss: Sabemos que você não tem como falar sobre tudo, mas contando com essa raide nova – quantas raides teremos no total no Legion? Você contaria essa mini raide como sendo um “tier”?
Ion: É subjetivo, quando falamos sobre tiers. Nós queremos manter um lançamento constante de bom conteúdo e mantê-los ocupados com conteúdo em todas as áreas do jogo.
Fatboss: Parece que teremos bastante foco em conteúdo por patches. Vai ser assim durante toda a expansão? O conteúdo virá em quantidades grandes?
Ion: Bem, sim, teremos conteúdo novo constantemente. O Patch 6.1 não foi nada bom em relação a conteúdo, embora achamos que caminhadas temporais, a montaria de alce, etc. serviu para dar aos jogadores um motivo para revisitar conteúdo que já tinha sido totalmente usado – eles simplesmente não tinham motivo para tal. Nós podemos ver no futuro conteúdos que se foquem na história, com recompensas ou novos sistemas, masmorras, etc. Nós queremos que o jogo continue evoluindo durante o ciclo do Legion, e evitar o chamado content drought, ou meses sem nada para fazer no jogo.
Fatboss: Sentimos como se tivesse muito mais para fazer no jogo, agora. Previamente, vimos apenas raides, e… era isso. Agora também temos as masmorras Mítico+, então, como está o calendário para elas? Quando elas ficarão disponíveis?
Ion: Masmorras Mítico+ virão na primeira semana de dificuldade heróica. Nós faremos uma postagem na comunidade, com os dias e o calendário de todas as raides.
Fatboss: Vai ser similar a como foi em Warlords e Pandaria?
Ion: Bem similar. Raides e Masmorras Mítico+ estarão indisponíveis nas primeiras 3 semanas, depois disso, Pesadelo Esmeralda abrirá na dificuldade normal e heróica, a nova temporada de JxJ vai começar, e Pedras-Chaves Míticas estarão disponíveis. Estaremos avaliando esses 3 sistemas paralelos uns com os outros, e o equipamento terá um limite de nível de mais ou menos 850. Os melhores itens deverão vir de missões mundiais mais avançadas, masmorras míticas (que estarão disponíveis já no lançamento do Legion), e outras fontes similares.
Fatboss: Falando sobre Mítico+. Parece que já é um sistema que funciona muito bem, e o loot que você consegue delas parece bem justo, considerando que dá pra conseguir os mesmos níveis de itens via raides. Mas, no Mítico+, você poderá conseguir bastante equipamento em um curto período de tempo, se você considerar stackar personagens pra poder afunilar itens para um personagem, etc.
Ion: Nossa, quer dizer que dá pra jogar o jogo e ficar mais forte?? (ahahah)
Fatboss: Já que é possível conseguir bastante itens ao jogar muito, vocês acham que os jogadores sentirão necessidade de jogar constantemente para que se mantenham no maior nível possível?
Ion: Os jogadores mais avançados farão tudo o que for possível para conseguirem uma vantagem sob a competição, o que geralmente significa passar bastante tempo jogando. Nós não achamos que isso irá afetar a maior parte dos jogadores mais do que aconteceu em expansões passadas, e com a adição das Pedras-Chaves Míticas, toda vez que você logar em um domingo à tarde, você ainda terá conteúdo disponível para melhorar sua personagem, já que teremos pessoas procurando grupos, ao invés da resposta normal “ah, já fiz isso”. Quando você tiver a Pedra-Chave, você controlará o grupo.
Fatboss: Sim, a vantagem desse sistema é que você vai querer jogar com outras pessoas, e isso é definitivamente mais forte que as desvantagens. Só queríamos saber mais sobre, mesmo.
Fatboss: Como será a dificuldade Mítico+? No beta, pessoas estavam conseguindo limpar dificuldade 10 com todo mundo por volta de ilvl 850. O escalonamento já foi finalizado, ou veremos mudanças depois do lançamento?
Ion: É difícil determinar quão difíceis elas serão, e que tipo de equipamento é necessário para fechá-las, já que terá muita dependência da skill do jogador. Em relação a recompensas, as masmorras por si terão itens mais ou menos do mesmo nível de Pesadelo Esmeralda heróico. A recompensa real, que tem um lockout semanal, virá do baú que se encontra no seu Salão de Ordem, que você pode apenas abrir 1 vez por semana, que se baseará na sua melhor performance na semana anterior. É desse baú que os itens equivalentes aos míticos de raides virão.
Fatboss: Vai ser progressivo como os da Guarnição, que você precisava matar um número X de chefões na dificuldade Y para destrancar o próximo estágio?
Ion: Absolutamente, se você completar uma Mítica+ 10, você receberá equipamento melhor do que aquele que só limpou uma Mítica+ 4. A recompensa é baseada no maior nível que você limpou na semana antes. Se você limpar uma Mítica+ 10, você receberá garantido um item de dificuldade mítica.
Fatboss: Então, e se eu acabar perdendo uma semana?
Ion: Se você não fez nenhuma masmorra mítica na semana antes, não terá nenhum baú para abrir. Se você esqueceu de abrir um baú e passou uma semana sem fazer nada, o baú ainda estará lá esperando por você.
Fatboss: Vamos falar de lendários. Tem tido muita hype em relação a eles, e a grande maioria deles tem efeitos legais e bônus niche. Mas tem uma diferença gigantesca entre alguns deles, aonde um efeito é uma porcaria, e o outro é impressionante.
Ion: Temos muito balanceamento para fazer, mas vai ter alguns lendários que serão incríveis, e outros que serão os piores. Nós estamos usando dessa oportunidade para tentar coisas novas com itens. Mas algo que temos que manter em mente, é que lendários estão lá para todos os jogadores, não apenas raiders. Se você está apenas explorando o mundo e talvez fazendo missões mundiais, talvez alguns efeitos serão mais benéficos para você do que eles seriam em uma raide, e vice-versa. Eles devem ser excitantes não importa o tipo de conteúdo. Estamos cientes de que alguns itens são muito melhores que outros em certos conteúdos, mas isso não é algo que estamos nos focando em consertar.
Fatboss: Vocês tem planos para adicionar outros lendários durante as expansões?
Ion: Certamente.
Fatboss: E sobre os que estarão disponíveis agora, teremos um sistema para caçar os lendários específicos que nós queremos?
Ion: No começo, não queríamos usar um sistema assim, mas tivemos muitas discussões sobre isso, e enquanto a expansão se desenvolve, é certamente algo que tentaremos fazer alguma coisa a respeito. Assim que a Legion tiver sido lançada e estiver tudo bonitinho, provavelmente teremos algum tipo de sistema que te permita caçar o lendário que você quer.
Fatboss: Então, artefatos. Uma coisa que deixou o pessoal preocupado é, digamos, você coloca todos os seus poderes de artefato em um específico, aí vocês fazem uma mudança para aquela especialização que deixa outra especialização mais viável – eu estaria encrencado? Teremos como transferir o poder de artefato de uma arma para outra?
Ion: Não temos nenhum sistema planejado para isso especificamente, mas entendemos o problema. Estamos implementando vários sistemas para o pessoal que quiser deixar seus alts no mesmo nível dos mains, e etc. Mas, resumidamente: não teremos resets. Mas você não terá problema se quiser trocar de especialização depois de algumas semanas, se mudar de idéia por algum motivo. Mas, se você ficar com apenas uma especialização, você estará à frente de pessoas que decidiram trocar de especialização e foco na arma, mas apenas alguns percentos, nada muito grande. Então, um Mago que somente joga de Gélido terá vantagem caso o amigo dele, um Mago de Fogo, decida trocar para Gélido algum tempo depois.
Fatboss: Durante a expansão, teremos mais adições aos artefatos? Mais árvores de talentos, etc.?
Ion: Veremos isso com o passar do tempo. Nós queremos continuar o crescimento dos artefatos enquanto o Legion for progredindo, e queremos ter certeza que Poder de Artefato é algo que continuará relevante durante a expansão.
Fatboss: Então se eu começar tarde na expansão, o que vai acontecer com o meu artefato? Eu estarei bem atrás na progressão.
Ion: Então, por exemplo, se você começar no dia 30 de Agosto, a pesquisa do seu Salão de Classe terá uma recarga de 5 dias, então demorará 5 dias para você conseguir um ponto de conhecimento no seu artefato. Se alguém começar a expansão 5 semanas depois, a pesquisa do Salão de Classe dessa pessoa será alguns dias mais rápida. Então, você eventualmente deverá chegar no mesmo nível do pessoal que está jogando desde o dia 1 do Legion. Implementamos um número de mecânicas para ajudar o tanto o pessoal que começou tarde, quanto os alts.
Fatboss: Com a introdução dos Caçadores de Demônios, e Caçadores de Sobrevivência se transformando em uma especialização de corpo-a-corpo, veremos um MONTE de classes melee. Como vocês combaterão esse efeito, considerando que os grupos de raide mais avançados tentam não trazer tantos melee. Os encontros serão balanceados para que seja mais fácil trazer mais melees, ou continuaremos sendo punidos caso a nossa raide traga melee demais?
Ion: Primeiramente, melee contra ranged é um tipo diferente de jogo para bastante gente. Eu não acho que a adição de Caçadores de Demônios vai mudar muito a população resultando em mais melee, mas deve mudar a população dos melee em geral, que deverão trocar de classes, mas continuando a jogar de melee, enquanto os jogadores que joguem de ranged deverão continuar jogando de ranged, porque esse tipo de jogo é mais interessante para eles. Esse é um dos motivos na qual você não vê um Druida sendo tanto Feral quanto Equilíbrio, ou um Xamã tendo ambas especializações Elemental ou Aperfeiçoamento. Jogadores geralmente escolhem apenas uma dessas especializações, dependendo do tipo de jogo que eles preferem. Enquanto designamos encontros, nós tentamos encorajar jogadores a trazerem composições mais equilibradas. Nas Míticas+, vemos que melee acaba se beneficiando mais por conta do maior cleave e dano enquanto se mexe, enquanto ranged acaba sendo mais efetivo em raides mesmo. Nós sentimos que isso é okay até um certo contexto, realmente não é o fim do mundo – enquanto a diferença entre ambos os estilos não for tão grande. Também queremos garantir que as lutas sejam interessante para os melees, e tentando impedir de criar magias que não mirem neles, resultando nos melee fazendo todas as lutas como se fossem Patchwerks/Retalhosos.
Fatboss: Já que a vaga dos melee é bem competitiva, já que tem apenas um certo número de melee que você pode trazer.
Ion: Mas porque isso?
Fatboss: Ah… bem… tipicamente… é porque eles são… ahn… melee. Normalmente, melee tem muito mais mecânicas para lidar, e acabam passando muito mais tempo desviando delas do que comparado com Magos, por exemplo, uma classe que geralmente está no topo das damage meters.
Ion: Mas você acha que tem que ser assim?
Fatboss: Bem, não, não acho que tem que ser assim.
Ion: Isso é um problema de balanceamento, não?
Fatboss: Para chegar na questão, o problema é que tipicamente, em guildas muito progredidas, digo top 10 como um exemplo extremo, eles trazem apenas uma certa quantidade de melee e uma quantidade muito maior de ranged, e nós quase não vemos uma especialização em particular nas suas composições de raide. Você não consegue trazer muitos melees para uma raid, então vocês tem algum tipo de plano para meio que… combater isso?
Ion: Eu desafiaria esse tipo de entendimento. “Não podemos” é uma frase meio forte, eu acho. Quando se trata de guilds top do mundo, que gastam centenas de horas maximizando a progressão deles, elas geralmente tem muitos altos na qual eles podem jogar com efetividade máxima, e eles vão se usar dessa vantagem para criar composições de raide que consigam lidar com certas mecânicas usando o mínimo de equipamento possível para derrotar o encontro. Mas, olhando a data de todas as mortes do Arquimonde Mítico em 2015, vimos uma variedade de composições de raide que incluíam todas as classes e especializações. Para a grande maioria das guildas, se você tiver um Xamã Aperfeiçoamento fantástico, você muito provavelmente vai trazê-lo para a raid, ao invés de pedir para que ele troque de classe, ou até mesmo sentá-lo para pegar alguém com uma classe que seria mais favorável, mesmo que esse jogador não seja assim tão bom. Obviamente, se nós estragarmos o balanceamento, poderemos ter problemas de classes que estão ficando muito para trás, mas isso será culpa nossa e deverá ser consertado.
Fatboss: A maioria das vezes, a troca de composição não depende tanto de dano, mas sim de cooldowns de raide.
Ion: Bem, ainda bem que tiramos todos eles no Legion!
Fatboss: Sim, Ladinos tiveram seu Manto das Sombras nerfado, mas eles ainda são Ladinos. Eu sinto como se ainda tivesse uma grande diferença entre todas as especialização melee. Parece, de vez em quando, que quando você está em uma posição na qual fazer uma escolha é possível, essa escolha acaba por ser, muitas vezes, dependende de que cooldowns a especialização pode trazer.
Ion: Claro que eu estou brincando sobre o pruning, mas nós tiramos muitas coisas para levar as especializações para novas direções, e torcendo para que elas sejam mais interessantes para jogar, e mais benéficas para a raide. Tire algumas habilidades para colocar outras. Com o design de classes para a Legion, nós queremos focar nas vantagens e desvantagens de cada especialização. No passado, fizemos o erro de tentar consertar apenas as fraquezas, e isso resultou nas especializações não terem nenhuma fraqueza. Em um mundo sem fraquezas, o que são vantagens? Então, o que fizemos é meio que dar um passo para trás nisso, e adicionamos mais vantagens. Nós estamos vendo o que cada especialização trará para a raide, e aumentando essa vantagem.
Fatboss: Eu imaginaria que muito disso pode ser implementado graças aos artefatos?
Ion: Sim, potencialmente. Certamente, os artefatos nos dão bastante espaço para testarmos novas coisas, mas acho que gostaríamos mais de implementar essas mudanças na base da classe mesmo. Como estamos dizendo desde o WotLK, queremos que líderes de raide tragam o jogador, e não a classe. Ao invés de dizerem, talvez, “vamos trazer aquela classe OP que dá 2% a mais de dano”, queremos que as pessoas digam “vamos trazer um Caçador, já que não temos nenhum ainda”.
Fatboss: O lançamento de Warlords foi bem conturbado, então uma pergunta que vem em mente: Vocês tem algo em mente para talvez deixar o lançamento de Legion com uma melhor performance?
Ion: Sim. O nosso time de servidores fez muita coisa, além do time de design de mundo. O fato de que as zonas estarão escalando junto com o jogador significa que os jogadores estarão se distribuindo em várias zonas, e não apenas em uma área inicial, o que criou o funil que vimos na Warlords. Como alguns jogadores já devem ter visto, nós temos uma nova tecnologia de phasing que deve aliviar problemas em algumas áreas, caso tenha-se necessidade.
Fatboss: E assumo que deixar o pessoal começar seus Caçadores de Demônios agora ajuda também?
Ion: Não, isso provavelmente adiciona ao problema. Se Caçadores de Demônios ficassem disponíveis do Legion, você teria bastante gente criando Caçadores de Demônios, ao invés de contribuir para as áreas mais afuniladas das Ilhas Partidas. Mas foi muito legal poder criá-los antes do lançamento, então sem arrependimentos!
Ion: Então, um fato engraçado sobre o que estragou os servidores, principalmente na América do Norte, foi a Guarnição. Alguns devem lembrar que na Horda, você precisava de uma luneta, que começaria as missões para a Guarnição deles. Isso funcionou bem na Europa, mas ela podia ser usada por apenas um jogador por vez, o que causou um pequeno funil. Então nós analisamos como funcionou na Europa, e achamos que não era a melhor maneira de lidar com a missão, então fizemos um hotfix que permitia que vários jogadores pudessem interagir com a luneta ao mesmo tempo, para tentar melhorar a velocidade de nível. Algo que deu errado foi que erramos e a luneta acabou não sendo interagível por nenhum jogador, então todo mundo se amontoou em uma área pequena, não podendo interagir com o item de missão que era necessário para progredir. Jogadores upam em velocidades diferentes, mas o que esse bug fez amontoar jogadores por 2 horas de nível, e acabou deixando um grande número deles, então todos esse jogadores que ficaram 2 horas esperando entraram na Guarnição ao mesmo tempo. Nós estamos fazendo vários testes para garantir que isso não aconteça de novo.
Fatboss: Voltando para as raides. Nós estamos voltando para o mesmo formato que vimos na Warlords.
Ion: Foi a primeira vez em muito tempo em que nós não mudamos nada em relação à estrutura de raides, o que foi algo bom.
Fatboss: Que pensamento vocês tinham por trás disso? Porque vocês decidiram manter o mesmo formato?
Ion: Honestamente, não vimos nada que precisasse ser mudado. Acho que o sistema de raide flexível foi a melhor coisa que já fizemos.
Fatboss: Concordo plenamente.
Ion: Tivemos muitos céticos inicialmente, mas resolveu o problema de “maus aí, encheu a raide” ou “alguém não apareceu, temos que cancelar”. Não queríamos trocar esse sistema, nós sentimos que ele está perfeito do jeito que está. Nós achamos que as dificuldades que introduzimos, LFR, normal, heróica e mítica funcionou bem. LFR para aqueles que querem apenas ver o conteúdo, normal para amigos e família, heróica para guildas e grupos preformados, e mítica para os mais hardcore.
Fatboss: Sobre míticas, como vocês chegaram a esse número de 20 pessoas?
Ion: Queríamos um tamanho fixo de raide, o conteúdo mais difícil não era algo possível de balancear e chegar a um resultado satisfatório, considerando as raides flexíveis. Já que as guildas mais lá em cima trariam 12 pessoas para o chefão 1, 18 para o 2, e 22 para o 3… Digo, isso seria miserável para a guilda e não acho que ninguém iria querer isso. Não teria como conseguir um balanço satisfatório e uma dificuldade igual, não importa quantos jogadores sua raide traria. Então, nós olhamos como as raides mais avançadas estavam progredindo na época, e pensamos sobre que tipos de encontros queríamos criar – complexidade, coordenação, etc. Ser possivel A) Assumir que você tem, ao menos, um de cada classe disponível e B) Poder dividir o grupo para certas mecânicas ou ter uma parte da sua raide fazer alguma coisa na luta, e esse grupo ser sustentável – Esse tipo de coisa acaba se quebrando muito enquanto balanceado para números menores de jogadores. Então, por esses motivos, 20 jogadores pareceu um número certo. Não seria uma mudança muito extrema para guildas de 25 jogadores na época, e uma junta de rosters bem fácil para os raidando com 10.
Fatboss: O LFR vai voltar a ter peças de sets iguais as de dificuldades maiores. Porque?
Ion: Pesadelo LFR será dividido em 4 seções diferentes, sendo lançadas em 4 tempos diferentes. Raiders que sentirem que é necessário conseguir aquela vantagem de ter um set completo tem a opção de ir ao LFR e conseguir a última peça para completar seu set, mesmo que isso signifique perder stats naquele slot de equipamento.
Fatboss: Balanceamento de classes não está justo, no prepatch. Mas somente estarão balanceadas contando o 110, certo?
Ion: Sim. Classes não são balanceadas ao redor do seus artefatos, no entanto, mas os artefatos de cada classe são balanceados entre si. Não tem como comparar a performance no 100 e no 110, no entanto.
Fatboss: Então, de novo… quando as raides serão lançadas?
Ion: Três semanas. Nós gostamos de como Warlords funcionou nesse aspecto, então vamos mantê-lo.
Fatboss: Com a raide que virá no 7.1, ela vai se encontrar entre Pesadelo Esmeralda e Baluarte da Noite?
Ion: Sim, isso é correto. Baluarte da Noite deverá ser lançado no começo de 2017. Nós sentimos que a Fundição da Rocha Negra foi lançada cedo demais, e muitos jogadores deixaram Malho Imponente para trás. Nós queríamos um pouco mais de espaço entre os tiers de raide, então para cobrir aquele tempo sem nada, adicionaremos uma raide menor entre as duas.
Fatboss: Então, podemos ter mais informação sobre o que acontece em Karazhan?
Ion: NÃO!
Muita informação interessante, né?
Falta 11 dias! GET HYPE!
Até mais <3