ATUALIZADO (14:33): Screenshots da nova distância no beta
Olá a todos, tudo beleza?
Hoje venho trazer a vocês a continuação da discussão de zoom da câmera do jogo, que foi nerfado para a 7.0, e causado um grande furor na comunidade. Um dos resultados de tal discussão é o addon MaxCam, que permite extrapolar todos os limites de zoom possíveis no jogo.
Infelizmente, como previsto, esse addon abusava de um bug que existia já a algum tempo, e ele está com os dias contados (bem, não totalmente, mas ele terá que respeitar os limites máximos do menu de interface do jogo). Mas teremos um zoom melhor, novamente! Não nos níveis pré 7.0, mas maior do que o atual possível na interface do jogo.
Segue o post traduzido do Watcher falando sobre!
Nós estamos acompanhando de perto a discussão sobre as mudanças da câmera no 7.0.3, e cuidando especialmente do feedback mencionando focos de desconforto físico e visual. Nós recentemente lançamos um hotfix no client do jogo que cuidou de um núnero de problemas relacionados à câmera enquanto em cima de alguma montaria, e temos mais um update a caminho, que deverá cuidar de problemas relacionados à distorção do campo de visão e da tela, resultado de alguns addons que modificam a janela de exibição do jogo. Muitos desenvolvedores do time do WoW tem sensibilidade a várias formas de enjôo de movimento, e isso é um problema que nos preocupa muito. A última coisa que queremos é alguém que ama o jogo estar incapacitado de jogar por conta de desconforto físico.
Obviamente, o limite do controle CVar da distância de zoom máxima da câmera tem sido um grande foco, tanto da comunidade quanto de nossas discussões internas. Minha postagem original sobre o assunto não foi tão clara quanto poderia, em relação a nossas motivações que levaram a essa mudança. Colocamos muita ênfase na “vantagem competitiva” em termos de um campo de jogo balanceado, quando o conceito que eu queria expôr a vocês era “sejá lá qual for o zoom máximo possível, esse é o que vai ser usado por jogadores competitivos para que possam maximizar a sua performance, o preço por isso sendo o visual do jogo”. Isso não deveria ser tão controverso: quando você está tentando desviar dos Derramamento Vis do Kormrok, na Cidadela Fogo do Inferno, quanto mais longe a sua câmera estiver, mais cedo você poderá ver ondas indo em sua direção; porque você não colocaria o zoom da câmera o mais longe possível? (E mais: Que nível de zoom nós deveríamos considerar para tunar a velocidade e a mortalidade das ondas?)
Durante o processo de desenvolvimento do Legion, e tentando melhorar o visual e diversão das lutas, habilidades de classes, e maneiras que os jogadores interagem com o mundo, tomamos nota de todos os aspectos dessa experiência, incluindo a câmera. World of Warcraft é um RPG de mundo aberto, colocando os jogadores no controle de um herói que se aventura por Azeroth, mas com o zoom máximo antigo, o herói comumente tomava menos espaço da tela do que jogos mais isométricos como Diablo ou Heroes of the Storm, ou até mesmo várias units de Starcraft 2. Naquele nível de zoom, detalhes do seu personagem se perdiam, e detalhes do mundo simplesmente desapareciam. O jogo é feito para ser experimentado com o zoom de câmera disponível na IU padrão.
Esse não é o momento para negarmos que falhamos, de vez em quando, em criar uma experiência geral que é polida e livre de frustração nesses níveis de zoom. Quando um tank não consegue ver ao redor do Arquimonde o suficiente para saber por onde os demônios estão vindo para que ele possá juntá-los para a raide, isso é obviamente não ideal. Tem muito que nós podemos fazer para prevenir a escala do WoW de sair do controle, assim como melhoras na câmera e na IU na luta de monstros gigantes, e nós estaremos prestando bastante atenção nesse tipo de feedback enquanto nos adentramos no Legion.
Nós já tinhamos a intenção de limitar o zoom da câmera via console bem cedo no beta do Legion, o que nos deus vários meses para considerar o gameplay e o feedback que surgiria dessa mudança, antes do lançamento do Legion. Mas, por conta de um descuido nosso (nós conseguimos limitar uma maneira de aumentar o zoom, mas não a outra), a mudança não teve como ser colocada de uma maneira apropriada, até perto do fim do ciclo de desenvolvimento. Desde então, nós temos ouvido de muitos jogadores que eles tem dependido do aumento do zoom da câmera para neutralizar um número de sensibilidades, into de enjôo de movimento, dores de cabeça, e até mesmo certos efeitos de magia.
Recentemente, um numero de jogadores reportou algum alívio, via uso de um novo addon que os permitiam quebrar qualquer e todos os limites de zoom. Esse addon se aproveita de um bug que existe já tem algum tempo, mas não foi notado (passando um valor negativo para uma função no código). Em um hotfix futuro, nós consertaremos esse bug, e como consequência, causando esse addon (e similares) a seguir os limites padrões de câmera.
Mas, nesse mesmo hotfix, também aumentaremos o limite máximo do zoom da câmera, para um ponto médio entre o que era possível antes da 7.0, e o que é possível via o menu de interface do jogo atualmente. Esse limite aumentado permitirá jogadores avançados a novamente poderem aumentar o zoom de sua câmera via um comando de console, se assim desejarem. Essa escolha do valor máximo foi baseada em reports de jogadores que comentavam que distância aliviava o desconforto que eles estavam experimentando. Finalmente, nós preferiríamos cuidar dos problemas causados pelo zoom ao invés de simplesmente aumentar a distância máxima para mascarar tais problemas, mas agora que o patch 7.0 está aí e náo podemos iterar muito mais no tipo de mudança que seria necessário, reaplicar esse band-aid é melhor do que deixar a ferida aberta.
Nós esperamos ansiosamente pelo seu feedback, quando essas mudanças forem implementadas no jogo. Nós queremos continuar melhorando a legibilidade, usabilidade e acessibilidade de nosso jogo por um ponto visual, e isso inclui a funcionalidade da câmera, e o feedback da comunidade, assim como discussões, são inestimáveis quando se trata de uma área tão inerentemente subjetiva.
O hotfix citado pelo Watcher já está sendo testado no Beta do Legion, e aqui vão 2 screenshots mostrando:
Então, acho que chegaremos a uma solução boa, não concordam? Não se sabe quando esse hotfix deverá ser aplicado no jogo (eu diria que logo logo), mas dêem todo o feedback possível para os desenvolvedores!
E é isso, até mais!