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Olá, pessoas bonitas!
Hoje tive a oportunidade de conversar com os desenvolvedores  de World of Warcraft Jeremy Feasel (a.k.a Muffinus, Senior Game Designer) e Luis Barriga (Lead Game Designer) sobre a classe heróica que chega em Legion, os Caçadores de Demônios! Confiram o áudio da entrevista legendado logo aqui, e se preferir ler a transcrição, está logo abaixo 😉

Obrigada ao Jiraya do PvPLab pela ajuda com as perguntas de PvP e à Amanda pela tradução e legendas!

Minha primeira pergunta é O que veio primeiro quando vocês estavam pensando em Legion? A volta do Illidan ou os Caçadores de Demônios? Uma coisa puxou a outra? Como foi?

Acho que sempre começamos com um tema bem interessante sobre o que é a história que queremos contar, qual é o foco que nos guiará durante a expansão, quem são os inimigos, os grandes chefões.O que está acontecendo no mundo, o que irá mudar o mundo e que interessará o jogador? E todo o resto vem daí. Então assim que começamos a discutir o retorno da Legião Ardente e tudo o que isso representa. Acho que, quase imediatamente, o que vem a partir daí é sobre quem vai lutar contra a Legião? Qual é a fantasia que podemos tirar disso?

E, temos que concordar, que foi muito bom adicionar os Caçadores de Demônios. Basicamente, é o tipo de coisa que, depois de vermos os Cavaleiros da Morte em Wrath of the Lich King Olhamos para trás e “uau”, Burning Crusade, se fizéssemos os Caçadores de Demônios teria de ser naquela expansão. Mas não podemos fazer Caçadores de Demônios em qualquer expansão. Se tivéssemos feito em Mists of Pandaria não teria sentido, né? Mas com o retorno da Legião, é a terceira vez que eles invadem Azeroth, fez todo sentido e foi a última peça do quebra-cabeças, basicamente, que nos deu a característica mais marcante da expansão. A cereja do bolo!

Muitos de nós queríamos jogar com eles há 10, 11, 12 anos desde Warcraft III…

Sim. Queremos ser o Illidan há muito tempo.

Sim, exatamente

Tenho certeza que vocês ouvem muito essa pergunta, mas qual foi o maior desafio, ao incluir a nova classe no jogo e como decidiram se ia ser uma classe normal, como os monges ou uma classe heróica?

Alguns dos desafios, pois foram muitos, foi delinear seu nicho, sua identidade. Ela é uma classe corpo-a-corpo, que já são muitas, e já tínhamos feito uma classe assim com foco em mobilidade, os monges. A mobilidade dos Caçadores de Demônios é diferente, você sente a diferença. E conseguir acertar isso foi um desafio. Além disso, trazer a fantasia que criamos com os jogos anteriores foi algo que demorou um pouco.

Há vários pequenos detalhes que demoraram para se tornar realidade. Por exemplo, no Alfa, tínhamos, basicamente, 80… 70 a 80% das habilidades que estão prontas agora. Mas algo não estava certo, a classe não tinha cara de Caçador de Demônios. Então estudamos a classe, vimos vídeos e pensamos “o que está faltando?”. Os ataques são os mesmos, há mobilidade… e, de repente, ficou claro: a parte de cima do torso, como se fossem ninjas, quando correm em combate. Colocamos isso no jogo e aí a classe ficou com cara de Caçador de Demônios. Muito disso foi atenção aos detalhes, do time de classes, do time de artes, de todo mundo envolvido no projeto, até mesmo os engenheiros basicamente adicionando os comandos para que as habilidades funcionassem. Tudo isso foi muito desafiador.

Sobre a definição de classe heróica versus classe padrão, você quer falar mais sobre isso? Classes que começam no nível 1 versus…

Sempre que pensamos em qual nível iniciar a classe temos que pensar na história originária daquela classe. De onde eles começam? Em qual parte da história o jogador começará? Hoje lançamos o curta do Harbingers sobre o Illidan, que é muito legal e ele meio que descreve a história por trás dos Caçadores de Demônios, que eles já lutaram muito contra vários demônios diferentes, eles viram coisas que nós ainda não vimos, essas forças opressoras que conquistaram outros mundos, e que se expandiram pelo abismo do éter despedaçado. Não seria certo colocá-los no nível 1 para lutar contra javalis. Eles precisam começar no 98 para estarem prontos pra chutar bundas assim que a Legião atacar.

Eu imagine eles matando javalis e… não foi legal mesmo. Sobre o balanceamento… qual é a parte mais difícil para vocês? Dano, mobilidade… ou como a classe nova funcionará com as outras? Qual é a parte mais difícil para vocês? Além do choro nos fóruns 😛

Uma das coisas que é desafiadora é que queremos que eles tenham mobilidade, certo? Mas ao mesmo tempo, eles não podem ser invencíveis no PvP e tão móveis a ponto de escapar de todas as situações. Então acho que encontramos um bom balanceamento pois eles têm as ferramentas, basicamente… se eles usarem as habilidades defensivamente eles conseguem ir e voltar rapidamente. Queríamos imitar a sensação do Illidan em Heroes of the Storm, que é escolher o alvo, ir até ele, causar muito dano e… e se você ficar em perigo, cair fora. Entretanto, seu ponto fraco é a sobrevivência. Se você pegá-los e estiverem sem cooldowns, eles vão… basicamente, eles são frágeis. Então se você conseguir pegar um Caçador de Demônios no PvP com um bom atordoamento, você os matará rapidamente. Eu acho que, desse modo, no balanceamento no PvP é como ajustamos as coisas. No PvE é mais complicado, pois eles precisam de um nicho de  destaque, e agora esse nicho fica na explosão de dano em área. Eles são muito bons nisso, mas sem chegar ao ponto do dano em área contínuo ser o melhor do jogo. Dependendo da luta, Caçadores de Demônios serão melhores que outras classes, mas não a ponto de serem os melhores em toda luta. Eu acho que isso é muito importante, você não quer que a classe nova
seja fraca, mas você também não quer que ela sejam tão dominante que todos os lugares fiquem cheios de Caçadores de Demônios.

Temos sorte que, em Legion, há vários jeitos dos jogadores avançarem seus personagens no final do jogo, seja por meio de raides ou masmorras míticas, PvP, ou… todas as coisas que contribuem com nosso esquema de otimização, no qual você pode avançar seu personagem de vários jeitos, como as missões de mundo, isso permite que os Caçadores de Demônios se destaquem em conteúdos específicos e o mesmo acontece com as outras classes. Por causa dos vários modos de avançar no jogo muitas classes podem brilhar em áreas diferentes. Caçadores de Demônios são muito fortes em masmorras míticas, por exemplo, por causa da habilidade de controle coletivo e causar dano a várias criaturas com seu dano explosivo (burst).

Mudando para o PvP, não tenho certeza se vocês podem me responder em detalhes, mas… Vocês já conseguem dizer com quais classes os Caçadores de Demônios sinergizam no PvP? Vocês conseguem antecipar as composições?

Não sei se podemos adivinhar… Jogadores sempre fazem composições que são bem surpreendentes. Ou algumas que não havíamos pensado, e eles jogam muito bem. Então, eu não sei, podemos
especular, mas… Eu não tenho certeza. Podemos tentar, mas a comunidade irá nos provar o contrário.

É, exatamente.

Eles chegariam no topo só pra falar que o dissemos que era fraco, não é nada fraco, na verdade. Se eu tivesse que chutar, chutaria que eles se dão bem com Sacerdotes. Uma das fraquezas dos Sacerdotes são os Ladinos, e os Caçadores de Demônios são bons em dar counter nos Ladinos. Mas, novamente, os jogadores vão encontrar algo melhor do que esse combo.

Sim, provavelmente.

Como vocês veem a curva de aprendizado dos Caçadores de Demônios? Eles são bem difíceis de entender, são fáceis? Como isso funciona? No PvP e no PvE.

Uma das frases do design é: “Fácil de aprender, difícil de dominar” e eu acho que isso se destaca nos Caçadores de Demônios. Eu acho que é falsamente simples de um jeito que lembra… Hearthstone, quando você começa a jogar. É muito… parece muito simples, bem direto e quando você aprende, há muita profundidade. Eu acho que os jogadores que se apegarem
à classe e aprenderem tudo, serão recompensados com uma classe muito aprofundada. Entretanto, a primeira vez não será assutadora como com algumas classes que existem a mais de uma década e que acumularam muitos detalhes, com muitos botões, interações, algo assustador. Com os Caçadores de Demônios nossa abordagem foi “essa classe tem de ser acessível, as habilidades tem que ser claras, elas tem de ter um motivo”, e aí damos profundidade à classe com a escolha de talentos, etc.

E…Sobre a fantasia da classe, hHá alguma coisa que vocês consideraram adicionar e depois viram que não era uma boa ideia? E tiraram?

Bem… Uma das coisas… a terceira especialização que todos perguntam. Nós realmente pensamos em uma terceira especialização… e, basicamente, pensávamos em coisas que eram menos legais
do que a história do Illidan, da história dos discípulos do Illidan que vimos na Burning Crusade, da  fantasia do combatente quase sobrenatural e ágil. Então jogamos fora as ideias que estavam
tirando nosso foco pensando em qual seria a terceira especialização, de dano à distância, e não parecia tão legal quanto as outras duas na história. Parece que tudo o que torna as Glaives de Guerra legais é o combate corpo a corpo, é “pular na cara do inimigo e esfregá-las” como um ninja mágico. E você não tem esse sentimento visceral se estiver a uma distância média. E quando você começa a ter ideias bem legais que funcionam a essa distância, especialmente quando estamos mudando as classes para focar nas suas fantasias, você começa a se perguntar: “isso ficaria mais legal em um Bruxo?” E aí temos de nos concentrar no que é legal, no que aparenta ser próprio dos Caçadores de Demônios.

Você mencionou os Bruxos, e eles estão tristes com os Caçadores de Demônios. Vocês tiraram a Forma de Demônio.

È interessante, eu já joguei de Bruxo Demonologia antes. O que é interessante é que, no começo os Bruxos estavam céticos eles disseram “ei, vocês estão tirando nossas coisas e colocando neles”.
Mas, realmente, acho que os Bruxos no 7.0, os Bruxos Demonologia estão bem melhores, completamento ligados com a fantasia da classe que é evocar demônios. Quando você pensa neles antes,
eles eram legais mas um pouco fora da fantasia da classe. Especialmente com o Artefato, parece que você tem um exército de demônios a seu dispor.

É bem legal! Tem uma Bruxa que trabalha comigo no site, ela vai ficar feliz em ouvir isso.

Estamos sempre atrás de feedback, avise para ela. Entre no fórum, entre no twitter!

Ela vai! 

Eu estava assistindo a live do Crafticus na semana passada e ele disse que o pulo duplo quase não fez parte dos Caçadores de Demônios. Tem algo assim hoje, que também quase não foi colocada no jogo?

É engraçado, porque eu fui um dos que não queria o pulo duplo… eu até dei uns gritos… tá, não dei uns gritos, mas… com um dos outros designers que era a favor do pulo duplo e eu disse pra ele que não teria jeito de colocar isso no jogo, os engenheiros não vão deixar, você vai poder chegar todo tipo de lugar que você não deveria conseguir alcançar. E quanto mais jogávamos com o
pulo duplo tínhamos respostas boas, e uma delas era todo mundo do time dizendo que deveríamos colocar o pulo duplo em todas as classes porque era divertido. E a outra resposta foi que era legal ir a lugares que você não deveria ir.

Consertamos os bugs nos lugares mais esquisitos, mas ter uma classe que, parece que… tem essa habilidade sobrenatural, que quase quebra o jogo, se tornou parte importante da fantasia e da parte legal de se jogar com a classe, de modo geral. Basicamente, você olha para toda a mobilidade que eles têm e… quase tudo não entrou para o jogo porque nosso jogo não foi feito para lidar com essas coisas. Precisamos de engenheiros fantásticos basicamente, precisamos de pessoas que… olharam para esse jogo que já existe há um tempo e disseram “ok, o jogo não foi feito para lidar com isso, mas… achamos que pode dar certo”.  Então, por muito tempo, o Impulso Vil era meio que… te empurrava para o infinito, tivemos muita dificuldade com isso,desencadeávamos os mecanismos anti-cheat do jogo porque o jogo tem que te desconectar se você se move demais, e os Caçadores de Demônios estavam desencadeando muito disso.

Coisas como, ser capaz de se mover no ar não havia código que suportasse isso e, basicamente, abrimos caminho para eles quanto a isso. Foi tudo muito novo e arriscado para nós e estamos muito felizes porque tudo deu certo.

Eu acho que o que eu mais amo em World of Warcraft é que eu sei que vocês se arriscam mesmo que às vezes não acabe bem, mas vocês se arriscam e eu acho isso ótimo!

Eu acho que com Legion, especialmente, foi um dos casos que testamos tantas coisas diferentes e em todas as direções e estamos muito dispostos a ver como os jogadores reagirão a tudo isso,
desde missões de mundo, artefatos, salões de classe, sistema de masmorras míticas. Testamos muitas coisas novas dessa vez, mas acho que o que mais nos deixa feliz é que demos tempo para que tudo se ajeitasse no Beta. Demos mais tempo para o Beta para ver se os jogadores vão mesmo curtir tudo isso durante semanas ou meses e para nos certificar de que tomamos as decisões certas.

Eu disse que provavelmente nos arriscamos, mas da maneira menos arriscada possível.

Eu tenho mais uma pergunta sobre PvP. Podemos esperar a especialização de tanque nos RBGs, Arenas, etc. Ela vai ser útil ou só veremos a especialização de dano no PvP?

Você definitivamente verá os tanques no PvP. Quando você pensa em quem quer ver carregando aquela bandeira em RBGs… Sim, acredito que os tanques são fantásticos pra isso. Dentre outras utilidades.

E, eu acho que é minha última pergunta… Quais são suas expectativas sobre como os jogadores receberão os Caçadores de Demônios em Legion, como uma expansão, como a classe funciona no jogo. Quais são suas expectativas? O que vocês sentem?

Eu acho que todos do time estão muito felizes com o resultado de tudo o que fizemos aqui e… Eu não falaria pelos jogadores, mas muito do feedback do Beta até agora é de que os jogadores estão
gostando bastante das adições no conteúdo final do jogo, da abertura em Legion, das habilidades de progressão e… Parece que fizemos um produto sólido que deixará muitas pessoas felizes. É, nós nos arriscamos, tiramos tudo o que não queríamos porque todos nós jogamos, amamos o jogo. Então olhamos para tudo que poderia ter sido melhor em Warlords e tentamos melhorar em Legion, e eu acho que você definitivamente verá isso já no pré-patch. Nós realmente fomos com tudo com as invasões, preparação para os eventos, a chegada da Legião, os Caçadores de Demônios, até as coisas do conteúdo final, seja missões de mundo, masmorras míticas, raides. Levamos tudo a sério. Ouvimos o feedback, colocamos o que podíamos no jogo. É como se tivéssemos conseguido
evoluir todo o sistema e estamos mais felizes do que nunca.

Ok, posso dizer só mais uma coisa? Não é uma pergunta, só quero dizer… para o Jeremy. Ano passado quando conversamos na BlizzCon eu estava muito preocupada com Legion, especialmente porque Warlords não foi uma expansão que me deixou feliz. Mas uma das coisas que realmente me fez ter esperanças e criar expectativas sobre Legion foi o que você me disse naquele dia. Então se vocês puderem falar mais com os jogadores e a comunidade eu acho que todos ficariam muito felizes. Realmente… foi reconfortante, foi muito bom ter aquela conversa, e eu acho que se vocês tiverem a possibilidade de falar com mais pessoas seria ótimo!

É um ótimo feedback, muito obrigada! E espero que Legion alcance suas expectativas e que tenhamos uma ótima conversa na próxima Blizzcon sobre como você está gostando da expansão.

Também espero! Eu pude ver nos seus olhos que você estava feliz com o que estava fazendo e isso me deixou feliz.

Você deveria vê-los agora, ainda estão bem felizes.

Obrigado por ter falado conosco!

Obrigado, Flavia. Tenha um bom dia!

Vocês também!
Tchau e obrigada!