A live de Q&A dessa semana foi com Craig Amai, Lead quest designer, sobre os artefatos e salões de classe! Para assistir o VoD, é só dar o play:
Watch live video from warcraft on www.twitch.tv
Para ajudar a vida de quem não tem tempo ou não fala inglês, abaixo o resumo com os tópicos falados na live:
Relevância do Artefato e Salão de Classe
- A equipe desenvolveu os Artefatos e Salões de Classe para serem relevantes no futuro, com sequências de missão e conteúdos adicionais.
- A equipe tem interesse em entregar conteúdo em patches que satisfaça as necessidades da comunidade.
Aparências dos Artefatos
- Quanto Legion for lançada teremos a aparência-base do artefato, uma aparência melhorada da campanha do Salão de Classe, uma sequência de missões PvE que terá mais uma aparência como recompensa, a versão PvP e outras ‘escondidas’.
- Existe mais uma variação do Artefato que chegará em patches futuros que já foi mostrada.
- Os jogadores vão desbloquear todas as variações de seus artefatos, e na próxima expansão haverá uma forma de continuar usando essas aparências. Mas talvez quando Legion terminar, você não vai conseguir mais obter elas (algo como não conseguir mais fazer a capa lendária depois de Pandaria).
- A equipe está buscando formas de permitir que os druidas mantenham suas formas ligadas ao artefato depois de Legion também.
Respec de Artefato
- Você poderá “respecar” seu Artefato (voltar atrás nos pontos gastos para mudar a ordem de compra das habilidades) mas há um custo alto para isso – para voltar atrás em uma habilidade escolhida você deverá ~pagar~ a mesma quantidade de poder de artefato que seria necessária para comprar a próxima habilidade.
- Com o tempo você conseguirá desbloquear todas as habilidades de Artefato, então respecar não é algo que vai acontecer com frequência e isso não deve ser uma grande preocupação.
- A equipe não quer alterar as habilidades com uma frequência que traga a necessidade dessa mudança ser grátis.
Sabedoria do Artefato e mecânicas de Catch-Up
- As 12 primeiras habilidades de artefato terão um pequeno aumento no custo em relação ao anterior, mas depois disso o aumento de custo será bem maior.
- A Sabedoria do Artefato aumenta a velocidade com que você recebe Poder de Artefato.
- A Sabedoria do Artefato permite que a equipe de desenvolvimento diminua a diferença enorme entre jogadores que joguem 60 horas por semana dos que jogam 4 horas por semana.
- Você “pesquisa” Sabedoria do Artefato gastando recursos do Salão de Classe. O custo era 1500 na maior parte do beta, mas foi reduzido para 500 (mais algumas missões de mundo e outros conteúdos). Não vai requerer uma quantidade absurda de esforço.
- A pesquisa tem duração inicial de 5 dias por ordem de serviço. Com o passar do tempo ela vai automaticamente ficar mais rápida para todo mundo.
- A Sabedoria de Artefato tem, no momento, nível máximo de 25. A equipe pode aumentar um pouco esse limite em patches futuros, mas você não vai precisar trabalhar nisso a expansão inteira.
- Se você quiser usar várias specs de sua classe no nível máximo, vai ser necessário um esforço similar ao que já existia em expansões enteriores para se equipar.
- Você vai conseguir as 12 habilidades de artefato para uma spec secundária bem rápido graças à Sabedoria de Artefato.
- Sabedoria de Artefato é um sistema único por personagem, não vinculado à conta.
Desbloqueando habilidades
- A equipe espera que demore alguns meses para desbloquear todas as habilidades de seu artefato.
- O tempo que isso vai levar vai variar de acordo com o tipo de jogador que você é.
Aparências de artefato “secretas”
- Existem algumas partes do sistema de artefato que não são iguais para todas as classes.
- Cada classe deve parecer diferente e ter experiências diferentes.
- Aparências secretas são uma das áreas onde não existe equivalência entre as classes e especializações.
- As aparências secretas do Paladino Retribuição e Mago Arcano serão “divertidas” de desbloquear.
- Algumas vão requerer Honrado ou Exaltado com uma facção, outras vão custar muito ouro.
- Algumas das mais acessíveis são fáceis de conseguir para ajudar os jogadores que se identificam mais com determinado tipo de arma, como arco/arma.
Leveling e Artefatos
- A equipe balanceou todas as classes umas com as outras inicialmente, e depois fizeram um novo balanceamento com todos os Artefatos já completos.
- As classes devem parecer completas e interessantes durante todo o leveling e no endgame.
Desbloqueio de aparências de Artefatos
- A maioria das conquistas de desbloquear aparências de artefatos são específicas por personagem, mas algumas são vinculadas à conta.
- Você precisa conseguir o modelo melhorado antes de conseguir as cores extras.
Artefatos e Balanceamento de Classe
- As habilidades de artefato podem ser ajustadas para manter o balanceamento entre as classes, assim como as habilidades e talentos padrão.
Missões de Artefatos
- Existe alguma repetição entre as missões de Artefato, mas não é tão grande quanto alguns jogadores pensam.
- Existem algumas specs que compartilham o mesmo conteúdo ou configuração, mas a maioria das missões são experiências únicas.
Lore e história de Artefatos
- Os artefatos são realmente diferentes das outras armas por causa de sua história.
- A equipe escreveu a história dos Artefatos e colocou elas em livros em seu Salão de Classe. Você pode ler essa história conforme ganha Sabedoria de Artefato.
- As missões para conseguir os Artefatos também abordam a história e a origem das armas.
Tipos de armas
- Existem alguns artefatos onde o tipo de arma foi mudado para refletir sua antiga história.
- Um martelo grande e um livro são o visual clássico de um Paladino Sagrado no Warcraft antigo.
- As mudanças no tipo de arma também ajudam a tornar a arma única.
- O Paladino Sagrado teve uma maça e um escudo por muito tempo, mas na prática, não os usa em combate.
Formas de Druidas
- Druidas Feral e Guardião pegam a arma e se transformam em representações de Ursoc e Ashemane. Esse é o motivo de não existirem variações da aparência entre as raças de druidas.
- Poder trocar de volta para os modelos padrão de druidas é uma boa ideia. Isso não será possível no lançamento da expansão, mas talvez aconteça em um patch.
Artefatos Armas de Punho
- As armas de punho ficaram invisíveis quando fora de combate durante toda história do WoW.
- Os Artefatos que são armas de punho ficam invisíveis quando estão ‘guardados’ porque não existe realmente uma forma de ‘guardá-los’ como uma bainha ou algo do tipo. Eles são muito grandes e acabam invadindo todo espaço.
Teleportes de Salões de Classe
- A equipe de desenvolvimento inicialmente colocou teleportes no Salão de Classe porque eles pensaram que haveria necessidade de ir ao Salão com frequência.
- No fim, não havia razão para mandar os jogadores de volta para seu Salão de Classe sempre, então os teleportes foram quase todos removidos.
- Era importante que Dalaran fosse um hub central para a expansão. Ao remover os teleportes dos Salões, os portais e a Pedra de Regresso para Dalaran foram acrescentados. Isso torna Dalaran o hub central.
NPCs do Salão de Classe
- A equipe já mostrou a maioria dos NPCs famosos que vão aparecer nos Salões de Classe.
- Alguns outros NPCs devem ser adicionados nos patches futuros.
- O Salão de Classe dos Guerreiros originalmente tinha vários fantasmas de guerreiros famosos, mas não pareceu correto todos aqueles herois humanos e orcs aparecendo naquele local sagrado dos Vrykul.
- Por isso o time de desenvolvimento decidiu focar na história e fantasia dos Vrykul.
Campeões do Salão de Classe
- Era importante que você conhecesse seus campeões do Salão de Classe, e é por isso que eles são limitados em seis.
- Você precisa fazer escolhas como com quem você se importa e quer passar tempo junto.
Serviços do Salão de Classe
- Não existem muitos serviços em seu Salão de Classe, não há NPCs de banco nem de transmog, por exemplo.
- Existe o buff de XP (descansado) no Salão de Classe para que você possa mudar seus talentos lá.
- Os serviços ficarão em Dalaran para que a cidade seja o hub central da expansão e você não passe muito tempo em seu Salão de Classe.
- O chat de comércio foi habilitado no Salão de Classe para que você não perca nada importante ou evite ao máximo o Salão de Classe para se manter no chat de comércio.
Armas Artefato de Caçadores
- Os caçadores tem opiniões fortes sobre que tipo de arma é a principal de sua especialização.
- A equipe tentou usar outras Aparências de Artefatos para dar aos jogadores outra escolha de arma quando a principal for um problema.
Progressão de desbloqueio de Artefato e grupos
- Não existem planos de requerimento de níveis de artefato específicos para acessar conteúdo, mas ainda existirão requerimentos de nível de personagem.
- A progressão de desbloqueio de artefato em grupos pré-montados não deve ser um fator muito importante para a maioria dos grupos.
- Você não pode ver a progressão de desbloqueio de Artefato ao inspecionar um personagem.
Acherus e os Salões de Classe
- Acherus é parecido com os Salões de classe em relação a seu funcionamento e serviços oferecidos.
- Também vai receber o mesmo conteúdo adicional em patches futuros que os outros Salões de Classe.
- A equipe não quer mudar completamente os Salões de Classe que são lugares que já existem no jogo.
Escolhendo Artefatos e Salões de Classe
- Para os Salões de Classe a equipe procurou usar o que representava a fantasia da classe da melhor maneira possível, com lugares que realmente tinham uma ligação com a classe e fossem localizações neutras, e não específicas da Aliança ou Horda.
- Orcs na capela de Ventobravo não seria algo ‘correto’.
- Para as Armas Artefato, a fantasia da classe também teve um peso grande, assim como a arma se destacar, parecer única e ter uma história forte, ou que a equipe pudesse criar um histórico forte relacionado a um heroi, história ou local existentes.
Pessoalmente fiquei muito feliz com a preocupação deles em evitar que os jogadores tivessem muitos motivos para permanecer por um período longo no Salão de Classe. Passou da hora da gente ficar tudo junto na cidade, né? E vocês, o que acharam?
Compilação dos topicos: MMO-Champion