Oi oi, gente! Tudo bem com vocês? Espero que estejam ótimos!
Pra vocês que viram o filme Warcraft: O primeiro encontro de dois mundos, já se perguntaram onde estão todos aqueles personagens dentro do jogo? Eu mesma não me lembrava em que momento eu havia ‘esbarrado’ com eles in-game. Por esse motivo, vale a pena dar uma conferida onde eles se encontram (ou ainda vão aparecer) no WoW – e que com certeza você já os viu por aí e também pode não se lembrar – e alguns diferenças nas histórias entre o filme e o jogo.
Esse artigo apresentará três linhas do tempo, sendo elas:
- A linha do tempo original, que segue os eventos dos livros, comics e jogo;
- A linha do tempo do filme, que segue o espírito da trama original com detalhes modificados, para se ajustar melhor ao meio cinematográfico;
- O universo alternativo de Warlords of Draenor – uma oportunidade dos jogadores voltarem no tempo e interagir com os personagens principais do filme. As personalidades são as mesmas, mas a expansão explora momentos de “e se?” (especulações/teorias), que colocam esses personagens em situações desconhecidas.
Vamos lá?
Durotan
- A zona inicial dos Orcs, Durotar, tem esse nome em homenagem ao pai do Thrall, Durotan.
- No Campo de Batalha Vale Alterac, os jogadores podem prestar sua homenagem na Rocha de Durotan, que diz:
Drek’Thar, clarividente do Lobo do Gelo“
- Na linha do tempo original, Durotan diz para sua mãe, Geyah, que Draka está grávida e que seu filho se chamará Go’el. Os jogadores da Horda podem fazer a missão para reunir Thrall com sua avó, que revela seu verdadeiro nome, em Nagrand. A missão começa em Visita à Grande Mãe e termina em Não há esperanças. Periodicamente, Thrall retornará para visitar Nagrand e sua avó.
- No Warlords of Draenor, em um universo alternativ,o Durotan está unido com seu filho Thrall. Eles não percebem que são pai e filho, mas tem uma ligação muito próxima. Nessa linha do tempo, Durotan e seu clã vivem em Serra Fogofrio; eles decidem se aliar à Horda ao invés da Horda de Ferro. Os jogadores podem fazer missões com o Durotan nos mapas de Serra Fogofrio, Gorgrond, Talador e Nagrand.
- Nesse universo alternativo, Durotan e Martelo da Perdição ainda são amigos, apesar dele ter escolhido se aliar à Horda de Ferro. Quando Martelo da Perdição se recusa a matar uma criança inocente em A Batalha por Shrattrath, Mão Negra dedura ele. Durotan e Orgrim trabalham juntos mais uma vez, até que Ogrim é derrotado em batalha. Mão Negra desarma Durotan, afirmando que ele nunca pertenceu à Horda de Ferro, mas é salvo por Yrel, que o cura.
- Os jogadorres podem saquear o Arnês de Guerra de Durotan do Capitão Skarloc em Antigo Contraforte de Eira dos Montes, uma zona na qual os jogadores voltam no tempo para ajudar Thrall escapar de um campo de confinamento. O texto ilustrativo desse item diz: “Este legado é um peitoral usado pelos chefes do clã Lobo de Gelo por onze gerações.”
Diferenças entre o filme e o jogo
Nas duas versões, Durotan estava profundamente desconfiado de Gul’dan. No filme, o clã Lobo de Gelo ficam presos em jaulas, na linha do tempo orignal, eles foram exilados e fizeram sua casa nas Montanhas Alterac. Durotan não foi morto em um Mak’gora (duelo de honra) com Gul’dan – ao invés disso ele foi assassinado pelo Concílio das Sombras, após espiões fingindo ser guardas do Martelo da Perdição ficarem sabendo de sua localização.
Garona
- Antes dos eventos de World of Warcraft, a história de Garona continua a ser preenchida com intrigas. No entanto, quando os jogadores encontram com ela no jogo, ela está tentando derrotar Cho’gall. O tenente de Gul’dan também sabia como controlar a mente dela. A Horda ajuda Garona em uma sequência de missões no Planalto do Crepúsculo, que começa em Apenas você e Garona e termina em Britâcranios, o Montanha.
- Em Legion, Garona é encontrada no Order Hall dos ladinos, como membra da Uncrowned. O jogador e a Garona se infiltram em Ventobravo para recuperar a The Kingslayers, as adagas usadas para matar o Rei Llane.
- Vários itens de referência à Garona: Garona: Um estudo de furtividade e traição, Anel-sinete de Garona, Máscara de Garona, e o set Garona’s Battlegear;
- No mundo alternativo de Warlords of Draenor, Garona é uma temida assassina do Concílio das Sombras, sob o controle mental de Gul’dan. Ela ataca Hadggar diversas vezes e após ser capturada, é libertada o controle de Gu’ldan (A morte pede Garona). Então ela ajuda os jogadores na sequência de missões Lendárias e eventualmente se torna o seguidor lendário: Garona Meiorken.
Diferenças entre o filme e o jogo
Muitos detalhes da história de Garona foram alterados no filme, mas a trama não perde traços de sua personalidade – uma sobrevivente e pária. No jogo, Garona é metade Orc e metade Draenei, enquanto no filme ela é metade humana. Enquanto ela ainda é vista como pária pela Horda no jogo, ela parece ter um trabalho poderoso para Gul’dan como espiã. Ela não foi feita prisioneira pelos humanos na linha do tempo original. Ao invés disso, ela trabalhava como emissária se comunicando com os lideres. Ela se afetua ao Medivh e carrega seu filho, Med’an, enquanto no filme ela desenvolve afeto por Lothar. Quando ela descobre que Medivh é responsável pelo Portal Negro, ela ajuda Lothar e Hadggar a derrotá-lo — no filme, ela não está presente. Ela também tem uma visão de que será forçada a assassinar o Rei Llane enquanto estiver em Karazhan, mas depois se torna uma confiável conselheira do Rei Llane. Quando ela é forçada a matar o Rei Llane, a linha do tempo original a tem com sua mente controlada por Gul’dan enquanto ela chora, e no filme o Llane ordena que ela o mate, na esperança que ela sobreviva, seja vista como heroína e traga a paz.
O assassinato do Rei Llane por Garona tem diferentes desfechos: uma paz inquietante é obtida no filme assim que a Horda vê Garona como heroína, enquanto na linha do tempo original, Ventobravo cai. Ela não é vista como heroína pela Horda; Martelo da Perdição a captura e a tortura por informações do Concílio das Sombras, o grupo liderado por Gul’dan que assassinou Durotan.
Gul’dan
- O Crânio de Gul’dan pode ser saqueado do Illidan Tempesfúria, preenchido com imenso poder. Foi usado por Ner’zhul para abrir os portais para os novos mundos, por Hadggar para fechar o Portal Negro, pela Legião Ardente para corromper florestas em Azeroth, e pelo Illidan para aperfeiçoar seus poderes.
- Gul’dan retorna na linha do tempo alternativa de Warlords of Draenor, como líder do Concílio das Sombras e membro da Horda de Ferro.
- Voltando no tempo, Garrosh Grito Infernal convence seu pai, Grommash, a não beber o Sangue de Mannoroth e se tornar escravo dos Demônios. Essa ação faz com que a linha do tempo principal e alternativa sejam muito divergentes.
- Os jogadores enfrentam Gul’dan na Campanha de Guarnição na Selva de Tanaan (Perseguindo Gul’dan). Ele quer recuperar a Cifra de Danação e corta a conexão dos Orcs com os Elementos, mas é frustrado pelo Orok Coração-partido.
- Os jogadores então enfrentam o exército vil de Gul’dan em Cidadela Fogo do Inferno, derrotando demônios como Mannoroth e Archimonde. Quando Archimonde é derrotado, Gul’dan é banido através do Portal Negro para Azeroth. Na linha do tempo alternativa, Gul’dan havia se juntado à linha do tempo principal.
- Sabendo que o Gul’dan verdadeiro morreu nas Tumbas de Sargeras, a versão alternativa de Gul’dan tomou precauções como no momento de seu pacto para abrir os portais para uma invasão massiva da Legião. Como um Bruxo Destruição, você pode interferir diretamente nos planos de Gul’dan para abrir os portais, roubando o Scepter of Sargeras.
- Em uma das cinemáticas, nós vemos Gul’dan invadir o Vault of the Wardens e roubar o corpo do Illidan. Mais tarde ele leva o corpo para Black Rook Hold, uma masmorra em Legion. A energia de seu ritual atraiu fantasmas dos Elfos Noturnos, que foram então aprisionados e forçados a proteger Gul’dan.
-
Gul’dan também é o emissário da Legião para os Nightfallen, que serão chefes da raide The Nighthold.
Diferenças entre o filme e o jogo
Gul’dan é um personagem extremamento mau tanto no jogo quanto no filme. Na linha do tempo original, ele trabalha com Medivh para abrir o Portal Negro intencionalmente e entra em coma enquanto procura através das memórias de Medivh pelo tempo de sua morte. Nessa linha do tempo, Gul’dan trabalhou com Medivh na esperança que ele pudesse aprender o caminho da Tumba de Sargeras, adquirindo um imenso poder. Enquanto o filme acaba com uma trégua onde os Orcs estão desconfiados de Gul’dan, mas continuam unidos, na linha do tempo original Orgrim assassina vários membros do Concílio das Sombras de Gul’dan. Anos mais tarde, Gul’dan eventualmente encontra a Tumba de Sargeras, mas está quebrada por demônios sedentos por sangue esperando lá dentro.
Hadggar (Khadgar)
- Hadggar é visto primeiro pelos jogadores da Aliança, como uma estátua em Ventobravo: Archmage Khadgar of the Kirin Tor. Foi construída pelo Arquimago Antônidas em reconhecimento do sacrifício de Hadggar por viajar para Draenor e fechar o Portal Negro junto com os Filhos de Lothar.
Antigo aprendiz de Medivh. Comandante Supremo da Expedição da Aliança que marchou sobre o mundo dos orcs, Draenor. Dado como morto.
Nunca alguém mergulhou tão profundamente e de forma tão altruísta no coração negro da magia e da guerra. Esperamos que esteja bem, bravo viajante. Onde quer que esteja.
Antônidas, Arquimago de Dalaran.”
- Hadggar é o maior fornecedor de missões em Shattrath e tem diversas opções de diálogos para explicar sua história aos jogadores.
- Em Warlords of Draenor, Hadggar é chamado para ajudar quando o Portal Negro começa a ficar vermelho. Ele auxilia os jogadores durante todo o curso da expansão — não existe linha do tempo alternativa para Hadggar. Durante esse tempo em Draenor, ele ajuda a destruir o Portal Negro na Selva de Tanaan, construir sua guarnição, a lutar em A Batalha por Shrattrath e o mais importante, serve como fornecedor das missões do anel lendário. Durante essa sequência de missões, Hadggar aprende mais sobre Gul’dan e o Concílio das Sombras, libertando a Garona do universo paralelo do controle mental de Gul’dan, ao longo do caminho.
- Quando o jogador atinge o nível 100, Hadggar envia uma carta in-game com felicitações.
- Em Legion, Hadggar conduz a trama inicial com uma sequência de missões introdutórias. Ele insinua que Dalaran foi aberta para a Horda para ajudar na luta da Legião, uma decisão que fez com que Jaina seguisse para Ulduar, acompanhada por Brann Barbabronze, para descobrir que Magni Barbabronze despertou novamente. Enquanto isso, Hadggar segue para Karazhan para recuperar o livro escrito por Alodi sobre os Pilares de Criação. No segmento de Karazhan, nós temos alguns flashbacks da interação do jovem Hadggar e Medivh, quando Hadggar vai pela primeira vez à Karazhan como aprendiz. Hadggar pegando um livro escrito por Alodi é similar ao livro de feitiços do filme, também referência a Alodi.
- Hadggar tem vários itens em World of Warcraft: Khadgar’s Silver Coin faz referência à sua preocupação pelos membros desaparecidos dos Filhos de Lothar, Khadgar’s Whisker, Khadgar’s Kilt of Abjuration que pode ser saqueado do Temporus, e Khadgar’s Knapsack que é vendido por G’eras.
- Hadggar também é um Mago Herói em Hearthstone.
Diferenças entre o filme e o jogo
No universo principal, Hadggar envelhece prematuramente assim que ele derrota Medivh, já no filme ele não tem modificações. Apesar da aparente diferença de idade, o filme e a linha do tempo original compartilham do mesmo senso de humor bobo de Hadggar.
Lothar (Anduin Lothar)
- Muitas armas estão associadas com Lothar: Lothar’s Edge e Ashkandi, Greatsword of the Brotherhood.
- Um dos livros da Feira de Negraluna, que fornecem tickets quando são entregues, é uma referência à Lothar: Um tratado sobre estratégia.
- Existe uma estátua de Lothar em Estepes Ardentes, próximo ao local de sua batalha final no Pico da Rocha Negra,
- O Monumento ao Comandante Supremo, em Península Fogo do Inferno, tem a inscrição:
Que nossos inimigos conheçam nossos nomes. Que nossos aliados honrem nossa passagem. Nós somos os Filhos de Lothar.
General Turalyon”
- O príncipe de Ventobravo, Anduin Wrynn, foi nomeado em homenagem a Anduin Lothar
- Os Filhos de Lothar foram formados para proteger Azeroth das ameças demoníacas. Liderado por Alleria Correventos, General Turalyon, Hadggar, Kurdran Martelo Feroz e Danath Matatroll, as forças fecharam heroicamente o Portal Negro. Muitos deles podem ser encontrados no jogo: Danath Matatroll em Fortaleza da Honra, Hadggar em Shattrath, e Kurdran Martelo Feroz em Vale da Lua Negra.
Diferenças entre o filme e o jogo
Nas duas versões Lothar é um guerreiro habilidoso e cavaleiro da Aliança, que rapidamente desconfiou de Medivh. Na linha do tempo original, Lothar não tem um filho ou envolvimento romântico com a Garona.
Mão Negra (Blackhand)
- Mão Negra é a peça que toma o lugar do rei inimigo, no Evento de Xadrez em Karazhan.
- Mão Negra tem uma função significativa na linha do tempo em Warlords of Draenor. Nessa versão, ele é o Senhor da Guerra do clã Rocha Negra e o primeiro a oferecer suporte para a Horda de Ferro de Grommash, com o Orgrim Martelo da Perdição como o seu braço direito e segundo em comando. Na missão A Batalha por Shattrath, Mão Negra acaba por matar o Martelo da Perdição, quando este se recusa a matar crianças, e é forçado a fugir quando Yrel e Durotan unem forças para derrotá-lo.
- Um dos braços do Mão Negra é feito de pedra, lembrança do seu encontro com os elementos quando ele puxou a arma Martelo da Perdição de uma fonte de lava. Os jogadores descobrem essa informação durante a missão O Segredo de Mão Negra.
- Quando Garrosh voltou no tempo para chegar em Draenor, ele compartilhou conhecimentos da tecnologia da Azeroth atual com os clãs de Draenor. O clã Rocha Negra, usando-se dessa tecnologia, criou maquinários e armas de cerco no seu quartel general, a Fundição da Rocha Negra. Essa foi a segunda raide de Warlords of Draenor; os jogadores derrotaram múltiplos membros da Horda de Ferro até encontrarem com o próprio Mão Negra, chefão final da raide.
- Os jogadores podem adquirir a armadura de transmogrificação Placas da Rocha Negra, assim como a arma do Mão Negra, apropriadamente chamada de Mão Negra.
Diferenças entre o filme e o jogo
Mão Negra não foi morto pelo Lothar na linha do tempo original; ao invés disso, ele foi morto pelo Orgrim Martelo da Perdição perto do final da Primeira Guerra. Em ambas as versões, Mão Negra era um tirano, leal a Gul’dan e tomando decisões baseadas em sua fome de poder para a Horda.
Orgrim Martelo da Perdição (Orgrim Doomhammer)
- Na linha do tempo original, depois de Thrall ter escapado do campo de Gladiadores e encontrar o clã exilado Lobo de Gelo, uma figura misteriosa provocou Thrall para entrar em combate com ela, insultando os outros líderes da Horda. Thrall retaliou o insulto e acabou por ganhar a luta, assim revelando a identidade do estranho: Orgrim Martelo da Perdição. Os dois acabaram por ser tornar grandes amigos e trabalharam juntos para libertarem os Orcs dos campos de concentração. Quando Martelo da Perdição finalmente caiu em batalha, Thrall herdou sua armadura de placas negras e o Martelo da Perdição, como uma homenagem.
- Quando Thrall fundou o reino de Durotar, ele decidiu chamar a capital de Orgrimmar, como outra homenagem a Orgrim.
- Quando Thrall deixou o manto de Senhor da Guerra, ele não usou mais a armadura de Orgrim, mas continuou a usar o Martelo da Perdição como sua arma. Em Legion, Xamãs de Aperfeiçoamento ganham uma missão para, no final dela, usar o Martelo da Perdição como seu artefato.
- Na linha do tempo de Warlords of Draenor, Martelo da Perdição chegou a se aliar com a Horda de Ferro, mas recusou a seguir ordens do Mão Negra de matar crianças durante a missão A Batalha por Shattrath. Ele é morto por Mão Negra na frente de seu amigo, Durotan.
- O ator que encenou Orgrim Martelo da Perdição, Rob Kazinsky, ganhou um tributo no jogo: Kaz Celesfim. Ele é um dos capitães da Horda em Ashran, e foi baseado no personagem de Rob Kazinsky dentro do jogo, um Orc Cavaleiro da Morte. As frases usadas pelo PNJ são referências a outro filme que estrelou o ator, Círculo de Fogo.
Diferenças entre o filme e o jogo
Orgrim nunca chegou a trair Durotan; ele sempre teve suspeitas sobre o Gul’dan e matou o Mão Negra, depois da ordem dele de assassinar o Durotan e a Draka. Ele também liderou a investida para saquear Ventobravo, e capturou Garona para torturá-la por informação sobre o Concílio das Sombras, eventos estes que não foram mostrados no filme.
Medivh
- Jogadores podem explorar a sua torre, Karazhan, agora deserta após a sua morte. Outra área explorável é a zona em que Karazhan se encontra, Trilha do Vento Morto.
- Karazhan foi a raide inicial durante a Burning Crusade, e necessitava de um longo attunement para conseguir entrar nela, o que levou jogadores a várias masmorras. A raide era considerada muito desafiadora, especialmente os trashes, mas criativa e muito detalhada. Jogadores lutavam pela mansão em seu nível inferior, que incluía salas como salão de baile, sala de banquetes, dormitórios, e uma casa de ópera, e depois subiam pela biblioteca e torre do Medivh, com o aumento da ameaça de corrupção.
- Um dos encontros de Karazhan era o Vulto de Aran, o fantasma do pai do Medivh. O encontro era notável por uma de suas mecânicas, Espiral Flamejante, que jogava jogadores para cima caso eles se mexessem enquanto estivessem envoltos por um anel de fogo. Virou até meme!
- No WoW clássico, personagens lançadores de magia podiam conseguir a lendária arma do Medivh, Atiesh, Grande Cajado do Guardião. Hoje em dia, a arma se encontra nas mãos do Haddgar.
- Jogadores podem voltar no tempo na masmorra Lamaçal Negro, e assistir o Medivh abrir o Portal Negro para os orcs.
- Medivh também é um herói mago no Hearthstone, além de ter sido recentemente lançado como um herói especialista no Heroes of the Storm.
Diferenças entre o filme e o jogo
No filme, Medivh abre o Portal Negro para ajudar a raça dos Orcs e a mulher que ele ama. Dentro do jogo, sua motivação é mais complicada. Desde o seu nascimento, ele foi possuído pelo titã caído Sargeras, que eventualmente perverte sua mente. Sargeras acabou por guiar o Medivh para que ele se comunicasse com Gul’dan e assim abrir o Portal Negro para que os Orcs invadissem Azeroth, na esperança de que ele matasse os humanos.
Na linha do tempo original, Medivh conhece Garona, e eles acabam por ser tornar amantes e tem um filho, Med’an. Haddgar e Lothar derrotam o Medivh em ambas linhas do tempo, mas Haddgar foi magicamente envelhecido para que ele tenha força o suficiente para ir contra o Medivh na linha do tempo original. A morte do Medivh também aconteceu um pouco antes da morte do rei Llane, e a batalha final da Primeira Guerra.
Embora Medivh não acabe por se redimir ao abrir um portal para Ventobravo para ajudar os prisioneiros da Horda a escaparem, como no filme, ele tem um arco que redime o seu personagem de maneira similar durante a invasão da Legião Ardente, aparecendo como uma visão para tanto Aliança quanto Horda durante a raide Batalha pelo Monte Hyjal — da Burning Crusade –, convencendo as facções a se juntarem para derrotar a Legião.
Tristão (Moroes)
- No jogo, Tristão é um dos primeiros chefões em Karazhan. Presidindo um banquete com vários nobres mortos-vivos, Tristão era um encontro desafiador por conta dos quatro nobres que entravam na luta junto com ele, e de sua habilidade principal, Garrote, que dava dano constante por 5 minutos.
- Ele também pode ser encontrado na sua Guarnição, como um dos PNJs que visitam a Estalagem de Quedaluna/Taverna da Muralha de Gelo. Ele te dá a missão Um dia triste, tristinho, para conseguir uma Solução Terrivelmente Ácida nas Docas de Ferro, para limpar a bagunça que a sua raide deixou em Karazhan todos esses anos atrás. Como recompensa, ele te dá a Famosa Encerada do Tristão, um brinquedo que te deixa pelado! (na real, ele apenas esconde toda a sua armadura.)
Diferenças entre o filme e o jogo
Tristão não teve muitas mudanças no filme, servindo como um castelão leal a Medivh em Karazhan.
Rei Llane (King Llane)
- O Rei Llane é a peça que toma o lugar do rei da Aliança, no Evento de Xadrez de Karazhan.
- Jogadores podem ver uma visão do assassinato do Rei Llane, durante uma das fases dentro da sala do cérebro no encontro do Yogg-Saron, em Ulduar.
- Além da visão, vários itens saqueados do Yogg-Saron referenciam o assassinato: Selo Real do Rei Llane, Ruína dos Reis, Selo do Monarca Traído
- Embora já se tenha acreditado que a adaga Ruína dos Reis era a adaga usada por Garona para assassinar Llane, é confirmado na Legion que o artefato de Ladino de Assassinato, as adagas Anguish e Sorrow foram as armas utilizadas para assassinar Llane.
Diferenças entre o filme e o jogo
Rei Llane foi o amado líder de Ventobravo em ambas versões, mas na linha do tempo original, os ataques dos orcs foram mais prolongados, o que acabou por ocasionar na queda de Ventobravo pela Horda, com a liderança de Orgrim Martelo da Perdição. A morte do Rei Llane também foi mostrada de maneira diferente – no filme, ele pede para Garona matá-lo, pois de outra forma os dois morreriam depois do portal para Ventobravo ser fechado atrás deles. Na linha do tempo original, Garona tem sua mente controlada pelo Concílio das Sombras e acaba por apunhalar Llane dentro de Ventobravo.
O que vocês acharam dessas mudanças? Qual foi o personagem favorito de vocês no filme? Vocês acreditam que as mudanças foram legais ou prejudiciais? Contem para nós nos comentários!
Fonte: WoWhead