A morte em World of Warcraft, em minha humilde opinião, tem um conceito efêmero. Se olharmos as estatísticas do jogo, veremos que provavelmente morremos muitas vezes (talvez milhares, se você é um jogador de longa data e que faz conteúdo PvP e PvE), e claro, sempre voltamos como se nada tivesse acontecido. Já os bosses, por mais que cada um morra toda semana pra cada raide e terça no reset tá vivão de novo, sempre trazem uma vinheta definitiva no final com sua morte (salvo poucos casos que não houve morte) e as próximas expansões seguem sem ele por lá. Então porquê nos assustamos com a volta do Illidan, ou sentimos pela morte de personagens que gostamos, se aparentemente a morte não significa muito no WoW?
Entendo que a morte tem que ser simbólica. A morte em WoW significa uma falha, um erro cometido, um amigo que utilizou da sua saída rápida pra cozinha pra te afogar no lago mais próximo. A morte é algo que… acontece. O que resta é consertar os itens, aprender com os erros e tentar de novo. Mas e quanto os personagens que gostamos (e não gostamos), como Illidan, Arthas, Garrosh, General Nazgrim, etc? As mortes deles foram “pra sempre”, mas basta duas palmas de alguém da Blizzard e eles podem voltar. Isso significa que podem reciclar antigos NPCs pra que a história tenha um plot twist sem nenhum tipo de significado?
E se WoW tivesse um modo de “única morte”, como Diablo no modo hardcore? Claro que as mecânicas do jogo são bem diferentes pra permitir que WoW tenha a mesma experiência num modo ultra-realista, a ponto de permitir apenas uma morte. Mas é comum que algumas guildas focadas em RP tenham concepções diferentes acerca da morte de seus personagens. Alguns entendem a morte dos seus personagens como uma falha, e a ressurreição é uma nova chance, alguns consideram que seu personagem perde parte de si a cada vez que morre, e alguns jogadores de roleplay consideram a morte algo definitivo, fazendo com que seus personagens morram de vez ou criem um personagem Cavaleiro da Morte ou Morto-Vivo para continuarem sua história.
É legal ver também como os mortos-vivos e cavaleiros da morte tem a morte como parte de sua história. Afinal, eles são criaturas revividas para uma segunda chance, e morrer de novo e de novo é quase como tropeçar na calçada, somente um incômodo, nada mais. Se bem que, se olharmos a opinião de Sylvanas sobre a morte, pra ela foi uma maldição Ela ressuscitou como serva do Lich Rei e, depois de soltar-se de seus grilhões, pode reunir seus servos em uma rebelião contra ele, mas nunca foi capaz de aceitar sua nova condição.
Mas e vocês: já pararam pra pensar em como que a morte de um personagem, seja seu ou um NPC, influencia no jogo? A morte in game pra você tem algum significado?
Muito obrigada, e até mais! o/
Referências: Me inspirei no post do Blizzard Watch.