Essa é uma historia de localização para aqueles que estão chegando agora em Azeroth ou para aqueles que foram enganados achando que só magos eram a sua opção de locomoção nesse mundão! Aqui listamos todos os portais, teleportes, zepelins, barcos e brinquedos que podem te ajudar a se movimentar e andar por todo o universo de World of Warcraft.
Notem que não vamos listar todos os mestres de voo, que são a opção mais simples de se encontrar (e aparecem no mapa, inclusive), mas sim, dar uma visão completa sobre todas as outras formas de viagem no WoW. Vamos lá?
Índice
Perguntas Frequentes
Quais são os meios de locomoção que você pode encontrar no jogo atualmente?
Zeppelin, Barcos, Trem, Mestre de Voos, Portais, Brinquedos e Magos.
Onde os encontro?
- Zeppelin – Normalmente em cidades da Horda.
- Barcos – Normalmente cidades da aliança, Cidades Goblinicas neutras e pontos turísticos em Nortúndria.
- Trem – Altaforja e Ventobravo.
- Mestre de Voo – Encontrado em toda cidade ou ponto de missões em cada mapa.
- Portais – Cidades capitais, Cidades Neutras (Shattrah, Dalaran), Ashran, Tol Barad, Geodomo, Templo das facções no Vale das Flores Eternas.
- Brinquedos – Aqui tem muitas opções, confere mais abaixo no post.
- Magos – Normalmente ficam a espreita em um canal de comercio.
Eu posso usar qualquer um deles sempre que tiver vontade?
Alguns sim, outros não.
- Zeppelins, Barcos e Trem – Estes tem um itinerário próprio e não estão ali para sua satisfação, então chega no ponto e espere eles aparecerem é sua unica opção.
- Mestre de Voo – Esses basta você chegar junto e solicitar o serviço, desde que você tenha habilitado o destino, só pagar e voar.
- Portais – Esses costumam ter peculiaridades. Alguns você precisa ter um nível mínimo para acessar, outros precisam ser habilitados para sequer serem vistos. Mas caso você possua tais requerimentos, esses sim ficam lá esperando seu amor e carinho.
- Brinquedos/Itens – Esses estão a sua disposição também, contudo cada um deles tem o seu próprio tempo de recarga após utilizado.
- Magos – Depende da sua sorte, capacidade de pesquisa e ouro. Mas principalmente do humor do seu alvo.
Posso escravizar um mago para ter sempre portais pra mim?
Não.
Mas…
Já falei não, qual seu problema? õ.O
ROTAS E DESTINOS: Barcos, Zepelins e Trem

Primeiramente vou fazer um pequeno comentário aqui relacionado a esses 3 primeiros meios de transporte: apesar de cada um deles ser o meio de transporte principal de uma facção, nada impede de você, pessoa destemida ir lá e aproveitar a carona. Quantas não foram as vezes em que eu, jogando na Aliança, peguei carona em um zeppelin da Horda? Ou como Horda, dei um passeio de trem? Aventura, gente! \o/
Rotas dos Zeppelins controlados pela Horda:
Todos os zepelins do jogo são controlados pela Horda, e transitam entre cidades e capitais dessa facção. Você pode viajar entre Nortúndria, Kalimdor e Reinos do Leste utilizando esse meio de transporte tão querido. Ao lado de cada percurso é indicado o tempo estimado de espera em cada ponto.
- Orgrimmar – Penhasco do Trovão (~ 9 minutos)
- Orgrimmar – Fortaleza Brado Guerreiro (Tundra Boreana – Nortúndria) (~4 minutos)
- Orgrimmar – Cidade Baixa (~3 minutos)
- Orgrimmar – Grom’Gol (Selva do Espinhaço – Reinos do Leste) (~3 minutos)
- Cidade Baixa – Orgrimmar (~3 minutos)
- Cidade Baixa – Porto Vendeta (Fiorde Uivante – Nortúndria) (~2:30 minutos)
- Cidade Baixa – Grom’Gol (Selva do Espinhaço – Reinos do Leste) (~4:20 minutos)
- Penhasco do Trovão – Orgrimmar (esse percurso no caso é feito de verdade, você pode a qualquer momento pular fora do Zep em um lugar no meio do caminho por sua própria conta e risco. Aconselhamos o uso de Kit de Planador Goblínico)
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Orgrimmar
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Cidade Baixa
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Plato dos Espiritos – Penhasco do Trovão
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Porto Vendeta – Fiorde Uivante
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Fortaleza Brado Guerreiro – Tundra Boreana
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Acampamento Grom’gol
Rotas de Barcos controlados pela Aliança:
A grande maioria das rotas marítimas de Azeroth é controlada pela Aliança. Entretanto, algumas rotas menores são controladas por Goblins e até Leoncios de Nortúndria, provendo outras rotas neutras para todos. O período entre partidas é indicado ao lado do percurso.
- Ventobravo – Darnassus (~2:50 minutos)
- Ventobravo – Bastilha Valentia (Tundra Boreana – Nortúndria) (~3:20 minutos)
- Darnassus – Exodar (~2:50 minutos)
- Menethil (Pantanal) – Theramore (Kalimdor) (~2:50 minutos)
- Menethil (Pantanal) – Valgarde (Fiorde Uivante – Nortúndria) (~6:20 minutos)
Rotas de Barcos de controle neutro:
Cuidado com essa rota caso você esteja brincando de conseguir aquele titulo insano, pois os Goblins na Angra do Butim podem não ir com a sua cara. A rota em Nortúndria é apenas uma alternativa divertida para você poder admirar a costa gelada desse continente.
- Angra do Butim (Selva do Espinhaço) – Vila Catraca (Sertões – Kalimdor) (~2:50 minutos)
- Unu’Pe (Tundra Boreana) – Moa’ki Harbor (Ermo das Serpes) – Kamagua (Fiorde Uivante) (~3:10 minutos entre cada etapa)
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Ventobravo
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Darnassus
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Vila Catraca
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Angra do Butim
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Porto de Menethil
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Theramore
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Valgarde – Nortúndria
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Bastilha Valentia – Nortúndria
Rota do Trem:
Sempre uma ótima pedida para aquele gnomo ou anão que quer economizar uns trocados ao seguir para Ventobravo. Eventualmente você pode encontrar alguns ratos e um ou outro brigão. Mas eles são fofos e até simpáticos na maioria dos casos (falo dos ratos).
- Ventobravo – Altaforja (~1 minuto)
- Altaforja – Ventobravo
(sim, eles não tiveram mais investimentos nesse incrível meio de transporte subterrâneo, ou talvez tenha sido algum problema com Old Gods)
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Metrô Correfundo em Ventobravo
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Estação de Ventobravo
PORTAIS E SEUS DESTINOS

Portais tem algumas variações. As básicas são os níveis em que eles aparecem, e a necessidade de serem habilitados ou não. Além disso, alguns portais são de sentido único e não oferecem uma forma de voltar para onde você estava anteriormente. Algumas listas vão parecer repetitivas, mas é para deixar bem claras as suas opções. O número entre ( ) é referente ao nível de personagem necessário para que o portal seja habilitado.
BRINQUEDOS/ITENS

Aqui entram alguns itens diversos que também vão lhe proporcionar aquele deslocamento esperto. Podemos separar aqui os itens entre:
Item |
Profissão |
Destino |
Estripador Dimensional - Visteterna |
Engenharia (Goblinica) |
Visteterna – Hibérnia |
Transportador Ultrasseguro: Geringontzan |
Engenharia (Gnomica) |
Geringontzan – Tanaris |
Estripador Dimensional - Área 52 |
Engenharia (Goblinica) |
Area 52 – Eternévoa |
Transportador Ultrasseguro: Estação do Tocha: |
Engenharia (Gnomica) |
Estação do Tocha – Montanhas da Lâmina Afiada |
Gerador de Buraco de Minhoca: Nortúndria |
Engenharia |
Tundra Boreana, Fiorde Uivante, Bacia Sholazar, Coroa do Gelo, Picos Tempestuosos |
Gerador de Buraco de Minhoca: Pandária |
Engenharia |
Jade Forest, Valley of the Four Winds, Krasarang Wilds, Kun-lai Summit, Kun-lai Summit, Townlong Steppes, Dread Wastes, Dread Wastes, Vale of Eternal Blossoms |
Centrífuga Buraco de Minhoca |
Engenharia |
Spires of Arak, Talador, Shadowmoon Valley, Nagrand, Gorgrond, Frostfire Ridge |
Poção do Geodomo |
Alquimia |
Geodomo |
A Última Relíquia de Argus |
Arqueologia |
Você vai parar em algum desses lugares abaixo aleatoriamente. Tente por sua conta e risco!
- Barreira do Inferno: Floresta Maculada
- Barreira do Inferno: Montanha Oeste
- Cabo do Espinhaço: Pontal de Janeiro
- Clareira da Lua: Refugio Noturno
- Cratera Un’goro: Fontes Termais Golakka
- Desolação: Praia Sibilâmina
- Ermos: Cicatriz do Quebramundo
- Ermos: Cripta
- Ermos: Fazfagulha, lado do mar
- Floresta do Crepúsculo: Catacumbas do Bosque da Aurora
- Garganta Abrasadora: Auge Férreo
- Gládio Cruel: Broken Commons
- Pantanal: Pântano do Canal Negro
- Pantanal: Shattered Dam
- Peninsula do Fogo do Inferno: Numa rocha perto do Portal Negro
- Planalto Arathi: Fazenda dos Dabyrie
- Selva do Espinhaço Setentrional: A Mutilação
- Selva Maleva: Floresta Ferrárbol
- Sertões Setentrionais: Caverna Ululante
- Sertões Setentrionais: Ilha da Peleja
- Silithus: Colme’Zora
- Tanaris: Enseada do Armador Perdido
- Tanaris: Porto de Bondebico
- Terras Pestilentas Ocidentais: Bastilha Mardenforte
- Terras Pestilentas Ocidentais: Scolomântia
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MAGOS

Quase todos os portais que aquela sua pessoa amiga e cheia de magia pode abrir são aprendidos nos próprios treinadores de portais localizados nas cidades capitais, menos o portal Antigo de Dalaran. Esse portal é todo especial e recheado de amor e requer um pouco mais de atenção da parte do mago para consegui-lo. Fora isso, basta chegar chegando na galera que te treina quando você atingir o nível indicado “(nível)” e aprender a magia nova.
- Ventobravo (42)
- Altaforja (42)
- Darnassus (42)
- Exodar (42)
- Orgrimmar (42)
- Cidade Baixa (42)
- Penhasco do Trovão (42)
- Luaprata (42)
- Theramore (42)
- Pedregal (52)
- Shattrath (66)
- Dalaran (74)
- Antiga Dalaran (90)
- Tol Barad (85)
- Vale das Flores Eternas (90)
- Escudo Tonante (92)
- Lança de Guerra (92)
- Clareira da Lua (14) – Calma! Isso é só se você for um mago do tipo que não é bem um mago mas na verdade um Druida!
- Fortaleza de Ébano – Terras Pestilentas Orientais (55) – Isso mesmo, você só precisa virar um Cavaleiro da Morte!

Sobre o Antiga Dalaran: Você que achou interessante mas não entendeu de onde vem esse incrível poder para matar coleguinhas, segue abaixo como consegui-lo.
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Sala do último chefe em Salões Escarlate
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Cratera de Dalaran em Contraforte de Eira dos Montes
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Jornis confiava no seu amigo mago, não seja como Jornis!
Insistimos para que ao utilizar esse portal, tenham em mãos uma das seguintes opções: Slow Fall, Goblin Glider Kit, Levitate, Forma Voadora, Disengage, Escudo Divino ou Evonice's Landin' Pilla.
VAMOS ILUSTRAR AS COISAS?

Esse mapinha fofo ilustra os caminhos feitos pelos meios de transporte gratuitos de Azeroth. Lembrando que, mesmo que alguns apresentem uma facção indicando sua afinidade não quer dizer que você será teleportado para fora caso você decida subir a bordo. O máximo que você pode ter é atenção depois que a tela carregar do outro lado para não ser morto por guardas. Claro que isso não é aplicável ao metrô – esse é sempre um risco constante para você, pessoa da Horda amiga que tenta se aventurar pelo submundo. AVENTURA! \o

Aqui, alem dos meios de transportes tradicionais, indicamos alguns locais para onde você pode se dirigir através de portais ou teleportes listados abaixo. Vale lembrar que o transporte de zepelins entre Orgrimmar e Penhasco do Trovão é feito em tempo real por todo o percurso, igual uma manticora/grifo. E dai? Bem, e dai que você pode se encantar por algo no caminho e se jogar! 
Meio |
Como consegue? |
Destino |
Estripador Dimensional - Visteterna |
Requer engenharia, com especialização Goblinica. Pode causar efeitos colaterais. |
Visteterna – Hibérnia |
Transportador Ultrasseguro: Geringontzan |
Requer engenharia com especialização Gnomica. Pode causar efeitos colaterais. |
Geringontzan – Tanaris |
Teleporte: Clareira da Lua |
Você precisa ser Mago com especialização druídica para ter essa habilidade. (Mentira, só precisa ser Druida ) |
Refugio Noturno – Clareira da Lua |
Portal na Bacia Sholazar! |
Para ativar esse portal é preciso completar uma sequencia de missões relacionadas a Uma questão de confiança. |
Cratera Un’goro |

Tão bonitinho ter esse ícone do trem ai no meio! Ele indica os dois únicos pontos que fazem uso desse incrível meio de locomoção não tão aproveitado em Azeroth. Alguns dizem que a obra da Linha 2 dele, que ligaria Altaforja a Darnassus, foi interrompida após atingir uma profundidade absurda e os funcionários começarem a escutar alguns sussurros. Vocês podem ter acesso a essa escavação em uma passagem atras do trono em Altaforja.

Terralém infelizmente é um dos lugares com poucas opções de locomoção. 

É sempre bom saber como chegar aqui fácil e rápido, uma vez que existem tantas montarias em masmorras e raides nesse continente (confira aqui). Claro, também tem mascotes raros e bem legais como a Val'kyr Não Nascida.

Aqui tem tantas formas de ir e voltar que realmente ter barquinhos ou zepelins para chegar é meio sem necessidade! Quem eu quero enganar, né? Na verdade a não existência dessas opções é pura falta de capacidade das facções em dividir um mesmo mapa inicial! Mas no geral, até que WoD acabe, os Santuários em Pandaria são um ótimo lugar para você deixar sua pedra de regresso. Porque? PORTAIS e PANDAS! 
Meio |
Como consegue? |
Destino |
Wormhole Generator: Pandaria |
Requer engenharia nivel 500. |
Floresta de Jade, Vale das Flores Eterna, Monte Kun-Lai (2), Ermo do Medo, Estepes de Taolong, Selva de Krasarang |
Time-Lost Artifact |
É necessário reputação honrado com Shaohao. Vendido por 7500 Moeda Perene |
Ilha Perene |
Zen Pilgrimage |
Você precisa ser Mago com especialização mongica para ter essa habilidade. (nah, apenas para Monges mesmo) |
Pico da Serenidade – norte do Monte Kun-Lai |
Teleporte nas cadeiras |
Siga até a parte norte de Gorgrond, em uma ilhota tem um conjunto de cadeiras com foguinho no meio. |
Caverna submersa na Ilha Perene |

Sim, existem outras formas de chegar nesse mundo sem ser usando a sua pedra da Guarnição! Existe até uma forma de chegar nesse mundo sem ter que fazer TODA aquela introdução com o mago sapeca e sua trupe de heróis adestrados. Da uma espiada no teleporte indicado na Ilha perene. 
AI, EU SOU UMA CRIATURA TINHOSA E PRECISO FALAR!
Sei que muita gente pode não resistir ou quem sabe simplesmente ignorar essa parte final, mas vou deixar aqui para registro pra você, pessoa que chegou até aqui possa depois se divertir contabilizando as outras pessoas que não leram ou não ligaram para esse pedaço.
Alguns itens ou teleportes foram deixados de fora desse pequeno e singelo guia por motivos de:
1) Não da mais para conseguir (tipo o Atiesh, Grande Cajado do Guardião, ou os teleportes para as masmorras de Pandaria que você conseguia fazendo Modo Desafio);
2) É tão obscuro e carregado de energia negativa que o Sha levou pra tomar um café;
3) Volte e leia o item 1;
Referencias, dicas e agradecimentos:
http://www.wowhead.com/guides/transportation