X

Pois uma das mil coisas que você tem nesse jogo são as profissões. Mas o que são? Para que servem? Do que se alimentam? Hoje, no Glob… ops, aqui no WoWGirl mesmo! <3

Vamos por partes!

1) O que são: Profissões são habilidades que você pode treinar e lhe permitem produzir ou coletar coisas no jogo. Existem 3 grupos de profissões, sendo dois desses grupos chamados de profissões primarias e o terceiro, profissões secundárias. No grupo de profissões primarias  você tem as profissões de produção e as de coleta. Abaixo voltaremos nesse ponto. 🙂

2) Pra que servem: As profissões tem como objetivo fornecer experiência extra no jogo, assim como treinar sua habilidade de gerenciar a produção de itens ou a compra e venda dos mesmos na casa de leilão. Alguns dos itens criados pelas profissões de produção costumam ser utilizados apenas pelo próprio criador (são os chamados itens vinculados), outros podem ser tratados conforme o jogador achar melhor, negociando por ouro ou outros materiais, ou simplesmente dar como presente.

3) Do que se alimentam: Seu tempo e alma!

Esclarecidos esses 3 pontos importantes, vamos conhecer um pouco melhor as diferenças e o que torna cada profissão importante, que tal? 😀

Profissões Primarias:

encantamento

 – Profissões de produção: Essas são aquelas onde você pode criar algum item, seja ele um brinquedo, equipamento, mascote ou montaria. Normalmente estas profissões dependem de materiais conseguidos através de uma profissão de coleta, secundária ou através da casa de leilão. Atualmente você encontra em Azeroth as seguintes profissões de produção: Alfaiataria, Alquimia, Couraria, Engenharia, Ferraria, Escrivania, Encatamento e Joalheria.

 – Profissões de coleta: Essas são as profissões que fazem par com algumas das profissões primarias. Nós temos: Esfolamento, Mineração e Herborismo (Encantamento também pode entrar nessa categoria, visto que os matérias utilizados nela são criados por ela mesma ao destruir algum equipamento).

Se você esta começando no jogo é legal tentar combinar algumas profissões primarias com secundárias, visto que normalmente não começamos o jogo com muito ouro. As combinações mais comuns de profissões são: 

  • Mineração: Engenharia, Ferraria e Joalheria.
  • Herborismo: Alquimia e Escrivania.
  • Esfolamento: Couraria
  • Alfaiataria e Encantamento concedem ao jogador a capacidade de coletar os tecidos (no caso de alfaiataria) e o de desencantar (destruir equipamentos, no caso de Encantamento). 

Vale comentar também que, apesar de algumas profissões casarem mais com outras, eventualmente em alguma receita em especial você vai acabar precisando de algum material fornecido por uma terceira profissão. Isso normalmente acontece com itens mais antigos. E geralmente você pode pedir para alguém fazer para você ou dar aquela pesquisada na casa de leilão.

Profissões Secundárias:

pesca

Essas profissões são comuns a todos os jogadores. Você não precisa escolher entre uma ou outra, você apenas escolhe entre aprende-las ou não. Elas não afetam ou estão ligadas as profissões primarias. Podemos quase dizer que estas são profissões de diversão, curiosidade e ouro.

Pescaria: Lhe proporciona incríveis momentos de solidão e reflexão. Os peixes podem ser aproveitados para Culinaria e alguns poucos para poções especiais de alquimia. Eventualmente você pode pescar algum mascote (em Pandaria), ou montarias (em Pandaria, Nortúndria e algumas outras áreas), ou outros artefatos que na maioria são lixo mesmo.

Culinária:  Normalmente utilizada para preparar deliciosas refeições super saudáveis e que proporcionam ao degustador algum beneficio extra. Os ingredientes das receitas costumam variar muito em cada expansão; em Pandaria por exemplo, muitos dos materiais envolvidos eram conseguidos diretamente da sua fazenda.

Primeiros Socorros: Acho que essa hoje em dia é a profissão secundária que menos recebe amor e carinho. Ela lhe permite fazer bandagens que podem salvar sua vida naquele momento de aperto onde você acabou de cair de um penhasco e esta de frente para um acampamento de Murlocs e não tem para onde fugir.

Arqueologia: Essa é uma das profissões secundárias que pode ser muito interessante ou muito chata. Todos os itens encontrados nela possuem uma historia que te conta detalhes curiosos do jogo. Nessa profissão você também consegue alguns mascotes, brinquedos e até montarias. No caso, ao cavar nos locais indicados pela profissão, você vai descobrir um artefato relacionado com alguma raça daquele continente. Existem muitos itens descobertos em arqueologia que além de ter uma aparência diferente, são vinculados a conta e utilizados por outros personagens.

Confira uma listagem com alguns outros aqui.

Momentos de aprofundamento profissional

ferraria

Existem algumas associações que costumam ser feitas entre profissões x classes, para melhor aproveitamento das duas coisas. Vejamos como funciona isso.

Cada classe utiliza um tipo especifico de equipamento, tecido, couro, malha e placas. Algumas profissões produzem equipamentos específicos desses tipos. Por exemplo: 

  • Alfaiataria produz itens de tecido.
  • Couraria produz itens de couro e malha.
  • Ferraria produz itens de malha e placas, além de armas (espadas, machados, maças e armas de haste).
  • Engenharia produz armas de fogo e itens de cabeça para qualquer classe.
  • Escrivania produz armas secundárias,  (olha o) cajados e itens para o berloques de Negraluna.
  • Alquimia além das poções, produz também berloques. 

Dai basta você olhar e juntar as peças as suas classes e possibilidades. Por exemplo:  

  • Bruxos, Magos e Sacerdotes se equipam com tecido, logo Alfaiataria é uma boa pedida para eles.
  • Xamãs e Caçadores utilizam malha, logo Couraria é o mais indicado (mesmo que Ferraria também faça algo, Couraria costuma ter uma gama de itens de malha maior).
  • Druidas, Monges e Ladinos vestem couro, então o indicado para eles é Couraria.
  • Cavaleiros da Morte, Guerreiros e Paladinos vestem Placas, dai o indicado para eles é Ferraria. . 

No caso de Alquimia, Ferraria, Escrivania e Engenharia, vocês podem escolher independente da classe, pois elas produzem algo de útil para qualquer um! 😀

Algumas profissões possuem a maravilhosidade de não serem dependentes de uma profissão coletora, pois seus materiais são conseguidos através de coletas no mundo. Vejamos exemplos:

Alfaiataria: Essa profissão requer tecidos, muitos milhares de tecidos as vezes. Onde e como se consegue esses tecidos? Eles normalmente caem de inimigos humanoides que você derrota no mundo (menos no JvJ). Farmar tecidos pode ser um pouco chato aparentemente, mas na real é até mais fácil e rápido que os demais de coleta.

Encantamento: Bem, essa profissão é uma boa para combinar com Alfaiataria, por exemplo, pois para conseguir o material utilizado para encantar os itens, você precisa primeiro destruir algum outro item com qualidades mágicas (coloridinhos, sabe?). Tá, mas qual é o barato? Bem, você quando esta aumentando o nível da sua profissão, você costuma produzir vários e vários itens nesse processo, logo você acaba por tabela tendo vários e vários itens de material para sua outra profissão que é encantar, veja só que mágico! 😀

Peculiaridades Profissionais!

alfaiataria

Algumas dessas lindas profissões possuem algumas coisinhas que você pode até encontrar na casa de leilão, mas se você for uma pessoa assim como eu e que não gosta de gastar se você tem a chance de fazer, bastando criar uma legião de alts. 😀

Por exemplo: 

  • Alfaiataria pode criar bolsas. Muitos tamanhos de bolsa, para colocar muitas coisas!
  • Couraria também cria alguns tipos de bolsas mais específicos para carregar materiais de profissões de coleta.
  • Alquimia pode criar poçoes de utilidade, tipo: Invisibilidade e andar sobre água.
  • Escrivania te permite criar cartas misteriosas que quando são abertas tem chance de revelar cartas com muito valor de venda!
  • Ferraria, com essa você pode criar incríveis chaves capazes de abrir aqueles 500 caixotes que aquele Ladino se recusou a abrir para você de graça.
  • Engenharia, nossa essa profissão pode fazer tantos, mas tantos bagulhos que fica difícil pensar direito. Vejamos. Você pode fazer uma caixa de correio, você pode fazer portais pessoais que te teleportam para locais específicos. Da para criar um item incrível que funciona como um bumerangue coletor de saques, te permitindo nunca mais ter que tocar nos corpos mortos dos seus inimigos feios e nojentos. Pode também criar os Blingtrons (oferecem uma missão diária que lhe da um presente com conteúdos aleatórios) e Jeeves (permite que as pessoas vendam coisas e efetuem reparos no equipamento) e ser amado por todos ao seu redor!
  • Herborismo costumava fornecer uma plantinha extra quando você colhia plantas das areas da expansão Cataclismo, essas plantinhas extras te permitiam se disfarçar de PLANTA! 😀
  • Joalheria produz uns itens curiosos que lhe permitem copiar a aparência do seu alvo (desde seja um coleguinha de grupo) e um outro que é como um raio que você fica apontando pra pessoa de boas.
  • Couraria lhe permite criar uns tambores muito loucos que causam efeitos variados no grupo todo de acordo com qual foi utilizado.
  • Arqueologia é uma mina de ouro para quem caça conquistas (e no caso de ouro mesmo, os itens “lixo” que você encontra podem ser vendidos por uma boa soma em ouro, geralmente). 

Diversão Profissional!

Anteriormente eu citei que algumas profissões criam coisas divertidas como montarias, brinquedos e mascotes. Caso esse seja mais o seu foco, vou listar abaixo o que você consegue com cada uma das profissões.

Brinquedos

13

Arqueologia: Ancient Amber, Haunted War Drum, entre outros. Aqui você pode ver um guia completo dos brinquedos de profissões!

Montarias

Engenharia

Alfaiataria

As montarias feitas por alfaiates são: 

*Todas essas montarias só podem ser aprendidas/usadas por personagens que tenham a profissão Alfaiataria ativa, mas contam para as conquistas de Montarias.

Couraria

A única montaria de Couraria chegou em Draenor, e é criada pelo item Arnês de Cavalgadura.

Alquimia

Essa montaria é criada por personagens que possuem Alquimia, mas a receita dele vem da Arqueologia. Confira o guia abaixo:   

Arqueologia

Temos duas montarias de Arqueologia no momento (prepare-se para cavar, cavar e cavaaaaaaaar!) 

Pescaria

Joalheria

Todas as montarias de Joalheria podem ser usadas por qualquer personagem, e vendidas na Casa de Leilões.  

Mascotes

Arqueologia

A Arqueologia é uma fonte maravilhosa de mascotes! Abaixo a lista deles, e os fragmentos que você deve prospectar pra ter chance de encontra-los: 

Saiba mais detalhes sobre eles no nosso guia completo de mascotes de arqueologia.

Alfaiataria

Essa profissão traz três mascotes:  

Saiba como conseguir cada um deles aqui: Mascotes de Alfaiataria!

Culinária

Essa profissão tem apenas um mascote, o Sobrinhas. Ele pode vir aleatoriamente quando você faz comidas de Draenor. Pode ser enjaulados e comercializado normalmente!

Encantamento

Temos dois mascotes de encantamento, que também podem ser enjaulados e comercializados:  

Saiba os detalhes sobre eles aqui: Mascotes de Encantamento

Escrivania

Temos dois mascotes de escrivania! Como os outros, também podem ser enjaulados e comercializados:  

Saiba os detalhes sobre eles aqui: Mascotes de Escrivania

Ferraria

No momento temos um mascote de Ferraria no jogo: a Alma da Forja. Saiba mais sobre ele aqui: Mascotes de Ferraria.

Joalheria

Os dois mascotes de Joalheria chegaram em Pandaria! São eles:  

Saiba mais sobre eles: Mascotes de Joalheria.

Engenharia

A Engenharia é pura ostentação de mascote, gente! São 15, eu disse QUINZE mascotes, entre os feitos por engenheiros e saqueados de itens criados por engenheiros. Saiba os detalhes sobre cada um deles, e como consegui-los, aqui: Mascotes de Engenharia.

Pescaria

A profissão que oferece mais mascotes no jogo hoje é a Pescaria: são 16 mascotes! Você pode saber como conseguir cada um deles aqui: Mascotes de Pescaria.


E com isso fechamos esse apanhado geral sobre o mundo das profissões. A ideia desse pseudo-guia é mais dar uma ideia geral de para que servem as profissões dentro do WoW. Para uma listagem mais completa dos itens citados por alto aqui, deem uma olhada na aba de guia de profissões/montarias/mascotes. ^^

Se tiver alguma dúvida ou alguma informação à acrescentar, deixe nos comentários! <3