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Caros amigos e amigas, inicio este post com um aviso: se você faz o tipo saudosista radical – aquele que simplesmente não cogita aceitar a ideia de que o World of Warcraft de hoje é melhor do que o de 10 anos atrás e critica toda e qualquer forma de aprimoramento –, este post não é para você.

*Se você não gosta de ler, também não é, porque vai ter muito textão.

Polêmicas a parte (mentira, pode incluir a polêmica, adoro polêmica), eu faço parte do grupo de pessoas que acham de bom tom reconhecer as boas ideias dos desenvolvedores da Blizzard e gosto muito de apreciar as melhorias adicionadas ao WoW em todos os aspectos possíveis (mas se você acha que Vanilla e Burning Crusade eram ótimos do jeitinho que eram e odeia as “facilidades” e “embelezamentos” que temos hoje, tudo bem também, cada um no seu triângulo).

Tendo isso em mente, pensei muito e, com todo o carinho, criei uma lista com alguns aprimoramentos feitos no jogo durante toda sua existência que, de alguma forma, contribuíram para tornar o WoW cada vez mais divertido, simpático e atrativo.

E aí, preparado(a) para fazer uma viagem no tempo?

Vamos tentar não me xingar nos comentários.

1. Conquistas

Escolhi começar a lista por um item que remonta a um período longínquo e praticamente esquecido do World of Warcraft (e também porque é unânime, né? Não posso começar  o post tocando fogo no barraco logo de cara…) . Bom, as conquistas fazem parte do nosso dia-a-dia no WoW há tanto tempo que fica até difícil lembrar (ou imaginar) que um dia elas não existiam dentro do jogo.

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Durante todo o Vanilla e a expansão The Burning Crusade, não existia a aba “Conquistas”. Que vida, né? Como o pessoal viveu durante tanto tempo sem ter que “derrotar o boss X pulando num pé só depois de desviar de todas as lanças e raios laser e matar 900 adds em 10 segundos enquanto planta bananeira”?

As conquistas surgiram somente na expansão Wrath of the Lich King, inclusive as que hoje constam nas abas referentes à época Clássica e à Burning Crusade – é isso aí, os desenvolvedores criaram conquistas retroativas para não deixar o período anterior a WotLK em branco. Acho válido, quanto mais conquista melhor.

Hoje em dia, muita gente (leia-se: uma grande, muito grande parte dos jogadores) coloca a busca por conquistas como prioridade máxima no WoW. Eu, por exemplo, que aperto o Y pelo menos umas 150 vezes por hora, tenho até calafrios só de pensar nesse tempo. E a emoção? E as recompensas? E o coração acelerado quando sobe uma plaquinha de conquista obtida na minha tela?

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ACHIEVEMENT EARNED

É claro, o universo do World of Warcraft sempre ofereceu inúmeras opções aos jogadores e tenho certeza de que antigamente o pessoal encontrava muita coisa para fazer sem precisar desses desafios “impostos” a nós para obter conquistas (afinal, eram outros tempos e ninguém pode sentir falta do que nunca teve, né?), mas não há como negar que o desenvolvimento do ideal por trás das conquistas foi uma jogada genial – hoje, as conquistas são o maior fator de movimentação do jogo e sempre estão entre os assuntos que geram maior interesse dos jogadores. Tanto é assim que a gente consegue perceber a atenção cada vez maior que os desenvolvedores estão dispensando às conquistas, que a cada expansão ficam mais elaboradas, ganham nomes mais criativos…


2. Compartilhamento entre personagens

Tá aí outra coisa que eu não entendo como vivemos sem durante tanto tempo. Até o fim do Cataclysm, a vida do pessoal que curte ter 687169745 alts não era fácil – isso porque cada personagem começava absolutamente do zero. Conquistas? Nada. Montarias? Nenhuma. Mascotes? Sem chance. O máximo que podia ser compartilhado eram ouro e itens, passados de personagem para personagem pelo correio.

Se, por exemplo, você estivesse com planos de upar outro personagem para trocar seu main char, precisava fazer absolutamente tudo de novo (obter conquistas, montarias, mascotes, tudinho). Me dá gastura só de lembrar.

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Eu lembro que no lançamento do patch 5.0.4, que foi quando surgiu essa novidade, o pessoal não sabia nem o que fazer com tanta coisa. Imagina só, ter todas as conquistas que você já obteve na vida com todos os seus personagens? Ou, melhor ainda, ter todas as montarias à disposição para usar com qualquer um! Que dia feliz, Blizzard.

Hoje em dia, isso tudo parece tão óbvio que ninguém pode te julgar por olhar para o teto de vez em quando e pensar: isso realmente já foi diferente? Já foi, sim, e eram tempos difíceis. Claro, naquela época a gente aceitava as coisas como eram e tocava a vida para frente, e o compartilhamento morava no coraçãozinho de cada jogador como uma pequenina centelha de esperança. Felizmente, esse ideal virou realidade e hoje vivemos todos num mundinho mais feliz. <3


3. Localizadores

Ok, vamos analisar esse tópico sem levar em conta todos os milhões de motivos que nos fazem reclamar dos Localizadores e focar no fato de que eles foram, são e sempre serão uma mão-na-roda para todos nós.

O Localizador de Grupos (Dungeon Finder) surgiu apenas no patch 3.3.0, trazendo, além da facilidade, a possibilidade de interação entre reinos. Olha que avanço! Mais para frente (muito mais, diga-se), no patch 5.0.4 (!!!!!), ele foi integrado ao nosso queridíssimo Localizador de Raides.

Tudo bem, fazer raides e dungeons pelo localizador não é o passatempo preferido de ninguém, mas não podemos ser tão ingratos a ponto de deixar de reconhecer a diferença que os localizadores fazem na nossa vida. Aliás, sugiro um exercício mental: cada vez que você sentir vontade de xingar o Localizador, pense em como seria sua vida sem ele (não apenas atualmente, mas durante toda sua evolução no WoW). Chega a escorrer uma lágrima.

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Uma grande evolução na história dos localizadores ocorreu recentemente, com a criação da aba “grupos prontos”, que nos permite, basicamente, encontrar grupos para qualquer atividade dentro do jogo. Essa funcionalidade já era conhecida dos jogadores por conta de um addon, e o sucesso era tanto que a Blizzard decidiu finalmente (e felizmente) incrementá-la ao jogo por conta própria. Ponto para a Blizzard.


4. Batalhas de mascotes

Ai gente, serião, eu não acredito que exista uma alma viva que possa reclamar do surgimento das batalhas de  mascotes.

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Antigamente, os mascotes não tinham serventia alguma além de correr atrás de seus donos. É, só isso mesmo. E é claro que a variedade de bichinhos era muito menor, porque não existia essa história de “mascote selvagem”. Famílias de mascotes? Habilidades? Pontos de vida? Nível? Nope, nadinha, só um enfeite mesmo.

Felizmente, a Blizard reconheceu o potencial dos mascotinhos. Porém, muito mais do que dar a eles uma utilidade, essa novidade coloriu o jogo de muitas formas: alegrou os desanimados com o jogo, que ficaram satisfeitos com essa nova diversão; foi o principal atrativo para muitos novos jogadores; acrescentou várias conquistas ao jogo; até nos fez retornar ao conteúdo antigo que estava lá juntando poeira havia muito tempo (a série “Para raide de coleira na mão”, partes I, II e III levou muita gente a repetir as raides antigas semana após semana atrás dos mascotinhos) e, vamos combinar, deixou tudo muito mais bonitinho. <3


5. Transmogrificação

Houve um tempo em que a gente tinha que penar muito pra conseguir fechar um set pra ficar bonitinho (se desse sorte de o set ser legal). A beleza geralmente durava longas três semanas até que saía algum patch e a gente precisava trocar de item (chorando, claro, pq aí o look ia embora e sabe-se lá quando você ia conseguir fechar outro set de novo).

Esse era o cenário bom, que acontecia para o pessoal que tinha disposição e habilidade suficientes para raidar toda semana atrás dos tiers e conseguia ficar bonitão (também vale para o pessoal que se internava nas arenas e battegrounds e se vestia inteirinho com os sets de PvP).

Eu morria de inveja. O outro cenário era o que acontecia com os demais jogadores, que participavam de um clubinho chamado Ando-Feio-Não-Nego-Pego-Set-Quando-Puder. Era um carnaval só, nada combinava com nada, todo mundo fazendo cosplay de Agostinho Carrara porque era o que tinha pra hoje. Fazer o que?

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As pessoas legais full set passeando na Capital

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Você

A transmogrificação foi o sonho de muita gente, que piamente vinha guardando as ~roupinhas~ bonitas durante toda a vida na esperança de que esse milagre acontecesse um dia. Como quem acredita sempre alcança, o santo patch 4.3 (pra lá da metade do Cataclysm, gente!) veio trazendo a ferramenta de customização de aparência para nos alegrar.

É uma função essencial ao jogo? Não. Ok. Tem muita gente que acha desnecessário e absolutamente ignora a existência do NPC da transmogrificação – afinal, não é obrigatório e não afeta em nada no desempenho dos jogadores. Mas tenho certeza de que, assim como eu, muita gente tomou mais gosto pelo jogo desde que nos foi permitido coordenar as peças do gear.

Além de tudo, vamos lembrar que a transmogrificação também é um fator muito forte de movimentação ingame e uma das maiores razões por trás do resgate dos conteúdos antigos (tem gente muito louca por xmog nessa vida *cof cof* eu *cof cof*).

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6. Sistema de Loot/Especialização de Saque

Quem começou a jogar antes de MoP deve lembrar da dificuldade que a gente tinha para conseguir equipamentos nos localizadores – isso porque todo mundo podia simplesmente escolher “necessidade” em todos os itens que caiam.

Não raro, saíamos frustradíssimos das raides porque alguém havia ninjado algum item que precisávamos, e aí já sabe, né? Só na próxima semana.

Vamos lembrar que boa parte desse problema era causado pela inexistência, até então, da especialização de saque, que hoje em dia é essencial para o pessoal que tem dupla especialização.

Agora imagine antigamente, como era a vida. Cenário: paladino retribuição quer começar a tankar. Não tem gear de tank, apenas a vontade. Como ele consegue os itens? Fazendo raides pelo localizador e tentando a sorte nos itens de tanker (aí óbvio que se ganhasse o item no roll ele ele precisava sair correndo do grupo porque era esculachado até sua 3ª geração pelo pessoal, que tomava o partido do tank que havia perdido o item).

Isso ocorria com tanta frequência que era até natural a gente entrar nas raides já pensando com quem teria que disputar determinado item (se ele caísse), incluindo nessa conta os jogadores com a mesma especialização que a nossa e também os possíveis ninjas.

Claro, como existe gente sacana em todos os lugares e de todas as possíveis formas nesse mundo, sempre tinha alguém que resolvia dar need em algum item QUE NEM PODIA USAR e, claro, acabava ganhando. Por que, vida?

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Era pura adrenalina esse jogo, migos! Quando algum boss morria e aparecia o saque, o coração chegava a disparar. Felizmente, vivemos tempo de calmaria desde o implemento do Saque Pessoal e da Especialização de Saque em Mists of Pandaria – e ainda bem, não tenho mais saúde pra me estressar com isso não, já chega de xingar monitor e socar teclado nessa vida… –, e agora a gente recebe um saque só nosso, bonitinho e particular, sem precisar clicar em nada nem disputar com ninguém, de acordo com a especialização que a gente escolhe (que não precisa ser a atual, olha só que maravilha).


7. Loot em área

Essa é uma melhoria notadamente menos impactante do que as anteriores, mas ainda assim mereceu um lugarzinho nessa lista por ter facilitado nossa vida – mesmo que só um pouquinho –, nos brindando com um tempo antes gasto para saquear mob por mob.

Essa novidade surgiu no patch 5.0.4 e foi motivo de festa para todos que de repente tiveram seus preciosos segundos de jogo economizados ao conseguir saquear todos os inimigos mortos de uma vez só. Era muito chato abrir janelinha por janelinha, com licença.

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Não tem muito mais o que falar sobre isso, não, só que foi um presentinho muito bacana (e necessário, obrigada). Vamos reservar os textões para os outros tópicos.


8. Itens lendários

Itens lendários são itens laranjas com atributos especiais, geralmente os melhores da expansão. Para começar, preciso lembrá-los de que esse conceito esteve presente no jogo desde sempre – por exemplo, no Vanilla tínhamos a Sulfuras, a Mão de Ragnaros, em Burning Crusade vieram As Lâminas Gêmeas de Azzinoth, em Wrath of the Lich King surgiu a cobiçada Lamento Sombrio e no Cataclysm, a Fúria do Dragão, o Descanso de Tarecgosa, dentre outros.

Acontece que antigamente (mais precisamente até o Cataclysm) os itens lendários tinham uma mecânica diferente da que conhecemos hoje: eles eram “construídos” a partir de itens e missões e não aproveitavam a todos os jogadores – só quem tinha muita determinação mesmo é que os completava (e saía por aí desfilando com eles nas capitais…).

A partir de Mists of Pandaria, o esquema dos itens lendários foi completamente remodelado e eles se tornaram quase uma obrigação para os jogadores, isso porque passou a existir uma sequência de missões a serem seguidas do começo ao fim da expansão, que se relacionam com o nível de aprimoramento do item lendário e com a própria lore do jogo: em MoP, tivemos a sequência de missões do Príncipe Negro, que nos recompensou com uma capa lendária; em WoD, seguimos as missões do Arquimago Hadgar para ganhar um anel lendário. Conforme completamos as missões, o item lendário é aprimorado e seus atributos são cada vez mais reforçados.

Mas a questão é que o ideal por trás dos itens lendários, que já servia de impulso para os jogadores desde as primeiras expansões, se tornou ainda mais forte nas duas últimas: tivemos que completar as missões, participamos da história do jogo, ganhamos conquistas, precisamos repetir raides em busca de itens (33 Tomo do Caos foi demais, sério) e em WoD até a guarnição foi envolvida em nossa jornada. Outro ponto importante é que, se antes os itens eram difíceis de obter e destinados a determinadas classes, agora eles são para todo mundo. YAY

Por ora, sabemos que essa ideia continuará no jogo na próxima expansão através das Armas Artefatos, que serão separadas por classes e terão efeitos diferentes de acordo com a especialização de cada jogador – e pelas informações que nos foram liberadas até agora, uma certeza podemos ter: ISSO VAI SER DEMAIS (*cof cof* alguém aí falou “druidas deslumbrantes trabalhados no neon lacrando o jogo”? *cof cof*). Já os itens lendários propriamente ditos sofrerão uma modificação drástica em Legion e passarão a ser saque de bosses. Só nos resta esperar para ver no que isso vai dar, né? ¯\_(ツ)_/¯


9. Seguir o andamento das histórias nas missões

Esse item eu incluí na lista por experiência pessoal, mesmo. Na verdade, acho que nunca cheguei a falar sobre isso com alguém e também nunca ouvi qualquer opinião alheia a respeito disso – até porque parece ser uma coisa tão banal nessa Azeroth sempre cheia de assuntos e novidades que é natural que acabe ficando pra escanteio, né?

Não sei se vocês se sentiram da mesma forma, mas eu fiquei muito animada quando cheguei em Pandária, lá em 2012 (como assim já faz 4 anos que MoP foi lançado, gente?), e percebi que o andamento da storyline dos mapas aparecia na minha tela conforme eu completava as missões.

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Além disso, também o critério para obtenção das conquistas do Mestre Historiador havia mudado: a partir dali, não existia mais essa história de “completar xx missões no mapa y”, em que a gente passava mais tempo se debatendo atrás de missões nos mapas (quem nunca ficou sem missões faltando 5 para terminar a conquista? RISOS) do que efetivamente completando-as.
elianagostouEu sou do tipo de pessoa que se distrai lindamente enquanto completa missões – ainda mais quando tô com pressa para upar – e, quando percebo, estou perdidinha da Silva, sem missão e sem ninguém pra me salvar. Por mais que esse sistema não mostre exatamente onde está a missão que vem em seguida ou explique tim-tim por tim-tim o que a gente precisa fazer (aí já seria muito mamão-com-açúcar, né, gente?), pelo menos ele ajuda a entender o que está rolando nos mapas (big help para os apressadinhos que fazem missões na velocidade da luz e para os preguiçozinhos que fogem do textão hehe) e nos dá uma noção do que já passou, de quanto falta para acabar…

Como já mencionei, essa foi uma novidade trazida em Mists of Pandaria e mantida em Warlords of Draenor. Ao que tudo indica, a próxima expansão vai continuar seguindo esse caminho e tem meu apoio total, acho ótimo, beijos.


10. Bolsa para brinquedos e itens de herança

Ah, a glória! Durante quantos anos sofremos tentando encontrar espaço suficiente em nossas bolsas para os brinquedos e itens de herança? Quantos brinquedos não foram excluídos por falta de espaço? Quantos itens de herança não se perderam em meio a tantos transmogs no banco e milhões de alts para enviar?

Lamentaremos eternamente os itens perdidos, mas agora temos motivos para comemorar. Os brinquedos e itens de herança agora ocupam lugar somente no nosso coração <3

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A DREAM COME TRUE :’)


11. Novas dificuldades de raide

Assim como quase tudo nessa lista, também o sistema de raides foi revolucionado nas expansões Cataclysm e Mists of Pandaria (que com certeza foram as duas expansões mais bombásticas no quesito novidades, hehe).

A primeira grande mudança nos encontros foi o surgimento do Localizador de Raides, que combou uma nova dificuldade de raide com um sistema de busca semelhante ao já existente Localizador de Grupos. A raide Alma Dragônica (Dragon Soul) foi a primeira a se ajustar aos novos moldes – antes disso, só existiam as dificuldades normal e heroica. Em Mists of Pandaria, tivemos outra grande surpresa com as novas dificuldades Flexível, que permitia que a dificuldade da raide (que não era menor que a do LFR nem maior do que a normal) fosse ajustada à quantidade de jogadores nos grupos, e Mítica, que atualmente é a mais difícil de todas.

O conceito das raides Flex fez tanto sucesso que foi reaproveitado em WoD, sendo estendido às dificuldades normal e heroica (porém, a própria dificuldade Flexível foi extinta, já que havia perdido sua razão de existir).

Ok, isso todo mundo já sabe, meh. Mas há uma coisa que vale a pena comentar sobre toda essa evolução no sistema de raides: desde o surgimento do LFR até os dias atuais, ela serviu para fazer a felicidade de todos os tipos de jogadores. Os hardcore, que já curtiam fechar todo o conteúdo das expansões no modo heroico com seus grupos, ganharam um novo (e maior) desafio; os jogadores casuais conseguiram encontrar maneiras acessíveis para completar as raides; todos os amiguinhos puderam raidar juntos, ninguém mais precisou ficar de fora; todo mundo ficou feliz.

partyy


E aí pessoal, gostaram da lista? Acrescentariam algo mais?

Até a próxima! /kiss 😉