Oie! Antes de tudo, quero avisar que esse é um post sobre raides. Mais especificamente, sobre as pessoas que a gente encontra nas raides.
Olha, se você me acompanha por aqui ou pelo menos já leu minha bio, deve ter percebido que eu não sou uma pessoa muito, er, chegada a entrar em cores e, quando raido, geralmente utilizo o localizador (sobre o tema da independência no WoW, aliás, você pode conferir esse post e tentar não me julgar, obrigada). Nesse momento você deve estar pensando: “OLHA AÍ ESSA MENINA QUE DIZ QUE JOGA SOZINHA QUERENDO FALAR DE RAIDE”. Pois é, tô me metendo no assunto mesmo, mas não sem ter feito muita pesquisa antes, tá? 😉
Resolvi me aventurar em terras desconhecidas e, em prol do bloguismo investigativo, andei ~entrevistando~ um pessoal que raida bastante e está acostumado a montar/participar de cores para saber: que tipo de jogador vocês encontram por aí?
Entre muitas risadas, consegui listar alguns dos tipos mais marcantes (e recorrentes) de jogadores que me foram citados, e agora organizei tudo isso numa listinha divertida para vocês. s2
O Atrasado
Haveria um tipo de jogador mais adequado para ser o primeiro dessa lista? Acho que não. Já que ele nunca está lá pra ver o começo das raides, decidi homenageá-lo com a primeira categoria (pelo menos de alguma coisa ele consegue participar do início, né?). RISOS.
O atrasado sempre chega tarde na raide (geralmente depois que o pessoal já passou 35 minutos procurando um substituto…), não importa o horário que tenha sido marcado. Infelizmente, ainda não se sabe qual a causa mais frequente desse problema (seria o despertador quebrado? Trânsito? Tava matando aedes? Foi levar a avó no jiu-jitsu?)
Há relatos indicando que esse tipo de jogador também possui tendência a não responder as mensagens raivosas dos colegas de core.
É essa pessoa que faz o raid leader ter que mentir toda vez dizendo que a raide começa 40 minutos antes do horário combinado com o resto do core (talvez assim ele chegue só uns 20 minutos depois de todo mundo).
(Mas a gente entende, esse horário de verão confunde todo mundo mesmo…)
O AFK
Se “O AFK” fizer parte do seu core, uma eterna dúvida pairará sobre a galera: Para onde vai? Aonde se esconde? O que come? Como se reproduz? Sexta, no Globo Repórter.
Vez ou outra, todo mundo acaba precisando sair do computador por um minutinho para resolver alguma coisa. Tudo bem, a vida acontece, né? Mas vamos deixar bem claro que esse tipo de jogador costuma se ausentar da raide para fazer coisas geralmente absurdas e/ou que poderiam esperar. Por exemplo, já ouvi histórias verídicas sobre um jogador que ficou AFK porque “precisou passar no shopping rapidinho” e outro que tinha ido tomar banho. Gente?
A pergunta que não quer calar:
Aí o raid leader tá lá explicando o finalzinho da última fase daquela luta complicadíssima e, de repente…
…
O que tem microfone/fone ruim
Eu até escreveria mais sobre esse jogador, mas m… crofone… tá meio r… entenderam? ALÔ? T… ME ESCUT…???? AAAAH #$%**!
O que raida com a família
Aproveitando a deixa dos “microfones ruins”, vamos falar desse pessoal que, muito pelo contrário, tem o microfone em perfeitíssimo estado. Na realidade, o microfone desse jogador é tão, mas tão bom que os colegas do core não escutam somente ele, mas também TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA CASA DELE.
Sabe quando você está com a galera no TS e, de repente, uma voz distante diz aquela célebre frase: PAUSA ESSE JOGO AÍ E VEM JANTAR!
Pois então, tem vezes que dá pra imaginar que a pessoa raida com o notebook ao lado do prato no meio do almoço de domingo, né? O pessoal do core ouve todos os boa noites (e responde), já conhece a mãe, o pai, a irmã, a tia, o primo, a vizinha, o primo da vizinha, o filho do primo da vizinha, o cachorro, dá até opinião sobre o problema de saúde do tio-avô e sabe qual é o horário do caminhão do lixo no bairro do amigo.
(É que às vezes, quando a intimidade com os amigos é muito grande, dá até pra esquecer que existe o botãozinho “push to talk” ou o “mute”, né nom?)
O pai (ou mãe)-de-todos
Em todo core existe alguém que serve para motivar o pessoal quando a moral estiver baixa, para melhorar o clima quando a tensão estiver muito alta, para elogiar quando a galera faz tudo certinho e para brigar quando dá tudo errado.
Esse jogador escuta todo mundo, dá conselhos e, se der, vai à sua casa te dar um abração quando você precisar.
Nem sempre essa pessoa é o líder – afinal, às vezes ele fica tão concentrado em dar os comandos e explicar a estratégia que acaba não percebendo esses detalhes mais pessoais. Mas tudo bem, né? Se esse for o caso, ainda bem que existe alguém ali para ajudar. <3
Uma salva de palmas para essa figura importantíssima, o coração do core, o motorzinho que faz tudo se encaixar, o paizão (ou mãezona) da galera.
O que sabe mais que o líder
Quem nunca se deparou com um coleguinha que volta e meia interrompia o raid leader no meio da explicação para dizer “isso aí não vai dar certo, hein?”, “eu acho que isso vai falhar…” ou “no meu outro core a gente não fazia assim…”
Migo, combina uma coisa aqui com a tia: deixa o líder falar! Discutir estratégias no meio da raide só pode se 1) a estratégia usada até o momento realmente não estiver funcionando ou 2) o líder liberar. Caso contrário, não vamos desperdiçar o pouco tempo que o pessoal tem para raidar contando tim-tim por tim-tim como era sua vida no outro core ou sobre o quanto você discorda da escolha do líder, né nom?
Se você realmente quiser dar alguma ideia, é muito melhor chamar o líder – ou o pessoal todo, se for o caso – em algum momento fora do horário da raide e conversar com mais tranquilidade. Se o pessoal gostar da sua ideia, vai dar tempo de planejar e combinar tudo certinho e vocês vão poder matar mais 2 boss só no tempo que perderiam discutindo isso no meio da raide (sem falar que evita muita discussão e perda de foco, né?). <3
O que fica em cima do fogo
Por fim, não podia deixar de compor essa lista o jogador que faz de tudo para morrer, que acha que fogo é buff e dá uma trabalheira danada para os healers.
(E por fogo eu quero dizer TUDO. O. QUE. DÁ. DANO.)
Esse tipo de jogador talvez seja o mais famoso entre nós – até quem não raida muito já se deparou pelo menos uma vez na vida com um amiguinho que gosta de rolar nas coisas verdes no chão.
Isso porque esse jogador é muito versátil e pode aparecer em qualquer lugar: na raide, na dungeon, no word boss, no campo de batalha, na arena, na sua cozinha (se você quebrar um copo, por exemplo, ele provavelmente vai estar lá pisando nos cacos)…
Além disso, esse é um tipo de jogador muito flexível. Ele pisa em cima do fogo, do veneno, desliza no gelo, entra na fumaça, corre em direção à espada-bumerangue voadora, fica colado do boss na hora do whirlwind, stacka na hora que não é pra stackar, não stacka na hora que é pra stackar, não pisa no que é pra pisar, toma todos os danos em cone, deixa água parada, come maionese vencida…
Migo, assim não tem como te defender, até a Blizzard já tentou te ajudar…
De uma vez por todas, FOGO NÃO É BUFF!
E aí pessoal, gostaram? Acrescentariam algum tipo de jogador marcante nessa lista?
Até a próxima! /kiss