Saudações!! Antes de irmos para o nosso tutorial de hoje, quero agradecer a todos pelos comentários e boas vindas no post anterior, e no face <3 Cês são fodas pra caramba <3
Agora, se preparem. Irei passar pra vocês a técnica milenar do….
Chibi Feijãozinho!!!
Na verdade,eu vi essa técnica no aqui no deviantart, de autoria da artista Karijin, e fiquei muito fascinada. Testei, e não é que dá certo mesmo?
Mas antes de irmos para a ação, vamos passar rapidinho por algumas noções antes:
1- Proporção
Chibis são desenhos fofinhos e cabeçudos,totalmente deformados de uma anatomia realista. Também é conhecido como Super Deformed (SD). Esse estilo aparenta ser super simples e fácil de aprender, mas muitos acabam apanhando para pegar o jeito. E o grande segredo nesses casos é a proporção. Como em outros estilos, o jeito mais fácil de medir a proporção é usando a medida da cabeça do personagem.
Chibi de 2 cabeças de altura, e de 3 cabeças.
2 cabeças da um chibi mais fofinho e pequeninho, e 3 cabeças ja se consegue trabalhar anatomia melhor.Eu costumo variar muito quantas eu uso, mas na maioria dos casos é 2 cabeças e meia, por aí. Também é legal de trabalhar com diferentes proporções por personagem num desenho com mais de uma raça, por exemplo.
Ji’ye não devore a gnoma, por favor.
Decida qual medida você quer usar, 2 ou 3 cabeças, ou intermediario entre essas, como ficar mais confortável. Só aconselho a não passar de 3 cabeças, que daí ja perde um pouco o aspecto “fofozo” do desenho.
2- Shakin’ that booty
O lance é: Dê movimento para o desenho. Um chibi estático e parado como eu fiz a cima ainda é bonitinho, mas ele não tem nada de mais. Não atrai o olho, e com certeza ninguém vai ficar muitos segundos olhando pra ele. E é aí… que entram os feijões <3
O FEIJÃOZINHOO <3 <3
Mas, como é que funciona isso?! O exercício começa desenhando varias dessas formas numa folha (ou no computador) deixando um espacinho entre eles. O Feijãozinho™ é o corpo do chibi. Na minha folha eu n fiz as cabeças para poupar espaço, mas da pra entender bem.
BEHOLD
Maravilhoso quanta coisa se pode fazer com um feijão né? <3 Eu quando descobri fiquei acho que uns 2 dias em choque, e ficava tentando fazer o máximo possível de poses , e tu consegue muita, MUITA coisa usando só essa base.
Isso tudo porque ela te dá movimento. Tu consegue criar imagens dinâmicas, mesmo quando o personagem está parado. Claro que em alguns casos é preciso adaptar, mas lembre-se que essa é apenas uma forma para se guiar durante o rascunho, não é necessario seguir todas as curvas a risca.
Vamos tentar refazer um daqueles chibis no começo do post:
O primeiro era muito estático, o formato base do corpo era quadrado, e tudo direcionava para baixo, não havia movimento nenhum. Já o segundo, mostrava mais curvas, deixando mais orgânico e agradável ao olhar.
Como lição de casa, quero que todos desenhem muito feijões, assim como eu fiz ali em cima, tentando muitas e muitas poses, e depois finalize a que mais gostar <3 Mande nos comentários o que sair! *O*
Estou pensando em fazer um post especial sobre cabelos, o que vocês acham? Se tiverem outras sugestões e pedidos, não sintam vergonha em pedir! <3 Até semana que vem,
Beijos Polentosos!