X

O dia amanheceu ensolarado depois de quase duas semanas de dias nublados e com chuva. O café ainda tá quentinho aqui do lado, e tem tudo pra ser um dia ótimo. Até você ler o seguinte tópico no fórum norte-americano:

please separate brazilians from us servers

“Por favor separem os brasileiros dos servidores norte-americanos”

Pronto, acabou o dia maravilhoso.

ARRRRGGHHHH

A gente já bateu na mesma tecla várias vezes né? E sempre vai para os mesmos debates: jogadores tóxicos, comunidade que não se ajuda, sensação de poder fazer o que quiser sem retaliação nenhuma, etc etc. A questão é: são só brasileiros que dão uma de retardados de vez em quando nos jogos, ou há pessoas de má índole nos jogos no mundo inteiro e infelizmente o esteriótipo está encarnado só nos brasileiros? A gente já conversou aqui sobre culpar OS BRASILEIROS com um tipo de comportamento dentro de jogos, como se isso fosse da nossa cultura e como só tratamento de choque e nascer em outra nacionalidade pudesse resolver. E não é assim, não é? Mas vamos ao caso:

O jogador que fez esse lindíssimo tópico nos fóruns teve algumas críticas ao nosso comportamento. Vejamos quais eram:

publicação fórum

  • Os brasileiros não são nada além de um fardo;
  • Se um brasileiro está num grupo, ele sempre está fisicamente ou mentalmente AFK;
  • Os brasileiros se perdem nas masmorras de Orgrimmar e Stormwind e em coisas que você não imagina que sejam possíveis, mas eles conseguem se perder mesmo assim;
  • Em Campos de Batalha, os brasileiros são mais inúteis que bots;
  • Brasileiros aumentam o meu world ms para 250;
  • Brasileiros aumentam o world ms do meu amigo para 300, nosso ms normal é 30;
  • Brasileiros são a razão da Riot de League of Legends ter separado os servidores brasileiros dos da américa do norte;
  • Brasileiros não conseguem entender inglês, então não consigo esclarecer as coisas estúpidas que fazem.

Nossa, hein.

0mKXcg1

*slow clap*

Claro que mais comentários ajudaram a aumentar esse tópico absurdo, mas a maioria comentava sobre a incapacidade dos brasileiros não entenderem o inglês e por isso não seguirem as instruções que os norte-americanos passavam. As soluções propostas eram muitas: reportar, kickar pessoas dos servers brasileiros, sair da partida ou simplesmente não colaborar com nada para deixar que o brasileiro jogasse por conta própria. O interessante é que também surgiram comentários bem legais sobre o tema, o que me faz ter bastante fé na humanidade. Vamos responder o amiguinho do tópico, baseando também nas respostas que alguns deram às reclamações absurdas feitas:

  • Você não é obrigado a carregar um brasileiro nos ombros durante o jogo. Se ele estiver te atrapalhando propositalmente, existe a ferramente de Reportar.
  • Pelo visto brasileiros são os únicos seres no mundo capazes de upar, fazer conteúdo PvP e PvE em níveis casuais e hardcore fisicamente ou mentalmente AFK. Parabéns galera, Darwin ficaria orgulhoso.
  • Quem nunca se perdeu nas masmorras de Orgrimmar e Stormwind atire a primeira pedra. Eu me perco em Cidade Baixa [Undercity], nas raides atuais, e até na minha guarnição se duvidar. Ah pera, sou brasileira né? Talvez seja uma racial, vai saber…
  • Verdade, eu por exemplo adoro meus momentos de /dance dentro dos campos de batalha e arenas. Mas sei que o Neves Tudão e o pessoal do PvPLab pensam diferente.
  • Tá ótimo seu ms.
  • O ms do seu amigo tá ótimo, e vocês dois já podem parar de chorar.
  • Pode até ser que tenha tido pressão da comunidade, mas tenho certeza que o Brasil em 2013 ser a 6ª maior comunidade de League of Legends, prestes a ser a 5ª não tinha nada a ver, né? Ter um servidor dedicado a uma comunidade tão grande diminui o lag da galera e melhora a jogabilidade. Tanto que hoje, é um dos jogos mais famosos no Brasil. Jogada de mestre da Riot.
  • NÃO.SOMOS.OBRIGADOS.

Em resumo temos: um cara que se estressou com jogadores brasileiros provavelmente novatos (porque ele fala masmorra de Stormwind e Orgrimmar e grupos de masmorras e campos de batalha) que não sabem jogar direito, ficou bravo e foi desabafar no fórum de maneira xenofóbica (preconceito com pessoas de outros países). Não é novidade isso, e provavelmente isso acontece com pessoas de outros países também, e é por isso que temos que aprender a não fazer o mesmo.

Se engana quem pensa que os brasileiros não são preconceituosos. Nos jogos mesmo, já vi muito preconceito principalmente a jogadores da América Latina, em sua maioria com jogos estilo MOBA (como DOTA, Heroes e League of Legends). Somos um país que é racista, homofóbico, misógino, etc, e esconde esses preconceitos nas diferenças étnicas e misturas culturais que temos aqui, como se tendo tudo junto e misturado fôssemos capazes de aceitar tudo ao nosso redor, e sabemos que não é assim. Apesar disso, sempre nos demos muito bem com o povo estrangeiro que vem aqui, porque comparado a outros vários países, podemos nos considerar bem acolhedores.

Os Estados Unidos tem uma história cultural de se impor aos outros povos constantemente, tanto que a cultura norte-americana é disseminada mundialmente. 80% do que você come, do que você assiste, do que você ouve vem de lá. E agora, nós jogadores de World of Warcraft somos obrigados a ter que ler que querem nos excluir de seus servidores porque não entendemos inglês? Sorry, but no. Nem todo mundo teve inglês na escola, nem todo mundo teve dinheiro para pagar um curso de inglês na vida, e apesar de ser uma língua considerada importante hoje em dia, você em momento algum deve se sentir culpado ou obrigado a entendê-la para sentir-se parte de uma comunidade.

Você é brasileiro, a sua língua é o português e qualquer língua adicional que sua família quis lhe ensinar, porque sua cultura é essa. A língua é o elemento cultural mais importante de um povo, e impô-la a um novo povo é uma violência horrível. Estudamos em história que uma das primeiras coisas que se foi feita na colonização do Brasil e na escravidão foi a catequização dos índios, e isso significou a morte de milhares de línguas indígenas ao longo de 300 anos. Então toda vez que um alguém vier te falar “english please“, ignore ou diga “português por favor” e veja a reação. O outro lado da moeda pode incomodar. Uma solução bacana é diminuir a barreira linguística com addons desenvolvidos para comunicação entre pessoas de línguas diferentes, ou mesmo uma maior utilização dos emotes do jogo para comunicação. Dá pra contornar.

O tópico do nosso querido amigo já foi deletado, fico feliz que vários outros americanos tenham sido bastante contrários à posição dele e que a moderação tenha sido rápida na retaliação. Podemos querer um servidor presencial para melhorar nosso lag, mas não queremos nos separar por diferenças culturais dois povos por preconceito. Isso só aumentaria filas, diminuiria população nos reinos (que já são vazios mesmo com cross realm), e nossa comunidade não é grande o bastante para ser auto-suficiente. Não significa que somos dependentes dos norte-americanos, mas exigimos respeito pela convivência. E claro, se presenciar qualquer violência do tipo xenofóbica, não devolva na mesma moeda, dê print e denuncie para a Blizzard – garantimos que funciona, especialmente se a pessoa receber várias denúncias em um prazo curto de tempo. Sejamos um povo civilizado.

E por hoje é só. Muito obrigada, e até mais! o/

Imagem em destaque: Deviantart