A Polygon conversou com J. Allen Brack, Produtor Executivo de World of Warcraft, na BlizzCon desse ano e ele falou várias coisas interessantes em relação à queda das assinaturas de WoW. A primeira delas, e acredito que mais importante, é:
Um dos problemas que nós temos como um time, e acredito que a comunidade também tenha, é a percepção de que existe uma relação direta entre o número que é anunciado e a saúde da comunidade e do negócio. Isso não é, nem de longe, verdade. Eu não diria que hoje o World of Warcraft tem metade do sucesso que já teve um dia.
O fato de ficar preso aos números pode fazer com que os desenvolvedores foquem nas coisas “erradas” ao trabalhar no jogo, assim como a comunidade também se preocupa mais com números do que com a experiência – e provavelmente é por isso que a partir de agora a Blizzard não pretende mais divulgar os números de assinaturas, conforme foi dito no balanço do dia 03 de novembro que revelou um total de 5.5 milhões de assinantes atualmente.
Para nós, o time não pode focar em como fazer uma missão que atraia 100.000 novos assinantes. Como esse chefe de raide segura as pessoas por 5 meses a mais? Essa linha de raciocínio faz um desenvolvedor ficar louco. A única coisa que nós podemos fazer é focar em boas experiências, focar em aprender tudo que nós podemos e tentar colocar isso no que estamos trabalhando, e fazer de World of Warcraft o melhor que ele pode ser.
Além disso, eles reconhecem o fato de que muitos jogadores deixam o jogo por causa das longas janelas sem conteúdo entre os patches e, especialmente, no patch que antecede uma expansão – é provável que a gente fique quase um ano no 6.2 até que Legion seja lançada. O patch 6.2.3, que sai hoje, é um esforço para diminuir esse espaço, mas um novo conteúdo agora atrasaria ainda mais a expansão.
Acreditamos que [o patch 6.2.3] vai ajudar. Não é exatamente um novo tier de raid, mas o desafio que temos é, se a gente trabalhar em um patch 6.2.5 ou 6.3 ou algo maior do tipo, isso só atrasa ainda mais a próxima expansão. Esse é o empura empurra que temos que lidar.
Hoje todo o time do jogo está focado em Legion, que ainda não tem data definida para lançamento, mas está prevista para chegar no inverno do ano que vem (entre junho e setembro) – fora o alto escalão de developers e diretores de arte, que já estão trabalhando no conceito dos patches de conteúdo de Legion e na próxima expansão, ainda sem nome, de WoW – o que mostra que, mesmo sem divulgar números de assinaturas, a Blizzard não pretende deixar World of Warcraft de lado tão cedo <3