- Prévia das Classes em Legion: Visão Geral
- Prévia das Classes em Legion: Caçador
- Prévia das Classes em Legion: Sacerdote
- Prévia das Classes em Legion: Mago
- Prévia das Classes em Legion: Paladino
- Prévia das Classes em Legion: Bruxo
- Prévia das Classes em Legion: Cavaleiro da Morte
- Prévia das classes em Legion: Xamã
- Prévia das classes em Legion: Guerreiro
- Prévia das classes em Legion: Ladino
- Prévia das classes em Legion: Druida
- Prévia das classes em Legion: Monge
Olá, Azerothianos! Tudo bom com vocês? Como é que tá do lado daí? 🙂
Continuando a série de posts sobre as classes em Legion anunciada ontem, a Blizzard acabou de anunciar no site oficial a prévia da minha classe preferida: Paladinos! Bora conferir o que nos aguarda? Acompanhem comigo:
Seguimos com as apresentações de design de classe e especialização com uma resenha do Paladino. Nestes blogs vamos nos concentrar na identidade da classe, discutindo os novos designs e apresentando as habilidades de combate principais de cada especialização. Estas informações constituem a fundação sobre a qual se erguem seus talentos e artefatos. Sem perder isto de vista, vejamos o que significa ser um Paladino em World of Warcraft.
O Paladino tem raízes profundas na história do Warcraft como cavaleiro sagrado, protetor do povo e justiceiro. Enquanto o Sacerdote Sagrado é a voz da Luz, que prega a palavra aos desgraçados e desiludidos, o Paladino é o punho da Luz, que defende os fiéis e executa a lei divina com a força de um martelo.
A ideia do cruzado encouraçado está bem estabelecida na jogabilidade do paladino, com apenas uma exceção. Seja mitigando ataques inimigos, socorrendo aliados em apuros ou executando a punição da justiça, a natureza do Paladino é servir no calor da batalha. Embora o Paladino Sagrado possua armadura pesada e grandes habilidades defensivas, eles acabam permanecendo na retaguarda, junto dos curadores mais frágeis. Além de fortalecer a identidade dos Paladinos de Proteção e Retribuição, nós ajustamos a jogabilidade do Paladino Sagrado de modo a que ele se aproxime para a luta, onde é seu lugar.
Sagrado
Assim como o sacerdote serve à Luz, o Paladino Sagrado se devota à fé. Após passar grande parte da vida em salões santificados, estudando a palavra divina, os membros da ordem sagrada servem como faróis que iluminam seus aliados em combate, buscando armaduras pesadas e armas da justiça. Com a crença inabalável de que qualquer batalha engendrada para erradicar o mal do mundo é justa, o Paladino Sagrado avança à linha de frente, a serviço de todos que se dedicam ao bem. A verdade e a virtude da Luz infunde no cavaleiro santo o poder de revigorar e salvaguardar a vida de seus companheiros. Se necessário, o Paladino Sagrado se sacrifica na refrega e recebe a bênção de servir como mártir a uma causa maior.
Jogabilidade
Nós adoramos a identidade única do Paladino curador e modificamos a jogabilidade para que funcione melhor. A cura individual do Foco de Luz seguirá sendo sua marca registrada, mas outras habilidades e talentos foram ajustados para encorajar o Paladino Sagrado a ficar próximo de quem deseja curar (inclusive a corpo a corpo). Isso é incentivado por Arauto da Luz, uma maestria nova que aumenta a cura dispensada a aliados próximos. A questão é reforçada pelo acréscimo de uma série de talentos tipo Aura que proporcionam vários efeitos benéficos pontuais e refinam determinados feitiços, como Luz da Aurora, que volta a ser coniforme.
Os talentos darão aos jogadores a opção de incorporar táticas ofensivas enquanto curam. Quando houver aliados em apuros, a Luz do Mártir permitirá ao paladino curá-los depressa, sacrificando seus próprios pontos de vida. Por fim, para findar as restrições de jogabilidade provocadas pelo Poder Sagrado, que obriga os jogadores a usar suas habilidades em determinada ordem ou a economizá-las, o recurso foi removido, transformando o Mana em recurso principal.
Para ter uma ideia do Paladino Sagrado em ação, vamos dar uma conferida nas suas habilidades básicas:
- Luz Sagrada
- 2% de Mana, 40 m de alcance, 2,5 s de lançamento
- Feitiço lento, porém eficiente, que realiza cura moderada em um alvo aliado.
- Clarão de Luz
- 4% de Mana, 40 m de alcance, 1,5 s de lançamento
- Feitiço rápido, porém dispendioso, que realiza cura moderada em um alvo aliado.
- Luz do Mártir
- 2,5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea
- Sacrifica uma quantidade moderada de vida para realizar cura moderada em um alvo aliado.
- Não pode ser lançado em si mesmo.
- Luz da Aurora
- 4% de Mana, 1,5 s de lançamento, 12 s de recarga
- Lança uma onda de energia curadora adiante, realizando cura moderada em até 5 aliados feridos em uma área coniforme e frontal de 15 m.
- Choque Sagrado
- 1,5% de Mana, 40 m de alcance, instantânea, 10 s de recarga
- Lança instantaneamente um Estouro de Luz no alvo, causando dano Sagrado moderado a um inimigo ou realizando cura moderada em um aliado.
- Choque Sagrado tem chance dobrada de acerto crítico.
- Infusão de Luz
- Passiva
- O efeito crítico do seu Choque Sagrado reduz em 1,5 s o tempo de lançamento da sua próxima Luz Sagrada ou aumenta em 50% a cura do próximo Clarão de Luz.
- Foco de Luz
- 0,5% de Mana, 60 m de alcance, instantânea, 3 s de recarga
- Põe Foco de Luz em um alvo aliado.
- As curas que você dispensar a membros do grupo ou raide também curarão o alvo de Foco de Luz em até 50% do total curado. Além disso, Clarões de Luz, Luzes Sagradas e Focos de Luz lançados no alvo restituirão 40% do custo de Mana.
- Maestria: Arauto da Luz
- A proximidade em relação ao alvo fará com que seus feitiços curem até 30% a mais (além da Maestria dos equipamentos).
- Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização Paladino Sagrado:
- Foco do Arauto da Luz
- Passiva
- Bônus máximo de Maestria: Arauto da Luz aumenta em 24% os efeitos de Arauto da Luz e passa a aumentar a cura baseando-se na proximidade do alvo em relação a você ou ao seu Foco de Luz, dependendo de quem estiver mais perto.
Proteção
As ferramentas que o Paladino de Proteção manuseia na guerra bastam para revelar suas motivações. Um punho cerze a arma, um instrumento mortífero para fazer justiça. O outro empunha o escudo, uma barreira simbólica e literal que protege o bem do mal. Impávido e resoluto, o protetor não só abraça a Luz e age como seu farol; ele é um defensor ardoroso Dela e de tudo que Ela toca, e em troca é revigorado pelo Seu resplendor. Tão devotado é o seu serviço que o próprio solo sobre o qual ele combate a corrupção é consagrado.
Jogabilidade
O arsenal do Paladino de Proteção já tem um alinhamento temático consistente. A alteração principal foi a remoção do Poder Sagrado, que não possuía profundidade e acabava limitando o uso de algumas habilidades. Agora elas têm recarga e interagem melhor com as outras habilidades.
Além disso, estamos corrigindo um problema de controle entre o Golpe do Cruzado e o Martelo do Íntegro. Com o fim de melhorar o controle e a profundidade, em vez de duas habilidades idênticas em termos de função (desconsiderando o AdE), optamos por uma que ative o AdE sob efeito de Consagração. Julgamento é um bom exemplo de habilidade que permaneceu simples, providenciando uma base robusta sobre a qual talentos e outros efeitos podem se desenvolver. No que diz respeito aos botões defensivos, substituímos Palavra de Glória por Luz do Protetor, um feitiço autônomo, muito mais interessante e impactante.
Para você ter uma ideia do Protetor em ação, vamos dar uma conferida nas suas habilidades básicas:
- Defesa
- Escudo do Íntegro
- Corpo a corpo, instantânea, 12 s de recarga, 3 cargas
- Dá uma escudada no alvo, causando dano Sagrado pesado e reduzindo o dano recebido por você em 25% por 4,5 s.
- Luz do Protetor
- Instantânea, 15 s de recarga
- Clama pela Luz que cura 50% da vida perdida.
- Reduto
- Passiva
- Seus acertos críticos de ataques automáticos concedem uma carga de Escudo do Íntegro ou de Luz do Protetor.
- Maestria: Baluarte Divino
- Aumenta a redução de dano de Escudo do Íntegro em 10% (com a Maestria dos equipamentos) e a chance de bloquear ataques corpo a corpo em 20% (com a Maestria dos equipamentos).
- Também aumenta seu poder de ataque em 20% (com a Maestria dos equipamentos).
- Escudo do Íntegro
- Ataque
- Escudo do Vingador
- 30 m de alcance, instantânea, 15 s de recarga
- Arremessa seu escudo em um alvo inimigo, causando dano Sagrado pesado, interrompendo e silenciando o alvo por 3 s, e depois se propagando para mais dois inimigos próximos.
- Também aumenta em 20% os efeitos do próximo Escudo do Íntegro ou Luz do Protetor.
- Martelo do Íntegro
- Corpo a corpo, instantânea, 3 s de recarga, 2 cargas
- Martela o alvo atual, causando dano Físico moderado.
- Se estiver sob efeito de Consagração, o Martelo do Íntegro lançará uma onda de luz que atingirá todos os alvos em um raio de 8 m, causando dano Sagrado leve.
- Grande Cruzado
- Passiva
- Ao se esquivar de um ataque corpo a corpo ou usar Martelo do Íntegro, você tem 15% de chance de completar a recarga de Escudo do Vingador.
- Julgamento
- 30 m de alcance, instantânea, 6 s de recarga
- Julga um inimigo, causando dano Sagrado pesado.
- Consagração
- Instantânea, 9 s de recarga
- Consagra a terra sob seus pés, causando dano Sagrado pesado ao longo de 9 s aos inimigos que entrarem na área.
- Escudo do Vingador
- Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização Paladino de Proteção:
- Martelo Abençoado
- Instantânea, 3 s de recarga, 2 cargas
- Arremessa um martelo divino que causa dano Sagrado moderado a todos inimigos atingidos.
- Substitui Martelo do Íntegro
Retribuição
Para servir como instrumento da Luz deve-se ter uma fé inabalável. Amiúde os paladinos mais dedicados se tornam devotos fanáticos na execução daquilo que consideram como princípios do divino. Tais paladinos se tornam guardiões vingativos dos desvalidos, cruzados que julgam e punem os corruptos. Sua convicção firme na ordem divina de todas as coisas os assegura de que a vitória é inevitável – Eles lutarão para certificar-se que a luz prevalecerá.
Jogabilidade
Fizemos uma série de ajustes para ampliar o personagem. Em especial, voltamos a focar a maioria das habilidades principais no combate de curta distância. O Paladino de Retribuição tinha tantos feitiços de longo alcance que estava parecendo mais um lançador do que um cruzado. A habilidade nova, Lâmina da Justiça, somada a uma série de talentos novos, afeta a jogabilidade no sentido de fortalecer a identidade da especialização. Diferente dos demais, o Paladino de Retribuição continuará tendo Poder Sagrado e isso funcionará como uma mecânica robusta para desenvolver uma jogabilidade mais interessante.
Para ter uma ideia do Paladino de Retribuição em ação, vamos dar uma conferida nas suas habilidades básicas:
- Golpe do Cruzado
- Corpo a corpo, instantânea, 4,5 s de recarga
- Um golpe instantâneo que causa dano Físico moderado e concede 1 de Poder Sagrado.
- Lâmina da Justiça
- 12 m de alcance, instantânea, 12 s de recarga
- Golpeia um inimigo com a Lâmina da Justiça, causando dano Sagrado pesado e gerando 2 de Poder Sagrado.
- Julgamento
- 30 m de alcance, instantânea, 12 s de recarga
- Julga um inimigo, causando dano Sagrado moderado e fazendo com que o alvo receba 30% a mais de dano dos seus geradores e consumidores de Poder Sagrado por 6 s.
- Veredito do Templário
- 3 de Poder Sagrado, corpo a corpo, instantânea
- Arma poderosa que causa dano Sagrado gigantesco.
- Tempestade Divina
- 3 de Poder Sagrado, instantânea
- Redemoinho de energias divinas que causa dano Sagrado pesado a todos os inimigos em um raio de 8 metros.
- Convicção
- Passiva
- As habilidades Golpe do Cruzado e Lâmina da Justiça têm 20% de chance de gerar 1 a mais de Poder Sagrado.
- Maestria: Mão de Luz
- As habilidades Golpe do Cruzado, Lâmina da Justiça, Tempestade Divina e Veredito do Templário causam 45% a mais (além da Maestria dos equipamentos) de dano Sagrado.
- Para dar uma ideia de como determinados talentos podem se beneficiar disso, vejamos um exemplo de talento característico da especialização:
- Força de Lothar
- 30 m de alcance, instantânea, 30 s de recarga
- Arremessa uma lâmina de luz sagrada no local alvo. Ao reativar, o Paladino será teleportado para a lâmina e golpeará inimigos próximos, causando dano Sagrado moderado.
- Substitui Mão Incapacitadora.
Esperamos que tenham gostado da forma como projetamos as classes e especializações em World of Warcraft: Legion. Continuaremos as resenhas amanhã, analisando o Bruxo, o Cavaleiro da Morte e o Xamã.
Pára o mundo que eu quero descer! Deixa eu ir ali no cantinho para absorver o conteúdo! O que vocês acharam? Deixem logo abaixo nos comentários! 🙂
Até a próxima! Um beijo e um queijo! ;*