A gente sempre recebe muitas dúvidas relacionadas à configuração de computadores, qual seria o mínimo necessário pra se rodar WoW, qual seria a configuração necessária pra jogar no Ultra, e por aí vai. A gente sempre fala que a resposta depende: depende de quanto você pode investir na máquina, depende de quais outros usos você vai dar pra ela, depende das suas prioridades. Seria bem mais fácil a gente passar algumas indicações de peças/setups e pronto, mas achamos que seria legal explicar ~do que é feito um computador~.
Quais peças são necessárias? Pra que cada uma delas serve? O que é esse tanto de sigla no meio das configurações dos computadores por aí? Vamos explicar tudo em detalhes, e no final dessa série de posts todos vão conseguir avaliar melhor tanto os requerimentos mínimos e recomendados de todo game, e tomar boas decisões quando forem montar/comprar um computador o/
Nesse primeiro post vamos fazer uma lista de todos os componentes necessários para que um computador funcione, além de peças opcionais que podem melhorar o desempenho dele. Depois, cada peça terá um post com maiores explicações, especificações e recomendações de peças em várias faixas de valores. Ah, uma coisa importante: aqui vamos falar apenas de Hardware – as peças, a parte física do computador. Sistema operacional e programas a instalar são a parte de Software do computador – que dependem do Hardware pra funcionar 😉
Peças necessárias:
Sem as peças abaixo o computador simplesmente não existe. Você precisa de todas elas pra conseguir montar e ligar sua máquina! Não se preocupe se não entender as siglas e termos que estão na descrição de cada item – eles serão explicados em detalhes nos próximos posts!
- Placa-mãe – é a peça que vai unir todas as outras e colocar o sistema pra funcionar junto, ou seja, é a base de todo o PC. Ela tem as conexões pro processador, pras placas, pra memória, pra tudo. Na hora de escolher a placa-mãe, a primeira coisa a levar em conta é o tipo de processador que ela suporta, AMD ou Intel (e também a geração do processador), pois uma placa com soquete para processador Intel não vai funcionar com um processador AMD e vice versa. Também considere os recursos que ela tem disponível: a velocidade do slot PCI Express, interface de armazenamento mais recentes, a quantidade de memória máxima que ela suporta, a quantidade de portas USB 2.0/3.0 disponíveis e se tem suporte para tecnologias avançadas, como NVIDIA SLI e AMD Crossfire, caso queira colocar mais de uma placa de vídeo no seu PC para funcionarem em conjunto.
- Processador – o ‘cérebro’. Ele é quem faz todas as contas necessárias pros softwares funcionarem, e quanto mais núcleos, mais tarefas ele pode fazer ao mesmo tempo – desde que tenha o suporte da memória. Para jogos, o ideal é que o processador tenha uma boa frequência e número de núcleos (um processador com 4 núcleos será mais que suficiente) e que esteja em equilíbrio com a placa de vídeo e consiga acompanhar seu desempenho.
- Cooler para processador – o CPU cooler é responsável por manter o processador resfriado e influencia diretamente no seu desempenho, pois o superaquecimento do processador pode fazer com que ele trave e fique lento. Além disso, um CPU cooler com um bom sistema de resfriamento também irá ajudar a aumentar a vida útil da peça. Os processadores já vem com seu cooler box padrão, mas existem várias outras opções de air cooler e coolers líquidos que podem melhorar ainda mais o resfriamento do CPU.
- Memória RAM – é responsável pelo armazenamento temporário das informações e trabalha em conjunto com o processador para aumentar a velocidade com que as informações chegam a ele. O básico para as memórias é que elas sejam no mínimo DDR3 e com frequência de 1333Mhz. O mínimo recomendado é ter uma memória de 4GB ou mais, dependendo da necessidade de cada um.
- HD – o disco rígido será responsável por armazenar todos os seus jogos, arquivos etc. Procure não se atentar somente a capacidade de armazenamento, mas também à taxa de transferência, dando preferência aos HDs com interface SATA III 6Gb/s e a velocidade de rotação – no mínimo 7200 RPM (Rotações Por Minuto) .
- Fonte – a fonte de alimentação é um dos componentes mais importantes do PC, pois ela é responsável por passar a energia necessária pra ele funcionar. É muito importante escolher uma fonte com potência real – e que tenha no mínimo a certificação 80 Plus Bronze, que garante a qualidade e eficiência da fonte. Para verificar a potência da fonte necessária para seu computador funcionar, verifique as especificações dos componentes. Geralmente, uma fonte de 500w real é suficiente e segura para qualquer configuração básica.
- Gabinete – é nele que você vai montar todo o PC. É importante que o gabinete tenha espaço suficiente para acomodar bem todas as peças do seu PC e que tenha uma boa ventilação, para manter a integridade das peças.
Extras:
As peças abaixo não são ~obrigatórias, mas melhoram o desempenho da sua máquina. Dependendo do uso pretendido para o computador algumas delas podem se tornar necessárias, como por exemplo, a placa de vídeo – mas trataremos disso individualmente.
- Placa de Vídeo – é a peça responsável pelo processamento gráfico do computador, melhorando o desempenho visual. Este item faz grande diferença para a performance do PC em jogos. Há várias opções de placas de vídeo e a ideal vai depender do uso que você dará a ela e dos jogos que você costuma jogar – jogos pesados ou mais casuais. Um fator importante que irá afeta o desempenho da placa é a resolução do seu monitor. Um monitor full HD (1920 x 1080) por exemplo, vai exigir maior poder de processamento da placa para poder rodar os jogos com qualidade. A frequência e o tamanho, tipo e interface da memória são características importantes nas quais devemos prestar atenção.
- Cooler – instalar coolers extras no gabinete ajudará a deixar seu computador bem resfriado, evitando que as peças superaqueçam. Isto fará com que elas durem por mais tempo.
- SSD – o SSD (unidade de estado sólido) é uma tecnologia de armazenamento muito mais rápida, silenciosa, confiável e durável que os HD convencional. O desempenho ganho usando um SSD será principalmente no loading dos jogos, que será muito mais rápido.
- Placa de Áudio – a placa de som off-board irá reproduzir o áudio no seu computador com mais qualidade. Por ser uma placa dedicada, ela também irá liberar recurso do seu processador, podendo aumentar o desempenho do PC. Este item é indicado pra quem usa o computador para edição de áudio/vídeo e também pra quem quer reproduzir filmes e jogos com som de qualidade. Pra poder aproveitar toda essa qualidade oferecida pela placa, é necessário também ter um bom fone/caixas de som.
- Leitor de DvD/Blu-Ray – o drive é indicado caso você queira reproduzir suas mídias de DVD/Blu-Ray no computador.
Periféricos
Não, a gente não esqueceu deles! Monitor, mouse, teclado, headset, webcam… você também precisa deles pra usar seu computador (tá, talvez não precise de todos, mas pelo menos de 3!), e vamos falar em detalhes de cada um também em um post exclusivo.
Lembrando que logo vamos falar de cada peça especificamente, inclusive com indicações em diferentes faixas de preço! Caso tenha alguma dúvida ou queira saber de algo específico sobre alguma das peças é só deixar nos comentários 😉