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Essa semana foi divulgado que no PvP, poderemos jogar como mercenários na facção oposta. Essa funcionalidade permitirá que jogadores da Aliança entrem em times da Horda em Ashran ou campos de batalha, e vice-versa. Resumidamente, essa novidade servirá para diminuir filas no PvP dos reinos, o que ajuda no desbalanceamento de jogadores por facção, situação que prejudica muito mais o PvP do que o PvE (pessoal da Aliança do Azralon deve se identificar). Para mais informações e para dar sua opinião sobre esse sistema, a Eikani escreveu um post sobre isso, que você pode conferir clicando aqui.

O que eu gostaria de propor aqui é: o quanto isso beneficia e o quanto isso prejudica alguém? Se formos parar pra pensar, várias vezes já agimos como “mercenários” para a facção oposta. Não em relação a nos “juntarmos” para derrotar bosses em expansões, o que acontece desde o Vanilla, já que está mais do que claro que no PvE, o que interessa é salvar o mundo e pra isso as rivalidades entre facções muitas vezes são deixadas de lado. Mas a maioria de nós já agiu contra a própria facção também. Acha que não? Vamos aos exemplos:

Já aconteceu algumas vezes de eu entrar em localizador de grupos e ter algum indivíduo que ficava irritado com desorganização, wipes, loot roubado, etc. Sujeitos como esse agem de duas formas: passivamente (ou seja, não se vingam contra os demais jogadores) ou destrutivamente. No segundo caso, é comum que essas pessoas agrem bosses antes de todos estarem prontos e então saem do grupo, ou não fazem nada durante as lutas, ou atrapalham de alguma forma. No PvP, podemos citar jogadores que resolvem ficar passeando pelos campos de batalha e não ajudar ninguém, ou não cumprem os objetivos do mapa, etc. Quando você age contra os seus aliados, muitas vezes por emoções afloradas ou só pelo “huehuebr” mesmo, podemos sim dizer que você está traindo sua facção, no meu ponto de vista.

Ultimamente eu não tenho feito PvP para saber como andam as filas de campo de batalha e Ashran, mas posso dizer que quem é DPS e precisa pegar uma fila pra Localizador de Raides, qualquer coisa que possa fazer a fila diminuir é um ponto positivo. A questão é: agir como mercenário será facultativo, ou seremos colocados na facção oposta sem uma pergunta prévia? Pra jogadores que amam suas facções ou que fazem RolePlay, isso é bem sério. Por mais que o jogo tente ajudar muitas vezes os jogadores a terem mais diversão e menos espera, fazê-los lutar contra sua própria facção sem que eles possam escolher se querem ser mercenários ou não é bem complicado para personagens que tem diretrizes de um comportamento mais focadas na própria facção.

E eu realmente não me imagino num time da Aliança e ter que matar taurens, orcs e trolls. Acho que eu ficaria totalmente confusa! Mas se for pra diminuir fila, eu topo a experiência.

Mas muitas dúvidas ainda ficam: como farão com a comunicação desses mercenários? De repente todo mundo fala a língua órquica e comum? Os jogadores da facção oposta saberão quantos “traidores” estão em seu grupo? E nós saberemos quem está servindo de mercenário no grupo oposto? O número de mercenários será igual pra ambos os grupos? Jogadores que usarem a condição de mercenários para atrapalhar o grupo serão punidos? E as raciais, ficaremos só com o visual da raça nova ou trocaremos habilidades também? E quando vão finalmente implementar isso no PvE? Para jogadores que estão há tanto tempo em raides e masmorras, um dos maiores pedidos para a Blizzard é que o PvE não possua facção (o que ia ajudar muito a montar cores, por exemplo). Eu gostaria muito de testar essa novidade, e super apóio a diminuição de tempo de fila, mas temos que ser cuidadosos em relação ao que isso significará para World of Warcraft.

E bem, qual a opinião de vocês sobre tudo isso?

Muito obrigada, e até mais! o/