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Este é o 1º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! Bem vindos à nova instância. O primeiro boss é o Ataque ao Fogo do Inferno!  O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre Mar’tak

Com a ajuda da companhia mercenária Pavio Preto, a Horda de Ferro construiu um maquinário de cerco devastador à sombra da Cidadela Fogo do Inferno para ser usado no ataque às capitais de Azeroth. Com os tanques agora reprojetados para usar energia vil, a Mestre de Cerco Mar’tak aguarda a ordem de Gul’dan para iniciar a ofensiva.

Visão Geral

Canhões, fogo, explosões! Essa é uma luta em que você está tentando invadir a cidadela usando canhões para explodir os portões. Enquanto isso, a Mestre de Cerco Mar’tak e suas tropas tentarão te atrapalhar. É sua missão proteger os canhões, coletar munição e derrotar várias levas de adds no processo. Você não chega a matar Mar’tak de fato, pois ela foge. Você terá 4 tipos diferentes de adds e 4 tipos diferentes de veículos. Você vence essa luta quando destrói os portões (eles têm uma barra de vida). Ela é um pouquinho longa, então espere gastar de 7 a 9 minutos nela. Se os canhões forem destruídos, é wipe instantâneo.

Os Canhões

Você terá dois Canhões Fogo do Inferno, perto dos portões. Eles serão constantemente alvejados pelos seus inimigos, então é seu dever protegê-los. Quando você entrega Munições de Fogovil para os canhões, eles disparam contra o portão.

canhoes

As munições são derrubadas pelos veículos de cerco, e ficam marcadas com uma luz verde. Os jogadores que pegarem-nas receberão um buff que aumenta sua velocidade de movimento em 100% por 9 segundos. No entanto, esses jogadores também receberão 35k de dano de fogo por segundo enquanto estiverem segurando a munição.

municcao

Print retirado do vídeo do canal Serade

Mar’tak

Apesar de ser a “big boss” dessa luta, ela foge ao chegar em 50% de vida. Portanto, mesmo tendo habilidades relativamente chatinhas, você não precisa lidar com elas por muito tempo.

  • Machado Uivante: Lança um machado em jogadores aleatórios, que ficam marcados. O machado causa 92k de dano de natureza aos alvos e em quem estiver em um raio de 8 metros.
  • Onda de ChoqueFaz uma série de espinhos irromperem do chão em uma área cônica em direção aleatória. Os locais de surgimento dos espinhos ficam marcados com uma fumacinha marrom, e os jogadores pegos numa área de 4 metros do impacto são lançados para trás e recebem 125k de dano de natureza.
  • Presença Inspiradora: Buffa os adds próximos, aumentando o dano que eles causam em 10%. Esse valor aumenta com o tempo.

Tropas

Mar’tak convocará uma série de tropas para auxiliá-la em combate. Além dessa tropas, há veículos que explicarei mais adiante. Essas tropas caem no campo de batalha em capsulas gigantes que parecem bombas, e causam dano a quem ficar embaixo. Um círculo laranja marca o local de impacto.

tropas

Print retirado do vídeo do canal Serade

Berserker Agigantado

Esse é um add grandão que usa duas habilidades chatinhas:

  • Batida: Habilidade usada no tank, que causa 123k de dano físico e aplica um debuff que aumenta todo o dano físico recebido em 30% por stack, durante 15 segundos.
  • Tenham Medo: O Berserker ruge, causando 50k de dano físico aos jogadores próximos (esse dano ignora armadura), e reduzindo a velocidade de movimento dos alvos em 20% por 9 segundos.

Lançavil Kerssang

Esse add é bem chato por causar muito dano ao grupo. Se completar sua metamorfose, ele se transforma em um demônio ainda mais forte.

  • Incinerar: Lança um golpe de fogo em um jogador aleatório, causando dano moderado. Pode ser interrompida.
  • Salva de Fogovil: Parecido com a habilidade anterior, só que causa dano de fogo em todos os jogadores num raio de 50 metros. Pode ser interrompida.
  • Metamorfose: Se transforma em um Terror Kerssang, causando 35k de dano de fogo e lançando para trás os jogadores ao seu redor. O Terror é imune a efeitos de controle coletivo, tem seu dano aumentado em 30% e sua velocidade de movimento em 70%.

Engenheiro Contratado

Um Goblinzinho bem chato que tentará reparar os veículos de cerco. Possui algumas habilidades:

  • Consertar: Seleciona um veículo aleatório ferido e começa a repará-lo, curando 3% de sua vida total a cada meio segundo. Pode e deve ser interrompida.
  • Pulso de Choque Conduzido: Causa 60k de dano de natureza a um alvo aleatório, stunando por 6 segundos. O dano pode saltar para até 3 alvos adicionais próximos. O stun pode ser dispellado.
  • Cabum: Lança bombas nos pés dos jogadores que explodem após alguns segundos, causando 100k de dano de fogo a quem estiver em um raio de 5 metros da bomba.

Soldado da Cavalaria de Ferro

O famoso add bucha de canhão. Não faz nada além de usar ataques corpo-a-corpo.

Veículos de Cerco

Além de todas essas tropas, há 4 tipos de veículos de cerco que surgirão periodicamente. Nenhum deles precisa ser tankado, e eles não surgem ao mesmo tempo.

Esmagador Fogovil

Esse veículo vai direto tentar destruir seus canhões. Duas de suas habilidades ficam ativas 100% do tempo, e a outra é usada quando ele alcança o canhão.

  • Perfurar: Habilidade que fica ativa o tempo todo. Inimigos na frente do Esmagador recebem 150k de dano de natureza a cada meio segundo.
  • Queimar: O Esmagador possui operadores montados nele, que ficam lançando fogo nos jogadores próximos o tempo todo, em todas as direções.

Arrotachama Fogovil

Esse veículo vai lentamente em direção aos canhões, parando frequentemente para disparar sua habilidade, Arrotar Chamas. Ele gira, disparando uma série de linhas de fogo na direção dos canhões, causando 150k de dano aos jogadores pegos no caminho.

Artilharia Fogovil

Esse veículo só dispara contra os canhões, ignorando totalmente o grupo. Ele lança o tempo todo o Ataque da Artilharia, causando 130k de dano ao canhão-alvo e todos num raio de 40 metros da explosão.

Demolidor Fogovil

Esse veículo dispara a Nova de Cerco, uma série de projéteis de fogo que causam 80k de dano de fogo aos inimigos num raio de 3 metros do impacto. Ao terminar de canalizar a Nova, ele dispara um grande projétil num local marcado com uma fumacinha verde, causando 300k de dano de fogo em todos no grupo. Esse dano é reduzido quanto mais longe os jogadores estiverem do impacto.

Estratégia

Selecione dois jogadores que ficarão responsáveis por sempre pegar e entregar as munições aos canhões. Escolha pessoas que possuam habilidades de aumento de velocidade para complementar o buff que as próprias munições oferecem.

Os tanks devem manter Mar’tak e os adds entre as duas rampas que dão acesso aos canhões. Os jogadores ranged devem ficar espalhados, e os melees devem ficar nas costas de Mar’tak. Saiam de cima da Onda de Choque, e os jogadores marcados pelo Machado Uivante devem se afastar de todos do grupo para que o dano colateral não afete mais ninguém. Como ela sai do campo de batalha ao atingir 50% de vida, você não vai lidar com as habilidades dela por muito tempo.

Os Soldados da Cavalaria de Ferro devem ser mortos no cleave. Os Lançavil Kerssang devem ser mortos rapidamente, pois o dano deles é alto, principalmente se completarem a Metamorfose. Interrompam suas habilidades sempre que possível, mas não sacrifiquem o cooldown do interrupt dos engenheiros. Os Engenheiros Contratados devem ter Consertar interrompido sempre. Continuem espalhados para não receberem dano extra do Pulso de Choque Conduzido, e os healers devem dispellar os jogadores stunados pela habilidade. Saiam de cima das bombas logo que elas surgirem, ou morrerão com as explosões em cadeia. O Berserker Agigantado é um problema devido à BatidaOs tanks devem realizar troca de taunts se os stacks se acumularem demais.

As prioridades de adds são:

Lançavil > Berserker > Engenheiros (desde que estejam sendo interrompidos) > Soldados

Enquanto todos esses adds vão surgindo, você também terá um dos tipos de veículos surgindo periodicamente. Sempre que um veículo surgir, ele se torna a prioridade máxima. Os tanks devem levar os adds para perto dos veículos para facilitar o cleave, com exceção do Esmagador.

Se o Esmagador Fogovil vier, todos os ranged devem virar nele e matá-lo muito rápido. Os melees não são recomendados devido ao dano de Queimar que ele lança constantemente atrás e dos lados. Ele deve morrer antes de atingir o canhão, ou vocês terão sérios problemas. O Arrotachama é relativamente simples de se lidar, principalmente para os ranged. Batam nele e fiquem nos espaços seguros entre as linhas de fogo. A Artilharia Fogovil é prioridade mais do que absoluta. Os jogadores designados para entregar as munições devem tomar cuidado para não estarem perto dos canhões nessa hora, ou receberão o dano também. Se não matarem esse veículo rapidamente, seus canhões serão destruídos. Já os Demolidores têm pouca vida, apesar do dano de Nova de Cerco ser forte. Basta não ficarem na frente dele e se afastarem um pouco da explosão final.

Vão coletando as munições e entregando aos canhões até que o portão seja destruído, e GG! Podem iniciar a luta queimando seus recursos sem medo!

Estratégia em Vídeo