X
Este é o 11º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! O guia da vez é da Tirana Velhari, na Cidadela Fogo do Inferno! A pronúncia é “Vél-rári”, caso já estejam colocando apelidos na coitada. Essa é uma luta bem interessante, com mecânicas bem desafiadoras para seu grupo enfrentar. O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre Velhari

Quando Gul’dan trouxe seu presente sinistro aos Sargerei, Velhari já havia deixado claro suas ambições e subido na hierarquia com ferocidade brutal. Conhecida pelos inimigos como a Tirana, Velhari foi uma das primeiras a aceitar o toque vil, o que aumentou sua perícia em combate. Velhari agora usa um arremedo do símbolo sagrado dos Naarus, simbolizando sua lealdade à nova ordem.

Visão Geral

Essa é uma luta de 3 fases, e cada fase possui habilidades únicas e um add específico. Para a felicidade geral, apenas um add surge por fase, mas eles têm uma boa quantidade de vida. Velhari tem três habilidades que usa independentemente da fase em que se encontra, e habilidades específicas que ela só usará nas fases respectivas. Apesar de ser relativamente simples lidar com todas as suas habilidades, elas são extremamente intolerantes a erros. Ela troca de fase ao chegar em 70% e 40% de vida.

Habilidades Comuns

Como eu disse, há três habilidades que Velhari usa independentemente da fase em que se encontra:

  • Selo da Decomposição: Os ataques corpo-a-corpo de Velhari têm a chance de aplicar um debuff que diminui toda a cura e absorção recebidos pelo alvo em 10% durante 18 segundos. Esse efeito stacka.
  • Toque do Malefício: Aplica um debuff em um jogador aleatório que absorve 1,5 milhão de cura. Se for dispellado, a absorção restante é transferida para outro jogador. Exemplificando: você recebeu o debuff, e os healers te deram 500k de cura, que foi absorvida. Em seguida, seu debuff é dispellado. Esse 1 milhão de absorção restante é transferida para outro jogador aleatório.
  • Édito da Condenação: Aplica um debuff em um jogador aleatório, que fica com um grande círculo ao seu redor. Ele recebe então 700k de dano, divididos entre os jogadores dentro do círculo. O debuff pulsa mais duas vezes, com intervalo de 3 segundos entre eles, e a área do círculo fica menor a cada pulso. Confira a imagem abaixo ilustrando como funciona:

pulsos

Fase 1 – Aura de Opressão

Velhari começa a luta nessa fase, e só sai dela ao chegar em 70% de vida. Durante toda essa primeira fase, os jogadores estarão afetados pelo debuff Aura de Opressão, que faz com que recebam 10k de dano de sombra ao se mover. Com o tempo, esse dano vai aumentando. Mas não pense que isso é desculpa pra ficar no fogo!

Habilidades

  • Ataque Aniquilador: Marca um jogador e lança um ataque de fogo em cone frontal (uma seta no pé da boss indica a direção, para a felicidade dos melees). Ele causa 155k de dano de fogo, e quem for atingido também cria uma Labareda Calcinante em seu local.
  • Tormenta Infernal: Canaliza durante 4,5 segundos uma tempestade que causa dano periódico a todos no grupo. Ele também causa dano numa área de 2 metros de cada jogador afetado. Toda vez que receber dano dessa habilidade, os jogadores deixam em seu local uma Labareda Calcinante.
  • Labareda Calcinante: Criada pelo Ataque Aniquilador e Tormenta Infernal, é um pequeno círculo de fogo que explode após 3 segundos, causando 45k de dano de fogo e lançando para trás quem estiver em cima.

labaredaPrint retirado do vídeo do canal LaiPlays

Impositor Ancestral

Quando chega em 90% de vida, Velhari invoca um Impositor Ancestral para ajudá-la no combate. Ele lança todos para trás e causa um pouco de dano quando surge. Esse add possui um bocado de vida, e usa apenas uma habilidade, fora seus ataques corpo-a-corpo. Ele lança a Ofensiva do Impositor, em que ele cria uma grande orbe que percorre a sala na direção do lançamento (ele sempre lança para frente). Essa orbe quica nas paredes e retorna para o Impositor. Ela causa 25k de dano de fogo aos jogadores atingidos, e cria uma Labareda Calcinante no local.

ofensivaPrint retirado do vídeo do canal LaiPlays

Estratégia – Fase 1

Os jogadores ranged devem ficar levemente espalhados. Marque um quadrante da sala para ficar completamente livre de jogadores. O boss deve ser tankado no centro da sala, e a troca de taunts deve ser feita quando o Selo da Decomposição começar a gerar problemas (o número de stacks depende do quanto cada classe suporta). Os healers devem curar forte a pessoa que estiver com o Toque do Malefício, para ir removendo gradualmente a absorção. Se a vida da pessoa ficar baixa, dispellem para poder curá-la propriamente, e depois foquem no novo alvo do debuff. Os jogadores marcados pelo Édito da Condenação deverão se aproximar dos jogadores melees para que o dano seja dividido entre eles.

Quando Velhari lançar a Tormenta Infernal, apenas dêem um passo para o lado conforme a Labareda Calcinante surgir em seu local. Na hora do Ataque Aniquilador, o jogador afetado deverá ficar parado (não há como evitar o dano) e sair de cima da Labareda Calcinante logo em seguida, e outros jogadores que estiverem na área devem desviar do ataque.

NUNCA se movam mais do que o necessário. O quanto mais você conseguir ficar parado, melhor. Por isso mesmo que o alvo do Édito deverá ficar parado, para que os jogadores não fiquem sambando atrás da pessoa para poder stackar. Ser lançado para trás TAMBÉM conta como movimentação, então se você receber a explosão de qualquer Labareda Calcinante, você receberá dano duas vezes.

Quando o Impositor Ancestral surgir, o tank que não está com o boss deve tauntar e virá-lo de frente para a marca que indica o quadrante sem jogadores, para que a Ofensiva do Impositor não atinja os outros membros do grupo. Os melees devem tomar cuidado para não serem pegos no caminho. Mantenha o add no alcance do cleave de Velhari. Os DPS devem se focar na boss, deixando o add morrer no cleave. Só certifiquem-se de que ele esteja morto quando a segunda fase começar.

Fase 2 – Aura de Desprezo

Quando chega a 70% de vida, Velhari entra na segunda fase. Ela perde as habilidades específicas da fase anterior e ganha novas habilidade. Sua Aura de Opressão também acaba, dando lugar à Aura de Desprezo. Esse debuff, por sua vez, impede que os jogadores sejam curados além de 80% de suas vidas máximas. Esse efeito também fica mais forte com o tempo, diminuindo cada vez mais o máximo de vida que os jogadores podem curar. Pelo menos vocês podem se mover agora 😛

Habilidades

  • Sombras Maculadas: Causa 53k de dano de sombra jogadores aleatórios. Além disso, ativa o efeito de Impacto Corrompido, que faz com que o jogador cause 47k de dano numa área de 5 metros ao seu redor.
  • Fonte de Corrupção: Um debuff aplicado em jogadores aleatórios, com duração de 50 segundos. Toda vez que Sombras Maculadas for lançada em um jogador, os jogadores afetados pela Fonte de Corrupção também receberão o dano. No entanto, esses jogadores só recebem o dano inicial, ficando imunes ao efeito de Impacto Corrompido.

Arauto Ancestral

Assim como na fase anterior, um add específico surgirá nessa fase, quando Velhari atingir 60% de vida. Ele lança todos para trás e causa um pouco de dano quando surge. Ele usa apenas uma habilidade, a Recomposição do Emissário. Ele cura 5% do máximo de vida de Velhari, mais um adicional de 2% a cada 2 segundos durante 10 segundos. Essa habilidade pode (e deve) ser interrompida, e se o lançamento for concluído com sucesso, ao menos a cura periódica pode ser dispellada.

No entanto, toda vez que é interrompido, o Arauto ganha um stack de Mente Impaciente, aumentando em 10% sua velocidade de lançamento. Esse efeito stacka.

Estratégia – Fase 2

O tank deve continuar com o boss na mesma posição de antes. Os ranged devem ficar espalhados a pelo menos 5 metros de cada um para minimizar o dano das Sombras Maculadas, e uma marca deve ser feita em um local escolhido da sala. Os jogadores que estiverem afetados pela Fonte de Corrupção deverão ficar stackados nessa marca (uma vez que estarão imunes ao dano em área), para facilitar a cura. Só tomem muito cuidado e saiam quando o debuff estiver prestes a expirar, ou morrerão na certa. Com o tempo, mais e mais pessoal estarão afetadas pela Fonte.

Essa fase exige muito dos healers, pois a vida máxima dos jogadores vai baixar cada vez mais. Além disso, você ainda tem que lidar com o Toque do Malefício. Selo da Decomposição e o Édito da Condenação deverão ser lidados da mesma forma que antes (só que agora você pode se mexer), com o cuidado de não ficar no alcance das explosões.

Inicialmente, vocês não focarão o Arauto Ancestral. Como essa fase é uma corrida para não deixar a vida do grupo cair demais, usem a Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo, e mantenham alguns jogadores melees responsáveis por não deixar nenhum lançamento de Recomposição do Emissário passar (isso é muito importante!). Foquem a Tirana, e apenas depois que ela passar de fase matem o add rapidamente.

Fase 3 – Aura de Malícia

Quando Velhari atingir 40% de vida, ela entra em sua última fase. Ela perde as habilidades específicas da fase anterior, e ganha novas. Sua Aura de Desprezo é substituída pela Aura de Malícia. Ela faz com que os jogadores causem 20% de dano de sombra adicional, mas recebam também 10% a mais de dano. Esse efeito aumenta com o tempo, aumentando o dano que os jogadores causam e recebem.

Habilidades

  • Baluarte da Tirana: Causa 40k de dano de sombra ao tank e alguns outros jogadores aleatórios. As pessoas atingidas deixam em seu local uma poça de Chão Profanado, que causa dano de sombra a quem ficar em cima.
  • Martelete da Tirana: Causa 56k de dano a todos os jogadores, lançando eles para trás. Além disso, irradia fogo durante 8 segundos, causando 17k de dano de fogo a todos os jogadores a cada 2 segundos.

Suserano Ancestral

Assim como nas fases anteriores, um add específico surgirá nessa fase, quando a boss atingir 30% de vida. Ele lança todos para trás e causa um pouco de dano quando surge. Ele lança em Velhari a Proteção do Suserano, que diminui todo o dano que ela recebe em 90% durante 20 segundos. Esse efeito é removido se o Suserano morrer.

Estratégia – Fase 3

Nessa fase, o tank deve levar Velhari para a borda da sala, e todos os jogadores devem stackar nele. Além de facilitar a cura do Toque do Malefício e o posicionamento para o Édito da Condenação, dessa forma vocês diminuírão a poluição da sala. Toda vez que uma poça de Chão Profanado surgir, a raide deve andar em conjunto para fora da poça, circulando a sala. Fiquem com as costas viradas sempre para longe das poças, ou poderá ser jogado em cima delas com o Martelete da Tirana. Além disso, há o Suserano Ancestral que também joga todos para trás quando surge.

Logo que esse add surgir, matem-no o mais rápido possível, ou não será possível bater em Velhari. Após matar o Suserano, matem a boss antes que ela os mate. Vocês estarão causando um bocado de dano, então ela morrerá bem rapidinho.

Estratégia em Vídeo