X
Este é o 10º artigo de 13 posts da série Raide: Cidadela Fogo do Inferno.

Olá aventureiros! O guia da vez é de Socrethar, o Eterno, na Cidadela Fogo do Inferno! Saudades da Burning Crusade, pessoal? Esse aí é mais um que voltou do mundo dos mortos.  O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.

Sobre Socrethar

Os maiores guerreiros draeneis têm a alma imbuída em constructos reluzentes, servindo como vigilantes eternos na defesa de seu povo. Membro do conselho dos Exarcas até sucumbir à escuridão, Socrethar perverteu o mais sagrado dos rituais e usou um constructo vil distorcido para preservar sua alma após ser derrotado em Talador.

Visão Geral

Essa é uma luta de duas fases. Na primeira, você enfrenta Socrethar dentro de seu constructo. Quando você zera a vida do constructo, um dos jogadores pode assumir o controle dele, enquanto a alma de Socrethar é expelida. A fase 2 é iniciada, e forças sargerei tentarão te expulsar e recuperar o controle do constructo, junto à alma. Você só vence a luta de fato quando destrói a alma de Socrethar. Apesar de ser um pouco complexa, é uma luta bem repetitiva.

Fase 1 – O Constructo

O Constructo é o único inimigo durante toda a primeira fase da luta. Todas as habilidades usadas por ele também poderão ser usadas pelo jogador que assumir o controle do constructo posteriormente.

  • Golpe Reverberante: Causa uma média de 100k de dano a todos os jogadores em um cone frontal. Além disso, aplica três stacks de Defesas Estilhaçadas. O número de stacks é dividido entre os alvos atingidos pelo golpe.
  • Prisão Vil: Cria um anel de energia no local de um jogador aleatório. Quem entrar nesse círculo (inimigo ou aliado) ativa a prisão, ficando stunado num cristal durante 30 segundos, e recebe 99% a menos de dano. É possível libertar jogadores presos destruindo o cristal.
  • Orbe Vil Volátil: Marca um jogador e lança uma orbe em sua direção. Essa orbe segue o jogador e explode se entrar em contato com alguém, causando uma quantidade moderada de dano.
  • Investida Chamavil: Investe na direção de um jogador aleatório, deixando um rastro de fogo vil que causa 61k de dano por segundo e reduz a velocidade de movimento em 75% de quem estiver em cima.
  • Poder Subjugador: Periodicamente, raios vis atingirão jogadores aleatórios, aplicando um debuff de 6 segundos que causa 60k de dano por segundo. Esse dano não pode ser evitado.

faixa

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays

Estratégia – Fase 1

Nessa primeira fase, os jogadores ranged deverão ficar espalhados ao redor da sala enquanto o Constructo é tankado perto da porta, virado de costas para o resto do grupo.

O maior problema dessa fase é o Golpe Reverberante. Muitos stacks acumulados no tank podem matá-lo numa só porrada. Então, para lidar com isso vocês deverão separar a raide em duplas. Essas duplas deverão se revezar para grudar no tank quando o Golpe estiver próximo e dividir com ele os stacks de Defesas Estilhaçadas. Dessa forma, apenas um stack será aplicado no tank ativo. Fiquem de olho no timing da habilidade para que a próxima dupla designada grude no tank na hora certa (existe um tempo de lançamento, mas é bem curto). A troca de taunts deve ser feita quando o tank ativo estiver com 2 stacks de Defesas Estilhaçadas (a cada 2 lançamentos de Golpe Reverberante). A primeira dupla pode já começar grudada no tank, pois o primeiro Golpe é usado pouco depois do início da luta.

Quando um jogador for alvejado pela Prisão Vil, uma fumaça esverdeada surgirá em seu local antes que o anel de energia se forme. Saia de cima rapidamente, e nenhum jogador deverá pisar no local. Se alguém for preso, o cristal deverá ser destruído. O problema é que o cristal tem um bocado de vida, e se regenera aos poucos. Ter que matá-lo é uma perda bruta de DPS, então… Não pisem em cima, sério.

prisao

Prints retirados do vídeo do canal LaiPlays

O jogador alvejado pela Orbe Vil Volátil deverá se afastar de outros jogadores e usar um cooldown defensivo para explodir a orbe em si mesmo. Os outros membros do grupo devem sair do caminho para não explodirem a orbe prematuramente.

Por fim, os jogadores alvejados pela Investida Chamavil deverão sair de cima do rastro de energia vil para não receberem dano ou serem desacelerados. Reposicionem-se de acordo.

Fase 2 – A Alma Liberta

Quando você zera a vida do constructo, a segunda fase é iniciada. Nela, você enfrenta a Alma de Socrethar e três tipos de adds. A Alma será expelida do Constructo, que poderá ser controlado por um dos jogadores do grupo. Já os adds saem de três diferentes portais, que surgem em locais aleatórios da sala. Essa fase acaba quando os inimigos conseguem zerar a vida do Constructo, recuperando o controle.

Socrethar

Além de ataques corpo-a-corpo, Socrethar possui algumas habilidades que usará nessa fase:

  • Exercer Dominância: Socrethar tenta recuperar o controle do constructo, tirando 10% de seu máximo de vida.
  • Apocalipse: Canaliza uma série de explosões ao longo de 10 segundos, causando 50k de dano de sombra a cada 2 segundos em todos no grupo.

Dominador Sargerei (Portal Vermelho)

Esse tipo de add surge do Portal Vermelho. Ele possui apenas duas habilidades, bem chatinhas:

  • Barreira Vil: Envolve a alma de Socrethar com uma barreira, tornando-o imune a dano e interrupções.
  • Dádiva dos Man’ari: Marca um jogador aleatório, fazendo com que ele receba 80k de dano de fogo a cada 3 segundos durante 2 minutos. Esse dano também atinge jogadores que estejam a menos de 10 metros de distância, e um círculo em volta do alvo marca essa área.

Clamassombra Sargerei (Portal Roxo)

Esse tipo de add surge do Portal Roxo, e costumam surgir dois por vez. Como eles só ficam spammando habilidades, eles não se movem (a não ser que sejam interrompidos).

  • Palavra Sombria: Agonia: Aplica um debuff em jogadores aleatórios que causa 20k de dano de sombra a cada 2 segundos durante 20 segundos. Esse efeito stacka. A habilidade pode ser interrompida e o debuff pode ser dispellado.
  • Salva de Setas Sombrias: Lança uma salva de energia sombria nos jogadores, causando 50k de dano em todos no grupo. Pode ser interrompida.

Alma Assombrante (Portal Azul)

Esses fantasmas surgem em montes do Portal Azul, e se fixam em jogadores aleatórios, não podendo ser tankados. Se alcançarem seus alvos, eles se auto-destroem e usam a Assombração Virulenta, que aplica fear no jogador e causa 40k de dano de sombra por segundo, durante 8 segundos.

Se chegarem perto do Constructo, as almas causam dano a ele.

Estratégia – Fase 2

Logo que entrar nessa fase, um dos tanks deverá entrar no constructo para assumir o controle. Ele poderá usar todas as habilidades do mesmo, afetando os inimigos agora. Os jogadores deverão ficar stackados no pé de Socrethar, e usar a Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo. Interrompam todos os lançamentos de Exercer Dominânciae os healers devem coordenar cooldowns de cura na hora do Apocalipse.

Quando um portal azul surgir, o tank do constructo deverá usar a Investida Chamavil na direção dele, para que as Almas Assombrantes que saiam do portal sejam obrigadas a percorrer o rastro de fogo vil para alcançar os jogadores marcados. Isso vai reduzir bastante a velocidade de movimento dessas Almas (além de causar dano); o rastro deve formar uma linha entre o grupo stackado e o portal. Designe dois ou três DPS com bom dano em área para matar os fantasmas enquanto eles tentam chegar no grupo. Spamme o resto das habilidades em Socrethar e no resto dos adds. Se for estritamente necessário, ou se o boss já estiver quase morrendo, use a prisão para prender os fantasmas antes que cheguem no grupo. Lembrem-se que eles receberão 99% a menos de dano, então não adianta bater neles enquanto estiverem presos.

almas

Print retirado do vídeo do canal LaiPlays

Quando um Dominador Sargerei surgir do portal vermelho (normalmente ele surge perto de Socrethar), todos os DPS deverão trocar de alvo e matá-lo rapidamente, pois a Barreira Vil impedirá os jogadores de bater em Socrethar. Os jogadores alvejados pela Dádiva dos Man’ari deverão se afastar dos outros membros do grupo e permanecer longe até que o debuff acabe.

Quando os Clamassombra Sargerei surgirem, defina apenas alguns jogadores ranged para interromper suas habilidades. Ao serem interrompidos, eles irão para perto do grupo, morrendo com o cleave. Eles não serão uma grande preocupação no momento, pois demoram um pouco para aparecer. O tank do constructo deverá lançar a Orbe Vil neles sempre que possível.

Tirem o máximo de vida que puderem de Socrethar. Quando o constructo tiver a vida zerada, vocês voltarão para a fase 1. Procedam como antes, reorganizando as duplas se houver membros afetados pela Dádiva dos Man’ari. Finalizem os adds antes de voltar a bater no boss, e repitam o ciclo.

Estratégia em Vídeo