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Olá aventureiros! O guia da Cidadela Fogo do Inferno de hoje é do famoso Teron Sanguinávido. Essa é uma luta com uma mecânica extremamente interessante, possivelmente a melhor dessa instância. O guia se aplica tanto ao modo normal quanto ao heroico, com mudanças apenas no dano e vida do boss.
Sobre Sanguinávido
Tendo caído no coração do mausoléu Auchindoun, Teron’gor, tenente do Concílio das Sombras, devorou centenas de almas draeneicas, tornando-se uma abominação inchada. Agora, mais que um mero orc, Teron’gor abandonou seu antigo nome e adotou um novo: Sanguinávido.
Visão Geral
Essa é uma luta muito, muito legal. Fazia uns tempos que eu não via uma mecânica tão diferente. Nessa luta, quando você morre, você não ~morre~ de fato. Você é teleportado para dentro do estômago de Sanguinávido (que cá entre nós, engordou uns quilinhos desde Auchindoun), onde deverá derrotar almas atormentadas para que elas não saiam e destruam seu grupo. Além disso você tem todas as mecânicas ocorrendo do lado de fora, que incluem desviar de coisas ruins, matar adds e espancar o boss quando sua energia chegar a zero.
O Boss
Você começa a luta do lado de fora (seria meio estranho começar dentro, né?) de Sanguinávido. Ele fica parado no cantinho da sala, lançando seus ataques em vocês, aventureiros desavisados. Também há uma série de adds que você deve derrotar, mas irei abordá-los mais adiante. O boss usa uma série de habilidades:
- Sombras Irruptivas: Faz com que os jogadores pulsem, causando 65k de dano de sombra aos aliados num raio de 5 metros.
- Trevas Esmagadoras: Cria uma série explosões que causam 150k de dano de sombra a todos os jogadores num raio de 4 metros das áreas de impacto. Os lugares ficam marcados com fumacinhas roxas.
- Destino Compartilhado: Sanguinávido seleciona um jogador aleatório e o enraíza no chão. Depois, dois outros jogadores ficam ligados à pessoa enraizada com uma linha roxa. Esses três jogadores recebem 40k de dano a cada 2 segundos até que eles se juntem. Se os três jogadores não estiverem juntos após 10 segundos, eles recebem 200k de dano de sombra.
- Toque da Ruína: Aplica um debuff a jogadores aleatórios, que dura 8 segundos. Quando esse debuff expira, os jogadores explodem, causando 200k de dano em todos no grupo. Porém, esse dano diminui quanto mais longe os jogadores afetados estiverem do grupo. Um Poço da Ruína é deixado no local de cada explosão, e causa 100k de dano de sombra a cada 1,5 segundos a quem estiver em cima.
- Sombra da Morte: Seleciona 3 jogadores aleatórios que morrem após 5 segundos, sendo teleportados para dentro do estômago de Sanguinávido.
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Banquete de Almas
Como eu disse antes, Sanguinávido possui uma barra de energia, que ele perde gradualmente conforme as almas são libertadas de seu estômago. Quando sua energia chega a zero, ele entra na fase do Banquete de Almas. Essa fase dura um minuto, e durante esse tempo ele não usa habilidades, ataques corpo-a-corpo, e os adds param de surgir. Ele receberá 100% a mais de dano e causará 45k de dano de sombra em todos no grupo a cada 2 segundos.
Porém, Almas Instáveis surgirão do fundo da sala, e irão na direção do boss. Cada alma que alcança o boss recupera 10% de sua energia. É possível interceptar as almas (apenas passando por cima delas), mas isso causa 15k de dano ao jogador que interceptou e todos num raio de 10 metros, e mais um adicional de 50k de dano em todos no grupo. Se as almas não forem interceptadas e Sanguinávido chegar a 100% de energia antes de um minuto, a fase é encerrada prematuramente.
Dentro do Estômago
Os jogadores que morrem do lado de fora, seja por “causas naturais” (também conhecido como conagem) ou pela habilidade Sombra da Morte, são teleportados para o estômago de Sanguinávido. Uma vez lá dentro, os jogadores têm 40 segundos para sair, ou o boss usará Digerir, matando-os de verdade. É possível sair a qualquer momento entrando no círculo central da sala, mas não é interessante sair de uma vez, pois há uma mecânica a ser cumprida. Há almas cativas com as quais você precisa lidar, ou elas sairão, serão fortalecidas e ganharão novas habilidades do lado de fora.
Há também umas fumacinhas roxas que surgem em locais aleatórios, causando dano após algum tempo a quem esteja em cima. No entanto, essa habilidade não consta no almanaque de masmorras.
Almas Cativas
Você possui 3 tipos de almas cativas dentro do estômago de Sanguinávido:
- Constructo Sombrio: Esses adds pequenos e hostis caminham na direção do círculo central do estômago para serem libertados. Eles não usam habilidades ou atacam, apenas caminham mesmo. Você deve matar o máximo possível deles, ou pelo menos reduzir o máximo possível de sua vida antes que eles saiam. Eles podem ser desacelerados, stunados, mas após algum tempo eles recebem o buff Ordem de Sanguinávido, tornando-os imunes a controle coletivo e aumentando sua velocidade de movimento em 25%.
- Essência Torturada: Esses adds são draeneis amigáveis que também caminham na direção do círculo central para serem libertadas. Elas podem ser curadas, e se forem curadas em 100%, desaparecem. Após algum tempo elas também recebem o buff Ordem de Sanguinávido, tornando-as imunes a controle coletivo e aumentando sua velocidade de movimento em 25%. Elas só surgem quando jogadores com a função de healer são teleportados para dentro.
- Espírito Enfurecido: Esse add surge dentro do estômago quando um jogador com a função de Tank é teleportado para dentro. Ele precisa ser tankado, pois além de ataques corpo-a-corpo ele usa algumas habilidades:
- Brado Ressoante: Aumenta em 300% o dano físico causado por 10 segundos. Pode e deve ser interrompido.
- Fúria Vil: Causa 92k de dano de fogo em todos os jogadores num raio de 5 metros da área de impacto, deixando uma poça de fogo vil que aplica um debuff a quem ficar em cima, causando 25k de dano de fogo a cada 1,5 segundos por 12 segundos.
- Batida: Quando chega a 70% de vida, o Espírito Enfurecido bate no chão, causando 55k de dano físico e jogando para trás todo os jogadores num raio de 10 metros dele. Ele então ganha a Fortitude Kerssang, reduzindo todo o dano que ele recebe em 90% e correndo em direção ao círculo central do estômago.
Outra coisa importante: Ao entrar no estômago, você recebe um debuff chamado Corrupção de Sanguinávido, que impede que você seja teleportado para dentro durante os próximos 3 minutos. Ou seja, se morrer nesse meio tempo, você vai morrer de verdade.
As Almas Libertas
Quando as almas alcançam o centro do estômago, elas se libertam e vão para fora, assim como você. Lá fora, elas todas querem te matar (inclusive a alma que era amigável). Elas ganham novas habilidades e nomes, e precisam ser derrotadas rapidamente.
Constructo Kerssang
É a versão liberta do Constructo Sombrio. Eles vêm para o mundo real com a mesma quantidade de vida que tinham quando saíram. Ou seja, se você deixou o constructo com 10% de vida, lá fora ele também só terá os mesmos 10% de vida.
Ele não ataca, usando apenas a habilidade Fome da Vida, se fixando em um jogador aleatório. Ele perseguirá o jogador até ser morto, aumentando sua velocidade de movimento com o tempo. Se alcançar seu alvo, ele explode e causa 3 milhões de dano numa área de 10 metros.
Essência Kerssang
É a versão liberta da Essência Torturada. Elas vêm para o mundo real com a quantidade inversa de vida que foi curada. Explicando melhor: se ela tiver sido curada até chegar a 60% de vida do lado de dentro, ela terá 40% de vida do lado de fora.
Ela não precisa ser tankada, e tudo que faz é usar a Salva Espiritual, que causa 11k de dano de sombra a todos os jogadores, reduzindo a velocidade de movimento deles em 50% por 2 segundos. Cada lançamento aumenta o dano da próxima Salva em 20%, stackando.
Espírito Kerssang
É a versão liberta do Espírito Enfurecido. Eles vêm para o mundo real com a mesma quantidade de vida que tinham quando saíram, ou seja, 70%. Ele é bem mais chatinho que os outros, pois precisa ser tankado e usa três habilidades:
- Chamas Vis: Cada ataque corpo-a-corpo do add aplica um dano periódico que causa 10k de dano de fogo por segundo durante 4 segundos. Esse efeito stacka.
- Brado Ressoante: Exatamente como a habilidade que ele usa dentro do estômago, aumenta em 300% o dano físico causado por 10 segundos. Pode e deve ser interrompida.
- Investida Furiosa: Investe contra um jogador aleatório, causando 257k de dano físico ao alvo e todos no caminho, também stunando por 2 segundos.
Estratégia
Do lado de fora
Procurem ficar a 5 metros de distância de cada um para minimizar o dano de Sombras Irruptivas. Saiam de cima das fumacinhas roxas criadas pelas Trevas Esmagadoras, ou receberão muito, muito dano. As pessoas linkadas pelo Destino Compartilhado devem correr imediatamente para perto do jogador que foi enraizado para cancelar o debuff antes que 10 segundos se passem (principalmente se ela der azar de ter um Constructo fixado). Os jogadores marcados pelo Toque da Ruína devem correr para as bordas da sala, longe dos outros jogadores, e deixar as poças lá. Todos devem tomar cuidado para não pisar nelas.
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O Tank deve ser rápido para tauntar o Espírito Kerssang, e a troca de taunts deve ocorrer conforme os stacks de Chamas Vis começarem a pesar demais. Ele é prioridade absoluta de alvo para os DPS melees, e seu Brado Ressoante deve ser interrompido sempre. Os jogadores devem tomar cuidado e escapar da Investida Furiosa, pois esses 2 segundos de stun podem significar a sua morte se estiver marcado pelo Toque da Ruína ou fixado por um Constructo.
A prioridade absoluta de alvo para os DPS ranged é a Essência Kerssang, pois o dano e a desaceleração provocados pela Salva Espiritual atrapalham demais. Não esqueçam de bater no Constructo, que morre rapidamente por ter pouca vida (principalmente se os DPS dentro do estômago tiverem conseguido tirar bastante vida deles). Se preocupem mais em bater nos adds do que no boss o tempo todo.
Quando a energia de Sanguinávido chegar a zero e ele começar a usar o Banquete de Almas, todos devem stackar perto do boss para facilitar a cura, e os healers devem coordenar seus cooldowns para manter todos vivos durante esse tempo. Um dos tanks deve ficar responsável por interceptar as Almas Instáveis que surgem no fundo da sala, não deixando nenhuma delas passar. O dano fica bem pesado, então não se assustem: força nos dedos, healers!
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Aproveitem que ele receberá 100% a mais de dano e usem a Sede de Sangue/ Distorção Temporal/ Heroísmo. Finalizem os adds remanescentes antes de virar completamente no boss.
Dentro do Estômago
É necessário lembrar que existe o debuff Corrupção de Sanguinávido, impedindo que as pessoas entrem pelos próximos 3 minutos no estômago. Se muitas pessoas forem mandadas por “causas naturais”, logo não haverá alvos elegíveis para a Sombra da Morte, e é aí que os adds vão se acumular mesmo.
Os DPS lá dentro deverão matar o máximo possível de Constructos, ou pelo menos reduzir a vida de vários. Usem e abusem de habilidades de desaceleração e stun. Os Healers devem se esforçar e curar ao máximo as Essências. Nos testes do PTR, cura periódica não estava funcionando, apenas cura direta, então tenha isso em mente. Já os tanks que forem teleportados devem rapidamente tauntar os Espíritos, se possível andando com eles ao longo da sala perto dos Constructos para que o dano splash também atinja-os. Saia de cima da poça de fogo vil, e interrompa o Brado Ressoante sempre. Quando ele chegar a 70% de vida e fugir, já corra para o centro e saia preparado para tauntá-lo.
E claro, procurem não receber o dano das fumacinhas roxas. Quando faltar 5 segundos para Digerir, já vá para o centro do estômago e saia de lá (a própria interface da Blizzard exibe um aviso).
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Esse ciclo se repete até que Sanguinávido morra.
Estratégia em Vídeo