Todos nós sabemos que, no fim de Cerco a Orgrimmar, Garrosh não foi morto, e sim preso para um julgamento justo pelos Pandaren. Também sabemos que, de alguma forma, ele fugiu e foi parar em Draenor, articulando a Horda de Ferro e tentando mudar a história dos orcs e de Azeroth. Mas como isso aconteceu?
Crimes de Guerra, de Christie Golden, foi o quinto livro de Warcraft lançado em português pela Galera Record, e mostra o julgamento e fuga de Garrosh Grito Infernal. Mas por incrível que pareça o livro é muito mais sobre os líderes das raças da Aliança e da Horda do que sobre Garrosh em si.
Uma coisa que causa estranheza em muita gente é o fato do julgamento ser muito similar aos nossos julgamentos: uma corte, com juizes, acusação e defesa, testemunhas e depoimentos. Pra mim esse foi justamente a melhor sacada da Christie aqui: essa estrutura possibilitou uma apresentação bem ampla de histórias envolvendo outros personagens, mostrando (de novo) que em Azeroth não existem só mocinhos ou bandidos, e que existe muita coisa oculta nos pensamentos e histórias de cada um.
Como foi dito na época do lançamento, o livro é muito menos sobre Garrosh do que a descrição inicial dele (“o livro do julgamento do Garrosh“) e a capa levam a crer. Claro, tudo o que ele fez é discutido, mas a graça dele está justamente nas histórias paralelas – que vão desde a ações questionáveis dos outros personagens a tentativas de assassinato e alianças improváveis.
Aqui a gente também descobre como Garrosh chegou a Draenor, e exatamente por quem ele foi ajudado para conseguir fugir da prisão onde era mantido pelos Pandaren durante seu julgamento. Digamos que dragões de cores diferentes o ajudaram, e isso me deixa ainda mais intrigada com a história não-contada na expansão. Puke demora tanto com conteúdo, Blizzardi?
Pessoalmente, acho esse um dos melhores livros da história de Warcraft – dos lançados em português foi o que me prendeu mais na leitura, justamente pela estrutura da história. Eu se fosse vocês aproveitaria o momento ~paradão~ do jogo pra colocar a leitura em dia, sem sair de Azeroth <3
Ah, depois de terminar a leitura do Crimes de Guerra, não deixe de ler o conto Grito Infernal no site oficial, pra ler a continuação da história 😉
Os livros já lançados em português são, na ordem recomendada de leitura: A Ruptura, Crepúsculo dos Aspectos, Marés de Guerra, Sombras da Horda, Alvorada dos Aspectos e Crimes de Guerra. Para comprar qualquer um deles, é só clicar no link no nome de cada livro 😉
Além disso, se você quiser se aprofundar no mundo dos livros e contos de Warcraft, você pode conferir nesse post a lista completa de tudo que já foi lançado, na ordem cronológica dos acontecimentos. Os nomes em vermelho são de obras traduzidas (seja na forma de contos do site oficial, ou na forma de livros), e basta clicar no nome de cada um para ler/comprar.
*Os links para livros nesse post são afiliados. Fazendo sua compra através deles você contribui com nosso trabalho!