- [Fanart] Arte Digital, comofas?
- [Fanart] Arte Tradicional, comofas?
- [Fanart] Cosplay, comofas?
- [Fanart] Desenhando Cabelos – Parte I
- [Fanart] Desenhando Cabelos – Parte II – Tranças
Saudações! Voltamos com mais um post da, agora, série “Comofas” <3 Como prometido, hoje falaremos um pouquinho sobre arte tradicional.
Fiquei muito feliz com todos os comentários, sugestões e perguntas que fizeram. Tenham certeza de que todos foram lidos, anotados e num futuro (talvez não tão distante) tudo isso será abordado. Eu não quero me prolongar muito em cada post para não ficar nada cansativo, então esses 2 primeiros foram apenas uma leve pincelada sobre o assunto. Dependendo do que vocês pedirem, podemos nos aprofundar mais em certos assuntos, é só comentar !
Exemplos de Artes Tradicionais
Ilustração de Sylvanas, por aimo
Ilustração de Tyrael, por Cpp0
Ilustração de Protoss, por Merinid-DE
Vantagens de ilustrar tradicionalmente:
- Contato direto com o material. Eu sou uma dessas que sente o traço fluir muito mais usando papel e caneta. Acho que a maioria dos artistas prefere rascunhar e fazer os primeiros sketches no papel, por ter uma liberdade muito maior de movimento.
- Sem dependência de eletricidade ou baterias. Uma das maiores vantagens. Se estiver em algum local sem energia elétrica ou computadores, papel e caneta será o suficiente para continuar produzindo. Até mesmo em um dia que tiver faltado luz em casa, pode-se improvisar uma iluminação à vela, apesar de ser um pouco perigoso lidar com esses materiais perto de fogo, então não aconselho (experiência própria).
- Possibilidade de arquivar a peça original, fisicamente. Outro aspecto que tem os 2 lados da moeda. Digitalmente, pode acontecer qualquer tragédia, alguma pane, roubarem o HD, o PC pegar fogo,etc… e você perde tudo se não tiver feito um backup, enquanto que todos as tuas artes tradicionais podem muito bem estar guardadinhas e lindas numa pasta no seu quarto, onde as chances de acontecer alguma desgraça são menores. Mas….
Desvantagens de ilustrar tradicionalmente:
- Acumulação de muitos desenhos. Muitos. É bom guardar eles fisicamente, mas espaço acaba se tornando um problema logo. Assim como um HD que um dia acaba lotando, uma prateleira ou armário chega no seu limite máximo. Além de que, traças são uma questão real :/ Muitos desenhos antigos meus já estão amarelados e um pouco comido por traças, tudo porque não soube guardá-los direito (e eu ainda me sinto super velha vendo eles).
- Gastos com materiais. Para praticamente todas as ferramentas que você usar, irá precisar de um tipo especifico de papel. Não tem como utilizar a mesma folha sulfite que você usa para o lápis de cor, para uma pintura em aquarela. Isso prejudica, e muito, a qualidade: ficam com a folha enrugada, podendo até rasgá-la. Para quem quer tentar pintar telas então, ou a pessoa compra a lona e prepara a tela, ou já compra ela pronta. E então vem pincéis, tintas, solvente…. A cada obra, mais gastos.
- Dificuldade em transferir a obra para o computador. Scannear uma folha A4 é simples. É bem mais comum de se encontrar scanners ou multifuncionais nesse tamanho padrão. Mas em outros formatos maiores, A3, A2 (e eu até durante um bom tempo desenhei em A1) é bem mais difícil! Se eu quisesse postar na internet (o que eu realmente queria!) tinha que tirar uma foto. E isso depende de vários aspectos: iluminação do ambiente, configuração da câmera, saber se deve usar ou não flash porque certos materiais refletem muito, etc… E ainda necessita de certa habilidade em software de edição para arrumar as cores que 99% do tempo vão sair totalmente erradas no monitor.
Edição especial limitada, de 250 anos da Faber-Castell. Também conhecida como “o sonho de todo o artista nesse planeta que chamamos de Terra”.
Materiais e Estilos
O material mais barato e de mais fácil acesso são os nossos amados lápis-de-cor, e papel sulfite <3. Giz de cera, canetinhas e aquarela também são populares, mas é preciso de mais destreza e coordenação motora para melhor controlá-los. Aconselho no começo a escolher materiais mais baratos, usar o que tem em casa, ou pegar emprestado a caixinha de 12 cores daquela priminha chata (mas devolva depois tá, roubar de verdade é feio). Quase todo erro numa folha é permanente, e isso é muito frustrante. Não vou dizer que depois de um tempo, você vai se acostumar ou aceitar melhor, porque você não vai. Continua sendo frustrante sempre, o que muda é que com o conhecimento nós descobrimos maneiras de evitar que alguns tipos de erro aconteçam, aprendemos a lidar e a consertar algumas coisas.
Mistura de Mídias!
Vivemos num mundo totalmente multimídia, com o contemporâneo e o vintage se mesclando a todo momento. Não é só porque chamamos a arte de “tradicional” que ela é algo antiquado e careta. Ela é incrivel, e pode sim se dar bem e se mesclar com a arte mais moderninha, a digital. Eu, por exemplo, sou uma grande amante do estilo chamado: “Fiz um rascunho aqui no papel que ficou muito bala, mas não estou a fim de pegar a passar a arte final por cima no PC, então vou apenas colorir digitalmente.” Ok, esse nome está grande demais, mas eu vou pensar em algo melhor.
Desenho feito usando a técnica “Fiz um rascunho aqui no papel que ficou muito bala, mas não estou a fim de–” Ah,vocês entenderam.
Finalizando a nossa pequena introdução sobre métodos tradicionais, só tenho mais uma coisa a dizer: Desenhem! O caminho do fanart não é fácil, não serei boazinha dizendo que tudo vai ser maravilhoso e lindo, pois tenham certeza de que não vai ser. É algo meio parecido com tirar selfies: das 50 fotos que tu tirou, só 2 vão ficar aceitáveis, mas também não dá pra olhar muito tempo senão você acha um defeito. Mas fiquem cientes que no próximo desenho que você fizer, já vai estar com a experiência dos outros 50 desenhos que você fez. Porque, no fim, podem não ter ficado bons, ou bonitos, mas você sempre vai levar alguma lição deles.
E eu tenho uma lição de casa para vocês. Nos mandem seus desenhos! Bonitos, feios, mais ou menos, ou minha-mãe-disse-que-tá-otimo, não importa. Quero ver todos! Mandem para o e-mail [email protected] ou por comentário. Também continuem mandando suas sugestões, críticas e elogios.
Beijos polentosos, e até semana que vem!