X

Eu já mencionei num post ou outro aqui no WoWGirl que cada vez mais nós jogadores utilizamos cada vez mais Facebook, Twitter, Instagram, dentre outras redes sociais, para falar e divulgar suas atividades em Azeroth, Draenor e Terralém. Apesar de alguns jogadores ainda serem muito tímidos ou temerem uma resposta maldosa de amigos e familiares quando vêem as atividades virtuais, outros aproveitam para ~ostentar~ cada conquista em World of Warcraft. E com a inclusão do Twitter no jogo, está ainda mais fácil ter o jogo divulgado em meio as nossas “atividades” diárias nas redes sociais.

Ainda é complicado pra maioria das pessoas que jogam com certa frequência em postarem coisas sobre games em suas redes sociais porque num mundo tão conectado como o de hoje até mesmo uma entrevista de emprego acaba analisando as postagens nas suas redes sociais antes de contratar alguém, mesmo que muitos estudos recentes mostrem que os jogos online melhoram várias capacidades humanas, como a de concentração, liderança, administração de recursos, etc. E para isso, muitas pessoas são bem preocupadas em que tipo de pessoa elas querem ser na internet, afinal, pra alguns é importante manter as aparências, e jogos ainda não são muito bem aceitos socialmente, já que para muitos não-gamers, alguns jogos representam “perda de tempo e dinheiro“, já que “viciam e não adicionam nada de importante às nossas vidas“. A gente sabe que não é assim, mas esse tipo de pensamento errôneo acaba retraindo socialmente os jogadores, que preferem manter o hobbie em games em segredo nas redes sociais. E se você é um desses, fique sabendo que todos já passamos por essa fase, até pararmos para pensar melhor sobre isso.

O Twitter é uma rede social que eu não uso (mas já usei, e quando fui ler o tipo de coisa que eu postava deu uma vergonha alheia terrível ><), mas gostei muito da integração que o WoW fez com a ferramenta, e estou voltando a usar a rede social com mais frequência a fim de postar selfies e ostentar conquistas in game. Pra quem conhece pouco do Twitter, é importante saber que a maioria das novidades que as empresas lançam acaba saindo por lá, já que é um meio de comunicação rápido e de fácil circulação, ao invés do Facebook que funciona muito melhor como propagandista. Integrar essa ferramenta ao WoW permite que milhares de jogadores se vejam e passem a ter uma maior integração uns com os outros, além de obviamente colocar o World of Warcraft nos tópicos mais mencionados, o que é um benefício para a Blizzard.

Além disso, a ferramenta Twitter integrada no WoW não deu lag, não sobrecarregou os servidores, e não atrapalhou em nada o jogo dos jogadores que escolheram não usá-la (exceto pra quem anda tirando selfies e divulgando coisa em horas inoportunas, como no meio da luta do boss 😛), mas sim foi uma melhoria para os jogadores que já possuíam o costume de divulgar o jogo nas redes sociais. Os próprios funcionários da Blizzard utilizam muito o Twitter, e pode ser que logo tenhamos outras redes sociais conectadas ao jogo caso a ferramenta dê realmente um bom resultado e os jogadores peçam por mais.

E bem, se você quer perder o medo e a vergonha de postar suas coisas ingame nas redes sociais, eu recomendo que comece aos poucos. Jogar é um hobbie como qualquer outro, e World of Warcraft não é melhor ou pior que qualquer Candy Crush, Fazenda Feliz ou outro jogo mobile que sua tia fica te mandando solicitação a todo momento. E é mostrando que aquele hobbie faz parte da sua vida é que muitas das opiniões alheias param de te afetar, então não reprima seus desejos mais internos de postar aquela selfie marota na guarnição, ok? 🙂

E você, costuma usar as redes sociais para falar de WoW? E o que achou da integração com o Twitter?

Muito obrigada, e até mais! /wave