Olá, Azerothianos!
Se vocês ficaram um pouco confusos ao lerem o título deste post, saibam que vocês não estão sozinhos! 🙂
A Blizzard divulgou há pouco no site oficial uma novidade que trará auxílio aos jogadores que possuem problemas visuais comuns relacionados ao daltonismo. CUMÉQUIÉ? Sim, na nova configuração de interface, o jogador poderá habilitar aprimoramentos de texto e cores que podem melhorar a experiência visual ao jogar World of Warcraft. A opção “Ativar interface em modo daltônico” (que antes ficava na seção de ajuda) agora está acessível no menu “acessibilidade”. Esses aprimoramentos de texto adicionam certas palavras e frases às dicas de tela do jogo, que por sua vez, utilizam cores por padrão para indicar informações úteis sobre objetos, PNJs e outros jogadores.
Por exemplo, quando o jogador passa o mouse por cima de um equipamento raro e depois, passa por cima de um equipamento épico, o jogo colore o nome dos itens de azul e roxo respectivamente. Com “interface em modo daltônico” ligada, o jogo adiciona as palavras “raro” e “Épico” às dicas de tela dos itens. Para jogadores que tem dificuldade de diferenciar se outros personagens são aliados, neutros ou hostis, agora haverá um texto indicativo na caixa de texto ao passar o mouse sobre outros personagens.
O jogo passará a ter três conjuntos de filtros para daltônicos para escolher: protanopia, deuteranopia e tritanopia. Eles são projetados para auxiliar os jogadores que possuem um dos três tipos de daltonismo e devem ser úteis àqueles que tem um dos três tipos de tricromacia anômala: protanomalia, deuteranomalia e tritanomalia. Cada conjunto de ajustes de cor está disponível usando um menu suspenso e cada um possui uma barra de intensidade. Quanto mais configurada à direita, mais o jogo remove comprimentos de onda de cor problemáticos para cada tipo.
Achei interessante que o artigo de Daltonismo da Wikipedia foi citado para consulta sobre o assunto, além de um site que disponibiliza recursos e testes de visão gratuitos online, o Color Vision Testing.
O que acharam do novo recurso? Tenho um amigo que vai gostar de saber disso! 🙂
Até a próxima, pe-pessoal!